Tempo de leitura: 2 minutos

Os professores do estado encerram hoje a paralisação de três dias contra a enturmação, expediente proposto pela SEC para evitar a discrepância entre números de alunos da mesma série em escolas da rede. Quando uma sala tem uma pequena quantidade de alunos e há outra, da mesma série e turno na escola, com capacidade de receber aqueles, faz-se a enturmação, a junção de duas turmas para se formar uma em que o número de alunos seja aceitável.

O objetivo é garantir uma melhor qualidade de ensino para o aluno, diz a secretaria da Educação. Mas o sindicato (APLB, em Salvador e API/APLB, em Itabuna) vê perigo para os professores. O mais grave seria o risco de ficar excedente.

Em Itabuna, a diretora da Direc 7, a professora Miralva Moitinho, diz que a paralisação seria desnecessária, por não haver motivos que a justificassem. “Não temos enturmação aqui, então, pela lógica, não deveríamos ter paralisação”. Ela diz que esse movimento só teve como resultado atrasar o calendário, que já estava no lime.

“Tínhamos várias escolas para reformar assim que o ano letivo findasse. O governador determinou que essas reformas começassem logo em dezembro, para evitar que no começo do ano letivo de 2010 ainda não tenham sido concluídas”. Segundo a diretora, a Direc já está com tudo planejado para as obras. Até a verba já estaria liberada.

Quanto ao problema da enturmação, ela defende que esta deve ser evitada com planejamento, logo no início do ano. Os diretores devem observar quantos dos alunos matriculados frequentam verdadeiramente as aulas, desligar os que não frequentam, para evitar o que sempre ocorre, a caderneta cheia e a sala vazia.

“E é isso que estamos fazendo na Direc. Isso pode ser feito até o mês de março, com a última etapa da matrícula. Aqui, apenas uma sala foi enturmada, no Ciso. Mas tudo foi feito de forma democrática, com a participação do colegiado. Também não temos professores excedentes”.

0 resposta

  1. ENGRAÇADO! EN-GRA-ÇA-DÍS-SI-MO!
    Todos nós ou a maioria sabe que a greve é ,ainda, a única arma, o único maio de manifestar nossa insatisfação quando algo não está de acordo ou como deveria. Dona Miralva sabe disso.Ainda que a enturmação não tenha chegado aqui, (mas somente com uma turma no CISO)Deixemos a greve como sinal de alerta.

  2. Tenho conhecido a realidade das escolas públicas e sei que não é nada fácil trabalhar com turmas grandes e com tão poucos recursos. Algumas escolas têm até mesmo a necessidade de trabalhar separadamente com alunos de perfis diferentes. Consequentemente, a enturmação prejudicaria esse trabalho. Aproveito aqui para uma perguntinha básica:
    A QUEM D. MIRALVA QUER ENGANAR COM ESSA (ES)TÓRIA DE QUE A GREVE NÃO ERA NECESSÁRIA ?

  3. ENGANADORA MENTIROSA. SOU PROFESSOR. NO INICIO DO ANO PROPORAM A ENTURMAÇÃO E EU NÃO ACEITEI, AÍ A ESCOLA ONDE TRABALHO DISSE QUE A DIREC AUTORIZOU, E HOJE TENHO 61 ALUNOS EM SALA DE AULA.

    COMO GESTORA, ESSA SENHORA É UMA ÓTIMA “CONTADORA” DE ESTORIAS.

  4. O que Miralva deveria ver era a “ENTURMAÇÂO” feita por ela na DIREC, pois ela inventou de mudar de local e está causando o maior caos nos setores.O novo endereço(Antiga ONCONSUL na Beira RIO) não comporta nem mesmo os funcionários quanto mais os armários e mesas. A revolta é grande dentro da Direc, pois ela se beneficiou comportando-se em duas salas muito bem localizada e bem estruturada enquanto os demais sofrem nas pequenas salas.Dinheiro veio para contratarem uma empresa de mudança mas até então quem está carregando tudo nas costas são os famosos “PST’s”.Os setores estão tudo misturados e embolados

    Quem guenta esta enturmação???

  5. A que ponto chegou a rede publica Estadual, deste jeito não há como se ter uma educação de qualidade. Agora tem, tem, tem, tem……..

  6. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK!! ESSA SENHORA É REALMENTE UMA BOA CONTADORA DE HISTÓRIAS DA CAROCHINHA( ALÉM DE INCOMPETENTE) . LECIONO EM UMA ESCOLA DE UMA CIDADE VIZINHA E LÁ HOUVE ENTURMAÇÃO SIM, CHEGANDO AO PONTO DE UMA TURMA DO PRIMEIRO ANO TER 56 ALUNOS.
    É MUITO FÁCIL FICAR NUM GABINETE COM AR CONDICIONADO SE ESCONDENDO DA OPINIÃO PÚBLICA.
    DIZER QUE A PARALISAÇÃO NÃO ERA NECESSÁRIA É UM AFRONTE À CATEGORIA. PERMANECEREMOS ATENTOS.
    DONA MIRALVA, VÁ TENTAR DAR UMA AULA NESSA TURMA DA QUAL FALEI… DEPOIS TE FALO ONDE FICA!!!
    PIMENTA NO DOS OUTROS NÃO É VINAGRETE!!!!!!!!!!!!!!

  7. Que beleza esse “JEITO PT DE GOVERNAR”!
    Vão provocando! Vão provocando!
    Não façam servidores ficarem com saudades de Paulo Souto e Cia.
    O lema de “ruim com ele, pior sem ele” é uma desgraça!
    Mas… não saber o que é pior… é uma desgracência só!

  8. Cara Miralva me admira vc hoje não conhecer o significado de luta de classes seja em Itabuna ou em outro lugar qualquer,
    Quanto ao número de alunos aceitavel por turma resta saber se o aceitavel para vcs é o aceitavel para o professor que trabalha como eu com quase cinquenta em cada turma.

  9. Em Brasília no Congresso a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara dos Deputados, aprovou na quarta-feira 02 de setembro um projeto que limita o nº de alunos por sala de aula nas ESCOLAS PÚBLICAS!!! VEJAM BEM!. De acordo com a medida, o nº máximo de estudantes, para os anos iniciais do ensino fundamental, será de 25 por professor.
    ENQUANTO ISTO ACONTECE NA CAMARA DOS DEPUTADOS FEDERAIS NA BAHIA NO PALÁCIO DE ONDINA EM SALVADOR O GOVERNADOR ESTÁ INDO NA CONTRA-MÃO.
    VEJAM SÓ!!SENHORES!!!Na Bahia toda, os Professores da rede estadual paralisam atividades por 48 horas.Os professores protestam contra o método chamado ‘ENTURMAÇÃO ‘ proposto pela Secretaria da Educação do Estado (SEC). Para suprir a falta de professores, de infraestrutura e evitar a evasão dos alunos, a ideia é que os professores dêem aulas para várias turmas mais ou menos: (60 ALUNOS ) reunidas em uma só sala. O que é um absurdo!!! Já que faltam convoquem os concursados, ORA ORA!!!!
    Tony

  10. TB CONCORDO COM VC CIDA, ESSA MIRALVA É INSUPORTÁVEL, NÃO SEI QUEM AGUENTA ELA!
    COMO SEMPRE ELA SÓ PENSA NO DINHEIRO!!! TÁ POUCO LIGANDO P/ ALGUÉM!!

  11. É preciso registrar que a luta contra a enturmação é um dos motivos da paralização, mas não o único. O governo fechou acordo com a categoria de um reajuste abaixo do que foi concedido ao salário minimo e ainda assim não cumpriu. Engraçado (trágico) foi que meses atrás anexaram um boletim da secretaria de adm ao contra cheque onde reafirmaram esse compromisso. Lá estava muito claro quanto os professores ganhariam a partir de agosto de 2009, isso para acalmar a categoria, e até agora tal reajuste não apareceu nos contra cheques.

    Governo mentiroso merece greve!!!!!

  12. Ser simplesmente contra nao eh o ideal. Se houver criterios na enturmacao, tipo, limitacao de alunos, nao veria nada demais. Li no jornal a TARDE a limitacao em Salvador (25 a 35, a depender do curso). Nao eh interessante uma sala de aula vazia e nem lotada ou superlotada.

    Concordo com todo o movimento de paralisacao e, no caso, tambem fundamentado. Vamos inserir na luta a contratacao de professores, etc.

  13. Miralva x Edinei,
    dou um pelo outro e não quero volta,
    de jeito nenhum!
    Dois grandes bajuladores,isso sim,é o que são!
    Trabalhar?

    AONDE!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *