Tempo de leitura: < 1 minuto

A reunião que a bancada sul-baiana na Câmara dos Deputados teve na semana passada com o ministro da Educação, Fernando Haddad, criou um clima muito positivo na região. É que o ministro reconheceu o déficit do estado no que se refere ao ensino superior federal e manifestou a opinião de que é necessário reparar essa dívida.

Além dos deputados Raymundo Veloso e Geraldo Simões, da região, estavam no encontro a parlamentar Alice Portugal e o reitor da Universidade Federal da Bahia, Naomar Almeida Filho.

Naomar, que é de Buerarema, e Alice desacaram a campanha que a região deflagrou para atrair uma extensão da Ufba. Mas o clima na reunião foi tão bom, que já não se fala meramente em um “puxadinho”… A ideia agora é mobilizar por uma Universidade Federal do Sul e Extremo-Sul da Bahia.

0 resposta

  1. O Primeiro passo foi dado e o segundo o terceiro e assim sucessivamente….?
    Promessas e mais promessas, temos mais de 500 anos e ainda uma nação com um ensino superior igualzinho ao ensino médio de Países de 1º mundo.

    Vamos ver para crer.

  2. Aguardamos a publicação do falecimento de Alan Oliveira Santos, uma vez que o mesmo foi vítima de um acidente na madrugada de domingo, vindo a falecer na noite de ontem no HBLEM.Ressalto ainda, que o mesmo era filho do policial civil conhecido como Nan, também falecido há dois anos.Alan morava no São Caetano na rua Olivia Torres, sua morte deixa um vazio extenso no bairro.Seu sepultamento será hj ás 16:00 hs

  3. E A CAÇAMBA QUE ATROPELOU E MATOU O ESTUDANTE DO ESTADUAL NO SÃO CAETANO? VAMOS CONTINUAR DIVULGANDO A PLACA ! QUANTO A NOSSA LUTA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL, PRECISAMOS NOS UNIR, FAZER ADESIVOS, COLOCAR NOS CARROS, FAZER PASSEATAS COM NOSSOS ESTUDANTES, DISTRIBUIR PANFLETOS COM A POPULAÇÃO MENOS ESCLARECIDA QUE NÃO TEM CONSCIENCIA DA IMPORTÂNCIA DO EQUIPAMENTO E NÃO LÊ PIMENTA NA MUQUECA, VAMOS COLOCAR “GASOLINA AZUL” NESSA CAMPANHA!!! WENCESLAU CADÊ VC??????????????

  4. Temos que mobilizar a região para que crie ou venha defenitivamente a Univerdidade federal que essa “região metropolitana cacaueira” tanto precisa( e que venha para Itabuna,que é o mais importante centro do Sul e extremo Sul baiano).

  5. Espero que mais pessoas relevantes abracem a causa, a idéia, tais como o colega Professor e Pesquisador, Dr. Paulo Gabriel Nassif, atual Reitor da UFRB, que também é itabunense, ex-Docente da UESC, …!!!

    O que todos nós queremos é que o desenvolvimento venha, principalmente na área da educação, da qual somos tão carentes, …!!!

  6. GIBALL, WENCESLAU JÁ ESTAR FAZENDO A SUA PARTE.ELE CONVOCOU O REITOR DA UFBA,QUE JÁ ESTEVE AQUI NA CAMARA DE VEREADORES,JÁ FEZ UM ABAIXO ASSINADO QUE ESTAR EM QUASE TODA REGIÃO,COMO ILHEÚS,ITAPÉ,FLORESTA,BUERAREMA,ITACARE E OUTROS MUNICIPIOS. JÁ CONVOCOU TODA EMPRENSA PRA ESSA LUTA.ELE NÃO VAI AO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SÓ COM CONVERSINHA NÃO.VAI LEVAR EM MÃOS MAIS DE (100 mil)ASSINATURAS.JÁ ESTAR SENDO FEITO ADESIVOS “UFBA JÁ”.ELE ESTAR BUSCANDO PATROCINIO PRA LANÇAR CAMISAS EM TODA REGIÃO.AGORA GERALDO,VELOSO,ANGELA,FÁBIO.PELO AMOR DE DEUS FIZERÃO O QUE ATÉ AGORA.

  7. Prezado Jornalista,

    O que existe de concreto sobre a Universidade é o seguinte:

    Projeto de Lei Nº 7.533 de 2006, de autoria do Dep. Federal Felix Mendonça, autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal de Itabuna.

    Portanto fica claro que o Deputado Felix Mendonça está trabalhando para a criação da Universidade deste 2006. E não a Universidade do Sul e Extremo Sul da Bahia não; é a Universidade de Itabuna, qualquer dúvida e só assesar o site do Deputado Felix para maiores esclarecimentos.

  8. GENTE, A CHEGADA DA UFBA NO UL DA BAHIA E DE GRANDE IMPORTANCIA, CONTUDO POR QUESTÃO NÃO DE POLITICA E SIM DE JUSTIÇA FOI O VEREADOR WENCESLAU QUE PRIMEIRO SE PEGOU A LUTA, QUE OS OUTROS POLITICOS E COMUNIDADE ORGANIZADA FAZAM O MESMO, MAS VAMOS SER HONESTO AO MENOS COM NOSSA CONSIENCIA. nÃO SOU DE NEM UM PARTIDO, NÃO CONHEÇO PESSOALMENTE O VEREADOR, SOU ESTUDANTE E ACOMPANHO AS NOTICIAS, O PROPRIO BLOG JA HAVIA NUTICIADO O QUE DIGO. OBRIGADO

  9. A Universidade Federal e o IFET deveriam ser construídas no Salobrinho.. Proximo A UESC. Isso desenvolveria um polo educacional naquelas bandas, alem de atender as cidades da Região, que ja possuem transporte para os seus alunos. Prefeituras q ja levam os alunos ate a UESc não teriam mais gastos com outras linhas de transporte..Pensem nisso

  10. Obrigado Nego Jó pelos esclarecimentos; fico feliz que o movimento está ganhando força; outro comentarista, falou do deputado Felix que em 2006 lançou um projeto; otimo! se ele quiser trabalhar em prol da nossa universidade, vai sobrar uns votinhos para ele também, essa luta não deve ter partidos, essa luta significa o nosso futuro, de nossos filhos. É como copa do mundo, na copa não tem jogador do Vasco, Flamengo ou Palmeiras, todos vestem a mesma camisa amarela,pelo Brasil… … no nosso jogo lutaremos pelos sulbaianos esquecidos!!!!!!!

  11. A campanha tem que ser ” UNIVERSIDADE FEDERAL EM ITABUNA JÁ! “.
    NÃO pode ser mais ” EXTENSÃO DA UFBA JÁ ”
    O foco agora é uma nova UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E EXTREMO SUL DA BAHIA com sede e matriz em ITABUNA! e com campus em outras cidades.
    Temos todos, Itabunenses, alunos, professores, imprensa, Cdl, Associação Comercial, Marçonaria, Rotary, Lions, etc,etc, abraçar essa campanha e organizá-la harmonicamente e com o mesmo objetivo, abrangendo todos os meios de comunicação possíveis: Tv, Rádio, Jornal, Outdoor, Busdoor, Blogs, Faixas, Panfletos, Adesivos de carro, etc.

  12. Espero que se esta nova Universidade Federal vingar a sociedade Itabunense não fique parada e reinvidique sua sede em Itabuna, pois lembrem-se que todos que estão lutando por ela são Itabunenses ou tem algum vínculo aqui e não podemos abrir mão disso.

  13. Prezados,
    Acredito que o ideal (caso venha uma instituição nova) é que esta infraestrutura seja montada na rodovia Ilhéus-Itabuna, para beneficiar toda a região.
    Outra questão importante é quanto às carreiras a serem instaladas. Proponho que concentrem-se em engenharias, ao menos inicialmente (civil, elétrônica e mecânica).
    Uma terceira questão é que há que se garantir que a UESC não seja esvaziada por conta da Federal, senão não se ganha muita coisa. Da forma como estão os salários das estaduais, haveria uma migração que desestabilizaria a UESC enquanto a Federal ainda estaria em formação. Ao invés de duas Universidades públicas, teríamos duas metades…
    Já uma federalização da UESC, com reforço de sua infra-estrutura e cursos novos, teria efeitos mais rápidos para a região e menos custosos para o governo. Há gente na estrutura do governo do estado que se opõe (de forma pouco inteligente) a um aumento do investimento na educação superior, enquanto o Lula tem investido muito. Piorar a qualidade da UESC seria um grande prejuízo. Ou casa ou desocupa a noiva.

  14. O certo era criar uma UNOVERSIDADE DA REGIÃO SUL E EXTREMO SUL e
    não solmente uma extensão da UFBA e logico trazer novos cursos como Arquitetura,Veterianaria ,Oceonografia,Engenharia-mas abrangentes,e outros cursos(pois todos esses cursos a UESC não tem !
    Não tendo esses cursos os etudantes saem da região para ir para Salvador ou outros estados,tendo esses cursos aqui os estudantes fucam aqui e atraem novos estudantes trazendo desenvolvimento a região!
    pense nisso………..

  15. Fui buscar no endereço eletronico do Dep. Felix Mendonça e encontrei o Projeto de Lei citado no comentario acima, deste 2006 realmente o Ilustre Deputado vem lutando pela Universidade Federal de Itabuna.

  16. Que Universidade Federal na Rodovía Itabuna-ilheus que nada,tem que ser construida em Itabuna que o centro da região e esse esforço todo pra a construção da universidade são todos Itabunenses e com fé em deus vai da tudo certo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *