Tempo de leitura: < 1 minuto

Muitos têm diversas definições sobre os milagres que o poder opera sobre o seu dono ou ocupante. Algumas delas estariam ligadas ao campo sexual. Seria o poder um forte afrodisíaco, dizem alguns dos que por lá passaram, estiveram.
Aqui na terrinha, o prefeito Capitão Azevedo descobriu que assumir o poder lhe fez subir um fogo!
Calma, leitor. Não se apresse em interpretações, e antes que algum maldoso caia na tentação de espalhar qual seria este fogo, o Pimenta evoca o excelentíssimo e palavras suas usadas para definir uma força oculta e estranha que vem lhe tomando o corpo nesses dias:
– Se eu soubesse que ser prefeito era assim, eu não teria nem me candidatado, pois quando sento naquela cadeira de prefeito parece que tem um fogo me queimando.
Azevedo revelou suas sensações ao ex-vereador César Brandão. Os dois se encontraram casualmente na praça de alimentação do único shopping center de Itabuna, há dias recuados, como diria o colunista político Eduardo Anunciação.
Brandão, que gostaria de ocupar o cargo de secretário de assistência social do governo do capitão, ouviu e contou para amigos. Um deles, Reginaldo Silva, gostou e ‘blogou’ a conversa. As aflições de Azevedo foram parar no Blog do Amigão.

15 respostas

  1. Deve ser o fogo da vaidade e da insegurança, não sabe para onde leva o barco com os ouvidos nos puxa-sacos e novos amigos. Não tem planejamento de nada,não sabe onde vai nem onde quer chegar.
    Vcs serão testemunhas dos desmandos, do apagar incendios, do tira um e bota outro a pedido; do espolcar de foguetes para não ouvir protestos, das festas para não o choro desta gente que pena e não aprende. Pobre e infeliz Itabuna!

  2. Eta ressentimento danado, …!!!
    Tem gente que não aceita a derrota de maneira alguma, …!!!
    Mas mudando um pouco o enfoque, a sensação que se tem ao encarar a “cadeira”, que simboiza do cargo com todos os seus problemas, deve ser a mesma de um jogador de futebol, por mais experiente que seja, ao entrar em campo para disputar uma decisão, …!!!
    Na verdade, a pessoa deve sentir não apenas sensação de fogo, mas de verdadeiras descargas elétricas, pois fazendo uma anlogia, o jogador, na decisão, ao receber a bola, parece que a mesma está incandescente, com uma enorme diferença de potencial (ddp), que gera descargas elétricas enormes, tal qual a formação de raios entre nuvens, que funcionam como placas paralelas, gerando a tal ddp.
    Não deve ser mole, ainda mais com a “pressão popular”, que funciona como uma “torcida”, uns torcendo a favor e outros contra, para que tudo dê errado, mesmo que ele, assim como a cidade, vá para o buraco. Num jogo, tudo bem, é aceitável, mas numa cidade, onde as pessoas têm que viver em comunidade, evoluir e construir juntas, são os verdadeiros “adversários de si próprios”, coisa pouco inteligente e desprovida de qualquer tipo de lógica, convenhamos, …!!!
    O ser humano é assim. Alguns demoram de esquecer, e entender, que as eleições já ficaram para trás e agora a cidade terá que buscar seu desenvolvimento, uma nova realidade, que ficará muito mais fácil mediante entendimento, uníssono. E olhem que esses que assim agem, e se manifestam, se consideram “progressistas”, “inteligentes”, “superiores”. E “desejam o bem da cidade”. Pasmem, …!!!
    É o ranço, o ressentimento, a mesquinhez, a vontade de “vomitar as próprias frustrações” nos outros, a pequinez do sentimento humano, …!!!
    Mesmo estando em pleno ano de 2009, esses sentimentos mais primitivos ainda alforam em alguns, lembrando a época das cavernas, …!!!
    Só nos resta perguntar: Será que todos os seres humanos realmente evoluíram, …?!?!?!

  3. O FOGO É O DA CONCIENCIA INTIMA DO SER HUMANO QUE FEZ TUDO PARA CONQUISTAR O EFEMERO PODER, E QUANDO EU DOGO TUDO É TUDO MESMO, NA VERDADE O QUE QUIMA E A CONCIENCIA COMO É O PRIMEIRO MANDATO , DEPOIS ESTE CALOR NAO EXISTIRAR MAIS POIS ELE ESTARA POSSESSO DA MENTIRA, E DO PODER QUE PASSA
    QUE DEUS O ABENÇOE
    QUE ELE DEIXE O ESPIRITO SANTO AGIR EM SEU MANDATO.
    O CALOR DO ESPIRITO SANTO NOS MOVE A AGIR COM CARINHO E SABEDORIA
    E O CALOR DA CONCIENCIA CORROPIDA PELO MAL INCOMODA, DÁ FALTA DE AR, E UM CALOR INFERNAL.
    SO ELE EM CONFERSAR ISSO JÁ É UMA LIBERTAÇAO POREM ELE TEM QUE ROMPER COM MUITAS COISAS ELE TEM QUE SER MELHOR QUE CUMA E SUPERAR O SOCIAL DO GOVERNO GERALDO, MESMO SEM AJUDA DO GOV. DO ESTADO .
    ” tudo posso naquele que me fortalece”
    SE DEUS É POR NÓS . QUEM SERÁ CONTRA NÓS”

  4. É ANA SOU OBRIGADA A CONCORDAR COM VOCÊ. O MOÇO TÁ 100% PERDIDO E SE CONTINUAR ASSIM VAI SER DIFICÍL TOMAR PÉ, COMO EM CASO DE AFOGAMENTO, OU REVERTER A SITUAÇÃO!
    A SITUAÇÃO PODE SE CONVERTER EM ESTADO DR SITIO.PORQUÊ ESSE FOGO DELE SÓ TEM UM RUMO,E O POVÃO TÁ BEM LONGE DELE!
    EU JÁ SABIA QUE A SITUAÇÃO TOMARIA ESSE RUMO, MAS NÃO TÃO RÁPIDO QUE NEM TNT NA EMBALAGEM DE CHOCOLATE!

  5. O SOCIAL QUE ME REFIRO ACIMA DO GOV. GERALDO É : O ATENDIMENTO DO CREAD, VILA MARIA, MERENDA ESCOLAR, A REFORMA DE TODOS OS POSTOS DE SAÚDE, POREM OS MEDICOS NAO AJUDARAO POR MOTIVO POLITIQUIRO,OS SALARIOS TINHA SEUS ATRAZOS,POREM NAO ERA DE MESES PARA O OUTRO, A POLICLINIÇA QUE FUNCIONAVA, AS CIRURGIAS DA NEUROLOGIA QUE JA ESTAVA SENDO REALIZADAS NA SANTA CASA PELO SUS, NAO SE FECHOU NEMHUM HOSPITAL NEM MESMO A FUNDAÇAO FERNANDO GOMES.
    TEVE ERROS GRAVES.
    NAO SOU GERALDISTA, POR EXEMPLO ELE COMO DEPUTADO SEI QUE É DO BRASIL POREM ACHO QUE ELE TINHA QUE BUSCAR MAIS APOIO E AÇOES DE JUSTIÇA NA NOSSA CIDADE, SEM SE IMPORTAR QUEM SEJA O PREFEITO GOSTARIA DE SABER O QUE ELE TEM FEITO PELO FECHAMENTO DO RESTAURANTE POPULAR, O SORRIDENTE AQUI EM ITABUNA NEM PARE QUE EXISTE, COBRO DELE E DE TODOS OS DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS Q1UE VEM PRA CÁ SO ATRAS DE VOTO.
    QUANTOS DESMANDOS DO GOVERNO ANTERIOR SERA QUE ITABUNA TINHA VEREADORES, DEPUTADOS FEDERAIS E ESTADUAIS, MINISTERIO PUBLICO, POLICIA FEDERAL,ETC,O POVO DE ITABUNA ESTA ORFÃ DE POLITICOS SERIOS
    QUE SEJA POLITICO POR AMOR MISSIONARIO. NOSSOS POLITICOS SÓ TEM UM AMOR QUE É DO PODER EFEMERO.SERIA BOM QUE AGORA EM 2010 O POVO NAO FOSSE AS URNAS VOTAR POIS ESTAMOS DESMOTIVADOS, PELO PODER ELES OS POLITICOS SE IGUALAO.

  6. O FOGO QUE ELE ESTAR TENDO É POR QUE ELE TEM MUITOS PEDIDOS E FICA RUIN ESSE CLIMA.ELE TEM QUE PROCURAR ADMINISTRAR A CIDADE E NÃO ATENDER PEDIDOS DE EMPREGOS.É O QUE ESTAR ATRAPALHANDO,SE ELE RESOLVER ESSE POBLEMA ELE SAI DO SUFOCO.AI A CADEIRA PARA DE ESQUENTAR.

  7. Um candidato que na campanha prometeu distribuir sementes, significa que nao tem proposta de governo. Mas infelizmente o povo de Itabuna ainda vota no politico que durante a campanha, corre pelas ruas com as axilas suadas. Isso para alguns eleitores, significa bom administrador.

  8. Infelizmente a nossa cidade passa por uma situação de realmente calamidade pubkica, eu passei por isso, eu senti na pele quando o médico, virou pra minha esposa e disse que minha filha teria que ficar internada no Hospital Manoel Novais, pois ela estava com DENGUE. Esse recentimento que o povo tem caro leito e principalmente o Sr. Sergio Oliveira, que fez um comentario acima, não é de pessoas que tem que esquecer as eleições que passaram, é de lembrar que esta situação vem desde do governo anterior, pelo qual o Excelentissimo Prefeito fazia parte como Vice-Prefeito e Secretário, o fogo tem que realmente queimar, mais é na consciência dele, de um cidadão que entrou em uma campanha, dizendo que era uma campanhia pobre, pois nem seu partido e nem a prefeitura teria dinheiro pra poder bancar, e em torno disso Itabuna ja estava ganhando o titulo, alias o Bi-campeonato, de cidade com maior caso de dengue do país, não é da região é do país, nas esse dinheiro que a cidade não tinha para sua campanhia, e nem pra poder combater a dengue, pra poder ter o atendimento pelo sus nos hospitais da santa casa, pra não sobrecarregar o Hospital de Base, pra não deixar que o São Lucas fechasse, e sabesse lá quando irá abrir novamente, esse dinheiro, em apenas 1 mês, eu disse 1 mês, apareceu não sei quanto pra realização de um evento que não se tras benefice alguma pra população, um carnaval, como o prefeito mesmo diz: “A algria das CRIANCINHAS”, estas mesmas criancinhas que estão lotando o Hospital Manoel Novais e IPEPI. Pense meu povo, que esse fogo é o da consciência pesada, do erro cometido, e não sou eu que Graças a Deus não votei nele, mais nesta hora, não vem como o Sergio disse não vem a questão partidaria e sim um Pai que viu a sua filha chorar que não queria ser internada e que se emociona ate hj com o abraço que ela deu, mais que GRAÇAS A MEU BOM DEUS e ao plano que a empresa aonde eu trabalho paga pra mim e minha familia, ela se encontra em casa, bem e recuperada do susto, mais ainda indignado em ver tantos casos e em ver o tanto que se foi gasto, sem ter com uma festa pifia pra população, mais assim caminha a humanidade, e QUE DEUS POSSA SEMPRE NOS ABENÇOAR A CADA DIA, A CADA HORA, EM CADA LUGAR, pq se não for por ELE, infelizmente a nossa cidade irá afundar mais ainda.
    QUE DEUS NOS PROTEJA!!!!!!

  9. Todos têm sua história e muitas delas são parecidas.
    Quando retornei do Rio Grande do Sul, eu, minha esposa e minha filha, na época com dois anos de idade, contraímos dengue ao mesmo tempo. Não foi fácil. Ao longo do tempo redobramos os cuidados, principalmente com a pequena, atualmente com 5 anos, …!!!
    Hoje estou consciente da situação em que a cidade se encontra, em pleno surto epidêmico, mas tenho consciência de que a população (isto é, todos nós), não ajuda muito, pois a falta de consciência, de educação, de atitudes, é muito grande.
    Quem já morou fora, como eu, sabe que temos problemas sérios de educação, de conscientização, de comportamento, de postura, em nossa cidade, em nosso estado, e isso não irá mudar da noite para o dia.
    O que eu coloco nos meus comentários são justamente apelos para que cada um de nós façamos nossa parte, pois isso irá nos ajudar e, ao mesmo tempo, cobrarmos atitudes do poder público. A situação é de guerra, pelo menos na minha visão, …!!!
    Agora, o que não podemos é ficar esperando que apenas o poder público tenha atitudes, o que não o isenta de culpa, como muitos interpretam, erroneamente, …!!!
    Qualquer um que ganhasse as eleições estaria passando por tal situação, pois houve um descuido da gestão anterior. Isso é um fato, e é irrefutável, mas ficar com um eterno “discurso de uma nota só”, também não irá resolver o problema, muito menos ajudar em alguma coisa, como muitos julgam, …!!!
    Estamos precisando é de atitudes, de ações, mesmo que individuais e, aparentemente, pequenas. Tudo somado fará com que, na totalidade, se tornem grandes e eficazes, …!!!

  10. Renato, seu depoimento responde bem ao que Sérgio tomou por ressentimento ou coisa assim; realmente respondi apenas ao conteúdo da notícia publicada.
    Quanto a co-responsabilidade concordo que a população tem suma importância, mas o planejamento público é essencial e engloba ações educativas, para as quais o governo municipal deve dar exemplo

  11. Mais as atitudes meu caro amigo,são feitas por nós, eu vivo em um bairro periférico e ando em outro mais pobre ainda e o que eu posso fazer eu faço, não so eu como os que andam comigo. Nós tentamos, mais a conscientização maior tem que vim do poder publico, o poder publico é que tem os meios e a verba necessaria, pra poder colocar propagandas, pra poder colocar os agente de endemias, não pra trabalhar ate às 14 ou 15 horas, e sim ate a hora em que essa peste ser estinta da nossa cidade, eu presenciei uma cena no onibus que fiquei absmado, cerca de uns 9 a 10 agente vinha no onibus, conversando, brincando, em um certo local o telefone de um deles tocou, informando que eles iriam trabalhar no sabado pra não trabalhar na segunda do infeliz caranaval, meus amigos ai vem a consciência que falta em muitos, a grande maioria se preocupou se era ate o meio dia do sabado, outros, cerca de tres, já disseram que não iam, que não eram doido de perder o sabado deles, e somente um, um entre 10 agente de endemias, que falou: “gente vamos lembrar que a nossa cidade esta passando por um epidemia”, somente um!!! E ai?!?! Não é obrigação nossa consciêntizar aqueles que passaram em um concurso pra fzer este trabalho, eu faço a minha parte, a minha familia faz a parte dela, mais tem muita gente que deixa de fazer e principalmente o poder publico, o prefeito, que acho que não foi nenhum dia pra ver o sofrimento das pessoas nos hospitais, alias aonde ele esta? Acho que em Salvador, será que procurando recursos ou simplesmente curtindo mais um carnaval? Fazemos o que podemos, mais espeamos mecanismos melhores daqueles que deveriam sim esta fazendo muito mais, dando muito mais valores ao que recebem na conta bancaria no final do mes. Desculpe o desabafo, mais é o que o meu coração esta sentindo neste momento, momento de tristesa com tudo aquilo que a gente ve acontecer, sem esquecer que morreu mais uma criança hoje, que DEUS proteja e conforte a sua familia.

  12. SEI QUE O POVO TEM MUITO A SER REEDUCADO, POREM PAGAMOS IMPOSTOS E NAO TEMOS COLETORAS COM TAMPA DE LIXOS, NEM MESMOS EM PÇAS PUBLICAS PIOROU EM BAIRROS, NAO SE LIMPA OS CANAIS ABERTOS,AINDA TEM PESSOAS QUE QUEREM DEFENDER ESTES POLITICOS , QUE NAO USARAO NA PREVENÇAO O DINHEIRO QUE VEIO DO GOVERNO ESTES LADROES POREM SEMPRE EXISTIRA PESSOAS ASSIM,
    LEMBRA QUANDO JESUS ESTAVA SENDO JULGADO PEGArao barrabas grande bandido, E O POVO LEVADO PELOS POLITICOS DA EPOCA GRITAVAO -CRUSIFIÇA JUSUS E SALTA BARRABAS
    TODOS TEMOS NOSSA COTA DE CULPA NESTA EPIDEMIA POR SERMOS CONIVENTES, VOTA E NAO EXIGIR RESPEITO DESTES POLITIQUIROS SAO TODOS IGUAIS
    E A CULPA DOS POLITICOS , JUIZES , VEREADORES, MINISTERIO PUBLICO, DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS, DO GOVERNO FEDERAL E ESTADUAL QUE DIZEM MANDAR AS VERBAS E NAO FISCALIZAREM COMO ESTAO SENDO USADAS AGORA DEPOIS DA FESTA DO CARNA FOLIA O PREFEITO ELEITO RESOLVE ALEGAR EPIDEMIA AI O GOVERNO NAO PROCURA SABER ONDE FOI O DINHEIRO QWUE MANDOU PARA SER EMPREGADO NA PREVENÇAO DO CONTAGIO DA DENGUE, FICA PARECENDO QUE SAO TODOS CONIVENTES COM A ROBALHEIRA. NAO ESTOU DEFENDENDO POREM NO FUMACER DO GOVERNO GERALDO TINHA UM CHEIRO ATIVO QUE AGENTE NEM FICAVA NA PORTA, NA DO TAL PREFEITO PASSAVA QUANDO PASSAVA ERA RARO ,NAO TINHA CHEIRO NEMHUM;
    SE O GOVERNO NAO APURAR ISSO FICA PARECENDO QUE O GOV. NAO MANDOU O QUE ESTA DIZENDO TER MANDADO. E O PIOR O PREFEITO ATUAL ERA VICE
    COITADO ELE ERA SÓ VISE RECEBIA O SALARIO
    ACORDA GENTE, POLITICOS NEMHUM VAI RESOLVER NOSSOS PPROBLEMAS. VAMOS PRA RUA EXIGIR RESPEITO

  13. Gente tá na hora de pensar o que fazer para ajudar esta epidemia, sociedade civil organizada, movimentos sociais,escolas, professores, meios de comunicação abrir espaços para discussões e ações, coleta seletiva do lixo, reaproveitamento de sucatas,adubação organicas, etc uma infinidade de abordagem que podem ajudar o povo a tomar consciencia do poder da mudança de atitude em relação ao ambiente.
    Quanto ao fogo do nosso prefeito claro que ele se refere à infinidade de conflitos e interesses que tem de administrarrssss

  14. Realmente o beré tá inchando, e bem antes do que eu imaginava. Outro dia Azevedo passou aqui pela rua, num Fiesta Hatch com os vidros, além de escuros demais, fechados por mais da metade. Deu pra perceber ele dentro do carro. O Cap. parece que já não tem a “insignia” da qual tinha quando percorria as ruas pulando tanto com o povo. É aquela situação em que nem sempre quem leva é vencedor, merecedor. É minha opinião e creio que o que pesa para ele seja o grupo de velhas e conhecidas caras.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *