Tempo de leitura: 2 minutos
Chico não aceita estatuto imposto pelo município
Chico não aceita estatuto imposto pelo município

O presidente da Associação de Moradores do bairro São Pedro, Francisco Estevam, o Chico do São Pedro, denunciou ontem a formatação de um estatuto padrão para todas as associações de bairro. O instrumento, que está sendo gestado na secretaria da Administração, é autoritário e tira a autonomia das agremiações, diz o presidente.

Estevam já disse que o São Pedro não aceita o documento. “Nosso estatuto era de 1983, foi modificado, atualizado e traz inúmeros avanços. Um deles, por exemplo, que bate de frente com o da prefeitura, é a obrigação das chapas apresentarem candidatos a todos os cargos da diretoria, e não apenas para presidente e vice”, pontua Chico.

Na maior parte da associações, os verdadeiramente eleitos são o presidente e o vice, os outros cargos são indicados por estes. O presidente também aponta como avanço no novo estatuto do São Pedro um artigo que obriga todas as chapas que se propuserem a disputar as eleições a apresentarem teses abordando os problemas que atingem o bairro e apontando suas soluções.

“Queremos discutir a fome, o desemprego, a violência. Queremos discutir teses, não porque achamos bonito. Mas porque isso vai garantir que tenhamos uma associação de moradores combativa e propositiva. Nenhuma faz isso hoje em Itabuna, mas o São Pedro faz. A revolução começa pelo São Pedro”, sentencia Chico Estevam.

No dia 3 de dezembro será realizada uma oficina para discussão e estudo do novo estatuto e para discussão da data da eleição para a nova diretoria. “A data que está colocada é o dia 15 de dezembro, mas claro que ela pode e deve ser discutida pela comunidade e pelos possíveis candidatos”.

0 resposta

  1. VALEU MEU COMPADRE!!!!

    Velho e incansável Chico de guerras e lutas. Pelo que conheço deste meu companheiro de longas datas e grandes batalhas, jamais aceitará esta imposição “militarizada” num organismo que é essencialmente do povo, para o povo e pelo povo.

    O São Pedro sempre esteve na vanguarda de discussões deste tipo. Foi assim em 1996, quando modificamos o Estatuto da Associação de Moradores do São Pedro por completo e o levamos a plebiscito ( veja como a coisa é levada a sério no Bairro), mas forças opositoras e vencidas, acabaram corrompendo o pleito e naquela oportunidade não aconteceu a aprovação das mudanças, fato acontecido depois, mas sempre com a presidencia de quem realmente está interessado em ajudar a sofrida comunidade do São Pedro.

    A Prefeitura tem que resolver os problemas (que são muitos) nos bairros e que são apresentados palas Associações de moradores e não meter o bedelho na estrutura e na forma de organização.

    Valeu Chicão. Mesmo de longe estou acompanhando teus passos e certo de que sempre haverá uma batalha a ser vencida por um verdadeiro guerreiro.

    Grande abraço e a LUTA CONTINUA!!!!

  2. Santana pergunta: por onde anda o velho Soaldo? Mande notícias!
    Chico, mais uma vez venho manifestar minha solidariedade com sua luta.
    Mais que antes, é preciso mostra para essa gente que o povo quando se organiza, é mais forte que qualquer exército. Que um povo quando se educa, revoluciona o planeta. ” Hasta la victoria, siempre!” Che.
    Um forte abraço!

  3. Grande Chico um abraço estou distante mais estou acompanha a sua luta daqui de São Paulo nosso Bairro precisa de um vereador competente e esse vereador é você. Você sabe que pode contar com o meu apoio e os moradores do bairro São Pedro tem que reconhecer o que você faz pelo São Pedro essa comunidade esquecida pelo gorverno atual que só visita o bairro, quando quer. Que só libera água para burgesia para encher suas piscinas,e lavar seu carrões.Deixando nossa comunidade por conta da violencia da DENGUE da falta de água saúde publica precária.Amigo estou indignado com essa gestão atual, temos sorte de existir pessoar que luta para melhoria do nosso bairro e você é uma delas. O SÃO PEDRO NECESSITA DE SUA LIDERANÇA SEU AMIGO. JEFINHO DE SÃO PAULO UM ABRAÇO E A LUTA CONTINUA

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *