Tempo de leitura: 3 minutos
..

Ex-governador baiano e ex-prefeito de Salvador, Antônio Imbassahy se dedica a reorganizar o PSDB na Bahia. O presidente estadual da legenda concedeu entrevista exclusiva ao repórter Fábio Luciano, do Pimenta.

O tucano dá como certo o ingresso do ex-governador Nilo Coelho no ninho tucano, faz críticas ao governo de Jaques Wagner, ameniza a queda de intenções de voto no presidenciável José Serra e fala dos projetos regionais do seu partido.

Ele reforça que o plano para 2010 é formar chapas proporcionais fortes na Bahia. Ainda aborda a aliança do PSDB com o DEM na Bahia, algo inimaginável há três anos, quando ainda era vivo o cacique político Antônio Carlos Magalhães, falecido em 2007.

Pimenta na Muqueca – A aliança com o DEM, na Bahia, é para valer ?

Antônio Imbassahy – É uma aliança feita a partir da direção nacional do PSDB, através do nosso presidente, o  senador Sérgio Guerra, das principais lideranças do PSDB no Brasil, os governadores José Serra e Aécio Neves, e aqui na Bahia também consolidada. Trata-se de uma aliança em que o DEM apóia o nosso candidato à presidência da República, e nós, aqui no estado, apoiamos o candidato do DEM ao governo da Bahia, que deverá ser o ex-governador Paulo Souto.

O vice na chapa de Paulo Souto será do PSDB? O ex-governador descartou o nome do deputado João Almeida?

Não tem definição ainda com relação a nomes , de vice e nem Senadores , o que tem é a presença de um  componente do PSDB, que vai participar da chapa majoritária ocupando uma das vagas. Mas neste momento não se discute este assunto.

Como o sr. avalia o governo de Jaques Wagner, ao qual o PSDB deu apoio nos primeiros anos ?

Olha, a avaliação não é pessoal. É uma avaliação de pesquisas de opinião que a gente colhe, no interior do Estado e na Região Metropolitana. Não é positiva tendo em vista, sobretudo, as dificuldades com as áreas de segurança pública, saúde e educação. Recentemente, saiu uma matéria na revista Veja com o título Triste Bahia. Ela dizia que a Bahia, em um passado recente, dava sempre notícias boas para o Sul do Brasil e, hoje, não é mais isso. Enquanto Pernanbuco experimenta um crescimento econômico acelerado, enquanto Sergipe ganha a instalação de 25 novas indústrias de 2007 para cá, a Bahia assiste a um quadro de grave dificuldade, inclusive com ataques de bandidos a ônibus. Incendiando ônibus e, também, desafiando a polícia em Salvador.

“Não houve queda abrupta de Serra [nas pesquisas],

o que houve foi uma discreta redução.”

__________

No plano nacional, o que explicaria a abrupta queda de intenções de voto no candidato a presidente José Serra ?

Não houve queda abrupta do candidato José Serra, o que houve foi uma discreta redução [de intenções de voto], em função da entrada em cena da Senadora Marina, também do Ciro Gomes. Os dois ocuparam a mídia televisiva com intensidade às vesperas da realização das pesquisas. Então, a gente está absolutamente tranqüilo. O patamar do José Serra é mais que o dobro do segundo colocado, o que nos dá muita confiança e muita certeza de vitória.

Quais são as pretensões do PSDB quanto à Assembléia Legislativa e à Câmara federal? Quantos deputados espera eleger?

Olha, o PSDB vai ter uma chapa muito forte, para candidato a deputado Estadual, e um deles está aqui hoje, que é o Augusto Castro, que tem uma possibilidade concreta de vitória, para representar Itabuna e região. Nós hoje já estamos alcançando 50 nomes com densidade eleitoral para deputado estadual.

E na disputa às vagas na Câmara federal?

Para deputado federal, o número é menor, mas nomes estão surgindo, como o prefeito de Mata de São João, João Gualberto, o ex-deputado federal Coriolano Sales, a presença também do ex-governador e prefeito de Guanambi, Nilo Coelho. São tantos nomes que a gente está articulando no plano regional… Então, temos uma chance muito boa de aumentar as nossas bancadas estadual e federal.

A vereadora itabunense Rose Castro vai mesmo para o PSDB?

Ah, é exatamente a sopa no mel essa vinda de Augusto e de Rose, né? Porque ter um nome como de Augusto Castro no PSDB, enriquece o nosso quadro partidário, dá uma solidez politica do ponto de vista da densidade eleitoral e abre também uma articulação muito grande no estado. Augusto tem muita habilidade e conhecimento na Bahia. Ele está nos ajudando, inclusive, nesta articulação. Quanto à vinda da vereadora Rose Castro, é uma decisão pessoal dela. Mas se ela assim decidir, o tapete vermelho estará estendido.

0 resposta

  1. Ô Imbassahy, a Veja não é referência para nada em matéria de jornalismo. Aliás, é referência para tirar dinheiro dos caixas de governo (São Paulo à frente, com o Serra) para sustentar a diminuição de leitores e o aziago de suas reportagens tendenciosas.

    A matéria que você cita, por exemplo, foi plantada… pelos tucanos e demos que estão de mãos dadas…Continue falando aqui no blog que é jornalismo puro e imparcial.

  2. eu conheço augusto castro há muito tempo. e sempre foi uma pessoa que correu atras dos objetivos. quantas vezes eu vi esse rapas sair do seu bairro de sandalia, bermuda, e camisa de botáo. a procura de uma oportunidade. e eu sempre encontrava ele no centro da cidade. e hoje um empressario. e um grande nome na politica de itabuna e toda a bahia. voçe suou, voçe lutou, voçe chegou. e vai chegar mais ainda. esse elemento que disse surgiu do nada. quando voçe for fazer um comentario procure saber quem é a pessoa. e náo fique colocando fézes no celébro e espalhando pra tudo que é lado. parabens AUGUSTO CASTRO. itabuna esta de braços aberto pra voçe..

  3. DEDEI + ANÔNIMO = ANÔNIMO, respectivamente. Parece que lutar por seus objetivos é marca registrada da maioria dos brasileiros. ANDAR DE SANDÀLIAS, BERMUDA OU COM CAMISA DE BOTÃO não credencia ninguém a ocupar qualquer cargo político. Ser “empreendedor”, buscar seu lugar ao sol, são atitudes louváveis, portanto exemplares. Alguém pode prosperar e continuar sendo pobre. O que eu quero saber é O QUE
    Augusto e Rose Castro fazem ou fizeram pela comunidade itabunense. Não os conhecia até a última eleição municipal. Quanto a acreditar em Deus, Sr. ANÔNIMO, não tem nada a ver em querer saber quem são os dois supracitados.
    Em tempo: supracitados não é xingamento! Pode ser que você, ANÔNIMO, se ofenda.

  4. Mais uma coisinha…
    Meu caráter não me permite associação (pelo voto) ou de qualquer outra forma a pessoas como o Sr. Geraldo (vassoura-de-bruxa) ou sua digníssima esposa. Não votei neles por questão de ética e consciência política e moral ( não sei se essas duas expressões dizem alguma coisa a vocês)mas… pensem o que desejarem. Eu sou quem sou independente de vocês.
    Sem mais, Hasta la vista!

  5. EXCELENTÍSSIMO “DEDEI”,
    Sugiro mais atenção quanto a forma de escrever.
    Exemplo: VOCÊ não se escreve com “Ç”.
    FEZES não possui acento em nenhuma das duas vogais, muito menos nas consoantes. Veja lá, hein!
    A palavra correta é CÉREBRO,não CÉ(L)EBRO. Deixa isso para o cebolinha.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *