Tempo de leitura: < 1 minuto

Bandos de delinquentes de Itabuna elegeram a Praça Otávio Mangabeira, no centro da cidade, como cenário de acertos de contas no estilo do chamado “mundo do crime”.

Na noite de ontem, por volta das 20h30min, famílias se encontravam na praça, que é a única área de lazer do centro de Itabuna. Dezenas de crianças brincavam e, num palco, dançarinos se apresentavam…

De repente, correria, tiros, pânico, crianças derrubadas no chão. Foram minutos de terror, com mães desesperadas sem saber o que fazer. E não havia sequer um policial militar ou guarda municipal para garantir a segurança na praça.

Fato semelhante já havia ocorrido no início de julho, o que deveria servir de alerta. Mas, infelizmente, diante da inércia do poder público, a Otávio Mangabeira está se tornando um lugar cada vez mais perigoso.

0 resposta

  1. O que existe em Itabuna é um grande cinismo!!!
    Um grande “faz de conta que eu estou trabalhando”.
    Tenho a impressão que o setor de segurança inexiste em Itabuna!!!!!!

  2. Eu fico admirado com determinada situação há mais ou menos uma semana e meia a guarda municipal não é preparada para trabalhar na rua com o público agora o senhor pimenta fala da falta da guarda municipal no local que indecisão é essa se a guarda não é preparada para trabalhar na rua com o público por que solicitar ela no local se a policia militar que é tão bem preparada para o trabalho e tem o monitoramento e armamento e viaturas a sua disposição não esta fazendo nada e coitado do guarda que só tem a coragem para trabalhar sem condições nenhuma ficam na praça sem agua e se chover sem abrigo das intemperanças do tempo e o banheiro que tem na praça a chave não fica com o guarda e sim com os funcionários do ônibus de uma pizzaria que fica estacionado na praça e o guarda não tem acesso eu acho que falta respeito com os guardas pois exigem muito deles e não dão condições de trabalho para eles nós só podemos cobrar o que aquilo que damos

  3. vms colocar os quardas q passarao no utimo concurso na ativa cd o ministerio publico …. vale lembra q itabuna so ten 200 guardas e muito pouco minha gente para uma cidade de 210 mil habitantes

  4. Vão deixando…
    Continuem tratando a bandidagem com métodos inclusivos.
    As vítimas disso são sempre as pessoas com ficha limpa, isso aqui está virando terra de ninguém. Sabem quando chegará o progresso?

  5. Já ficou provado que guarda municipal não tem como sua função garantir segurança de cidadão, embora este pague , com suas contribuições, o salário dos servidores públicos, incluindo os dessa categoria. Caso houvesse alguma “otoridade” municipal na praça uma dessas figuras tivesse aparecido para garantir-lhe a devida proteção.
    A polícia militar, por sua vez… nem sempre está no lugar certo e muito menos na hora certa.
    E assim, resta-nos, talvez, ao menos duas coisas a fazer: ficar em casa, onde os riscos são teoricamente menores, ou sair, contando como sempre, com graça e proteção de nosso bom DEUS.

  6. Apelo aos pais:

    Se vocês chegarem numa praça, ou outro logradouro público, e não avistarem policiais militares e/ou guardas municipais, peguem seus filhos e vão para casa, pois a qualquer momento vocês poderão ser vítimas de vagabundos. O negócio é antes, que depois não há mais jeito a dar, …!!!

    Detalhe: Isso não é apenas em Itabuna, …, em Salvador o noticiário mostrou o que aconteceu, …!!!

    Outro dia, na Tv Cabrália, foi exibida uma repoetagem onde ocorrera a mesma situação, numa praça, em Vitória da Conquista, onde a população se queixava da violência e da falta se segurança, …!!!

  7. Na epoca da primeira ocorrência, em julho,na praça, a solução encontrada pelo poder público, foi no minimo inusitada, esperavamos melhoria na vigilancia etc., não, mandaram desativar o futebol de sabão, ganha-paão de um pai de familia, porque segundo nossos competentes governantes, o equipamento favorecia o “acumulo de pessoas” na praça e pontencializava o risco de volência; engraçado, para mim praça é mais ou menos sinonimo de agrupamento de pessoas em busca de lazer!!!!!! o futebol de sabão acabou na praça; mas a volência…..

  8. Uma correção itabuna tem 250 guardas municipais sendo 50 mulheres e 200 homens e guardas são sim segurança publica e não ficou nada provado pois a constituição no artigo 144 da autonomia aos municípios para criar as guardas para cuidar dos bens e serviços públicos e o maior bem de um município é a população prepare os gurdas e veriam que bons agentes seriam mas sem capacitação não iremos a lugar nenhum fica aqui o meu lembrete

  9. NOS NÃO PODEMOS NOS ESPELHAR PELO QUE ACONTECE EM OUTROS MUNICIPIOS TEMOS QUE COBRAR, DE NOSSAS AUTORIDADES CONSTITUIDAS, PORQUE A BANDIDAGEM ESTA A SOLTA EM NOSSA CIDADE, INFELIZMENTE EU ACHO QUE ESTAS CAMARAS DE MONITORAMENTO NÃO ESTÃO FUNCIONANDO POIS SE ESTIVESSE ESTES BANDIDOS QUE DISPARARAM VARIOS TIROS NA PRAÇA ESTARIAM PRESOS AS CAMARAS ESTÃO OU NÃO FUNCIONANDO DEIXO AQUI ESTA PERGUNTA, OU SERA QUE SO SÃO DE FACHADA, E SE FICAM ARMAZENADAS AS IMAGENS, FICA AQUI ESTAS PERGUNTAS.

  10. msm se tivesse guardas na praca nao podiam fazer nada ,pq nao tem curso para interceder nessa situacao.cidades onde a guarda municipal tem valor muitas vezes nao acontece isso ,pq a presenca e constante e tem respeito dos marginais como acontece em sao paulo ,onde aguarad civil metropolitana e mais temida do que a policia.aqui o guarda nao tem valor nem da sociedade pra começar a policia e inoperante.estamos em um pais de estado democratico de direito fudido.oooooooo pais viu.

  11. concordo com o colega acima pois se tivesse um ou alguns guardas municipais teriam que correr tambem pois n tem armas e nem preparação para isso. Me corrija se eu tiver errada pois a função do gurda municipal é guardar o patrimônio publico. Então vamos cobrar da policia tá.

  12. Vamos acabar com esta história:
    Isso não é só aqui…

    Sejamos os que exigem os direitos.
    Nossos lares também não estão mais seguros, principalmente se o vizinho resolve aprontar baderna em nosso passeio meia-noite.

    Haja tolerância, pois a Patrulha do Sosssego não dá conta, não…

  13. A constituição federal preconiza no seu artigo 144 que “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos…”
    Não quero eximir o Estado e seus aparelhos de repressão e prevenção, de suas responsabilidades. Mas é esclarecer que cabe a qualquer cidadão cumprir com o seu dever legal não só como possuidoras do direito ao acesso à segurança, mas, também, atribuindo-lhes o dever e a responsabilidade em contribuir para com os órgãos formais do Estado.
    Não quero dizer com isso que o cidadão deverá impunhar uma arma e fazer justiça com as próprias mãos. Não! De forma alguma. Mas, a denúncia através do 190 é um mecanismo importantíssimo para o combate ao crime, sobretudo, naqueles relacionados ao tráfico de drogas que, ressalta-se, responsável pela maioria das ocorrências policiais em nossa cidade.

  14. VAMOS DIVIDIR, SEM CUSTOS PARA A POPULACAO…. EXEMPLO-QUEM SAO OS GRANDES BENEFICIADOS PELAS FESTAS? COBRAR, INCLUSIVE COM VIGILANCIA PRIVADA, TIPO……VERIFIQUEM QUANTO PAGA O DANUBIO AZUL (LOCAIS ESTRATEGICOS DE PONTA A PONTA), PIZZARIA SABOR DA ITALIA. CITO OS DOIS MAIORES……

    GOSTARIA QUE A PREFEITURA OU OS CITADOS APRESENTASSEM O RECIBO DE CONTRIBUICAO/PAGAMENTO DOS IMPOSTOS EM LOCAL NOBRE. NAO QUERO QUE APRESENTEM O MESMO QUANDO ERA PAGO POR UM PONTO QUE FUNCIONOU NA ROSEMBLAITE (HERMENEGILDO), POIS AI EU IRIA PARA GALERA……POUCOS LEMBRAM…..IMPOSTO PAGO COMO SE O LOCAL FOSSE EM BUERAREMA (ERRO DE ENDERECO….)…. MEMORIUM CUSTUM DO POVO, HEIN……

    OUTRO PROBLEMA… O LOCAL DA PIZZARIA OCUPA ESPACOS, JAH POBRE DE ESTACIONAMENTOS, ETC.

  15. Ao Senhor Guarda Fiscal: “se a guarda não é preparada para trabalhar na rua com o público por que solicitar ela no local se a policia militar que é tão bem preparada para o trabalho e tem o monitoramento e armamento e viaturas a sua disposição não esta fazendo nada e coitado do guarda…”
    ENTÃO DEIXA COMO ESTÁ NÃO É??!!!
    SE FORMOS JUSTIFICAR UM ERRO PELO OUTRO…..

  16. Fiquei observando os comentarios, pelo amor de Deus, o que é isso voçês estão trocando o Ó pelo A. a culpa minha gente não esta na Policia militar ou na policia civil e tao poucos nos guardas municipais é obrigação dos governantes, são eles que determinam, que administram que roubam, que desviam, que mentem temos que parar com isso de o pau quebrar sempre do lado dos mais fracos.

  17. Já notaram?! Toda vez que a praça está em ambiente harmônico etc…a bandidagem aparece fazendo baderna? Me soa como: “cai fora todo mundo a praça é nossa!”

    E QUER SABER? O PODER PÚBLICO NÃO LIGA!!
    ELES NÃO FREQUENTAM AQUELE LUGAR, NÃO PRECISAM – SÓ EM CAMPANHA ELEITORAL!!!!

  18. Para a “REALIDADE PURA” !!!!
    Por falar em “observar comentários”….
    Vocês com c cedilha ? Em que escola você estudou ?
    Infelizmente esta é a nossa pura realidade !! É justamente por falta de estudos que um político corrupto toma conta de uma sociedade pois se estudássemos não seríamos manipulados da forma que somos ! Com as mesmas palavras…
    Pelo amor de Deus, não troque o c pelo c cedilha !

    De fato este tipo de violência não acontece apenas em Itabuna. Mas enquanto mais fazemos comparações com outros estados e cidades Brasileiras para justificarmos a decadência de Itabuna, esta cidade vai também se destacando como uma das cidades do interior mais violentas do Brasil !!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *