Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna se queixa que o governo do estado teria reduzido pela metade o número de cotas de exames e consultas especializadas.
Uma secretária de saúde de um município, que por motivos óbvios prefere o anonimato, dá uma clareada nessa discussão:
– Itabuna contabilizava como suas as cotas de exames de municípios com os quais era pactuado. Contabilizava, e usava. Acabou a prática depois da quebra da gestão plena.
Hoje, a discussão é diretamente com o estado. “Melhorou para nós porque o pactuado está sendo cumprido”.

4 respostas

  1. Será que eu entendi bem? quer dizer que Itabuna continua atendendo as cidades vizinhas e alas recebendo o dinheiro pelos serviços que não prestam? Há então tá explicado.

  2. A secretária fala como se não continuasse seus munícipes usando de nossas cotas, são mandados por ambulãncia ou até mesmo por anonimato com o famoso”tu não tem um parente em Itabuna não?”, e manda os pacientes para cá fazerem exames e consultas com endereços de outros,ela deveria procurar ser coerente e investigar estes casos,talvez por isto esteja faltando pra nós e sobrando pra eles dos municípios pequenos que nem atendimentos médico tem…È fácil falar, no mínimo ele foi uma das que junto com outros “sentidos”, nos ajudaram a perder a plena…e estão rindo da nossa situação,da qual todos os pactuados tiveram culpa.
    Espero ,sinceramente que o estadofaça melhor que nós e que estas acçoes do Sr. Jorge Solla e Cia, não seja mais um “Fogo de Palha”

  3. Joelma,
    Vc não entendeu bem o nó da questão.
    Itabuna contabilizava como SUAS COTAS de exames de municípios com os quais era pactuado. Contabilizava, e usava EM FAVOR DO ITABUNENSE E DEIXAVA AS CIDADES CONVENIADAS ( P/ MELHOR ENTENDER – PACTUAÇÃO) SEM ATENDIMENTO. PRÁTICA QUE ERA ILEGAL SENDO TAMBÉM UM DOS MOTIVOS PARA A PERDA DA GESTÃO PLENA. QUE TAMBÉM SE CONFIGURA EM DESVIO DE RECURSOS PÚBLICOS. Acabou a prática depois da quebra da gestão plena.
    Os municipios continuam sendo atendidos sim em Itabuna, porém as cotas dos prestadores de serviços ao SUS são de responsabilidade do estado não só de regular as cotas bem como pagamentos diretamente pelos serviços prestados aos municípios.
    A central de regulação de Itabuna não mais regula o atendimento dos municipios pactuados e a secretaria de saúde de Itabuna também não é mais responsavel pelo atendimento e pagamento dos serviços prestados aos municipios pactuados.
    DEU PARA ENTENDER!
    O PREFEITO AZEVEDO E SEC. DE SAÚDE VIEIRA ESTÃO MAL ASSESSORADOS. O MUNICIPIO DE ITABUNA TEM QUE ENTRAR TAMBÉM COM OS RECURSOS FINANCEIROS MUNICIPIO PARA COMPLEMENTAR AS NECESSIDADES DOS SEUS MUNICÍPES. É O QUE SE CHAMA DE CONTRA-PARTIDA COM O CONVÊNIO AO SUS.
    SERÁ QUE ORIENTARAM O PREFEITO AZEVEDO E VIEIRA QUE OS RECURSOS FINANCEIROS DO MUNICIPAL SÓ DESTINADO PARA FESTAS E PAGAR OS CARGOS COMISSIONADOS?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *