Tempo de leitura: < 1 minuto

PROCURADORES QUEREM O FIM DE ESCOLAS DO MST
PROCURADORES QUEREM O FIM DE ESCOLAS DO MST

Um debate dos bons (e polêmico) rola no judiciário gaúcho.
O procurador de Justiça Gilberto Thuns acusa o Movimento dos Sem-Terra (MST) de fazer lavagem cerebral em crianças com as suas escolas de cartilhas e projeto didático-pedagógico próprios. Para Thuns, o modelo faz lavagem cerebral com a divulgação de teoria marxistas. Ele quer o fim das escolas autônomas do MST, conforme entrevista ao jornal Zero Hora (confira aqui).
O modelo autônomo de educação esbarra na forte oposição de grande parte do Ministério Público gaúcho.
– Esses estabelecimentos não estão alcançando nenhum objetivo pedagógico a não ser servir como fonte de aliciamento. Os filhos dos sem-terra não precisam reproduzir a ideologia dos pais – argumenta o promotor Thuns.
O modelo foi expandido para vários estados e nasceu lá, no Rio Grande do Sul. O MP quer acabar com o movimento e já interferiu para que a governadora gaúcha, Yeda Crusius, cancelasse todos os convênios que ajudavam a manter estas escolas.
A briga vai ferver.

7 respostas

  1. Eu já morei, e estudei, lá e sei que a educação – lá – é bastante lavada a sério, rigorosa e, por isso mesmo, que é um dos estados brasileiros mais conceituados nesse setor, com menores índices de analfabetismo do país, …!!!
    Por isso mesmo posso dizer que a decisão do MP de lá dificilmente estará equivocada. “Onde há fumaça, há fogo”, …!!!

  2. Está de parabéns o procurador gaúcho. Todo mal deve ser cortado pelas raízes, é justamente dessas escolas do MST que saem os futuros invasores/depredadores de terras e inimigos do crescimento econômico rural.
    Por falar nisso, a lavagem cerebral que essa organização criminosa (invasão e depredação de propriedades alheias, roubos, porte ilegal de armas e tudo o que vcs imaginarem) faz nas pobres criancinhas nos faz lembrar daquela que Hitler fazia nas criancinhas alemãs durante a ditadura nazista.

  3. Pelo visto você estudou numa escola bem fuleira, visto que vc usa virgula onde não precisa e diz que lá a educação é “lavada” a sério. A verdade é que esse rebanho que preguiçosos está querendo levar essas crianças para o caminho da baderna e da desordem. São muito poucos os participantes do MST que buscam uma reforma agrária justa e em terras improdutivas. A grande maioria se esconde atrás da bandeira do MST para obter proveito das regalias que o Governo oferece.

  4. Tem “gente” que me critica, o que considero muito bom, principalmente as pouquíssimas vezes em que há algum respaldo e/ou fundamento, mas “sorve” com tanta veemência e atenção os meus comentários, que descobre, e socializa, até mesmo os pequenos erros de digitação e/ou pontuação que eu, assim como todo mundo, eventualmente, comete, …!!!
    Quanto à Universidade Federal que eu cursei, no RS, dentre outras Federais pelo país afora, deve ser tão “fuleira” que até mesmo o Tarso Genro, Ministro da Justiça do atual Governo, estudou e se formou por lá também, …!!!
    Agora, será que – quem me critica – teria capacidade de fazer alguma coisa por lá, como eu fiz, mesmo que não venha a auferir o mesmo desempenho, pois aí já seria pedir um pouco demais, …?!?!?!
    Por enquanto me será dado o direito à dúvida, …!!!
    Até que tal situação venha a ser, efetivamente, comprovada, …!!!
    Como não tenho pressa quanto a esse assunto, esperarei por, pelo menos, o resto dos meus dias de vida, mas creio que será difícil de conseguir ver tal proeza ser realizada, …!!!
    De qualquer forma, está lançado o desafio, …!!!
    Seria uma “missão impossível”, ?!?!?!
    Veremos, …!!!

  5. O país precisa de escolas que possam mostrar uma visão crítica da realidade. O Sr. Procurador foi formado numa escola onde, provavelmente, o mote foi o da alienação. Aliás, várias estatíscas mostram que determinados cargos no Brasil somente são alcançados por pessoas de determinadas classes sociais, ou seja, é quase certeza que juízes e promotores quase sempre vem das classes de maior poder aquisitivo. Não surepreende ver algem desse segmento defender o seu estatus. Em outros estados, caros leitores, o MST tem cursos universitários. Lembro de uma universidade que recusou o curso de arquitetura para militantes dos movimentos sociais (para quem a moradia é algo a ser conquistada), como era de se esperar, o colegiado da universidade, formado por burgueses, indeferiu com argmentos literalmente preconceituosos.
    Quanto aos comentários sobre o Marxismo, a questão continua sendo o velho paradigma que o próprio Marx havia incrito na ‘filosofia’ ocidental: ou socialismo, ou barbárie! O que temos visto é barbárei, não é? Dizer que não se pode ensinar o Marxismo nas escolas é um ato tão ortodoxo quanto dizer que nao se pode ensinar as teorias evolucionistas num país católico! É preferivel que as crianças compreendam a dimensão da ‘partilha’ dos bens materiais de que ter que aprender que tudo na vida é acumulação de captal. A violência não é outra coisa, se não, a máxima do capitalismo: “seja você, em detrimento do espaço do outro!”. As escolas do MST ensinam cidadania; não faz parte da ‘cartilha’ do projeto pedagógico do MST dizer que o Brasil foi descoberto por Cabral. O que fazemos com nossas crianças no Brasil é transforma-las em servos de um sistema que está fadado, ou o capitalismo se acaba ou ele acabará com as existência humana. Felizmente o sistema já mostra as faces da decadência, estamos na 23 crise dos últimos 200 anos, uma crise que não tem qualquer relação com a cadeia produtiva, mas sim, foi produzida exclusivamente pelo setor expeculativo. O planeta já não suporta o escárnio da expeculação como querem os magos do capital.
    O argumento das ações do MST, reporto-me à Teoria da Violência Simbólica, “TODA VIOLÊNCIA MATERIAL É RECEDIDA POR UMA VIOLÊNCIA SIMBÓLICA”. Vejamos historicamente, quais são as práticas de violência a que são submetidos os setores economicamente menos favorecidos da nossa população? Avaliar o esttatus de um movomento social apenas por um ou outro incidente de confronto é parcializar o debate.
    Para finalizar, faço uma pergunta: DE QUAL LADO VOCÊ ESTÁ?

  6. eu falando do fundo do meu coração eu não achei ruin opa!!!!!! errei acho isso uma besteira pois não achei o que eu queria nem sei porque voçês fizeram isso pois é muito ruin falei.voçês só querem cometário bom pois tá ai o meu comentário.Thalllll

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *