Tempo de leitura: < 1 minuto

Tudo indica que o aeroporto Jorge Amado não volta mais às condições operacionais que existiam antes das restrições impostas pela Anac, em setembro do ano passado. Desde então, o terminal ficou limitado a operar com voos de menor porte e sem a utilização de instrumentos.
A Anac apontou mais de 60 obstáculos ao funcionamento normal do aeroporto. A Prefeitura e a Infraero removeram todos, mas de nada adiantou.
Agora, a Agência Nacional de Aviação Civil informa que o Jorge Amado encontra-se apto a operar apenas do jeito que está hoje, com voos A319 e Boeing 737/700, mas sem o uso de instrumentos.
A operação com instrumentos de auxílio será liberada apenas em caso de o aeroporto ser rebaixado da categoria 2 para 3, o que significa que só poderia receber aeronoves de porte menor em relação às que atualmente o utilizam.
E agora?

19 respostas

  1. A iniciativa privada, as construtoras e a quem mais interessa, agradecem…
    Oba !!!!, mais obras, mais verbas públicas pra gastar…
    Enquanto o povo, a região e o turiso, “sifu”
    Cade os políticos, geraldistas, fernandistas, jabistas, associações, entidades, sindicatos, imprensa ??

  2. Quando eu digo, …!!!
    Há muito tempo que eu venho comentando a respeito da luta por um aeroporto novo, de maior porte, regional, ..!!!
    O problema é que alguns “cabeças de vento” ainda foram contra, escreveram um monte de “miolo de pote”. Agora, “TOMA”, a região como um todo, infelizmente, só terá a perder, …!!!
    Vão acreditar em promessas de políticos: Foi um tal de Wagner vai resolver, Veloso vai fazer isso, Ângela vai fazer aquilo, Se não me engano até o nome do GS foi cogitado para ajudar a resolver. Foi um tal de colocar cancela, mata burro e outros bichos mais, …!!!
    Resultado: NADA, …!!!

  3. sem planejamento, só beneficia construtoras, empreiteiras, corretores de imóveis, e provoca crise e quebradeira em muita gente.
    sergio, tenha mais coerência, bom senso e sensibilidade !!

  4. E agora José?
    Sabemos que o aeroporto de Ilheús é de grande importância para a economia regional. O desenvolvimento econômico, o turismo e o transpote rápido são extremamente necessário e Ilhéus geograficamente é estratégico.
    O que é preciso ser feito é acelerar a construção de um novo aeroporto, em local bem logístico, sem prejudicar muito o meio ambiante.
    Tudo isso só será possível se o Governador sair do discurso e arregaçar as mangas com esse fim, urgentimente.

  5. Acho que é isso mesmo. Aeroporto tem que ter estrutura pra operar, evitando assim acidente que trariam consquencias e ficaria gente culpando uns e outros.Lembram do acidente de Congonhas ? Falta de estrutura.
    Se Ilhéus é polo turistico (essa é a duvida: aquilo lá é polo turistico – se for é muito fuleiro), tem mais é que construir um aeroporto digino.

  6. Zelão, diz: …E me chamaram de louco.
    Desde o início que vinha afirmando que as medidas de restrururação ecigidas pela ANAC, com vistas a regularização das atividades do aeroporto Jorge Amado, eram balelas protelatórias para esconder as verdadeiras intenções dos interessados no fechamento definitivo daquele aeroporto e na construção do novo, na area já destinada.
    A construção de um moderno aeroporto é de interesse de muita gente. Não falamos apenas nos interesses sócio econômicos da região. Mas, e principalmente, nos interesses das constutoras; dos diretores da ANAC e todos os beneficiários diretos dos recursos da União e do Estado da Bahia.
    Recursos e tempo foram desperdiçados pela prefeitura de Ilhéus no atendimento as exigencias feitas pela ANAC. Até o Ministro Nelson Jobim, queremos crer inconsciente, foi envolvido nesta tramóia. Toda a região sai perdendo em detrimento da ganancia de poucos.

  7. Cadê o nosso representante na Câmarqa Federal, por sinal compadre de Lula, que não bota a cara na frente desse problema e mostra serviço à região?

  8. prezados, estamos aqui no aeroporto nesse momento, tudo funcionando bem, os ultimos dias com chuva as aeronaves das empresas gol e tam cumpriram seus procedimentos normalmente e hj sabado dia nublado tudo indica que teremos embarque e desembarque sem problemas, como um aeroporto de pequeno porte do interior da bahia, sem os obstaculos e todas as exigencias atendidas, não vejo razão para uma chamada como essa de que o aeroporto jorge amado já era, já era a ditadura, os pc.s 486, os jornais impressos, o disco de vinil, a caixa postal do correio e outras coisas mais…, vamos nos adaptar a modernidade, definitivamente o aeroorto não se modernizou, isso não faz dele um já era, simplesmente adequação dos procedimentos.
    costa do cacau

  9. o governo tá eh certo.. se cair um avião aí em ilheus ou acontecer alguma coisa… não vai ser em nenhum desses aí de cima que a culpa vai cair, aliás é bem capaz desses aí serem os primeiros a condenar o governo, chamar de irresponsável por deixar um aeroporto sem condições de uso em funcionamento. Acho que agora, se o povo de ilheus tiver consciencia, vale mais a pena pressionar o governo a começar logo as obras do novo aeroporto do que ficar tentando resolver o “irresovível”, esse aeroporto foi construído e pensado em outra época, hoje não presta… é FATO….

  10. Zeni, fui seu colega na UESC e respeito muito seu trabalho em prol do turismo em Ilhéus, mas acho que precisamos mesmo do desenvolvimento de um projeto de maior porte, uma estrutura física e operacional mais adequada às condições de segurança e qualidade… Seria interessante analisar as condições da ANAC e claro, a natural existência dos olhos de uma concorrência ávida por “dinheiro”.Mas também é verdade que não somos meninos, já amadurecemos um pouco e não mais nos permitimos que nos enganem, nem os outros, nem nós mesmos…
    No mais um abraço e muito sucesso !!!

  11. NÃO SOU CARLISTA, MAS UMA COISA EU DIGO: SE ACM ESTIVESSE VIVO, DUVI-DE-O -DO QUE ELE NÃO JÁ TERIA TOMADO UMA PROVIDÊNCIA E JÁ. ESTA TAL DE ANAC JÁ TERRIA RESOLVIDO O PROBLEMA DO NOSSO AEROPORTO.ELE PROCURAVA LOGO ERA O DONO DOS PORCOS.

  12. Um amigo de brasilia me ligou hoje, ele e amigo do primo do vizinho do ascensorista do cunhado de lula. Ele me contou o q ue esta acontecendo com o aeroporto Jorge Amado. Surgiu um novo impedimento físico na estrada, bem defronte a cabeceira. È um acúmulo impressionante de BURROS que ficaram sem poder passar pela cancela que a prefeitura de Ilhéus construiu lá. È so ir lá e conferir, da secretaria de turismo tem uns dez, e do paraguá mas de vinte.
    Confuso sim, besta jamais.

  13. prezado josé morais, minhas considerações e saudações amigáveis, concordo com seu escrito, torço para o sucesso de toda a região, fico feliz em poder dar minha contribuição agradando uns e desagradando outros, mas enqto papai do ceu quiser q eu fique aqui, vou mantendo minha filosofia de vida de desejar sempre o melhor para todos.
    aproveito para lembrar que no dia 18/04 será realizado em una/comandatuba o 8º forum empresarial com a concentração do maior pib do pais e lideranças empresariais e politicas, acho que cabe os nossos representantes e stafs das cidades estarem presente.
    afonso zeni

  14. É nessas horas que eu sinto saudade se ACM. Não sou seu maior fã, mas garato que se ele fosse vivo isso não estaria acontecendo.

  15. Caro,
    Afonso Zeni.
    Você é uma cabeça pensante,batalhador, que muito tem contribuido para o progresso do turismo em nossa cidade. Seu jeito amável de conquistar e fazer novas amizades , pelo mundo afora sempre divulgando a nossa cidade e o potencial da região, mesmo em tempos de crises financeiras você não desanima, acredita e investe em seu negócio.Seu blog é um sucesso, só pensa positivo e leva mensagem de otimismo a todos, que visitam seu blog.
    Mas se lembra, ano passado na 7a reunião do forum empresarial, em Comandatuba, onde estava reunido o trade turistico de Ilhéus? Na cabana na praia dos milionário,comendo caranguejo e tomando cerveja, alheios as discusões que acontecia no Hotel Trânsamerica em Comandatuba!É com este profissionalismo que Ilhéus, vai cada vez mais perdendo o turismo, para a pequena cidade vizinha, có-irmã Itacaré.
    abs,
    Adilson Marques

  16. Nao só o aeroporto, como a duplicaçao da rodovia Ilheus-Itabuna!Esses absurdos so acontecem no Sul Da Bahia, devido a nossa ignorãncia em nao sabermos escolhermos nossos representantes!E por final ainda vem a Dengue pra tentar arrebentar com a nossa Regiao?Acorda meu povo ! Vamos dizer NAO! a essa politicalha irresponssavel e mentirosa que nao está nem aí para o Sul da Bahia! Que os políticos se pronunciem!!!!!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *