Tempo de leitura: < 1 minuto

A idosa sofre com a falta de leitos em UTI - Foto: João Queiros
A idosa sofre com a falta de leitos em UTI - Foto: Antonio Queiros

A ex-cozinheira aposentada Anália Rodrigues de Jesus, de 103 anos, está há cinco dias internada no Centro de Saúde Dr. Rodrigo Argolo, em Presidente Tancredo Neves, no Baixo Sul. Ela espera por uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de problemas respiratórios.
Dona Anália foi levada para lá pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que lhe deu os primeiros socorros ainda dentro da casa da filha, Valdiva Souza Rodrigues, 68 anos, com quem mora há oito anos.
A chefe do posto de saúde, Adriana Barreto, afirma que o local deveria servir apenas para atendimento de urgência, mas serve como depósito de doentes. “Não há vaga nos hospitais. É preferível que ela fique aqui, recebendo assistência, do que em casa”.
Ela, porém, lamenta o desvio de finalidade do local. “Enquanto acomodamos alguém aqui, estamos deixando de socorrer outros”. A Sesab informa que há um déficit de UTIs no estado, que está sendo regularizado com a construção de novos hospitais estaduais. Com informações de G1 e Correio da Bahia.

2 respostas

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *