Tempo de leitura: 2 minutos

O educador e poeta baiano Jorge Portugal lavou a alma com o episódio da briga dos ministros do STF, Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa. De tão leve, ela ditou um texto que traduz todo o sentimento desta nação negra que há séculos esperava calada por esse 22 de Abril. O documento foi publicado como artigo no A Tarde de hoje. A seguir, um trecho. Mas vale a pena a leitura completa. Para isso, clique aqui.
Supremo Ministro
Jorge Portugal
Naquele 22 de abril de 2009, nenhum nobre navegante português ousaria nos “descobrir”. Descobertos fomos pelos olhos e pela voz do primeiro negro que, com altivez e coragem, no topo da nau capitânia do judiciário, admoestou o pretenso comandante.
Naquele 22 de Abril de 2009, não caberia um 7 de setembro em que o filho do rei, futuro imperador do país, daria gritos de independência às margens de um riacho qualquer; ali, ouvimos o brado da liberdade e da insubmissão da voz abafada do povo, silenciada por séculos pelos donos do poder, através de sucessivos crimes de lesa-cidadania: “respeite, ministro! Vossa Excelência não tem condições de dar lição de moral em ninguém!”.
Naquele 22 de Abril de 2009, nenhuma princesa “bondosa”, assinaria uma vaga lei que nos concedia liberdade, mas nos cassava a condição de cidadãos, proibindo-nos o voto, a escola de qualidade e o trabalho digno; presenciamos sim, a abolição proclamada em nossas almas, 121 anos depois, pela voz corajosa de um Luís Gama redivivo, encarnando todos os quilombos massacrados e abrindo os portões de todas as senzalas: “Vossa Excelência não está nas ruas; está na mídia destruindo a credibilidade de nossa justiça!”.
Naquele 22 de Abril de 2009, nenhum marechal, de pijama, ousaria proclamar república nenhuma; o pacto de poder que condenou a maioria de nossa gente a ser um povo de segunda classe, viu-se desmascarado pela indignação patriótica de um João Cândido reeditado, que fez a chibata girar em movimento contrário, açoitando o lombo dos que se acostumaram a bater, por séculos a fio:”respeite, ministro! Vossa Excelência não está falando com seus capangas do Mato Grosso!”. (…)

15 respostas

  1. vou fzer uma declaração bem, mais bem popular para o texto de nosso amigo e frequente visitante em nossa região:
    – Uh Uh!!!!!!
    belissimo, viva a humanidade e seus caprichos…
    afonso zeni

  2. Zelão, ao Mestre Jorge Portugal;
    Pois é meo rei! Talvez sua Excelência o Senhor Ministro Joaquim Barbosa, não tenha na verdade buscado dar vazão ao sentimento de opressão que tem massacrado os milhões brasileiros negros, assim como ele, mas que não tiveram a oportunidade de chegar ao magno posto, até então reservado aos brancos ou aos mestiços que negam as suas origens negras,ao qual ele galgou sabe Deus com qual esforço e competência.
    Se não o fez por todos nós, acabou por fazê-lo em nome de todos nós. No mínimo a impertinência de sua Excelência, mereceu dos seus pares o comentário: – “Êta negro ousado”.

  3. É isso aí! Falou e disse, Jorge Portugal. A esmagadora maioria do povo brasileiro ficou de alma lavada. Quem sabe não seja um grande passo para a liberdade, de fato, neste País.

  4. O, Ministro do STJ, Joaquim Barbosa deu o grito dos oprimidos, dos excluidos,o grito da Independência, más seu grito foi abafado, pela mídia, o jogo sujo do poder respingou todos eles, quem não tiver pecados, que atire a primeira pedra?As pedras ficaram todas no chão do plenário do STJ, nenhum Min.teve coragem de pegar uma para atirar!
    Joaquim Barbosa teve seus merecidos 15 minutos de fama, mas seu grito foi abafado, excluido pela mídia, com o apoio recebido pelo Ministro Gilmar Mendes de 8 Ministros da Casa.Seu grito foi em vão, só durou 24 horas!

  5. adilson marques, n pense pequeno, 24 horas é suficiente tempo p vc e muita gente mudar o fato da historia, duvida?
    saia na rua e seja assaltado, seja atropelado ou atropele, ganhe na mega sena e verá q 24 horas é demais…

  6. joaquim e Portugal, só posso dizer…VALEU……..acreditamos e estamos com vcs, nós o verdadeiro OPovo Brasileiro,como já dizia e escreveu com muita propriedade nosso glorioso Darci Ribeiro.

  7. Joaquim Barbosa falou por todos os brsileiro, que clama por justiça nesse país, principalmente as instituíções que são responsaveis por elas,Joaquim respondeu por varios seguimento da sociedade, um deles foi MST,O governo Lula e a lei de imprensa, que no momento foram esposto com tanta vermencia por Gilmar Mendes.Viva a Joaquim Barbosa e a zumbi dos palmeres, por ter ressucitado na alma deste grande Homem do STF!!!!.Nós povos agradecemosss!!!.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *