Tempo de leitura: < 1 minuto

Pelo menos 12 alunos do curso de Comunicação Social da Uesc estão com sintomas típicos da gripe suína (H1N1) depois de uma viagem a Curitiba (PR). Cerca de 40 estudantes universitários da região cacaueira estiveram no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), realizado na cidade que é uma das regiões mais infestadas pelo vírus da gripe A.

Os alunos do curso de Rádio e TV da Uesc estão apresentando febre alta, moleza e dores no corpo. O que preocupa é o tempo em que muitos desses alunos passaram sem ser medicados. Apenas depois de voltarem a freqüentar a sala de aula os alunos se deram conta de que havia similaridade entre os sintomas que vários deles apresentavam com os da gripe suína.

“Estávamos inicialmente acreditando numa coincidência e, depois, numa possível virose, já que muitos viajaram juntos. Mas nos últimos dias, cresceu muito o número de colegas com um mesmo sintoma e isso tem preocupado a todos”, contou um dos alunos, que pediu o anonimato.

O Paraná já registrou cerca de 1.400 casos da doença e 220 mortes. Alguns dos estudantes que participaram da viagem já começam, inclusive, a procurar os hospitais de Ilhéus e Itabuna e alguns já estão sendo monitorados pelos serviços de saúde. Os principais sintomas da gripe suína são febre alta (39º), falta de apetite, dores musculares e tosse.

As informações são do Bahia Online

0 resposta

  1. O evento realizado no Paraná foi o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). Por sinal, foi o XXXII congresso.

    N.R: Agradecidos, nosso rei.

  2. Gente, faltou um pouco de apuração na matéria. O nome do Congresso é Intercom e não Conecades. O Conecades acontece na Semana Santa em Guarapari-ES.

    Ok, Matheus. Vamos passar a orientação aos amigos do Bahia Online.

  3. Só estão viajando para áreas de risco, no país ou fora deste, as pessoas que não podem adiar a viagem por conta de sua importância. Agora, alunos UNIVERSITÁRIOS se sujeitando a tal viagem por causa de um congresso, que durante o curso não seria o único a acontecer, são ens congressos que ocorrem no Brasil todos os anos, será que não dava para deixar passar um, ao menos, agora poem em risco a vida de toda a população, já que o vírus circula sem controle. A UESC também é responsável.

  4. Não tinha como adiar pois qndo surgiu a gripe no sul ja estavamos todos com passagens e inscriçao no congressos pagos. O prejuizo financeiramente falando seria muito alto!

  5. Ah, tá! Pelo amorrrrrrr de Deus! Cuidado aí com o vírus da histeria social, ok?! Esses são, provavelmente, os primeiros casos que a mídia dessa região da Bahia noticia. O que não significa (mesmo) que não tenham ocorrido casos anteriores. Além disso, cedo ou tarde o vírus chega em todas as regiões do País, afinal, não são apenas estudantes universitários que viajam para regiões onde o vírus já está. E só para constar: moro no RS (Porto Alegre) e também participei deste Congresso de Comunicação Social, que, por sinal, é o MAIOR da América Latina. Sinceramente, posso afirmar que tudo o que a mídia está passando para a população é muito, muito, mas muito alarde do que realidade!

  6. Leiam a notícia direito. Alguns alunos estão com febre e dor no corpo. O alerta é desnecessário pois pode ser apenas uma virose. Além do mais, fomos pra Curitiba depois da prefeitura da cidade informar que não havia risco. E, quer saber, não vi ngm de máscara por lá.

  7. a uesc instalou os porta-alcool-gel nas salas e corredores… sabe quando tiveram alcool? nunca…

    e os banheiros heim? Seu pimenta vai la e tira uma foto…sem sabao, sem papel toalha… uma verdadeira imundice.

  8. Concordo plenamente com Cassandra, a imprensa esta fazendo muito alarde sobre a real situação da gripe A em Curitiba. Moro em Barreiras – BA e fui para o INTERCOM, eu e meus colegas não vimos nada de horrorizante e nenhum sinal de epidemia.
    O INTERCOM é uma instituição respeitada e não promoveria um evento da amplitude que é se a situação real fosse de alto risco.

  9. Stela, caso a gente deixasse de ir, quem iria nos reembolsar? Mais de 500 reais já haviam sido investidos para o congresso. (enfim, isso não é o que ganho por mês no meu estágio, portanto é muito dinheiro).
    Outra situação que vale lembrar, uma estudante de medicina pegou a gripe A sem precisar sair de Itabuna. Ela apenas estava fazendo estágio no hospital e foi contaminada. Por que quase ninguém sabe dessa situação? Se soubesse, estariam com medo de sair de casa aqui mesmo na região…
    E só para informar, o congresso contou com estudantes da UESC e da Unime e haviam mais de 100 pessoas só aqui da região lá em Curitiba. Não 40 como havia sido divulgado. Esse número (40 pessoas), é referente à quantidade de alunos que ficou no mesmo hotel que eu e nenhum deles teve qualquer vestígio da doença.
    Por isso, é melhor investigar antes de divulgar sensacionalismo e amedrontar a população!

  10. Nelsinho está certo! Já estavámos com tudo pago! O Sul pode até ter sido a primeira região a ter mais casos da gripe. Mas o vírus já circula por aí. Já soube de pessoas que não saíram de suas cidades e mesmo ficaram doentes. E foi tudo como a Bruna disse. Lá não há nenhum alarde como todos pensam. Há alcool em gel em todos os lugares de Curitiba que vocês puderem imaginar. Fui, provavelmente viajei no mesmo ônibus que os 12 alunos da UESC, e estou completamente saudável. E a H1N1 ainda não foi confirmada. Saímos do calor da Bahia e pegamos em Curitiba uma temperatura muito baixa. De 10ºC, por exemplo. Além do vento gelado, lá choveu muito. Vários alunos da UNIME e da UESC ficaram cansados por estarem presos um dia inteiro em aeroportos por conta da chuva… Nada mais normal do que pegar uma gripe!
    Não acho que o Intercom precise virar motivo para estarem condenando os alunos que viajaram para o Congresso.

  11. Muito barulho e falta de apuração

    1º Foram bem mais de 40 pessoas que foram para Curitiba. Só de ônibus fretados que saíram do aeroporto de ssa na terça foram 2, fora as pessoas que fizeram o retorno por conta própria

    2º Não só alunos (e professores) de comunicação da UESC foram para Curitiba, mas tb os da Unime e alguns alunos Ciência da Computação da UESC –

    3º Estavam ocorrendo outros eventos na cidade – de construção civil, de ciência da computação só que eu lembro;

    4º as pessoas não podem deixar de viajar por conta do medo de contrair uma gripe que mata tanto quanto a comum.

    5º quem não foi por medo perdeu de conhecer uma cidade muito bonita.

    Independente disso tudo, acho que todos devem procurar mais informações sobre a tal gripe do porco. Lembremos que outras epidemias já foram alardeadas pela mídia e caem no esquecimento.
    Outras doenças matam muito mais e nada da mídia cobrir, pq será?
    Esse vídeo no youtube mostra uma interessante perspectiva sobre a gripe suína. http://www.youtube.com/watch?v=1BHg1pIC57Y

  12. Afigueiredo está coberto de razão. A AIDS mata mais e muita gente não usa camisinha. A dengue mata mais e muita gente não elimina a água parada. Então, pra que essa presepada de usar máscaras ao sair de casa?

  13. Alô jornalistas de plantão, vamos apurar os fatos!
    Essa matéria tem muito mais pimenta do que moqueca!
    Eu, como varios UNIVERSITÁRIOS, estive no evento. E sim, eu também tive alguns sintomas da tal gripe (e não estou nessa estatística dos 12 alunos da UESC). Pensei em ir ao médico, mas já estou bem! No meu caso, creio que foi uma virose ou mesmo a mudança brusca de temperatura. So reforçando, o dia em que saimos de Curitiba foi justamente quando a frente fria estava se instalando na região. Partimos de uma cidade que estava com 14ºC (+/-) a tarde, para pegar uma temperatura de 26ºC da noite baiana.
    Nada mais comum do que fragilizar o organismo.
    Não há por que culpar os UNIVERSITÁRIOS pela chegada da doença aqui, se é que ja chegou. Só lembrando a “Mídia TARDIA” da região sul, que Teixeira de Freitas e Eunapolis (nossas vizinhas) já confirmaram casos de morte.
    Stela, você já cuidou do seu quintal? A dengue matou muito mais aqui em Itabuna e é transmitida por um inseto, portanto um ser irracional, que sai infectando as pessoas. Tenhamos bom senso, se alguem estiver infectado, por favor, não corram atrás da Stela!

    N.R: “Fulano”, casos confirmados desta gripe existem aqui em Itabuna e Ilhéus. Que poderíamos dizer de futuros profisisonais que não conhecem a realidade do lugar onde moram?

    Portanto, fica muito mais a vontade de criticar por criticar. Aqui no Pimenta você encontrará várias notas falando de gripe A (H1N1) no sul da Bahia. Como você se identificou como “Fulano”, ficamos por aqui.

  14. Olá, Malú. Se a situação foi deturpada, que tal fazer um texto informando o que de fato ocorreu? Como estudante de Comunicação, você deve ter conhecimento do que significa crédito em textos que se baseiam em informações de outros veículos (aqui, sinalizado por aquela última frase da nota), assim como o que significa um link. Então, vamos lá. Leia frase, identifique o crédito, clique no link e depois nos diga o que quiser sobre ctrl+c / ctrl+v.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *