Tempo de leitura: < 1 minuto
Suspeitas são de que Valdenor Cordeiro tenha morrido por envenenamento
Suspeitas são de que Valdenor Cordeiro tenha morrido por envenenamento

Quatro anos e sete meses depois, permanecem sem qualquer esclarecimento as circunstâncias em que se deu a morte do ex-prefeito de Jussari, Valdenor Cordeiro. Seu corpo foi encontrado em casa, no dia 2 de janeiro de 2005, logo após a cerimônia de posse no cargo de prefeito.

Diante dos indícios de que o político foi vítima de espancamento e envenenamento, a delegada Katiana Amorim solicitou a exumação do cadáver no primeiro semestre do ano passado. O corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna e o material necessário à perícia foi para o IML de Salvador.

Aí é que a história fica ainda mais macabra. Até hoje, segundo apurou o Pimenta, o corpo de Valdenor Cordeiro permanece no DPT e ninguém ainda viu o laudo da perícia, solicitado pela delegada.

A permanência do suspense, mais de um ano após a exumação, gera indignação em familiares e amigos de Valdenor Cordeiro, que suspeitam de ingerência política no caso.

Maxwell Cordeiro, irmão de Valdenor, diz que tem buscado informações junto à polícia, mas as respostas são sempre desencorajadoras. “Por isso, nós acreditamos que esteja havendo alguma pressão para manter esse caso na geladeira”, diz.

Além de ter sido prefeito de Jussari, Valdenor Cordeiro – que era médico – comandou a Secretaria de Saúde de Eunápolis, nas gestões de Paulo Dapé e Gediel Sepúlveda.

0 resposta

  1. Os que desejam que o Prefeito Valdenor tivesse sido assasinado devem ter insonia ao verem o que estão fazendo com a memória do Falecido.Pensando na política tentaram transformar a morte em assasinato,Diziam que Paulo Souto não tinha interesse em esclarecer o fato.Já estamos no final do desgoverno do PT e ainda nada foi esclarecido, não digam que o antigo PFL tem ingerencia no Governo do PT.Dá pra perceber que o povo de Jussari não embarcou nesta aventura e as eleições em Jussari foi vencida pelo grupo político adversário do admirado Ex Prefeito.Por fim quero que essas investigações terminem logo para essa responsabilidade não ficar para o próximo governo que certamente não será dos Ptralhas.Davi Pedreira,vamos mostrar serviço.

  2. Vejo essa situação como um descaso. Até hoje o corpo de Valdenor estar no DPT!!!

    Falta de respeito aos familiares e a memória do falecido.

    Que a justiça seja feita.

  3. Mais que descaso, o desenrolar dos fatos que sucederam a morte de Valdenor Cordeiro revela um desrespeito enorme com uma figura notável, que, independemente do reconhecimento dos seus desafetos, consagrou-se no cenário político nacional, superando a tabaroíce dos seus conterrâneos e ampliando o debate de questões relevantes para além do território baiano.
    Pena que a incompetência dos que estiveram envolvidos no ato médico que iria esclarecer a causa de sua morte e a insensibilidade das autoridades que poderiam cobrar uma conclusão para o caso, nos deixe a todos com uma sensação de impotência que pode virar indignação se depois de tanto tempo a história oficial divulgar que o nosso amado companheiro teve uma morte tão sutil que nem o legista foi capaz de perceber.

  4. gostaria de me colocar a disposição da familia pois o que depender de mim como político, estou disposto a assinar qualquer documento para que seja emcaminhado as autoridades competentes, solicitando pressa na conclusão do caso pois, o ex-prefito Valdenor merece ter sua eterna paz, e desejo que, se exista culpados que paguem, mas minha opinião e que nenhum cidadão jussariense teria coragem de fazer um mau tão grande a valdenor.

  5. É o absurdo dos absurdos, é uma vergonha para o povo de Jussari. Senhores que fazer parte da Justiça Bahiana a comunidade de Jussari merece respeito, afinal, Valdenor era gente, não era o cachorro, tenho visto que essa e estar sendo tratado pior de que um animal irracional, vários protestos foram feitos, mas mesmo assim, nada vezes nada. o que está acontecendo? Mas Deus sabe todas as coisas, e na hora certa, entra a Justiça do DEUS TODO PODEROSO.

  6. CASO VALDENOR CORDEIRO CONTINUA SEM SOLUÇÃO

    Matéria publicada pelo blog Pimenta na Muqueca no último dia três deste mês de setembro, traz mais uma vez a nossa lembrança a morte do ex-prefeito Valdenor Cordeiro que até hoje não tem uma esclarecimento de como se deu apesar de ter completado quatro anos e sete meses da sua passagem desta vida para outra.
    Para nós do PT, e para eu como candidato a vereador, que estivemos juntos com Valdenor Cordeiro durante toda campanha eleitoral em 2004, visitando o povo, andando nas ruas, participando dos comicios, vendo o número de pessoas que aderiram a campanha e logo depois a posse no sábado, quando a Câmara esteve cheia e logo depois a entrada no Prédio da Prefeitura, tudo foi surpresa.
    Surpresa também foi o domingo, 02 de janeiro daquele ano, quando o povo estava nas ruas comemorando, dançando, comendo churrasco, abraçando, festejando e naquela tarde chega a noticias de que Valdenor Cordeiro estava morto, levando muita gente a não acreditar no que estava ouvindo e outros a cair no desespero, gritando, chorando, mostrando sua dor ao seu modo.
    Gente que construiu sonhos de ver uma jussari melhor marcada por uma educação de melhor qualidade, uma saúde que podesse zelar mais pela vida da população, uma assitência social que de fato vinhesse contribuir para uma vida mais digna para nosso municipio.
    Parece que enquanto alguns sonhavam, enquanto alguns acreditavam numa jussari melhor para o nosso povo, algo sem resposta acontecia, permanecendo sem resposta até hoje.
    O que aconteceu com Valdenor Cordeiro naquele domingo?
    Em quais circunstâncias ele morreu?
    Tentando respoder a estas dúvidas a partir dos indícios de que ele teria sido vítima de espancamento e evenenamento e outras perguntas mais, foi autorizado a retirado do corpo no ano passado no Cemitério de nossa cidade com a presença de muitos populares, além da presença de autoridades que acompanharam o evento num clima de muita tristeza, poderam relembrar, enquanto os restos eram colocados no carro do IML, cercado pela policia civil e militar, os diversos momentos da politica em que Valdenor Cordeiro fez parte como o seu primeiro mandato em que grandes obras e projetos foram realizados em nossa terra.
    Depois da exumação o corpo foi levado para o IML em Itabuna e o material necesário à perícia foi para o IML na capital do nosso estado, Salvador, permanecendo até então sem resposta e segundo membro da família, até agora ninguém teve acesso ao laudo que ajudará a esclaresse parte das questões colocadas a cerca deste fato ocorrido no dia 02 de janeiro de 2005.
    O que está acontecendo?
    É a pergunta.
    Enquanto esta pergunta não for respondida Jussari não dormirá em paz.

  7. É mais desrespeitoso ainda com Valdenor Cordeiro, pessoas que dizem que não houve assassinato ficar tentando jogar a culpa dos fatos nas costas das pessoas que ajudaram a elegê-lo. quanto a vitória do grupo rival de Valdenor Cordeiro nas últimas eleições em Jussari, todo mundo tá cansado de saber como foi: compra de votos por material de construção, dinheiro em espécie, promessa de empregos, tanto que a Prefeitura de Jussari hpje tem cerca de 300 funcionário temporários e cargos comissionados. A Justiça não poderá ocultar os fatos por muito tempo e se Valdenor realmente não foi assassinado, porquê não dão logo o laudo com as causas naturais da morte?

  8. se realmente valdenor foi assassinado, que mostre o laudo para que possam encontrar o verdadeiro culpado,se è que ele foi assassinado como os doente do seu lado politico falam,para que o assassino seja punido como manda a lei ,porque nao hà uma tamanha dor do que da quelas pessoas que foram acusada desse suposto assassinato,como e o caso de Diego do capeta que foi praticamente raptado no meio da rua,issa e desumano, porque a pior coisa e a pessoa ser julgado injustamente e ficar trancado naquele inferno que é prisão,hoje no mundo ninguem ama mas ninguem,porpue nao interra o corpo de valdenor, ficar guarndando dentro de casa, porque e um perigo para a saude das pessoa que moram naquele bairro, podem trazer doencas,para que ele descance em paz precisa respeitar a memória dele, que deus mostre a verdade,que parem de procura chifre na cabeça de cavalo.

  9. Deus da ele mesmo tira ,todos que morrem tém o direito de discanssar nos temos nos céus UM Deus que tudo ver , na bibíla sagrada o apostolo Paulo escreveu dizendo que um dia todos terão que comparecer diante de Deus para pestarmos comta de tudo que fizemos de beem uo de mal ,Valdenor sem duvida era uma otima pessoa,mais nem porisso devi se fazer acusasôes as pessoas se ouvi assasinato o assasino serar punido,prinsipalmente por Deus se não ouvi muito quidado com as acuzasões porque senão voçe cerar acuzado, dexi que deus julgui o culpado se é que esistem culpado.TODA VIDA TEM UM FIM E É DEUS QUÉM DETERMINA ESSE FIM .

  10. Pesso que as pessoa respeitem a memoria deste grande e ecelente medico e pefeito que foi Valdeno, não fiquem osando sua memoria para fins proprios.

  11. Olá, sou Patrícia Cordeiro, prima e afilhada de Valdenor Cordeiro, que me foi tirado sem pedir licença… sei que vcs que lerem esse comentario com certeza não entenderam o que vou escrever, mas é o seguinte, quando ainda pequena minha mãe me entregou a Ele e uma outra prima, para que eles me batizassem!Ainda pequena tive contato de afilhada com Valdenor, crescir sabendo que ele era um bom Homem, de ótimo caráter, e que estudou muito para ser médico conceituado pela sua generosidade. Curiosidade não me faltou de conhecê-lo, depois que me tornei adolescente, porém minha mãe e meu pai( Tio dele ), não permaneceram casados, e nos afastamos um pouco da família Cordeiro. Passaram se anos, já morava aqui em Barra do Choça, à poucos km de Vitória da Conquista, no interior da Bahia, quando ao me deitar para descansar, me suspreendo com a notícia da morte do Prefeito de Jussari, Valdenor Cordeiro, reportagem feita pelo Programa Bahia Revista. Foi um misto de emoções, eu gritei assim: – Peraí, morreu o meu Primo-Padrinho, sem ao menos ter nos conhecido?? Não, simplismente não acreditei!!! Liguei imediatamente para minha mãe, que também se fez muito triste… Depois de tanto tempo sem noticias, soube que esse meu afeto teve em minha cidade uma ou duas vezes, com o meu querido Prefeito( que tb é um Homem de bom carater e digno de ser nosso Prefeito). Bem, agora tomando um curso de Progestão, na minha cidade, estou fazendo um memorial de vida, entrei na net para colher alguns dados de parentes ( Família Cordeiro em Itabuna ) e aí descubro essa pouca vergonha com a memória de uns dos Homens mais dignos de estar vivo e entre nós…!!! Perdoe-me população de Jussari, mas vocês não deveriam em HIPOTESE alguma, permitir que os restos mortais desse Cara que foi o Cara, esteja nessas condições!!! Familiaaaa??? cadê, vocês??? Ele não tinha esposa, filhos??? NADA???!!!
    Perdoem-me de coração, mas até eu que praticamente não o conheci,me sinto indignada com tamanha falta de vergonha com a memoria desse HOMEM VALDENOR CORDEIRO.
    Postado por Patrícia Alves Cordeiro
    Filha de Manoel Cordeiro Vieira ( Zi )
    e Cleusa Alves Cordeiro ( Minininha )

  12. Ah, se alguém tiver notícias desse caso e puder me enviar, por favor entre em contato comigo, por e-mail, e se eu tiver por ai, algum parente da familia Cordeiro, entre em contato comigo, tenho imenso interesse de conhecer nossas raizes…!
    Patrícia Cordeiro

  13. Minha amada Jussarí. deixo aqui o meu apelo para uma plena solução ao caso Valdenor Cordeiro, se é que existe um caso a ser solucionado. Aproveitando o ensejo, deixo também minha eterna gratidão a essa maravilhosa figura humana, que deu-me os primeiros socorros e assistência médica, quando a mais de 30 anos atrás, ao pegar uma bola em cima do telhado da casa em que eu morava com o meu saudoso pai, Rozeno, na rua Ilhéus, acabei caindo, vindo a ficar hospitalizado em Itabuna por mais de 10 dias. passados então mais de 3 décadas, a minha gratidão a Valdenor, continua presente, certamente, eterna.

  14. Por favor. gostaria de pedir-lhes permissão, para utilizar este espaço, e informar aos nossos amigos jussarienses, principalmente aos mais antigos, que conheceram e conviveram com Rozeno da manteiga, que teve um pequeno comercio entre as décadas de 70 e 80, vizinho ao bar de Zé Leal, que ele nos deixou aos 92 anos de idade, no dia 20 de agosto passado. está na eternidade, e esperamos que esteja sob a guarda do bondoso Deus. ficou-nos a saudade, e a gratidão a Deus por ter-nos concedido nesta vida, um pai tão maravilhoso e amável…saudades meu velho.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *