Tempo de leitura: < 1 minuto

Médicos das unidades básicas de saúde de Itabuna e do Samu anunciaram que vão entrar em greve por tempo indeterminado a partir do dia 5. Eles reclamam que as principais reivindicações da categoria não foram atendidas pela Prefeitura.

Segundo o Sindicato dos Médicos da Bahia, a categoria está sem reajuste salarial há oito anos. Os médicos também reclamam que o adicional de insalubridade não está sendo pago como determina a lei.

O benefício vem sendo pago com base no salário mínimo e não sobre o salário base da categoria, como manda a lei. Além disso, os médicos cobram melhorias nas condições de trabalho. A falta de material básico nos postos de saúde persiste.

Se houver a greve, apenas 30% dos serviços vão funcionar no Samu e unidades de saúde. Os médicos enviaram comunicado sobre a paralisação ao prefeito de Itabuna, José Azevedo, e ao secretário de Saúde, Antônio Vieira nesta segunda-feira. Informações de A Região.

0 resposta

  1. Os médicos tiveram um reajuste salarial de mais de 100% em 94 o médico ganhava R$-780,00 valor que durou até janeiro/2008 quando o salário base foi para R$-1.600,00 mais 20% de insalubridade sobre o salário mínimo conforme CLT.

  2. Quando isso ocorre no governo de Wagner aparece “N”s Sérgio RODACUDE Oliveira dando centenas de razões. Com a prefeitura de Azevedo ainda vai aparecer uns que defendam ela, ainda querendo segundas, terceiras, chances. Esperem só pra ver os próximos comentários, se não o anterior de RODA. rsrs

    Pau que dá em Chico, dá em Francisco. 😉

  3. Diz o ditado que a aranha viv e do que tece Quanto aos médicos não é diferente. Eles tambem tem familia para sustentar e trabalham porque precisam é bom que eles paralizem em pelo menos 30/% as atividades para esse governo que ganha os tubos e não faz nada valorizar os seus serviços.

  4. Os médicos além de receber salarios infimos, os atrasos somam cerca de 04 meses na Santa Casa, que joga a responsabilidade no Estado que não cumpriu as promessas de convenio. Os médicos têem que fazer verdadeira ginástica economica para se manterem. Basta o Pimenta investigar o grau de insatisfação desses profissionais que vivem num verdadeiro clima de medo de denunciar temendo retaliações.

  5. em primeiro lugar o adicional de insalubridade é de 20% do salario minimo da região, e nao do salario dos médicos.

    se for dar reajuste pra uma classe, teria que dar para todas as outras. o trabaho dos outros é tão, ou mais, importante quanto dos médicos. uma coisa posso afirmar: os outros trabalham bem mais do que a classe reclamante..

  6. Quem também precisa entrar em greve são os ADMINISTRADORES dos Postos de Saúde.

    Falo os Administradores que fizeram faculdade de Administração de Empresas, que foram aprovados em concurso público para exercer o cargo, recebendo como salário RS 1200,00.

    Pois, enquanto os ADMINISTRADORES recebem esses salários…em alguns Postos de Saúde – a exemplo do Posto do São Caetano, do Posto de Saúde do Bairro Santo Antonio, ao Posto do Novo Horizonte, ao Posto dos Canecos – foram colocados ADMINISTRADORES CALÇA CURTAS – pessoas indicadas por padrinhos politicos e que por isso ganham não s sabe quanto… estima-se um valor entre RS 2000,00 ou RS 3000,00, isso vale de acordo com a força do padrinho…

    Chega de ADMINISTRADOR CALÇA CURTA nos Postos de Saúde, vamos moralizar a saúde…

    Parabéns Médicos…Vamos a luta Administradores.

  7. Marcus, você deve ser qualquer coisa, técnico de enfermagem, motorista de ambulância, faxineiro, menos médico, pra falar que outra categoria profissional é tão ou mais importante que médico e que tem que aumentar o salário dos outros também. Se chegar um paciente em crise asmática, por exemplo, em um hospital e evoluir com insuficiência respiratória e se nesse hospital só tiver enfermeira e técnico de enfermagem, mas não tiver médico, o paciente simplesmente morre, queridinho. Porque técnico de enfermagem não tem autonomia pra salvar vida de ningém e muitas enfermeiras não sabem nem colocar um termometro debaixo do braço de um paciente. A principal função de enfermeira em hospital é falar mal de médico, porque a maioria só é enfermeira porque não conseguiu passar no vestibular de medicina e não honra a roupa branca que veste. E outras categorias profissionais têm um diploma? Um curso universitàrio como médicos , pra exigir aumento salarial junto com a categoria médica por acaso? Enfermeira pode até ter curso universitário, mas definitivamente NÃO TÊM A MESMA RESPONSABILIDADE QUE UM MÉDICO TEM. Aliás, elas não têm responsabilidade nenhuma porque são subordinadas aos médicos. Só podem fazer alguma coisa se um médico prescrever ou autorizar. PORTANTO, DEVE GANHAR MAIS QUE TEM MAIOR RESPONSABILIDADE E NÃO QUEM TRABALHA MAIS. SE VOCÊ ESCOLHEU SER TRABALHADOR BRAÇAL E ESTÁ INSATISFEITO COM O QUE GANHA, MUDA DE PROFISSÃO, FOFINHO. MÉDICOS DEVERIAM GANHAR, NÃO O VALOR QUE ESTÃO EXIGINDO AGORA COM O PISO SALARIAL NACIONAL, QUE É DE 8.000 REAIS MAIS OU MENOS. MAS SIM 50.000 REAIS POR UMA JORNADA DE 20 HORAS SEMANAIS. PORQUE MÉDICOS SÃO MAIS IMPORTANTES DO QUE JUÍZES, QUE SÃO OS PROFISSIONAIS MAIS BEM PAGOS. SE UM JUÍZ INFARTAR E NÃO TIVER MÉDICO NA CIDADE OU NO HOSPITAL, ELE TAMBÉM MORRE, TOLINHO.

  8. Meu Deus, é por causa de pessoas como você Flávia, que o mundo está podre!!! Essa briguinha entre médicos e enfermeiros vai durar a vida inteira… Antes de falar mal da profissão, vá procurar artigos minha linda, artigos que informem para você qual é o papel da enfermagem!! APOSTOOOOOOO que nem punção venosa você sabe fazer, aposto que medicação não sabe diluir, aposto que se deixar um curativo não sabe como fazer!! Conhece a sistematização da Enfermagem? Então vá estudar colega!! Adoraria ter você ao meu lado num dia de trabalho, com certeza deixaria você bem informada sobre a importância da enfermagem!! Ahh e para terminar…com certeza você só pensa em dinheiro,coitadinhos dos seu pacientes!!! HUMANIZAÇÃO ZERO NÉ … parabéns pra vc… ahahahahhaha

  9. Perguntaram ao Dalai Lama…
    “O que mais te surpreende na Humanidade?”

    Ele respondeu:

    “Os homens,…Porque perdem a saúde para juntar dinheiro,depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.
    E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro.
    E vivem como se nunca fossem morrer…
    …e morrem como se nunca tivessem vivido…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *