Tempo de leitura: < 1 minuto

De acordo com o Ministério Público Estadual, existem indícios de que a Prefeitura de Itabuna escondeu (subnotificou) casos de dengue no período imediatamente anterior ao Carnaval Antecipado. A intenção, de acordo com o MPE, foi postergar o decreto de estado de emergência para não comprometer a realização da festa.
A informação consta no corpo da ação inibitória que o MPE apresentou ontem (02), à Vara da Fazenda Pública, contra o planejamento dos festejos juninos pelo município. Na ação, subscrita por cinco promotores, o MPE alega que Itabuna está com a saúde sucateada, em meio a uma epidemia de dengue, sem que o governo consiga atuar de maneira eficiente tanto no controle dos vetores quanto no atendimento prestado às vítimas da doença.
Lembra ainda o MPE que, agora, a cidade se encontra oficialmente em estado de emergência, conforme o decreto municipal número 8.301, homologado pelo decreto estadual número 8.453, de 4 de março de 2009, “prova da gravidade da situação em que vive a população, devido à epidemia de dengue e à falta de estrutura da saúde municipal”.
O Ministério Público condena que, em meio a tal situação, o governo já tenha iniciado preparativos para os festejos juninos, e aponta direcionamento “de recursos e pessoas em prol de interesses mesquinhos de alguns segmentos da cidade que lucram com esse tipo de evento”.

18 respostas

  1. É a lógica do Capital: o lucro acima de tudo. A mesma lógica que leva um país a invadir o outro, num total desrespeito à soberania e dignidade de um povo. Aqui não é diferente. Dane-se o povo, quero a manutenção dos meus privilégios. O caos está implantado.

  2. MEUS PARABENS, AO MP, ESTAS MEDIDAS TEM QUE SER TOMAS EM TODOS MUNICIPIOS BAIANO, EM NOSSO ESTADO É UM ABSURDO O QUE FAZEM DE FESTAS COMEMORAM TUDO E O DINHEIRO DO POVO É JOGADO NO RALO, A EDUCAÇÃO A SAÚDE E A ASSITENCIA SOCIAL QUE É PARA O POVO FICA EM 3º E 4º PLANO. A BAHIA ESTÁ ESTADO DE CALAMIDADE NÃO EXISTE SAÚDE,EDUCAÇÃO VAI DE MAL A PIOR, ESPERO QUE O MINISTERIO PÚBLICO SOCORRE O POVO TOMANDO MEDIAS A FAVOR DE UM POVO SOFRIDO, QUE ESTÁ MORRENDO CALADO COM O MÊDO DE SEREM REPREENDIDO PELAS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS QUE MUITO O PERSEGUEM QUANDO FALAM MAL DE UM ERRO DE UM GOVERNATE, MAIS DIGO A DITADURA ACABOU.

  3. O fato da Subnotificação não é novidade nenhuma.
    Isso vem ocorrendo a muito tempo, fato esse que torna um dos responsaveis de ter chegado aonde chegou.
    Sabe-se que um digitador de dados foi apresentar os resultados a um tal de coordenador, que não ficou satisfeito com os números , então tratou o digitador muito mau e mandou transferi-lo pra outro setor.
    Se querem apurar procurem o rapaz que digitava os números.
    Ah tem mais o rapaz falou que tentou denunciar o fato mas não foi ouvido em nenhum setor.
    APUREM… se quiser…

  4. Parabéns ao MP, é um absurdo qua na atual situação de epidemia, mal atendimento em hospitais e postos de saude, ainda tem geste insana que queira fazer festa.

  5. Gente, que maldade é esta ? O prefeito de ltabuna jamais faria isto. Isto é muito grave.Ele não pode querer a desgraça de uma cidade onde o povo o endeusou de tal maneira .

  6. O problema da Dengue em Itabuna , foi anunciado no início do ano de 2008, passou-se 1 ano e nada foi feito, e o Dr. Clodoaldo do MP ja estava na cidade,e acompanhava tudo, é compreensível o reconhecimento público que o mesmo está tendo, porém, ele não esta fazendo mais que seu trabalaho, pelo qual é muito bem pago.Nâo concordo com festividade nenehuma em um período em que estamos passando por dificuldades não só na sáude,porém acusar o Gestor de “esconder dados ” para realizar o carnaval como o MPE(se é que foi oMPE e não MPI) é no mínimo uma irresponsabilidade, estes sim são desumanos quando fazem acusaçãoe descabidas e infundadas, esqueçendo-se que o gestor também é um ser humano.
    Creio que no que se referea Dengue, a populção deve também exercer o seu papel,ecolaborar para que diminua de vez a infestação em nossó município, e o promotor público ao inves de incitar a população contra o gestor ,deve fazer o seu papel também ajudando o mesmo a encontrar saídas,não só paraoproblema da Dengue , como para outros muitos problemas existêntes em Itabuna.

  7. O ministerio Publico de Itabuna está provando à sociedade que existe e funciona com dignidade e decência.Tivemos o absurdo do carnaval antecipado em meio a uma epidemia de dengue, falta de atendimento medico nos postos de saude, falta de remédios e acho que até falta de prefeito na cidade pois se houvesse, certamente estaria administrando a cidade.Para mim, já fazem 4 anos e 4 meses de omissão, e inoperancia mas é como disse o seu antecessor:Ele não esta preparado para administrar Itabuna.Acredito que o dinhheiro da saude deve estar sendo gasto com a folha “extra” dos que entram pela janelaetc…

  8. Rita, o MP apenas faz o seu papel, no presente caso, Dr. Clodoaldo, antes trabalhava como promotor na Vara Crime, hoje dá continuidade ao trabalho iniciado por Dr. Márcio Fahel, e não tirando o mérito dos outros promotores, Dr. Clodoaldo Anunciação, está cumprindo sim com o seu papel e digo muito bem feito. Te digo uma coisa, o Capitão Azevedo não fica com raiva de Dr. Clodoaldo, são parceiros. Tanto é que fizeram acordo em relação ao carnaval, estão apurando a questão da prestação do serviço médico no posto da Califórnia. Te pergunto: O Capítão sabia que o médico(a) assinava e não ia trabalhar? a denúncia é justamente para se apurar o fato e punir os responsáveis, se é que vai punir, cabe ao Prefeito decidir. Se quer ficar de bem com o povo ou não. O certo é que estão vindo médicos de fora para cuidar da dengue, enquanto, os daqui que cresceram aqui, na maioria são médicos da região e não vão trabalhar, tá vindo até médico do exterior, do exército, do Deus sabe lá de onde, para cuidar da dengue nesta cidade maravilhosa e os daqui nos abandona, tá certo? no momento de que mais precisamos ele (médico)nos abandona. Me desculpe a categoria, mas estou falando das exceções, que ao meu ver existe em todas as categorias.
    Antes de tudo quero explicar que o MP(Ministério Público) não faz a lei, mais faz cumprir.

  9. ENGRAÇADO. NO CASO DOS PSF’S SEM MÉDICOS, PRA DAR SATISFAÇÕES A SOCIEDADE, PEGA-SE MEIA DUZIA DE PROFISSIONAIS E DIZEM QUE VÃO AFASTAR. AÍ PARECE QUE TODOS OS QUE COMETEM ESSE TIPO DE ERRO FORAM PENALISADOS. E O RESTANTE? AQUELES OUTROS QUE TAMBEM FINGEM QUE TRABALHAM? O QUE ESPERAR DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL APÓS O EXEMPLO DAS 96 HORAS SEMANAIS, INFORMADAS COMO VINCULO EMPREGATICIO? SERÁ MESMO O EXEMPLO DE BOA GESTÃO PUBLICA? O ESTADO OU O MUNICÍPIO É UM EMPREGADOR COMO QUALQUER OUTRO, SÓ QUE LEGISLAR E OPERAR A FAVOR DE SI PROPRIO É UMA DESONESTIDADE DESCOMUNAL, OFENDE AQUELES PROVIDOS DE ETICA, BOM SENSO DEMOCRATICO E CIDADÃO COMPROMISSADO, REVELANDO O CARATER LESIVO E OPORTUNISTA POR HOJE ESTAR NA CONDIÇÃO DE GESTOR, AFETANDO COM RIGOR O LADO SOCIAL MAIS FRAGILISADO.
    MINHA INSATISFAÇÃO E REVOLTA NÃO É SO POR CONTA DA FALTA OU DA MÁ PRESTAÇÃO DO SERVIÇO, MAS SIM, O QUE A VIDA HUMANA TEM REPRESENTADO E SIGNIFICADO PARA OS ATORES SOCIAIS VINCULADOS A SAUDE E A GESTÃO PUBLICA. NEGAR DIREITOS BASICOS, CONQUISTADOS PELAS LUTAS SOCIAIS HOJE PRESENTES NA CONSTITUIÇÃO E UTILIZAR DE SUBTERFUGIOS PARA ABRANDAR A SITUAÇÃO É NOJENTO.
    ATUALMENTE EXISTE UMA CAMPANHA COM O OBJETIVO DE COLOCAR O SUS COMO PATRIMONIO SOCIAL E CULTURAL DA HUMANIDADE. SE FORMOS REALISTAS, NO CASO DOS SERVIÇOS DE SAUDE PRESTADOS POR ITABUNA, NÃO TENHO VISTO NADA DE HUMANO NEM SOCIAL. O QUE VEJO É A CULTURA DA OMISSÃO, DA CORRUPÇÃO E AGORA DA FALSIDADE IDEOLOGICA. GRITAR SO QUANDO ESTAMOS NA EMERGENCIA DO HOSPITAL NÃO ADIANTA, É PRECISO VOMITAR O QUE ESTÁ ERRADO, É PRECISO CALAR A IMPUNIDADE, POIS PESSOAS, NADA ALÉM DE PESSOAS ESTÃO MORRENDO.

  10. URUÇUCA NÃO ESTÁ DIFERENTE DE ILHÉUS,NÃO !
    A DENGUE JÁ INFECTOU MAIS DE 100 PESSOAS ENTRE SERRA-GRANDE E URUÇUCA.. MAS NÃO FOI REGISTRADO..ESTÃO ESCONDENDO…
    HÁ 12 ANOS ATRÁS, O PREFEITO MOACYR SE PREOCUPAVA COM A POPULAÇÃO TRAZENDO O CARRO FUMAÇA QUE PASSAVA POR NOSSAS PORTAS ( IMPEDIA A PESSOA SER PICADA PELO INSETO DA DENGUE). HOJE,NÃO SE FALA MAIS NISSO… CADA UM FAÇA POR SÍ.
    O PREFEITO ESTÁ COM CONTENÇÃO DE DESPESAS,POIS TEM 29 PROCESSOS PARA SEREM PAGOS.. POR ISSO, CORTA OS SALÁRIOS DOS PROFESSORES E DEMAIS FUNCIONÁRIOS.QUE FALTA DE RESPEITO !!! É ELE MESMO, O PRESIDENTE DA AMURC ( MOACYR LEITE JÚNIOR ).

  11. Ô amigos, os médicos afastados vão curitir as festas juninas a vontade, e o melhor do afastamento, é que enquanto se apura os fatos, pra mim comprovados, eles estão de férias porque seus proventos continuam a ser pago.
    Acorda povo, a corda só arrebenta do lado mais fraco, ou nunca ouviram esse dito popular?

  12. Como assim Pedro?????
    Estes casos devem estar sendo notificados na Vigilância epidemiológica do município… as pessoas estão procurando assistencia médica???

  13. RITA PARA COM ISSO, TODOS NÓS SABEMOS EM QUEM VOCÊ VOTOR E AONDE TRABALHA. NÃO QUERA BOTAR A CULPA NO PROMOTOR,NÃO QUERA DEFENDER O SEU PREFEITO DESSE GEITO,ABRE O OLHO RITA.

  14. RITA MAL INFORMADA – Que boa oportunidade de ficar calada vc perdeu, hem Rita????
    Chegar ao ponto de dizer que o promotor entá incitando a população, pelo amor de DEUS!!!!!!
    Se o problema da dengue é antigo, e todos nós sabemos, o que o Capitão estava fazendo???
    Uma parte do tempo dele eu sei.
    Fazendo campanha todos os dias no gabinete dele, recebendo esta mesma população que hoje está sofrendo, com promessinhas de enfprego e ajuda, pois cada vez que vc entrava no gabinete dele para tratar de assuntos da sua pasta, 80% eram para pedir “favorzinhos”, e os principais instrumentos de trabalho era um bloco de papel, uma caneta e um carimbo, encaminhando as pessoas para diversos locais, conforme o caso, com seus “bilhetinhos”
    Estou mentindo RITA?????

  15. Claro que houve omissão nas informações sobre a dengue na gestão anterior! Pois um certo funcionário da prefeitura disse ter ouvido várias vezes o secretário dizer ao então coordenador Roberto Góes: Quero os índices baixos, se vire! Como a infestação do mosquito aedes aegypti estava muita alta, só escondendo os dados reais é que os mesmos conseguiram se manter até o final da gestão.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *