O Dnit já está fazendo estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental na área onde passará a nova pista da BR-415. Antes da duplicação, o governo federal vai assumir a gestão da rodovia, para que a União possa injetar dinheiro na duplicação. São formalidades burocráticas, mas que indicam que o projeto, pelo menos, já está andando.
As afirmações são do engenheiro Saulo Pontes, coordenador do Dnit na Bahia. Ele assegura que um ponto já foi definido: a nova pista será à margem direita do rio Cachoeira. Um fator que muito influiu nessa decisão foi a criação de um vetor de desenvolvimento para Itabuna, à direita do rio, e a economia com desapropriações.
“Se fôssemos duplicar a pista já existente, perderíamos muito, a começar por aquela paisagem cênica maravilhosa. Outros prejuízos seriam a maior agressão ao meio ambiente, sem falar que no meio do caminho teríamos o Salobrinho e a Banco da Vitória, que seriam muito prejudicados, além dos acessos à Ceplac e à própria Uesc”.
As duas pistas serão interligadas por pontes e viadutos. “Até o final de novembro concluiremos os estudos, em dezembro daremos entrada no pedido de inserção da rodovia no Plano Nacional de Viação, para, a partir de 2010, iniciar o processo de licitação, pelo Dnit ou em convênio com o governo do estado”, assegura Pontes.
0 resposta
Mais uma vez, …, vamos esperar, …!!!
Nossa expectativa é apenas não ter que “esperar sentados”, após 2010, …, pois aí só de lá a mais quatro anos, no mínimo, …!!!
Sabem como é política, …, passa por cima até mesmo dos técnicos, como estamos cansados de constatar, …!!!
Devemos, sim, ter esperança, mas devemos, antes de tudo, ser realistas, …!!!
O Engenheiro falou quantos retornos (quantas pontes) a estrada terá (caso esteja previsto ser sentido único em cada pista)? Ou o tráfego será em mão dupla nas duas pistas? Pois, sendo assim, seriam estradas independentes, e não haveria necessidade de tantas pontes assim, apenas algumas para acessar a outra estrada sem ter que fazer todo o percurso de volta, …!!!
É bom que isso fique claro, …!!!
Caro Pimenta,
Só acredito nas palavras do Engenheiro, porque ele abotoou a camisa igual a um presbítero e, como acredito em sermões, fico bastante crédulo com a noticia.
grato.
O governador Wagner mostra com trabalho e acoes que se faz governo assim com honra e dignidade e nao ccom conversa mole de DERROTADOS, Fora GEDDEL, SOUTO, CESAR, ETC, PMD BROCOS e DEM ONIOS, a bahia de respeito ja consou e deixou claro na eleicao passada. Wagner reeleito, melhor pra bahia terra de todos nos, inclusive os derrotados, para se inspirarem.
O SONHO CONTINUA
Em junho de 1974 eu na epoca com vinte anos de idade,juntamente com o saudoso Topografo Lourival canarios e outros formavanos uma tremenda equipe de topografos que a todo ritimo fazia os estudos e projetos do traçados desta magnifica duplicação desta BR-415 na epoca pela margem esquerda do rio cachoeira.Tinha uma equipe de projetistas e passagista contratados pela empresa TENPO engenhearia ltda.Se gastou muito dinheiro com aquele projeto.Pista dupla de Ilheús até a BR-101 alo proximo a antiga Estrela do Sul.
É bom lembrar que era 1974 em 1976 teria eleições.
Ficou só a lembraça e o SONHO.
ACORDEI E VEM MAS UMA PROMESSA AGORA.
TOMEM VERGONHA E NÃO VENHAM COM MAS ESTA.
FORA WAGNER E OS PETISTA!!!!futuros DERROTADOS!!!!!!!!!
Passei hoje no novo trecho da BA 001 e está linda! Aguardaremos mais uma obra para região fruto da coragem, respeito e determinação dos nossos governantes federais e estaduais! Parabéns
Geraldo Ribeiro disse tudo.
Estádio de Pituaçú – governador Roberto Santos – reforma governador Jaques Wagner
BR 415 – governador Roberto Santos – duplicação (outra pista do outro lado) governador Wagner.
Se pensar como Sergio Oliveira a fonte nova nunca vai sair. Mas agora a Bahia tem governo.
Veja o quanto o estado está gastando para legalizar os terrenos dos órgãos públicos!
Saulo vamos deixar de muita conversar e providenciar urgentemente essa duplicação Ilheus Itanuna que é de grande importancia p/ nosso Sul da Bahia.
Pare de dificultar as ações do Governo e aproveite p/ vc fazer algo de bom pela primeira véz numa região que vc nunca féz nada.
esse serguo oliveira e pra la de pesimista… galego, em breve teremos nossa estrada gracas a vc e a lula..
Acredito nas palavras do trbalhador e competente dr. saulo pontes nao daria entrevista se nao soubesse do andamento desta tao esperada obra vamos todos acreditar temos um itabunense na frente da coisa acredito que saia o mais breve possivel depois que sair vai aparecer o pai da criança que serao varios politicos tenho certeza que o futuro de itabuna esta na mao deste magnifico e estraordinario engenheiro acima citado.
Marcelo
Vc realmente não conhece Saulo Pontes,ele foi o responsavel pelo Derba na bahia e hoje é do DNIT, essa duplicação da J S Pinheiro quem fez foi o engenheiro Saulo Pontes, o semi-anel de Ilheus x Itabuna tb foi ele, a reforma nas pistas tb foi ele,os trevos de Gandu e Ubaitaba tb.