Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério Público Estadual recebeu denúncia do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Ilhéus e investigará a prefeitura pela compra de R$ 660 mil em alimentos para as escolas da rede municipal. Até agora, a grande maioria das unidades de ensino do município está sem merenda.
A prefeitura emitiu nota de esclarecimento e também um release em que atribui caráter político à denúncia e diz que todas as compras feitas em dezembro foram consumidas até o dia 6 de janeiro, “quando as últimas unidades escolares (sic) encerram o seu ano letivo, não existindo nenhum pagamento com recursos orçamentários do ano anterior”.
Por telefone, o Pimenta conversou há pouco com a presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Jaciara Silva Santos. Ela se tornou conhecida pelo rigor no comando do conselho. São atribuídas ao seu desempenho como presidente do conselho as ameaças de morte que sofreu no ano passado.
Pimenta – A senhora viu o conteúdo da nota emitida pela prefeitura?
Jaciara Silva – Li. Não quero ficar batendo boca sobre esse assunto. O prefeito (Newton Lima) e o secretário (de educação, Sebastião Maciel) que se expliquem judicialmente.
Pimenta – O caso já está na Justiça?
Jaciara Silva – Na Justiça e no Ministério Público Estadual, para onde encaminhamos a denúncia. Eles acusam o conselho de estar fazendo política. O que há é um conselho que fiscaliza e que existe pra denunciar os desmandos do governo.
Pimenta – O secretário diz que o comprado em dezembro foi consumido até o dia 6 de janeiro…
Jaciara Silva – … Foram compras volumosas feitas entre os dias 26 e 31 de dezembro. Pouquíssimas escolas encerraram o ano em janeiro. Como iriam consumir os R$ 234 mil de merenda em poucos dias? O valor foi exorbitante.
Pimenta – E qual a situação das escolas, a merenda já chegou?
Jaciara Silva – A grande maioria das escolas continua sem (merenda).
Pimenta – O secretário diz que se houvesse irregularidade o conselho poderia ter denunciado em fevereiro, quando os auditores do MEC estiveram na cidade.
Jaciara Silva – Os auditores estiveram aqui para analisar as contas da merenda relativas a 2007. O parecer de 2008 ainda será votado, analisado, como poderíamos discutir sobre ele? O secretário (Sebastião Maciel) está muito equivocado.

2 respostas

  1. estou feliz por este conselho atuante,é muito injusto tantas criancas desde o inicio do ano sem merenda.o prefeito conseguiu sumir com tanta merenda enquanto as criancas estao com fome.que prefeito é este gente?parece que nao tem coracao.

  2. O cardápio escolar está todo errado, pois tem muita comida, as crianças da zona urbana não aceitam, querem lanches e não comida.
    Há um desperdício enorme nas escolas,este cardapio serve para zona rural e não urbana.Os alunos da zona urbana querem nescau, biscoitos, bolos, iogurte, sucos, pãesou até frutas.O gasto seria menor desde que não iria nada pro lixo, como está indo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *