Tempo de leitura: < 1 minuto

O guarda municipal Giovane Maurício agrediu um jovem na manhã de hoje, em Itabuna, durante a parada de 7 de setembro. Testemunhas afirmam que a vítima apanhou por insistir em permanecer além da faixa que separa o público do desfile.

O rapaz alegou que sua intenção era ficar melhor posicionado para ver a sua namorada, integrante de um dos grupos que participavam da cerimônia. Após ser advertido verbalmente por uma guarda, ele continuou no local indevido. Foi quando o guarda Giovane o retirou à força e acabou exagerando na dose.

A vítima, que não foi identificada, levou tapas e empurrões e disse que levaria o caso à justiça. Confira no vídeo abaixo (paciência, pois – a depender de sua conexão – pode demorar um pouco para carregar):

0 resposta

  1. As imagens são claras. O guarda deve ser advertido e devidamente punido, e se não for demitido pelo menos que receba treinamento e intenso tratamento psicologico pois não tem nenhuma condição de estar nas ruas.

  2. EStava em local próximo ao acontecimento e acho sim que este guarda tem que ser PUNIDO mesmo!!!! Que lei é essa??? Estamos voltando à ditadura??? Pois a maioria dos guArdas de ITABUNA NÃO ESTÃO PREPARDOS PARA SEREM GUARDA MUNICIPAIS E SIM JAGUNÇOS DE FAZENDA!!!

  3. Se tinha a faixa tinha q ser respeitada… Ninguem respeita nda depois quer cobrar alguma coisa de Sarney e sua trupe!! Agora tinha q ser assim pra td… Pra um Estado funcionar, tem q ser assim, infelizmente, mas eh a realidade!!
    Presenciei varias cenas onde as pessoas desrespeitavam e espremiam os q desfilavam!! Pedindo licença e dando rosas niguem iria obedecer!!
    N sou a favor da violencia, mas sou a favor do respeito as leis e as pessoas!! E no Brasil, so funciona assim msm!! O guarda ouviu mta coisa antes de reagir assim…

  4. É necessário que a administração publica Municipal analise essa ocorrencia e veja o grau de despreparo da sua guarda municipal, sugiro, que em vista da disposição e vigor do guarda que ele seja encaminhado para prestar serviço nos bairros São Roque, P Jeronimo, Novo Horizonte , Rua de Palha e similares, onde o mesmo poderá mostrar toda sua experiencia e disposição.

  5. Uma festa tão bonita em Itabuna como o desfile do 7 de Setembro não precisava de uma cena tão lamentável como essa. Os guardas municipais deveriam se submeter a treinamento em recursos humanos antes de sair às ruas.

  6. Venha cá,guarda municipal agora virou polícia foi????????
    Q absurdo foi esse gente?Eu já vinha percebendo isso nas ruas tbm,eles não tem competencia nem treinamento nenhum para estarem nas ruas…demissão neles!

  7. Enquanto isso…

    …”José Henriques”, “Jesuínos” e “inocentes” no caso do desvio de
    5 milhões da saúde MUNICIPAL, estavam cantando o Hino Nacional FELIZES, comemorando o “AMOR” por esse Brasil das oportunidades!!! pra eles).

    A polícia municipal é a cópia do governo atual.

    AMBOS DESPREPARADOS!!!!

    VIVA a Independência!!!

  8. Enquanto isso…

    …”José Henriques”, “Jesuínos” e “inocentes” no caso do desvio de
    5 milhões da saúde MUNICIPAL, estavam cantando o Hino Nacional FELIZES, comemorando o “AMOR” por esse Brasil das oportunidades!!! (pra eles).

    A polícia municipal é a cópia do governo atual.

    AMBOS DESPREPARADOS!!!!

    VIVA a Independência!!!

  9. Eu também estava lá,no entanto o povo de Itabuna é que precisam de educação.O desfile acontecendo e o povo com um comichão,com uma falta de educação,um desrespeito as pessoas que se prepararam tanto para esse dia cívico.Agora por causa de um GCM,todos pagarem ?
    E o desrespeito ao trabalho dos Guardas,quem ouviu o que esse Cidadão falou para o Guarda?Precisamos ouvir os dois lados

  10. Nem preciso dizer nada!!!
    Concordo plenamente com o comentário de eleitor grapiuna.
    deixa ele trabalhando na bananeira por pelomenos um semestre que ele volta mansinho mansinho.
    Isto é…………, se ele voltar.

  11. Inclusive de aulas com a seguinte ementa: Como suportar pessoas que desrespeitam as leis e pronto! No caso de insistência, sonhos de valsa como prêmio.

    Tem que ensinar ética às pessoas, já pensou se todos que tem namoradas, namorados, filhos, fossem pro meio da avenida?

    Ainda assim: Oh, seu guarda, quando se deparar com um desses, deixa pra lá, sai dali, deixa o menino! Quando ele cansar de ver, sai…

    Violência não!!!

  12. Por favor, necessito que me situem no tempo!!! Estamos em 1969 (auge da ditadura militar) ou em 2009 (auge da falsa democracia)? Desculpem-me pela “brincadeira” caros leitores do digníssimo blog, mas o vídeo que expõe este “guarda” municipal em atividade, é prova cabal de alguns crimes, no mínimo o crime de ABUSO DE AUTORIDADE!!! Todos sabemos que não estamos numa ditadura militar, e, sendo assim,as autoridades competentes que deste fato tomarem conhecimento, estão obrigatoriamente vinculadas a tomarem uma posição, ou seja, O Sr. Ten. Coronel Ubirajara, o Sr. Moisés damasceno, delegado-coordenador da 6 COORPIN e o representante do Ministério Público Estadual, na pessoa do seu coordenador regional Dr. Clodoaldo Anunciação, estão convocados a se manifestarem pelo ocorrido, até porque a força dos cargos que ambos ocupam os obrigam a terem uma posição mais rígida, sempre respeitando os princípios do contraditório e da ampla defesa, garantidos constitucionalmente!!! Afinal, estamos em plena ditadura ou sob a égide do “famoso” ESTADO DEMOCRÀTICO DE DIREITO?

  13. Desculpem-me, caros leitores, esqueci de convocar o nosso “digníssimo” líder do executivo municipal: e aí, Cap. Azevedo? qual sua posição em relação à atitude do “guarda municipal”? Se manifeste Capitão, ou não tem a devida ATITUDE???

  14. São guardas contratados por que votaram no prefeito, ou tem padrinho forte,o resultado dá nisso. Pessoas sem nenhum preparo, colocando pessoas de bem em perigo. É assim também com alguns agentes de tránsito da SETRAN. O correto é passar longe desses caras.

  15. Foi bem empregado para esse menino para de ficar falando besteiras em vez de obedecer a faixa. Vamos ver se ele acaba com a valentia dele agora

  16. Eu não estava lá mas vi o vídeo,na íntegra.

    Acredito que a função de guarda municipal não
    seja igual a da polícia militar.

    Fica aí a reflexão…

  17. Olha, é complicado você fazer um julgamento sem realmenteouvir as duas partes. Estão fazeno tempestade num copo d´gua.
    Eu sou Guarda unicipal aqui na cidade de Ilhéus e acho que não só as Guardas pelo Brasil afora prcise de cursos e reciclagem, como também as Polícias Civis e Militares. Mas no caso alí em Itabuna, no meu entendimento o Guarda não tinha outra alternativa. Veja que primeiro veio a Guardete que chamou sua atenção por etar atrapalhando o desfile e ele não deu ouvido. Se fosse um Policial Militar, certamente ele atendeia. No mínimo ele desacatou a autoridade do Guarda, que deveria te-lo prendido por desacato.
    Não sou simpático ao gouverno de Itabuna, masnesse caso esou co o Guarda até que se prove o contrário.

  18. No Intuito de colaborar com a situação, gostaria de convocar ao Guarda e o Rapaz para um depoimento sigiloso em Brasília, e ambos sairiam de lá e a conclusão seria: Falta de Preparo do GCM e Rapaz.

    Ao longo dessa data comemorativa os nossos Governantes e demais autoridades, só eles tem acesso a uma visão privilegiada pois estão em um palanque, e a população fica disputando espaços e inexistentes.

    Cabe agora realmente a ser apurado o caso, mais ainda existe a presunção da inocência para ambos.

  19. ESSE GUARDINHA MERECE UMA PUNIÇÃOOO
    POR ELE SER TÃO IGNORANTE
    AINDA MAIS EM UM OCASIÃO COMO..ESSE…

    EU AGUARDO UMAA PUNIÇÃOO
    PARA ESSE SER DESPREPARADO E ATREVIDO…

  20. Isso não é um guarda municipal, é um moluculo acéfalo, um quadrupede municipal. Isso é apenas o reflexo da sociedade em que vivemos, é uma geração perdida, mal educada e mal preparada que começa a participar da sociedade organizada. Como esse molusculo acéfalo existem outros como médicos, professores, advogados, PM´s, vereadores, prefeitos… eles estão por toda a parte.

  21. Enquanto isso…

    …”José Henriques”, “Jesuínos” e “inocentes” no caso do desvio de
    5 milhões da saúde MUNICIPAL, estavam cantando o Hino Nacional FELIZES, comemorando o “AMOR” por esse Brasil das oportunidades!!! (pra eles).

    A polícia municipal é a cópia do governo atual.

    AMBOS DESPREPARADOS!!!!

    VIVA a Independência!!!

  22. A Guarda Municipal, de acordo com a constituição Federal de 1988, pelo Artigo 144, inciso 8°, tem a finalidade de proteger os bens, serviços e instalações públicas do município.
    Guarda Municipal não tem poder de policia.
    Com relação à abordagem, somente os agentes públicos que possuem a função constitucional de garantir a segurança pública, bem como de investigar ou impedir a prática de crime são autorizados a realizar busca pessoal independente de mandado judicial nas condições estabelecidas pelo art. 244 do Código de Processo Penal (nos casos de prisão, de fundada suspeita ou no curso de regular busca domiciliar). Portanto, os integrantes das guardas municipais que mantêm vigilância nas instalações e logradouros municipais (parques e espaços públicos municipais), exercendo tão-somente a guarda patrimonial, nos termos do par. 8º, do art. 144, da Constituição Federal, não podem realizar busca pessoal ou qualquer outra atividade própria de polícia, por falta de competência legal.

  23. o guardinha de qualquer forma já esta errado, esse tipo de ação propagada por ele, rende pelo menos 4 anos de prisão, por se enquadrar em crime de lesão corporal, danos morais etc, além de processo administrativo e demissão que o certo, pois a sociedade não precisa ter um elemento desse a serviço do estado. Se eu fosse ele ainda processa a prefeitura por botar gente sem preparo para trabalhar. LAMENTÁVEL.

  24. o guardinha de qualquer forma já esta errado, esse tipo de ação propagada por ele, rende pelo menos 4 anos de prisão, por se enquadrar em crime de lesão corporal, danos morais etc, além de processo administrativo e demissão que o certo, pois a sociedade não precisa ter um elemento desse a serviço do estado. Se eu fosse ele ( o cara agredido) ainda processa a prefeitura por botar gente sem preparo para trabalhar. LAMENTÁVEL.

  25. NÃO VI NADA DEMAIS NA ATITUDE DO GM. ESSAS PESSOAS TEM QUE RESPEITAR REGRAS E LIMITES, SIM!! POR ISSO QUE ESSE PAÍS ESTÁ ASSIM, SEM FREIOS E DIREÇÃO.

  26. O video será importante para defesa do Guarda Municipal, pois o rapaz se monstrava agressivo e não aceitou sair numa boa do local. O povo de Itabuna precisa saber que deve ficar no passeio e não na pista.
    Só quando passa o TG eles sai.
    Quem é analista observe o rapaz com o capacete.

  27. ISSO É UM ABSURDO , A CULPA É DO SISTEMA …. QUE COLOCA UMA PESSOA DESPREPARADA PARA ASSUMIR UM POSTO COMO ESSE. ELE PRECISA DE UM ACOMPANHAMENTO PSICOLOGICO URGENTE ….

  28. A Milena disse td.
    Guarda Municipal não é polícia. O que ele foi errado e não se justifica. Quem deveria dar algum corretivo ao menor, seria a Polícia.

  29. Independente do eventual excesso na conduta do guarda municipal ( a ser investigado); ano passado foi a última vez que me desloco para ver esse desfile, justamente porque fiquei indignado com a falta de educação de nosso povo, tomavam literalmente conta da avenida, não respeitam cordão de isolamento, crianças sem disciplina, sem controle, há anos atrás era um espetaculo lindo de se ver; infelizmente, nossa sociedade decadente, não sabe o que é ordem e respeito!!!!!!!! pensam que desfile cívico é festa de carnaval, arrocha etc.

  30. 1º- A guarda civil municipal tem SIM, poder de um Agente da Policia (PM, para leigos)!!!! Só não pode encaminhar para delegacia, precisando solicitar apoio do estado(PM)…

    2º- Este vídeo esta incompleto, pois não mostra o inicio de tudo…

    3º- Observe que no minuto 1:30 o “meliante” agride o GCM com o seu capacete, com força…

    4º- Aos 37 segundos o guarda ja tinha liberado o “meliante”, mas o mesmo agrediu com palavras o GCM e aí, Art. 331 do codigo penal…
    isso se no inicio da tudo (que o video não consta), ele ja não tinha agredido o Guarda

    5º – Todos os guardas civis municipais e agentes de transito de Itabuna são concursados…

  31. Claro que o Guarda Municipal tem que ser punido e, se for o caso, até mesmo demitido, …!!!

    Agora, um coisa é certa, que o povo não tem educação, isso é verdade, pois quem tentou assistir ao desfile ao longo da Av. Cinquentenário, se viu em dificuldades, pois o povão avançava muito além do pesseio, dificultando, inclusive, a evolução das bandas, dos estudantes e demais participantes do desfile, …!!!

    Outra coisa: Num evento com tantas pessoas nas ruas, não custava nada colocar alguns banheiros químicos, em algumas travessas, ao longo da avenida, pois o mal cheiro, após o desfile, com as aminas primárias contida na urina das pessoas, altamente voláteis, efeito do sol quente mais a fermentação da urina, foi insuportável, …!!!

    Tem muita gente boa por aí necessitando se qualificar, quando o assunto é organização de eventos públicos, …!!!

    Pelo amor de Deus, …!!!

  32. Eu estava neste local por alguns instantes enquanto aguardava o desfile do meu filho que é “Desbravador” da Igreja Adventista, e percebi que enquanto eu esperava, que esse mesmo elemento o “guarda” agia com uma certa truculencia empurrando as pessoas inclusive um rapaz que intertido despercebido vinha caminhando quando esse cara deu uns empurrões que o rapaz ficou até surpreso com a atitude dele pois não sabia o motivo pelo qual estava sendo maltratado,humilhado em meio a multidão, só lembrando que entre os GCM,se encontra muitas pessoas de carater e respeito ao contrário desse cidadão!!!!!!!!

  33. a população de Itabuna tem q deixar de ser mal educada, ignorante, imunda. Se existem regras, é pra serem respeitadas. Já pensou se cada um q tivesse sua namorada/o quisesse ficar no meio da avenida? Tem q cair no pau mesmo!

  34. Eu tenho 40 anos e em toda minha vida nunca ouvir falar em que os guardas e policiais podem agredir uma pessoa sem ela ter ao menoos cometido um crime e pra mimisso teria ser caso de demitir o agressor e coloca-lo atrás das grades!!

  35. Ignorância de quem acha q esse “guarda” esta certo, punir uma falta de educação cm violência e a pior falta de educação já vista. Se o garoto reagia à agressão cm palavra foi bem feito. Ate por que se ele falou alguma coisa para o “guarda” essa pessoa que se diz “guarda” ñ teria o direito de aborda o garoto da quela forma bruta e selvagem porque isso nem é desacato à autoridade.
    Tem que fazer uma limpeza nesse nosso sistema de “SEGURANÇA” q já estar, mas q defasado.
    MANDA QM TEM OBEDESCE QM PODE, ta errado isso, todos nos temos direito de ir e vir.

  36. ninguém hoje em dia tem disciplina no nosso país, que está cheio de marginal. Violência o que? se o policial advertiu verbalmente e ele não atendeu tem que ser punido mesmo, esse muleque de hoje em dia estão com a crista muito alta! não apanha em casa tem que apanha de um agente municipal! E o pobre coitado que estava trabalhando ainda passa por agressor! Por isso que o Brasil não vai pra frente o povo Brasileiro não respeita nada, o guarda é uma autoridade tem que ser respeitado e acatado!

  37. Quanta hipócrizia!

    Falar é fácil, agora vá trabalhar com pessoas mal educadas e estremamente folgadas num desfele estressante e aguentar um folgado desses desrespeitando os trabalhadores locais, o desfile e, consequentemente, a população de Itabuna.

  38. Jorge Teles falou tudo, eu tava la e tudo começou porque o garoto estava dentro da pista alegando q keria ver a sua namorada de perto quando o guarda Mauricio chegou apitando e pedindo q se retirasse dali, empurrou ele não com força que o revidou com empurrão também, e o resto é o q vcs veem no video…

    ATENÇÃO PESSOAL, VÃO LER NOTICIAS ANTES DE FALAR ALGUMA COISA
    TEM GENTE Q COMENTOU CERTO, MAS TEM GENTE Q AXA Q SABE O Q TA FALANDO, MAS ESTÃO FALANDO ASNERAS

    EU ENTENDO Q VCS TENHAM INVEJA POR NÃO SEREM CONCURSADOS, ISSO É UMA PENA PRA VCS, VÃO ESTUDAR AO INVÉS DE PASSAR O DIA TODO NA NET!!

  39. não vi nada nas imagens que demonstre violência, o policial municipal deu voz de prisão ao cidadão e usou do força necessária para conte-lo, em momento algum ele agrediu o cidadão com socos, pontapés ou fez o uso da tonfa contra o mesmo. o grande problema das imagens e que ela não tem audio, e isso gera muita especulação.

  40. Concordo com vc JORGE B.DOS SANTOS.Até porque violência gera violência.E esse GM o tal (giovane)deveria está aí sim,porém preparado… PSICOLÒGICAMENTE.

  41. VCS NAUM SABEM QUE É ESTE CIDADÃO,É CHUBINHO DO BAIRRO ANTIQUE COITADO DE SEUS FILHOS QUE CAIREM NA MÃO DELE FICARÃO DEPENDETES QUIMICOS ANTES DE VER O QUE ACONTECEU O QUE SERÁ O QUE OCORREU ANTES DA FAIXA.O GUARDA ESTA CERTO POR QUE NINGUÉM TEM SANGUE DE BARATA.ANTIQUE CONHECE CHUBINHO MUITO BEM COITADA DESTA SOCIEDADE MAL INFORMADA.O GUARDA ESTA CERTISSIMO.

  42. VCS NAUM SABEM QUE É ESTE CIDADÃO,É CHUBINHO DO BAIRRO ANTIQUE COITADO DE SEUS FILHOS QUE CAIREM NA MÃO DELE FICARÃO DEPENDETES QUIMICOS ANTES DE VER O QUE ACONTECEU O QUE SERÁ O QUE OCORREU ANTES DA FAIXA.O GUARDA ESTA CERTO POR QUE NINGUÉM TEM SANGUE DE BARATA.

  43. Roseno, se eu fosse vc procurava saber mas sobre os direitos humanos do que fica falando que esse Guardinha de Merda tem razão em agredir um cidadão ou falar q as pessoas que estão contraria a sua opinião são invejosas e ñ tem o q fazer por estarem assim como vc, expondo a sua ópinião na net.
    É uma violêcia sim o q essa pessoa se diz ser autoridade estar cometendo.

  44. Gostaria de comentar o desabafo do senhor Carlos Alberto Santos, que afirma, sem desrespeitosamente que os guardas municipais são contratados por que votaram no prefeito, ou tem padrinho forte. Ora, seu comentário é tão violento quanto às atitudes do GCM Giovane.
    Sou esposa de um GCM e também sou funcionária pública. Não concordamos em nada com o comportamento exagerado do GCM, e acredito que a maioria dos Guardas Municipais não foram capacitados para atuarem nesta função.
    Porém, SR Carlos Alberto Santos, afirmar que todos são contratados porque votaram no prefeito mostra a sua total ignorância com relação a vida pública da sua cidade. Acesse a lista dos aprovados do concurso público da gestão passada e o Sr vai ver a quantidade de guardas municipais e agentes de trânsito (SETRAM) que passaram e foram convocados. Os que ocupavam este cargo e não eram concursados foram substituídos pelos concursados, o meu marido é um desses concursados, e antes de entrar para a guarda, já trabalhava na área de segurança, já participou de vários cursos de formação e treinamentos e possui certificado reconhecido pela Polícia Federal.
    Assim como ele, outros guardas possuem a mesma capacitação. Não é justo que, por causa da sua insatisfação pessoal com o atual prefeito e do comportamento inadequado de um GCM mal preparado, o Sr agrida todos os Guardas Municipais da cidade, cometendo o mesmo erro do guarda que o Sr critica.
    A maioria dos que estão lá, estão por mérito e competência intelectual. Nem todos têm a sorte de contar com apadrinhamentos ou privilégios por ter votado em determinados políticos. Se eu e meu marido dependêssemos dessa condição para sermos funcionários públicos, com certeza iríamos morrer de fome, pois não temos nenhum contato com os políticos influentes da cidade. Logo, o Sr, que parece ser tão conhecedor dessa prática e saber como funciona estes jogos de interesse, deve entender que pessoas humildes não são “afilhadas” de políticos.

  45. Eu achei uma vergomha, eu acho que esse guarda deve ser preparado para lidar com os conflitos do dia dia, e esse que e que guil dessa foram deve ser afastado para servir de exemplo para os outros.

  46. Resposta para o Sr. eleitor grapiuna.
    Olha meu amigo vc deveria ser mais racional, vc deve ter algum tipo de distúrbio mental ou se faz de besta em dizer que os guardas deveriam se destacar para prestar serviços em locais com grande Índice de violência, pois eu também não vejo a policia militar e tão pouco a policia civil nestes locais. e além do mais não duvide da competência destes guardas pois toda ajuda é e sempre será bem vinda seja ela qual for e de onde for.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *