Tempo de leitura: 2 minutos

Temporão: epidemia era esperada (Foto O Globo).
Temporão: epidemia era prevista (O Globo).

O ministro da Saúde José Gomes Temporão declarou neste domingo (5), durante o lançamento do Plano Nacional da Atividade Física, no Rio de Janeiro, que a situação da dengue em Itabuna, no sul baiano, campeã de mortes pela doença na Bahia, já era prevista.
O município declarou estado de emergência por causa da epidemia e, de acordo com o último levantamento realizado na cidade, houve aumento de 16,8% no índice de infestação, oito mortes confirmadas e outras cinco em análise. “O que houve ali foi uma crônica da morte anunciada”, afirmou o ministro.
Segundo Temporão, a administração local recebeu alertas no fim de 2008, durante as eleições, mas as atividades de contenção do avanço do mosquito aedes aegypit foram interrompidas e o sistema de controle desestruturado. “O processo eleitoral lá parou o trabalho de combate ao vetor. Quando a nova administração entrou, era tarde demais”, lamentou.
O titular do governo federal explicou ainda que a sua pasta aumentou o repasse das verbas em R$ 9,5 milhões para a gestão do prefeito Nilton Azevedo (DEM), capacitou profissionais e fez parcerias com médicos das Forças Armadas.
Ao todo, além de Itabuna, outros seis municípios baianos já decretaram situação de emergência, entre eles Ilhéus, que lidera o ranking de registros, e Porto Seguro. A Bahia é a unidade federativa nacional com maior incidência da dengue, com 32.306 casos suspeitos, conforme o Ministério da Saúde. Bahia Notícias, com informações da Agência Brasil e do Portal Terra.

13 respostas

  1. Prosseguindo:
    Anunciou carnaval ao invés de combate a dengue, mais tarde pediu a rego com estado de emergência …
    E agora teremos outro “arrocho”, só que com arraiá.

  2. Itabuna tá cada vez mais famosa e bem na mão de Capitão Capaxo Azevedo. No início do ano foi o reajuste do salário dele, foi parar em rede nacional. Agora Itabuna passa na Rede Globo, Globo News, Band News, Record News … blá blá blá. Enfim, em todo tipo de seguimento de canal a cidade aparece em noticiários.
    Itabunense quis assim e Fleud explica: a miséria e o sofrimento traz prazer ao ser humano.
    Outras Fontes: http://oglobo.globo.com/pais/cidades/mat/2009/04/05/temporao-diz-que-epidemia-de-dengue-em-itabuna-cronica-da-morte-anunciada-755145072.asp

  3. ao blog… não entendi direito “que a situação da dengue em Itabuna, no sul baiano, campeã de mortes pela doença na Bahia, já era prevista”.
    depois mais abaixo ta dizendo que Ilhéus lidera?
    a culpa e de azevedo ou da conciência de todos???

  4. E algumas pessoas (q votaram nesse prefeito)ainda dizem q o administrador municipal é bom… ha, ha, ha, ha…. estão cegos e surdos, infelizmente só ñ estão mudos… Lamentável!!!!!!!

  5. Todos podem ver aí o exemplo de uma parceria perfeita, como dizia Fernando Gomes, o governo de Azevedo seria de continuidade, ou seja,FG destruiu a cidade de Itabuna e preparou para o abate da população, agora vem Azevedo dando continuidade destruindo a população em especial “as criancinhas” ue inocentes pagam pelos erros dos adultos que apostam em malucos despeparados para governar Itabuna. Dona Juçara, graças a Deus vc escapou dessa situação,isto porque do jeito que 55 mil eleitores de Itabuna são pirados, se a senhora ganhasse,assim como diziam alucinadamente que Geraldo trouxe a seca e a vassoura de bruxa,iam dizer que a senhora trouxe a dengue,portanto amiga, agradeça a Deus por nao ter te dado esse abacaxi podre pra descascar!!!! e que Deus enha misericórida desta cidade pois ainda restam 3 anos e oito meses de incopetencia,será que sobrará alguem para contar história?

  6. 1. Todos podem ver aí o exemplo de uma parceria perfeita, como dizia Fernando Gomes, o governo de Azevedo seria de continuidade, ou seja, FG destruiu a cidade de Itabuna e preparou para o abate da população, agora vem Azevedo dando continuidade destruindo a população em especial “as criancinhas” que inocentes pagam pelos erros dos adultos que apostam em malucos despreparados para governar Itabuna. Dona Juçara, graças a Deus vc escapou dessa situação, isto porque do jeito que 55 mil eleitores de Itabuna são pirados, se a senhora ganhasse,assim como diziam alucinadamente que Geraldo trouxe a seca e a vassoura de bruxa,iam dizer que a senhora trouxe a dengue, portanto amiga, agradeça a Deus por não ter te dado esse abacaxi podre pra descascar! E que Deus tenha misericórdia desta cidade, pois ainda restam três anos e oito meses de incompetência, será que sobrará alguém para contar história?

  7. Realmente a Emília tem razão. Quanto a dengue, a diferença daqui pra outras cidades como Ilhéus, é que por aqui foi largamente previsto e assim avisado, mas nada foi feito, também nas outras.

  8. Tenho uma pergunta para o Ministro da saúde:
    Atrasar o dinheiro do pessoal do PSF, que são trabalhadores, nos diveros municípios pelo país afora é exemplo de boa gestão? De competência?
    Creio que não, …!!!

  9. sim, mas devemos nos lembrar que o problema da dengue deve ser considerado um problema de saúde coletiva, onde os principais atores e reservatórios de larvas do mosquito estão na comunidade que nao faz a sua parte e espera que a dengue acabe por milagre.. o maior culpado nesta crise é o povo q não tem educação que joga lixo em qualquer lugar e que não retira reservatorios de agua de dentro de casa…. é assumirmos nssa parte nessa luta contra a dengue, ao inves de ficar criando mosquitinho em casa e colocando a culpa no poder publico.. me poupem..

  10. e esse negócio de aguardar a moderação faz com que os posts deste blog sejam totalmente manipuláveis.. isso é ridículo.. se vcs q são da moderação lutam realmente pela justiça e crescimento de itabuna, deixem os posts aparecerem, para assim termos mais transparencia das ações e menos manipulação de conteúdos..

  11. não sou nem contra , nem a favor do governo.. mas politicagem é podre demais.. manipulação de ideias e de informação é coisa da mais baixa estirpe

  12. Ananda,
    O Pimenta entende a sua indignação, mas enquanto você comenta dentro dos padrões aceitáveis, existem aqueles que fazem acusações sem provas ou usam de termos impublicáveis. É por isso que usamos a moderação – para evitar os exageros.
    E, ao contrário do que você pensa, não existe manipulação de ideias ou de informação. Se o seu comentário está dentro de padrões razoáveis, ele será liberado.
    Abraços,

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *