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O ainda secretário estadual de Educação, Adeum Sauer, foi recebido com festa nesta sexta-feira (07) no aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus,  por um grupo de professores e dirigentes de escolas públicas do sul da Bahia.

A homenagem, ocorrida no saguão do aeroporto, foi a última prestada a Adeum como titular da pasta já que, na próxima terça-feira (11) ele entrega oficialmente o cargo ao governador Jaques Wagner.

Bastante abatido e aparentando cansaço, Adeum chegou a sofrer um mal-estar durante o encontro com os professores. Por pouco não desmaiou, e teve que ser amparado.

O professor sofre de pressão alta e, segundo informou, não havia tomado café nem almoçado. As informações são do site Jornal Bahia Online.

O ainda secretário estadual de Educação, Adeum Sauer, foi recebido com festa nesta sexta-feira (07) no aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, sendo recepcionado por um grupo de professores e dirigentes de escolas públicas da Bahia.

A homenagem, ocorrida no saguão do aeroporto, foi a última prestada a Adeum como titular da pasta já que, na próxima terça-feira (11) ele entrega oficialmente o cargo ao governador Jaques Wagner.

Bastante abatido e aparentando muito cansaço, Adeum chegou a passar mal durante o encontro com os professores. Por pouco não desmaiou. Cegou, inclusive, a ser amparado. Ele sofre de pressão alta e, segundo informou, não tomou café e nem almoçou.

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  1. acho eu que o ocorreu na verdade com o Adeum HILÁRIO, já foi a febre FDP(FALTA DE PODER), pois, os PesTistas quando perdem o poder adoecem, ficam loucos, desesperados, pressão sobe, pois, a fome do poder desse povo não é brincadeira, É TUDO PELO PORDER NÃO IMPORTA COMO ACONTEÇA(CUIDADO MIRALVA MORTINHA PARA NÃO SOFRE COM O FDP VOCÊ PODERÁ A SER A PRÓXIMA FDP “FORA DO PODER”)

  2. Também, com o “lanche” que as companhias aéreas estão fornecendo aos “sobreviventes”, só pode passar mal mesmo. Vai chegar um ponto que vai ter que levar o sandwich de casa.

  3. É, eu sei o que é isso. Passei mal no banco, quando fui verificar o meu saldo e estava a zero. Quatro meses após ser contratada através do sistema PST pelo Governo do Estado da Bahia, sem ver a cor do dinheiro. Inclusive verifiquei no INSS e os descontos não foram repassados.

  4. Zelão, diz: – Adeun, não merecia!

    Considerado como um dos maiores especialista na área da educação básica, no Brasil, o mestre Adeun Sauer, sai de forma inglória – como incapaz – do governo Wagner.

    Não foi por capacidade de articulação política que Adeun assumiu a Secretaria de Educação do Estado. Assumiu, por capacidade técnica. Agora, dois anos e sete meses após ter assumido, segundo as declarações do governador Jaques Wagner, deixa o governo “porque o seu desempenho estava aquém das orientações do governador”. Em outras palavras: – Fraco desempenho à frente da secretaria. Sai com as suas qualidades técnicas postas em dúvida.

    Não acreditamos que tenha sido esse o verdadeiro motivo. Faltou a Adeum, a capacidade política para “peitar o governador”, mostrando que incapaz tem sido o conjunto do governo.

  5. De Salvador a Ilhéus não é servido lanche, até porque não dá tempo, pois além do tempo preparo para pouso e decolagem, pouco tempo a aeronave leva estabilizada lá em cima, num voo de aproximadamente 29 minutos, ….!!!

    Algumas vezes que eu estive por lá foi servido apenas um caramelo, …!!!

    Recomendo, no entando, a quem esteja no aeroporto de Salvador, um suco de cajá com pão de queijo – com recheio de creme de queijo. Muito bom mesmo, …!!!

  6. Ora amigos

    o nobre Secretário foi demitido por causa de uns simples palavreados numa cartilha. Agora vejam:Lula, Fernando Gomes, Ratinho, Senadores e demais, inclusivde os Globais, se encharcam e emitem palavrões a torto e a direita diariamente e, é tudo brincadeira. aliás, eles podem são “ricos”…

  7. Segura essa aí,Pimenta!!!

    Salvador, 07 de agosto de 2009

    Caros Diretores Regionais, gestores escolares, professores e servidores da rede estadual de educação

    O sentimento que me invade é de confiança e de agradecimentos. Acredito num futuro melhor para a educação pública na Bahia porque sei do empenho e conheço o trabalho que vem sendo desenvolvido por vocês – gestores, professores e demais servidores da educação – especialmente vocês que estão mais diretamente “com a mão na massa”, isto é, estão lá “nas pontas”, seja nas Diretorias Regionais (DIREC), seja nas unidades escolares dando seu trabalho por uma educação pública de qualidade. Sei que a maioria de vocês, se não todos, também acredita num futuro melhor para a educação pública na Bahia. Do contrário, muitos não estariam se doando além de suas obrigações, como tenho visto e ouvido depoimentos a esse respeito, sempre que visitei nossas escolas e nossas DIREC, seja em Salvador e na Região Metropolitana, seja nesse imenso interior baiano que tem muito a nos ensinar, mas que foi muito esquecido pelo poder público em gestões passadas. Não foi a toa que, desde o final de 2008, se colocou em prática um modelo de gestão democrática, descentralizada, em rede, pensada desde o início desse governo. A escolha de dirigentes pela comunidade escolar que foi um passo importante no processo de superação do clientelismo político ainda fortemente impregnado em nossa cultura, o fortalecimento dos colegiados escolares, a autonomia progressiva para as escolas, inclusive financeira e, ultimamente, a “Caravana da Educação”, por meio da qual podemos observar, sentir e decidir com vocês e com base na realidade local questões concretas no campo da educação são alguns exemplos desse novo modelo de gestão da educação.

    Vejo, em primeiro lugar, a educação como direito, e a escola pública como espaço para assegurá-lo. Acredito num futuro melhor para a educação pública na Bahia porque conseguimos nesta gestão estabelecer de forma coletiva e participativa princípios e eixos de ações prioritárias para desencadear um processo de mudança de qualidade na educação pública em nosso Estado – ver Princípios e Eixos da Educação na Bahia – e percebo como projetos e programas fundamentais, nesse sentido, mesmo esbarrando em tantos entraves, vêm deslanchando ou se consolidando nas escolas e nas DIREC, envolvendo também as Universidades da rede estadual, tais como:
    • o Compromisso de Gestão da Qualidade da Educação que mexe com a qualidade do ensino, com a qualidade da gestão e com a articulação entre a escola e a comunidade;
    • o programa de expansão do Ensino Médio articulado com a Formação Profissional que, em pouco mais de dois anos e meio em que estive a frente da Secretaria da Educação do Estado, esta área saiu de pouco mais de 4 mil para mais de 32 mil vagas, com projeção para atingir 72 mil até 2011, captando recursos federais no valor de R$108 milhões para a construção de 66 unidades escolares de Formação Profissional;
    • o programa de melhoria e expansão da rede física (construção, ampliação e reforma de escolas), com dezenas de escolas concluídas e centenas de reformadas ou ampliadas nesses 31 meses da minha gestão, quando também obtivemos do Governo Federal a garantia de captação de mais de 150 milhões para novas obras ainda nesse governo;
    • o Trilha que prepara o jovem oriundo de categorias sociais menos favorecidas para o mundo do trabalho, criando uma rede de articulações que tornam realidade as possibilidades de trabalho;
    • o programa de expansão do Ensino Médio com mediação tecnológica que amplia as oportunidades de acesso a esse nível de ensino para o campo e áreas urbanas periféricas e de difícil acesso, mediante o uso dos avanços da tecnologia da informação e da comunicação, e a construção ou adaptação, em 2009, de 400 salas de aula;
    • o projeto GESTAR que trabalha com 4 mil professores de Matemática e Língua Portuguesa, numa cadeia de ações de monitoramento, intervenção e avaliação do processo de ensino e aprendizagem para elevar os indicadores de desempenho escolar nestas duas áreas do conhecimento;
    • o programa de apoio à pesquisa em educação, em parceria com a FAPESB, incentivando os professores e pesquisadores das universidades e instituições de pesquisa do Estado a desenvolverem estudos que subsidiem a política de melhoria da qualidade da Educação Básica;
    • o projeto de implantação do Ambiente WEB, disponibilizando espaço para docentes, técnicos e discentes das universidades e das DIREC, além dos servidores da SEC, para fomentar o desenvolvimento de tecnologia educacional da SEC, das escolas, e a construção de tecnologia de ponta das Universidades;
    • o projeto de elaboração e, finalmente, promulgação da Lei 11.473, de 14 de maio de 2009, que assegura o pagamento de pessoal na execução de Projetos Especiais, realizados em convênio pelas Universidades Públicas, beneficiando Projetos de Formação Inicial e Continuada de Professores, o TOPA, o Projeto Universidade para Todos, dentre outras ações;
    • a política da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que passou por um processo de reestruturação na sua concepção e prática nesses últimos dois anos;
    • a política de inclusão social,
    – com um programa específico de atenção à educação indígena, na formação inicial e continuada, favorecendo 315 professores indígenas de nível médio e superior, contemplando 54 escolas indígenas e 23 municípios, seleção simplificada REDA para 206 professores, elaboração e encaminhamento à Casa Civil de projeto de Lei que cria a categoria de Professor Indígena, construção de três escolas e mais 11 sendo licitadas;
    – com um programa específico de atenção especial a questões étnico-raciais na formação dos estudantes, particularmente comunidades quilombolas e cultura africana e afro-brasileira;
    – com um programa específico de atenção aos estudantes com necessidades especiais, como a formação de professores com habilidades para trabalhar com Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Surdocegueira, Braille e Sorobã, Deficit Intelectual, Altas Habilidades e outras, contemplando mais de 1.500 docentes em 354 municípios, além da implantação de uma rede de educação especial que apóie a entrada, permanência e aproveitamento do educando com necessidades especiais nas escolas públicas;
    • o AVALIE, um projeto pioneiro que introduz no País um sistema de avaliação do Ensino Médio, oferecendo novos subsídios para a melhoria da qualidade da educação;
    • a política da educação no campo, além da já mencionada expansão do Ensino Médio com mediação tecnológica, destaco, além do apoio aos movimentos sociais dos sem-terra para erradicação do analfabetismo:
    – o projeto Saberes da Terra, de 3 turmas e 300 alunos em 3 municípios em 2006, atende atualmente 190 turmas, 5.700 anos, abrangendo quatro Territórios de Identidade;
    – o programa Escola Ativa que atendia 24.202 alunos, 1.017 escolas, 1.334 docentes, 186 técnicos municipais em 148 municípios em 2006, atende atualmente 49.245 alunos, 1.839 escolas, 2.665 docentes, 490 técnicos municipais e 216 municípios;
    • o Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), o projeto de Artes Visuais Estudantis (AVE), o projeto Tempo de Artes Literárias (TAL) e os Jogos Escolares da Bahia que vêm mobilizando a classe estudantil baiana, dando especial visibilidade e concretude à escola viva. A propósito, como foi gratificante ver, em 2008, o envolvimento das escolas no FACE, no AVE (envolvendo 1,3 milhões de estudantes baianos) e nos Jogos Escolares (envolvendo 35 mil estudantes baianos de 12 a 17 anos de idade).

    Mas isso ainda é pouco diante do muito que há de se fazer para elevar o atual quadro educacional do nosso Estado. Espero que vocês possam dar continuidade a esse trabalho que vem animando a nossa juventude estudantil e edificando a história da educação pública na Bahia.

    É oportuno lembrar como foi relevante a participação de vocês para que implantássemos, na rede estadual, uma política de educação centrada nas questões pedagógicas, enfatizando, além do acesso e permanência na escola a fim de garantir a educação como direito, a política educacional no processo ensino-aprendizagem para todos, o educador e o educando como sujeitos centrais do processo pedagógico, com uma gestão democrática e participativa da comunidade escolar. Sem dúvida, inauguramos um momento de renovação pedagógica. Embora a media tenha um papel importante na formação da opinião pública favorável ao desenvolvimento da educação, em geral, tem pouca sensibilidade em questões mais centrais da educação, e valoriza pouco os aspectos pedagógicos que são essenciais para gerar mudanças na qualidade da educação. Frequentemente, atém-se a aspectos externos que, se em determinados contextos revestem-se de certa importância, pouco interferem na melhoria do ensino e da aprendizagem. Quero destacar que nossa ênfase tem sido orientada para que o processo educacional nas escolas fosse pautado em bases sólidas, científicas, pensadas e planejadas por um corpo pedagógico capaz de intervir no processo de forma criativa, construtiva e não apenas copiadora e reprodutiva. Gestão em educação começa com a formação de uma cultura pedagógica. E nosso grande desafio consiste precisamente na consolidação de uma nova cultura pedagógica. Mas temos consciência de que mudanças culturais não se adquirem em um ou dois anos, nem num mandato de governo. É um processo lento, mas deve haver apoio necessário, continuidade e persistência.

    É com esse olhar que, dentre todos os projetos acima mencionados e outros que poderiam compor essa relação, destaco especialmente o Compromisso de Gestão da Qualidade da Educação, orientado que está para gerar profundas mudanças nos indicadores da educação pública no Estado, com processos e instrumentos pedagógicos que tornem a escola mais viva e mais efetiva na formação e preparação dos estudantes, em conformidade com as mudanças e as novas exigências que o mundo apresenta. Dentro desse Compromisso de Gestão, foi importante a ação de vocês, por exemplo, na distribuição e colocação dos aparelhos de TV Pendrive em todas as salas de aula da rede, equipamento este que faz uso da tecnologia e comunicação modernas para dinamizar as aulas e facilitar a aprendizagem dos nossos estudantes. Para potencializar o uso da TV com pendrive existemvários portais de livre acesso com uma riqueza de material educativo para todas as disciplinas, tais como o da Secretaria da Educação do Paraná e da Universidade de Brasília. Na SEC, está sendo concluída a produção de 60 video-aulas em DVD, com conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens para a 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª Série do Ensino Médio, além de outros materiais didáticos que serão distribuídos a partir deste mês de agosto a todas as escolas da rede e que terão impacto direto na melhoria da aprendizagem dos nossos estudantes e, consequentemente, nos indicadores educacionais porque levam em consideração os conteúdos curriculares avaliados pelo INEP/MEC.

    Está sendo importante a participação de vocês na implementação do projeto político-pedagógico e do plano de ação para tornar realidade, em cada unidade escolar, um processo de mudanças significativas para a educação pública baiana. Se enfatizo a cultura pedagógica, é obvio que não se pode deixar de lado aspectos materiais; sem eles também não se faz uma boa educação. Daí o meu empenho em buscar recursos para ampliar as possibilidades de acesso à escola e reformar a situação “sucateada” que encontramos a rede estadual. Neste sentido, tem sido fundamental a participação de vocês no revigoramento e reequipamento das DIREC e das escolas.

    Obviamente, não poderia deixar de fora o programa TOPA – Todos Pela Alfabetização que tem sido uma das bandeiras de inclusão social desse governo, por meio da Secretaria da Educação. Apesar das dificuldades e imperfeições, trata-se de um programa de mobilização de toda a sociedade baiana em prol da educação que atraiu do Governo Federal um montante superior a R$ 84 milhões para a Bahia, em forma de pagamento e bolsas aos professores envolvidos no programa, tendo alfabetizado 171 mil jovens e adultos na primeira turma e estando em fase de conclusão a alfabetização de mais de 300 mil na segunda turma, ao mesmo tempo em que já estão inscritos mais de 300 mil para a terceira etapa. Espero que o programa tenha continuidade mesmo depois de concluído o mandato do atual governo. Mas, com toda a certeza, seu sucesso em mobilizar a sociedade não teria acontecido sem a forte participação dos nossos gestores educacionais, atuando em todo o território baiano, em articulação com os gestores municipais, entidades sociais, ONGs e movimentos sociais.

    Também não poderia deixar de mencionar o programa de formação inicial de professores, nas modalidades presencial e a distância, o maior do Brasil, com 54 mil vagas, que a SEC, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), estruturou e está implementando, numa parceria com o Ministério da Educação e unidades formadoras do Estado, especialmente as nossas universidades estaduais. Chama atenção a grande participação dos municípios neste programa: 75% das vagas são das redes municipais. Na formação continuada, destaque merecem os novos procedimentos de seleção, com critérios impessoais, adotados pelo IAT para o processo seletivo dos candidatos aos cursos e seleção dos formadores, introduzindo uma nova prática que pode se transformar em nova cultura de gestão democrática no processo de formação de professores do Estado.

    Com este programa de parceria para a formação de pessoal no campo da educação pública, consolida-se uma nova relação de cooperação entre Estado, Municípios e o Ministério da Educação em favor da melhoria da qualidade da educação pública na Bahia. Esta nova relação de cooperação na área da educação vem sendo construída desde 2007, especialmente com o programa de transporte escolar para o Ensino Médio no campo que ganhou mais força em 2008, com o TOPA que hoje já inicia a organização da terceira etapa para atingir 1 milhão em 2010 e com o Programa de Apoio aos Municípios (PROAM), por intermédio do qual a SEC tem apoiado os municípios na elaboração do seu Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE), do seu Projeto Político-Pedagógico (PPP) e do seu Programa de Ações Articuladas (PAR).

    Por tudo isso e por muito mais que tem sido ou que vem sendo feito, caros dirigentes regionais, gestores escolares, professores e servidores da educação pública deste Estado, sou-lhes muito grato pela colaboração que encontrei em todos vocês. E, se por ventura, o melhor não foi feito, deve-se especialmente aos empecilhos encontrados no caminho, herdados ou não, e que persistem no atual governo, e foge da alçada do Secretário da Educação removê-los. Falo, particularmente, da baixa autonomia da SEC para resolver seus problemas de pessoal e financeiros. Agradeço o esforço de vocês, especialmente no primeiro semestre deste ano, quando sofremos carência de pessoal e de pagamentos. No mesmo período, a SEC demandou autorização do Governo para convocar 1.100 coordenadores pedagógicos, indispensáveis para se deslanchar um processo de mudança de qualidade nas escolas. Mas, sem esse atendimento, conforme pedido, e também sem a contratação suficiente de professores em tempo certo, além da liberação tardia de recursos para atender às necessidades das escolas, inclusive de pessoal de apoio e de serviços gerais, muitos de vocês tiveram um sobre-trabalho, gerando stress e descontentamento, por vezes exacerbado, entre gestores, professores, servidores, nos pais de alunos e nas comunidades. Inclusive, fomos obrigados a lançar mão de estagiários para suprir a função de docente nas escolas. Mas tenho certeza de que o novo Secretário, hoje, encontrará condições favoráveis para superar tais desafios e dar prosseguimento aos principais projetos e programas sendo implementados, além de ajustar e criar novas propostas adequadas às mudanças que forem se delineando.

    E aproveito a oportunidade para dizer-lhes que sou grato ao Governador Jaques Wagner por me ter dado a oportunidade de estar, junto com vocês, a frente da Secretaria da Educação do Estado, durante esses dois anos e meio de governo da Bahia.

    Deixo-lhes o meu abraço, sem querer me despedir porque minha luta por uma educação pública de qualidade continua. Ela não começou aqui e também não termina aqui.

    Adeum Sauer
    Secretário de Estado da Educação

  8. Simplesmente nada mais foi que uma ingraditão o que o Governador Wagner fez a Adeum Sauer, ele foi na garganta errada para justificar seu desgoverno. O poder Executivo é pra quem sabe executar e o Governador já provou que não sabe. Não conheço um só secretário de Estado com a simpatia e competência que o Adeum Sauer, infelizmente ele foi secretário de um Governo FALIDO onde não há quem bote que resolva os problemas, pq o problema eh o mandatário maior. Portando, Adeum Sauer deixa a educação baiana cansado, cansado em tentar fazer este governo fazer alguma coisa.
    Valeu Adeum!!!

  9. O professor Adeum é uma pessoa muito simples, pé no chão…
    Parabenizo-o pelo trabalho realizado na SEC.

    Estamos contigo professor.

    Abração.

  10. Rendo saudações ao ainda Secretário de Educação do Estado da Bahia. Com ele a educação melhorou e muito…….. pena que apenas dois anos e meio é muito pouco para se implementar tantos projetos pensados….. Em breve vamos perceber os mais e melhores resultados dessas ações de agora …. muitas vão aparecer em médio e longo prazos….. até porque projetos de Estado, feitos com seriedade,competência e compromisso constumam durar prá sempre…….
    Parabéns Secretário e PROFESSOR Adeum Sauer!!!

    A Educação Pública da Bahia agradece a SUA sensibilidade, a competência, o comprometimento e a visão de futoro com que o senhor SEMPRE tratou a EDUCAÇÃO pública de qualidade…. SUCESSO MAIS AINDA DE AGORA EM DIANTE……

  11. PARABÉNS, secretário ADEUM SAUER!!!

    Por ter demonstrado durante todo esse curto tempo, de que é possível sim MUDAR-MOS a triste realidade da nossa Educação…

    Pelos inúmeros projetos implentados em prol da nossa Educação Pública de Qualidade, em especial a superior….

    Pela ações desenvolvidas visando sempre a descentralização, autonimia, inclusive financeira, e pelo esprírito DEMOCRÁTICO com que o senhor soube muito bem ecoar….

    Tenha certeza de que a sua curta duração a frente da Secretaria de Educação – dois anos e meio é muito pouco para se mudar uma triste realidade secular – nos deixou muitos ensinamentos e principalmente, a esperança de que teremos sim, uma EDUCAÇÃO com mais QUALIDADE!!!

  12. OS MEUS SENTIMENTOS prof.ADEUM SAUER!!

    Com o senhor a frente da Secretaria de Educação, pude constatar que realmente a nossa educação MELHOROU MUITO!!!

    São homens públicos com o seu perfil – competente, comprometido e democrático – que realmente podem MUDAR a nossa triste realidade educacional….. Só mesmo quem luta e vive a educação diariamente pode nesse momento te AGRADECER por tudo que fez em tão pouco TEMPO…..

    SUCESSO maior ainda daqui prá frente…

  13. Nunca tinha lido tanta besteira de uma só vez.A educação da Bahia ta uma merda:
    1- os espaços físicos das escolas estão mais para presídio do que para escola.
    2- em 80% das escolas não existe área para prática de esportes
    3- somente 4% das escolas possuem bibliotecas
    4- a merenda escolar resume-se em bolacha com refresco
    5- os currículos escolares estão ultra ultrapassados
    6- todos os professores trabalham insatisfeitos com o salário de miséria que recebem
    7- os professores trabalham cansados pois todos eles trabalham 60 horas semanais para poderem ter um salário razoavel
    e tantas e tantas outras coisas ruim da educação.
    Vejo que voces deviam estar sentados em seus gabinetes gelados ignorando a crua realidade da educação.
    Graças a Deus voces foram exonerados para o bem do serviço público.

  14. Xaromba …Que nome ridículo!!!
    Você deve ser daquelas Carlistas cegas que não v~e um palmo além.Seja Carlista TUdo bem ,Mas enxergue .Wagner vc sabe que não é burra … eu acho já pegou a bhia na merda .O que ele está tentando é limpa-la Sua bosta. Deixe de ser burra IDIOTA.PENSE ANALFABETA e olhe eu não sou PT viu ,Apenas enxergo.

  15. Mas a você que escreveu uma das primeiras colunas acima.Falta de “Porder” é o cúmulo heim? Antes de criticar, procure alfabetizar-se. Conheço bem tipinhos como você. Ou melhor, nossa velha e conhecida hipocrisia que, nada mais nada menos reside há décadas nesta mísera cidade chamada Itabuna. Êta povinho piegas viu?

  16. Olha. eu so queria dizer que esse home é cotado e eu vou fizgar
    ele é gato mesmo como disse a burguezinha acima, mas é meu viu fia?

  17. Caríssima Alessandra. nota-se pelo seu linguajar que você é uma pessoa baixa e vulgar. Conhecendo Adeum como eu conheço bem, ele sequer chegaria perto de uma pessoa tão ignorante como você exceto para lhe alfabetizar. A julgar pelo seu português pobre e seu texto desordenado e sem nenhuma coesão. Para seu governo “Homem” escreve-se assim e não Home, exceto que você esteja falando casa em inglês. rs! Fisgar com Z? Nossa, é realmente o cúmulo! E além do mais ele não é peixe para ser fisgado, correto? E por ai vai…Posso até ser burguesinha, claro. Não uma golpista como você que deve estar aqui, querendo-o não por ele ser um gato, como você mesmo afirma(Aliás, acho que você deveria ser veterinária, vai gostar de bicho assim longe heim? rs)Mas sim pelo status que ele tem. DESISTE! Ele tem senso, se é o que você e outras golpistas que estejam pensando nisso querem saber. Mas voltando ao assunto, sou burquesinha(Com S de Sadia viu?) porque eu posso. Sou linda, filha de gente importante, tenho carro, dinheiro e um trabalho digno. Não procuro um homem como tábua de salvação e sim por sentir algo realmente. Ao contrário de você e de outras vigaristas que consideram isso um meio de vida. Então, fia(Que palavreado piegas!!!) Desiste, porque nem para meretriz você serve, quanto mais para amante.

  18. olha como vc fala portuges pobre ve que vc e uma burqeusinha mesmo pior que falar bonito e ser uma pessoa sem censo e nao saber separar politica de caso.

  19. Querida, já estou cansada de te ensinar a escrever. Português! é assim que se escreve. O que eu posso fazer se o teu é pobre mesmo e desordenado? Outra coisa, aprenda a ordenar o que você escreve! Seu texto não tem coesão nem pontuação, já falei! Ah, outra coisa, hilária…hhahahaha estou tendo crises de riso aqui! Separar política de caso? Bem, no teu “caso” não entendes nem de uma coisa e nem de outra, porque de política você não sabe nem qual o princípio básico e caso só se for com um tabaréu digno de você. E quanto a este “Censo” ao que você se refere? Ao Censo do IBGE? É porque senso, que é a palavra correta a ser usada, deriva de sensibilidade, se é que você sabe o que significa isso. Agora, deixe-me ir, tá bem Ô desucupada. Eu tenho um trabalho e um horário a cumprir, ao contrário de você que pretende “Caçar” um homem para sustentar-se. Ciscou no galinheiro errado, filhinha!

  20. Alessandra.
    desiste fia,
    num ta vendo que essa Tiana é caso de Adeum Sauer?
    só pode ser pra ta defendendo ele tanto assim. isso explica a burguesia dos dois.

  21. É realmente uma piada! Se uma mulher defende um homem, já é caso! Como a mente do Itabunense é tacanha, Meu Deus! Outra..antes de falar só corrigir, que quando chamei a Alessandra de Ô desucupada, foi uma sátira ao analfabetismo dela e não um erro, antes que os imbecis de plantão comecem a me corrigir. Bem, Lippe! não sei quem é vc e nem me interessa saber. Quanto a minha vida pessoal, isso não lhe diz respeito e você heim? deve ser um gay enrustido. É, porque mulher falando que a outra tem caso é uma inveja perceptível agora homem, é baitolagem enrustida. Procure uma lavagem de roupa ou então solta essa franga, assuma esse teu lado fêmea e deixe que da minha vida cuido eu. A burguesia a qual vc se refere vem de berço, amor. Dinheiro até se conquista, mas estirpe e classe nasce com a pessoa e isso tenho certeza que nem você e nem a tal da Alessandra possue, a julgar pelo linguajar brega que vocês usam para falar das pessoas.

  22. Tiana, vc diz q ele tem senso. que senso? pelo que sei esse homem é o maior galinha e pega todas tu ta se achando demais é bem capaz da alessandra dar umazinha com ele em troca de um bom cargo e você fica ai com tua borguesia patética achando que é a ultima bala na agulha e eu sou muito macho quer provar? nem tenho nada com sua vida so falei pq tu se acha demais deve ser uma filhinha de papai mimadinha que se apaixonou por um titio hahaha que malgosto heim? eu to sobrando aqui quer esperimentar?

  23. Lippe, nota-se pelo seu singelo apelido de Gay que tu és um invejoso. Como esse país cada dia vai de mal a pior. Você, Alessandra e Cia Limitada, deviam procurar alfabetizar-se ao invés de estar aqui postando asneiras desse tipo. Borguesia? Realmente é o cúmulo! hahaha Faz-me rir. Mas experimentar com S foi realmente devastador! Aprende a escrever, filhinho! Vai procurar fazer um curso para ser alguém na vida, é porque com esse linguajar você não chega nem a graxeiro de avenida. Quanto a vida pessoal dos outros, isso não me interessa. Por quem eu me apaixono ou deixo de me apaixonar, ou se sou filhinha de papai não é da sua conta e se você esta sobrando vá a um bordel. Procure mulheres do teu nível porque eu passo longe de pessoas como você há anos luz. Realmente, falta de senso é o cúmulo, você tem mesmo que criticar porque não é capaz de fazer melhor. Então, tome seu rumo e vá aprender a escrever. Aliás, você e a Alessandra deveriam estar juntos, pois na baixaria são experts!

  24. falta de senso é o cúmulo, você tem mesmo que criticar porque não é capaz de fazer melhor.

    Fazer o que melhor Tiana? conta isso ai hahahahahahah

    menina menina cuidado que o lobo mal vai te cumê, vai te cumê…
    de chapeuzinho vermelho e tudo mais hahahahahahahhahahahahahaha

  25. Hahahahahahahaha

    Caiu a ficha, Lippe?

    O que ele tem que você não tem? Posso enumerar uma lista:

    Caráter
    Bom senso
    Dignidade
    Inteligência
    Conhecimento
    Integridade e principalmente CULTURA:
    Coisa que você e Alessandra não devem saber nem o que significa, a julgar pelos erros de português gritantes e os palavreados de baixo calão que usam para referir-se às pessoas.
    Então, ainda ta em tempo. Procure ser uma pessoa melhor, estude e aperfeiçoe seu conhecimento, pois no ritmo que você vai não chegará longe.

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