Tempo de leitura: 2 minutos

É por meio de sua assessoria de imprensa que os governantes estabelecem uma comunicação com a sociedade. Na cabeça de quem redige os textos e até dos mandatários do poder é uma satisfação à sociedade do que está sendo feito nos palácios e nos centros administrativos. Por esse motivo, o mínimo que se espera dessa comunicação oficial é que ela seja clara, objetiva e atenda à necessidade de informação do cidadão que paga seus impostos e financia as estruturas de poder, mas não pode dialogar verdadeiramente com esse poder.
Todo esse introdutório – que pode ser interpretado como perfeitamente desnecessário – é para constatar como foi decepcionante ver, hoje,  que o material oficial da prefeitura de Itabuna sobre o acidente que matou o funcionário da Emasa Rosivaldo Santana, peca – e muito! – pela completa falta de informações – diria mesmo de rumo. Em alguns momentos o texto até ameaça informar algo relevante, mas não passa disso, uma ameaça não cumprida.
Para compreender: “Segundo o relatório do Samu, que terá uma cópia anexada ao inquérito da Emasa e deverá estar concluído num prazo de 30 dias, com acompanhamento do Município, às 17h20min Rosivaldo Santana já não mais apresentava sinais vitais. A retirada das vítimas foi feita por bombeiros, trabalhadores da Emasa, populares e socorristas do Samu. Em geral, as operações nesse tipo de acidente são realizadas em conjunto pelos bombeiros, que cuidam da segurança da área, cabendo às equipes do Samu a administração de primeiros socorros e cuidados médicos.” (trecho extraído do texto, sem edições)
Alguém aí notou alguma informação sobre como foi o socorro da vítima que perdeu a vida?
Agora o que foi dito a respeito do resgate do sobrevivente, Nilson Vieira: “No caso de Nilson Vieira dos Santos, que foi retirado com vida do local do acidente, inicialmente foi realizada uma avaliação dos traumas sofridos pela vítima, bem como das vias aéreas, além de verificação da circulação e do estado de consciência do paciente, seguido de administração de oxigênio, acesso venoso, além de imobilização com colar cervical e prancha longa. Após os primeiros socorros ele foi removido para o Hospital Calixto Midlej, onde foram realizados exames de Raio X e uma tomografia.”
Por que da vítima que faleceu não se tem detalhes do socorro? Rosivaldo foi retirado com vida, consciente e respirando com dificuldade, segundo testemunhas. As famílias das vítimas e a sociedade esperam que a investigação anunciada não repita esses primeiros informes que nos chegam, que aparentam ser apenas um instrumento de camuflar as informações, quando deveriam ser justamente o contrário.

5 respostas

  1. TODA EMPRESA DE SANEAMENTO QUE SE PREZE ESTABELECE ESCORAMENTO PARA SEGURANÇA DE SEUS FUNCIONÁRIOS.
    NR (Norma Regulamentadora) Art. 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (118.000-2)
    18.6. Escavações, fundações e desmonte de rochas.
    18.6.1. A área de trabalho deve ser previamente limpa, devendo ser retirados ou escorados solidamente árvores, rochas, equipamentos, materiais e objetos de qualquer natureza, quando houver risco de comprometimento de sua estabilidade durante a execução de serviços. (118.139-4 / I4)
    18.6.3. Os serviços de escavação, fundação e desmonte de rochas devem ter responsável técnico legalmente habilitado. (118.141-6 / I4)
    18.6.5. Os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,25m ( um metro e vinte e cinco centímetros) devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para este fim. (118.144-0 / I4)
    18.6.6. Para elaboração do projeto e execução das escavações a céu aberto, serão observadas as condições exigidas na NBR 9061/85 – Segurança de Escavação a Céu Aberto da ABNT. (118.145-9 / I4)
    18.6.7. As escavações com mais de 1,25m (um metro e vinte e cinco centímetros) de profundidade devem dispor de escadas ou rampas, colocadas próximas aos postos de trabalho, a fim de permitir, em caso de emergência, a saída rápida dos trabalhadores, independentemente do previsto no subitem 18.6.5. (118.146-7 /I4)
    18.6.8. Os materiais retirados da escavação devem ser depositados a uma distância superior à metade da profundidade, medida a partir da borda do talude. (118.147-5 / I4)
    18.6.9. Os taludes com altura superior a 1,75m (um metro e setenta e cinco centímetros) devem ter estabilidade garantida. (118.148-3 / I4)
    18.6.11. As escavações realizadas em vias públicas ou canteiros de obras devem ter sinalização de advertência, inclusive noturna, e barreira de isolamento em todo o seu perímetro. (118.151-3 / I3)
    18.6.12. Os acessos de trabalhadores, veículos e equipamentos às áreas de escavação devem ter sinalização de advertência permanente. (118.152-1 / I3)
    Se a EMASA, seguisse pelo menos 1/3 dessas regras, Rosivaldo não teria morrido!!

  2. COMUNIDADE DE URUÇUCA NÃO SAI CONVENCIDA DAS CONTRA-VERSÕES DAS AUTORIDADES DO JUDICIÁRIO NO FÓRUM.
    24 Abr 2009 – 12:03:57
    Não bastasse o abuso de poder do legislativo e do Executivo do nosso município, agora o poder judiciário o qual deveria agir de forma mais contundente, empurra de maneira grosseira a culpa na comunidade como se a mesma não estivesse sofrendo das atrocidades coniventes por parte da própria autoridade por tal.
    Uruçuca, realmente, sempre esteve em último plano sobre quaisquer melhorias que venham abranger como um todo a participação direta da população. Nada perante a lei é impossível, mas Uruçuca é irreversível nos moldes da justiça. E fica por isso mesmo! A baderna é o grande trunfo pelas vias liberadas pelas autoridades locais. “Quem manda agora é nós”. Palavras insensatas de pessoas aniquiladas pelo poder. E o poder cria essa satisfação de confiança, abusando das normas impetradas pelo próprio poder.
    Uma comunidade pode estar adormecida, mas não morta.
    BLOG: quibe48.blogmoleza.com

  3. FEIRANTES DE URUÇUCA SENTEM-SE EXTORQUIDOS PELA PREFEITURA.
    Os barraqueiros da feira livre de Uruçuca estão revoltados com as taxas cobradas pela prefeitura.As pessoas que vivem na informalidade têem no espaço do comércio ambulante uma alternativa para driblar a crise e o desemprego que castiga o município. Os pequenos produtores da zona rural, vendedores de salgados, roupas e outros produtos, defendem o seu pão de cada dia na feira local, mas poderiam está apelando para atos ilícitos, no entanto preferiram contar com a dignidade. Este blogueiro conversou com alguns feirantes e estes informaram que no passado nada era cobrado. Hoje, todos devem pagar R$ 10,00 por Sábado, ou do contrário não continuam trabalhando.
    Fonte: Boca Livre
    Postado por SICILIO FALA MARCIA

  4. o laudo medico dará a causa morte não adianta ferir a família enlutada, passando detalhes durante o atendimento, um ser humano quando perde os sinais vitais, no local do acidente, pouco pode ser feito.

  5. quando o samu chegou ao local rosivaldo ainda estava vivo,pediram pra enfermeira do samu para que ela colocasse a mascara com o balao de oxigenio em rosivaldo.a enfermeira falou que ela nao podia fazer nada, que diante daquela situaçao era preciso primeiro o corpo de bombeiros retirar rosivaldo, para que ela podesse dar os primeiros socorros . e nessas horas cade o corpo de bombeiros, estava perdido la na av. itajuipe proucurando a kildare ja que o acidente foi em frente a kildare no sao caetano

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *