Tempo de leitura: 2 minutos
.
Alguns se arriscam na pista, outros encontram rotas alternativas...

Por ser segura e apresentar riscos de lesões relativamente baixos, a caminhada é uma das atividades físicas recomendados por profissionais de várias áreas, a exemplo de médicos e professores de educação física. Em Itabuna, porém, esse prazeroso exercício não deve ter o incentivo dos ortopedistas.

Quem decide fazer suas caminhadas pelas avenidas Mário Padre e Aziz Maron, na margem direita do rio Cachoeira, encontra, há muito tempo, uma calçada deteriorada em vários pontos, além de uma grande quantidade de pedras soltas. A pavimentação é composta pelas famosas pedras portuguesas – que se soltam com facilidade e piora ainda mais quando não há manutenção.

O risco de lesões é óbvio. Uma pena que, apesar de ter formação como professor de educação física, o prefeito Capitão Azevedo não atente para o risco a que expõe a população que busca aquele espaço para realizar seus exercícios diariamente ou mesmo os que apenas precisam chegar a locais como o shopping ou aos centros médicos daquelas redondezas. Imagine a situação de cadeirantes ou de portadores de deficiência visual ou cegos…

As imagens são do premiado repórter fotográfico Zeka.

... mas quem resolve enfrentar as crateras, pode ser vítima de uma contusão. Sem falar que, esteticamente, o local está horrível.
... mas quem resolve enfrentar as crateras, pode ser vítima de uma contusão. Sem falar que, esteticamente, o local está horrível.

0 resposta

  1. enquanto isso nossas estradas e rodovias ba e br no estado da bahia andão mal… o prefeito tem que cuidar é dos bairros como vêm fazendo isso é o de menos, pior são residências que nem passeios fazem, deveriam postarem isso e não essa bobagenzinha!

  2. Enquanto isso! Em Juazeiro, o ministro dos Esportes Orlando Silva, esteve em abril/2009 e assinou ordem de serviço para construção de uma Praça da Juventude, com quadras, pistas de skate, pista para caminhadas e etc… A Praça medirá 7 mil metros quadrados.
    O ministro falou para o prefeito Isaac Carvalho – PC do B ” Nós vamos cumprir a promessa de campanha, que todos os programas em esporte em nivel nacional terá também em Juazeiro.
    O nome do secretário municipal de esporte de Juazeiro chama Alcantara.
    Sugestão, por que o secretário de esportes de Itabuna não vai ter uma prosa com o secretário de lá.

  3. Pensem no lado positivo: a clinica do sec. saúde Viera ta faturando, mtos tornozelos, joelhos ja foram torcidos e deram mtos lucros.. Td tem um lado bom, msm q seja poucos (o buraco gera emprego e renda) Brincadeiras a parte.. é uma vergonha!!

  4. Itabuna precisa urgentemente de uma ciclovia.
    Essa prática é quase um risco de morte com a
    falta de educação da imensa maioria dos motoristas
    de Itabuna.

  5. Isso que estamos vendo através de fotos e que todos os itabunenses presenciam é a mais pura vergonha, é um tapa na cara daqueles que ainda esperam pelo poder público para fazer alguma coisa relacionada manutenção ou mesmo novas obras em nossa cidade.
    Quando é contratada alguma empresa tudo indica que nunca que a mesma nunca fez algo de tamanha magnitude, prova disso é a praça Camacã, os operários nunca souberam o que é nivelar, pois quando chove a água fica empossada, as praças dos bairros não sofrem manutenção a cidade está abandonada, se nas áreas nobres da cidade esta assim imagine em bairros periféricos..
    Prefeito cadê as secretarias nos bairros? O senhor só tem conversa

  6. Bastante oportuno o registro do descaso. Diga-se de passagem, que a situação está presente na maioria dos bairros. Existe inclusive situação de ruas (Bairro Monte Cristo por ex.!), em que linhas de coletivos foram desativadas porque o acesso ficou impraticável. A conclusão que fazemos é que o gestores municipais não andam pela cidade – ficando enclausurados nos seus gabinetes. Sugiro ao Senhor Prefeito, criar uma rotina, se não Ele, alguém da sua equipe para circular na cidade, porque se tiverem a sensibilidade de identificar estes pequenos problemas, com certeza serão facilmente solucionáis.

  7. Bastante oportuno o registro do descaso. Diga-se de passagem, que a situação está presente na maioria dos bairros. Existe inclusive situação de ruas (Bairro Monte Cristo por ex.!), em que linhas de coletivos foram desativadas porque o acesso ficou impraticável. A conclusão que fazemos é que o gestores municipais não andam pela cidade – ficando enclausurados nos seus gabinetes. Sugiro ao Senhor Prefeito, criar uma rotina, se não Ele, alguém da sua equipe para circular na cidade, porque se tiverem a sensibilidade de identificar estes pequenos problemas, com certeza serão facilmente solucionáveis.

  8. As nossas calçadas, no geral, são impraticáveis em termos de acessibilidade, mal conservadas, esburacadas como é esse caso, tb pela quantidade de degraus, desníveis, postes, orelhões e outras barreiras arquitetônicas, sendo comum que cadeiras de rodas, carrinhos de bebê ou de pedreiros e mesmo pedestres tenham que sair às ruas para poder avançar, havendo constantemente notícias de acidentes por essa razão, falta de conservação das calçadas. A conservação das calçadas em bom estado para o trânsito dos que dela precisam, deveria ser a bandeira levantada por todos, poder publico e privado. Angela

  9. Oportuno a reportagem!. Vergonha para os Itabunenses, que há anos vê um unico espaço que temos para praticar atividade física, abandonado. Pergunto aonde estar nosso dinheiro dos impostos e multas de trânsito( Construção de calçadas), Iptu e o dinheiro da taxa de iluminação pública( para iluminar os pontos escuros ali exitente, favorecendo o aumento de estatista nos assaltos?). Vemos locais piores que este da foto. Tem uma depressão que dar uns 30 cm de profunidadde. Pergunto se quebro um pé, um idoso cai de que é a culpa? Acorda Azevedo! Itabuna não é mais uma província. Aquele passeio já deferia há tempo ter trocado aquile piso , inaproriado, deveria ser uma pista como tem na alameda da juventude.

  10. Nao acho correto colocar a culpa em uma só pessoa , certo que o chefe do executivo é o prefeito porém foram mais de 50 mil que colaboraram para itabuna está assim, agora a saída era ir as ruas , reclamar , bradar , e nao , nunca se omitir , estão jogando a cidadania no lixo … FRACOS !

  11. Pois é Antonio Filho, Juazeiro está aguardando ansiosamente esse investimento que de fato melhorará ainda mais o urbanismo!
    Itabuna é uma boa cidade, também merecia esse Park!

  12. Zelão diz: – “No caminho tinha uma pedra” – Tem muitas pedras no meio do caminho.

    Quem dera fosse só essas as pedras no caminho do “capitão prefeito” Azevedo. Olhando-se com cuidado, nota-se que na verdade existe uma pedreira. São pedras que não foram postas no caminho. Elas afloraram, pela incapacidade de gerenciamento do governo, hoje, sob vários e conflitantes comandos (menos do comandante maior).

    Temo que ao longo do caminho, elas, as pedras, se avolumem de tal maneira, que formem uma intransponivel montanha, e esta, por instabilidade, acabe por desabar, soterrando promessas e sonhos da maioria dos habitantes de Itabuna, que sonharam com novos tempos que iriam surgir no pós centenário do município.

  13. Um imprudente chama o “descalçamento” da beira-rio de bobagenzinha.Não faz muito tempo, a Diretora do SOS CANTO DA CRIANÇA caiu no local mostrado na preciosa matéria, sofrendo fratura exposta, tendo sido operada de urgência e até hoje queixa-se de dores no braço.Tal descaso com a população é uma VERGONHA!Alguém precisava ter coragem para tratar do assunto.Parabéns ao Pimenta .Que fotos!

  14. eu duvido seu pimenta q agora eles coserta isso .. mais ten q mostrar primeiro para eles consertar serar q eles sao cegos ?perguntar nao ofende

  15. Convém lembrar que os ortopedistas, fisioterapeutas e profissionais de educação física recomendam não andar naquele trecho de calçada portuguesa, porque este tipo de calçada é prejudicial à coluna vertebral. Sem conservação piora e muito. É melhor andar na trilha existente na grama, até que um dia (quem sabe!) as pedras sejam substituídas por calçada de cimento como nos demais trechos da Beira Rio.

  16. Infelizmente a única coisa que provavelmente será feita por esta atual gestão é seguir o caminho do ex gestor: mudar para Vitória da Conquista! É mais fácil. Além do mais, a cidade já era assim antes deste novo mandato e optou por permanecer na mesma situação. Moral da história: por um empreguinho de 04 anos vale a pena assistir de camarote a decadência de uma cidade que já foi destaque no mundo inteiro.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *