Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma confusão terrível tem se repetido mensalmente (sempre no primeiro dia útil), nas unidades de saúde e na central de regulação do SUS em Itabuna. A falta de organização, aliada à pequena quantidade de cotas para exames, é responsável por um atendimento deficiente e desrespeitoso.
O promotor Clodoaldo da Anunciação critica o desrespeito que passou a imperar nas unidades de saúde, onde, na falta de quem organize, vigora a lei do mais forte. Idosos e deficientes são praticamente atropelados na hora em que as portas da central de regulação são abertas. Não se respeitam as prioridades, que são garantidas por lei e deveriam ser ainda mais asseguradas por um mínimo de espírito de civilidade.
A Prefeitura anunciou que vai tomar providências contra o que já se transformou em barbárie. Foi criado um calendário para o atendimento nas unidades, que em maio começa no dia 4, com o recebimento de solicitações de exames laboratoriais nos postos e na central de regulação, até o dia 6.
Nesse mesmo período (dias 4, 5 e 6), serão liberados exames de imagem, como raio X, ultra-sonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, endoscopia e colonoscopia. A programação segue no dia 7, com a liberação de exames de oftalmologia e otorrinolaringologia, e no dia 8 serão autorizadas cotas para consultas especializadas.
A Secretaria Municipal de Saúde diz que vai tentar agilizar os atendimentos, usando um sistema de informática próprio, que acredita ser mais eficiente que o da Secretaria de Saúde do Estado.
A esperança é de que na prática tudo ocorra conforme se prevê na teoria.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *