Tempo de leitura: 2 minutos
O ataque aos postos policiais deixaram policiais feridos (Foto> Futura Press)
Os ataques aos postos deixaram policiais feridos (Foto: Futura Press)

Bandidos fizeram de Salvador uma verdadeira praça de guerra hoje. Metralharam três postos da polícia militar de madrugada, atacaram viatura, queimaram ônibus. Em nota, a PM informou que os primeiros ataques foram realizados por cerca de 12 homens em três carros, por volta das 5h nas unidades de Estação Pirajá, Mussurunga, Ribeira e Uruguai. Depois desses, a violência atingiu o comércio, com lojas depedradas e saqueadas, além de ônibus do transporte coletivo, que foram incendiados.

O jornalista Samuel Celestino escreveu em seu site (www.bahianoticias.com.br): “Salvador experimentou um Sete de Setembro inimaginável. Ao invés de uma festa cívica, vivenciou uma segunda feira de inusitada violência que bem provavelmente nem a polícia tenha a exata explicação sobre o que de fato aconteceu”.

O experiente jornalista também narra o desenrolar dos acontecimentos da tarde: “Um grupo de adolescentes, calculadamente 50 deles, fez um arrastão em Coutos, assaltando, invadindo lojas e terminando por incendiar um ônibus. No início da tarde, no Trobogy, quatro bandidos assaltaram mais um ônibus e também o incendiaram. Já no final da tarde, sem confirmação oficial da polícia, no Alto do Coutos e em Periperi, mas um ônibus foi incendiado”.

O saldo até agora são três bandidos mortos e três policiais feridos, além dos prejuízos materiais. Segundo informações da PM, a ação teria relação com a transferência do traficante Cláudio Eduardo Campanha para o presídio federal de segurança máxima em Campo Grande (MS).

0 resposta

  1. Há muito, as ações do crime organizado (a exemplo do Rio de Janeiro) já chegou a Bahia. Somente hoje, sete de setembro de 2009, que se tornou explicito. A matança de Policiais nas ruas, independentemente de categoria, já se tornou incontrolável. E nada se faz para modificar esta estatística. De um lado traficantes, com seus soldados impetuosos, armados com pistolas, AR15, granadas, rádios que operam na fequência da polícia, carros roubados, dinheiro, drogas e “proteção”. Do outro, a polícia, com seus revólveres calibre 38, as vezes pistoloas, as vezes coletes a prova de balas, as vezes gasolina na viatura e até mesmo, as vezes viaturas.
    Isso não é nada animador e é a pura verdade. Quem perde? A comunidade, mas principalmente, os familiares dos policiais é claro. Eles não sabem se voltam pra casa… Percebemos que o grito de independência precisa ter bis. Um grito mais alto e cada vez mais forte, e todo mundo junto, para que desta forma, alguém talvez escute…

  2. Carta de um policial a um bandido

    Senhor Bandido,

    Esse termo de senhor que estou usando é para evitar que macule sua imagem ao lhe chamar de bandido, marginal, delinquente ou outro atributo que possa ferir sua dignidade, conforme orientações de entidades de defesa dos Direitos Humanos.

    Durante vinte e quatro anos anos de atividade policial, tenho acompanhado suas “conquistas” quanto a preservação de seus direitos, pois os cidadãos e especialmente nós policiais estamos atrelados às suas vitórias, ou seja, quanto mais direito você adquire, maior é nossa obrigação de lhe dar segurança e de lhe encaminhar para um julgamento justo, apesar de muitas vezes você não dar esse direito as suas vítimas. Todavia, não cabe a mim contrariar a lei, pois ensinaram-me que o Direito Penal é a ciência que protege o criminoso, assim como o Direito do Trabalho protege o trabalhador, e assim por diante.

    Questiono que hoje em dia você tem mais atenção do que muitos cidadãos e policiais. Antigamente você se escondia quando avistava um carro da polícia; hoje, você atira, porque sabe que numa troca de tiros o policial sempre será irresponsável em revidar. Não existe bala perdida, pois a mesma sempre é encontrada na arma de um policial ou pelo menos sua arma é a primeira a ser suspeita.

    Sei que você é um pobre coitado. Quando encarcerado, reclama que não possuímos dependência digna para você se ressocializar. Porém, quero que saiba que construímos mais penitenciárias do que escolas ou espaço social, ou seja, gastamos mais dinheiro para você voltar ao seio da sociedade de forma digna do que com a segurança pública para que a sociedade possa viver com dignidade.

    Quando você mantém um refém, são tantas suas exigências que deixam qualquer grevista envergonhado. Presença de advogados, imprensa, colete à prova de balas, parentes, até juízes e promotores você consegue que saiam de seus gabinetes para protegê-los. Mas se isso é seu direito, vamos respeitá-lo.

    Enfim, espero que seus direitos de marginal não se ampliem, pois nossa obrigação também aumentará. Precisamos nos proteger. Ter nossos direitos, não de lhe matar, mas sim de viver sem medo de ser um policial.

    Dois colegas de vocês morreram, assim como dois de nossos policiais sucumbiram devido ao excesso de proteção aos seus direitos. Rogo para que o inquérito policial instaurado, o qual certamente será acompanhado por um membro do Ministério Público e outro da Ordem dos Advogados do Brasil, não seja encerrado com a conclusão de que houve execução, ou melhor, violação aos Direitos Humanos, afinal, vocês morreram em pleno exercício de seus direitos.

  3. Tem que pegar esses bandos de vagabundos e vândalos e matar tudo é isso que eles merecem. Infelizmente a lei brasileira protege essa tropa de vagabundo, pois se um homem de bem matar um ladrão desse vai preso.

  4. Amigo Humberto Campos, o governo divulga não, realmente foram contratados 6600 novos policiais.
    Em São Paulo e Rio de Janeiro isso é constante, mas na Bahia a resposta é rápida.
    E o policial quando entra faz o juramento de defender o cidadão com o sacrificio com da própria vida, em defesa do povo baiano e isso o governo Wagner está dando todo apoio.
    Noticias com esta o Jornal Nacional noticiou, pois a midia só expressa noticias ruim, agora as coisas boas ela não monstra, tais como:

    * O jogo do Brasil e Chile só vai acontecer na em Salavdor, pela intervenção do governo Wagner, pois a Fonte Nova está fechada e Pituaçú estava desativado, e Wagner aumentou sus capacidade de 16 mil para 32 mil torcedores

  5. Victor Costa ja foi no Rio de Janeiro, São Paulo.
    A Seleção joga amanhã, casa cheia, tudo tranquilo, só você um bonitinho quer dez policia para você.
    Se você fosse o técnico da seleção, o Brasil nem a seleção chilena jogaria em Salavdor.
    Deixe a campmha politica para 2010 amigo, que Wagner vai dar um show

  6. Victos Costa, a Bahia é o único estado do Brasil a realizar investigação por DNA. Wagner convocou policiais do FBI para instruir policiais da Bahia. Você sabia?

  7. Victor Costa, com Wagner a policia civil vai receber 60 motocicletas, para facilitar o serviço de investigação, isso nunca houve na Bahia do tempo do chicote

  8. Amigo Paulo a presunção da inocencia há em todo mundo, o direito a defesa também, bem de um advogado.
    Ontem mesmo no Peru, multidão matou um estudante por engano, pensando que era um ladrão.
    Todos que cometem crime, estão sujeito a lei, a diferença em que se um pai de familia matar algiuém,se ele ficar vai preso, se correr, perde o emprego e a familia fica desamparada. No caso do bandido, quando ele vai roubar ele vai pra matar ou morrer, vida e morte para ele é igual, não tem nada a perder, pois já perdeu a sua infancia, carinho de pai e mãe, se matar e for preso tudo bem, se correr não tem amor a familia.
    Amigo Paulo! Pais onde há pena de morte a violência é maior do que no Brasil.
    Alguém fala bandido tem que morrer, mas quando esse alguém tem um filho bandido, ele pensa diferente.
    Não estou defendendo bandido, apenas dizendo o tempo olho por olho dente por dente acabou.
    Leia na Biblia Efésios 6 para filhos e pais

  9. Caro Colunista
    Quando o Dep. Cap. Tadeu disse que a segurança publica na Bahia tinha acabado, está aí uma prova. E o pior é que um policial sabia que os ataques iriam acontecer. Isso é o cumulo. Governador abre os olhos ouça as vozes da experiencia chega de fazer laboratorio.

  10. A inclusão social é o mais importante, pois aumento de salario e armamento não diminui a violência, melhora o combate que é diferente.
    O que diminui a violência é os pais não deixarem seus filhos em Lan house, menor ir para festa e chegar pela manhâ; pais que dão bebida aos filhos menores, esses são aqueles menores 40 menores que aterrorizaram em Salavdor.
    A policia entra quando a familiar foi negligente.
    investa em seu filho, para outras pessoas não investir nele (caminho rui)

  11. Esse é o des(caminho) da segurança pública em nosso Estado… Qual a prioridade real do “Governo de todos os nós”????
    Se falamos em saúde, o que observamos, ao certo, é um descaso geral…
    Se falamos em Educação, o que percebemos é uma Bahia com altos indices de evasão e, como se não bastasse ainda tem o abandono das escolas públicas estaduais por parte desse rapazinho qua agora vem com cara de bom moço, tentando esconder sua incompetência, para falar em reeleição!! Não nos enrolamos mais com esses discursos, Sr JW. Vá enganar outra freguesia por que essa está cansado da sua incompetência ou invés de reeleição fale em renúncia e vá governar a sua casa, talvez lá obtenha êxito, pq como governador da Bahia o senhor é um desastre! Quem sabe se com o Sr. fora da linha de frente do nosso Estado nós não possamos ter, de fato, uma Terra de todos nós???

  12. De 2007 até hoje, Wagner já implantou 12 Unidades de Semiliberdade para Menor Infrator. Essas unidades chamada “Casa Lar”, o menor recebe um Pai e uma Mãe social para desenvolver o trabalho de ressocialização. O governo já investiu mais de R$ 6 milhões. Outra vantagens que algumas dessas unidades são no interior atendendo o ECA, que diz que o menor tem que estar perto de sua familia.
    Esse govervo trabalha!

  13. Resquício dos desgovernos carlista, soutista! Ficaram empurrando a sujeira pra debaixo do tapete, sobrou pra Wagner que não é um governador autoritário. Por acaso vocês querem dizer que a bandidagem na Bahia foi trazida de dois anos pra cá ?! Os próprios bandidos ficavam murchos, com a trupe de ACM, agora estão achando que podem ficar à vontade. Coisa de quem confunde democracia com vandalismo, com jagunçada.

    Outra questão importante: os poderes tem que compreender os direitos do cidadão tem que ser preservados; enquanto não compreendem, fica assim… A polícia gasta recursos do contribuinte para investigar e prender, mas a INjustiça solta, com pena dos pobres coitados. Uma vergonha! Um acinte!

  14. Caro wALT,

    Até agora não entendi o tom aparentemente agressivo de seus comentários a mim dirigidos. Eu apenas disse que Jaques Wagner precisava resolver o problema com urgência, até porque ele é o governador eleito pelo povo para enfrentar as aflições do Estado.

    P.S.: se Wagner fez tudo isso msm que vc falou, pra mim não faz a menor diferença – a violência continua crescendo na capital e no interior do Estado.

  15. À propósito, onde estão todas essas ações do Mr.W??? Por que por onde quer que a genet ande ou observe só vemos desorganização, violência, bagunça, enfim….. por favor, mostrem onde estão essas benfeitorias pq até hj a gente só sabe de uma coisa: “Eita, ‘HOMI’ que deixa a desejar!!!!”

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *