Tempo de leitura: 2 minutos

Assim como milhares de municípios de médio porte, Itabuna sofre com a violência e a criminalidade. Na campanha para prefeito, em 2008, foram muitas as “propostas” para solucionar a questão da violência na cidade – até a criação de uma secretaria muincipal de segurança pública foi anunciada. Mas todos os então candidatos concordavam que a parceria com o governo federal seria imprescindível, principalmente através de convênios com o Sistema Único de Seguranaça Pública (SUSP).
Passaram-se a eleição, a transição e quase quatro meses de governo, e não se tem notícia, até agora, de nenhuma política de segurança por parte do governo municipal. O problema começa com o Conselho Municipal de Defesa e Segurança de Itabuna. Ainda não se sabe por que o regimento interno e o termo de posse dos membros nunca foram publicados, o que deixa seus representantes sem legitimidade.
Quando o assunto é projetos para convenios com órgãos federais, a exemplo do Ministério da Justiça/SUSP, a única ação até hoje tentada nessa área foi no governo Fernando Gomes, mas o projeto foi rejeitado pelo Minstério da Justiça devido a incorreções.
Na verdade, esse é um ponto onde o município dorme, e há muito tempo. É uma verba “barata” (a contrapartida do município nos convênios do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci – é de apenas 1%). Só este ano, o Pronasci vai investir R$ 1,2 bilhão nesses convênios Brasil afora. O problema é que, após a posse, os prefeitos preferem aderir ao discurso de que segurança pública é com o estado, confundindo o cidadão que acreditou nas promessas de campanha.
Se tivesse aderido ao programa, Itabuna poderia agora estar propondo ações, em vez de chorar pela violência que aterroriza a todos. O Pronasci prevê ações de prevenção e repressão policial qualificada; diálogo com jovens em situação de risco infracional – principal público-alvo; e a promoção da cidadania nas comunidades dominadas pelo crime organizado. Caberia direitinho aqui.

7 respostas

  1. A (in)segurança pública e um problema da Bahia como um todo, pois nem o estado nem os municípios fazem as respectivas partes que lhes cabem, …!!!
    Em Salvador, por exemplo, as pessoas estão sendo mortas dentro de casa mesmo, não é necessário nem sair de casa par se sentir inseguro, exposto, …!!!
    Só não ver quem não quer, …!!!

  2. Esse Sergio Oliveira, não trabalha, nem estuda, fica o dia inteiro em frente ao computador.
    É o internauta numero ¨UM¨ do Pimenta.
    Parece o mesmo Sergio de Ibicaraí.

  3. Por volta das 16:30hs do dia 22 de abril de 2009, fui assaltada em frente ao bolo fofinho do Bairro Fátima, imagine vocês, que por um pedinte, mendigo, ou qualquer coisa parecida, que fingia ser um revólver, um cano de água, onde o mesmo levou-me o celular, liguei para o 190 da Polícia Militar, quando uma atendente disse que não poderia me atender daquele número, por se tratar de uma operadora Claro, no auge do desespero, tive que providenciar parar em um telefone público, para efetuar a queixa. Imaginem vocês, temos que escolher qual operadora vamos usar, para pedir segurança nas ruas,ou, a Polícia Militar não tem contrato com a Claro.Reflitam!

  4. Antonio diz:´
    De todos os hmocídios registrados no Brasil apenas 5% são resultados de latrocínio (roubo seguido de morte). deveria se discutir violencia na sua essencia geral, ou seja marido que mata a esposa dentro de casa por ciume, de quem é a culpa. Os assassinatos ocorridos em Itabuna contra mulher poderia ser evitados pela polícia? A inveja, a ganacia, a prostituição, a nudez, video game, desestrutura familiar são frutos par violencia.
    Então o Programa do Governo Fderal Pronasci ( Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), não visa só que a problematica da violencia seja só com policia na rua. Por isso que o municipio de Itabuna poderia ser até acionado, pois falta de iluminação pública, saúde, saneamento básio, ações socias geram violencia.
    TERRITORIO DA PAZ, PROGRAMA DO PRONASCI EM CIDADES CONSIDERADA VIOLENTAS, AS ENVIARAM AO MINISTERIO DA JUSTICA OS PROJETOS
    ALGUMAS PARTES DO PROJETO:
    * CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA PÚBLICAS;
    * CANAL COMUNIDADE- SERÃO INSTITUIÇÕES MECANISMO PARA GARANTIR O ACESSO REFERENTE AO DIREITO DO CONSUMIDOR;
    * GERAÇÃO CONSCIENTE- VISA ATINGIR JOVENS EMM SITUAÇÃO DE RISCOS;
    * LEI MARIA DA PENHA/PROTEÇÃO À MULHER;
    *CAPACITAÇÃO DE MAGISTRADOS, PROMOTORES E DEFENSORES PÚBLICOS EM DIREITROS HUMANOS;
    * INSTALAÇÃO DE NÚCLEOS DE JUSTIÇA COMUNITÁRIA;
    *INTEGRAÇÃO DO JVEM E DA FAMILIA;
    * CURSOS PROFISSIONALIZANTE;
    * DENTRE OUTORS, TUDO ISSO DENTRO DAQUELE LOCAL ONDE A VIOLENCIA É EMINENTE.
    ITABUNA PODERIA TER ISSO, MAS AQUI QUEM PRODUZ A VIOLENCIA É O PODER PUBLICO. NO ATO DE CORRUPÇÃO DESVIO DE 9 MILHÕES DA SAÚDE, MÉDICOS QUE ASSINAM PONTO ANTECIPADAMENTE

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *