Tempo de leitura: 2 minutos

Do A Tarde online

METRÔ
A obra, que já vai pelos 10 anos, envolve negócios nebulosos

As investigações do Ministério Público Federal (MPF) sobre as obras do metrô de Salvador, inclusas na Operação Castelo de Areia, caminham agora para novos supostos participantes, entre homens públicos e empreiteiras. A Justiça já acatou denúncia do MPF contra sete executivos das empreiteiras Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e Impregilo (empresa italiana), mas outros nomes estão sendo avaliados para a proposição de ações.

Uma das questões que estão sendo investigadas é o chamado “consórcio oculto”, uma suposta operação que envolveria participação de empresas perdedoras da concorrência, permitindo que elas participassem irregularmente da obra, com a anuência do poder público.

Entre as empresas sob análise, estariam as gigantes baianas Odebrecht e OAS e a Constran. Um dos sete executivos acusados na Justiça pode optar pela delação premiada e ajudar a revelar detalhes do esquema

Pelo que está apurado, na licitação do metrô a Impregilo (empresa italiana, o processo licitatório foi internacional) ganhou, o consórcio Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e Siemens, que ficou em segundo, ficou com a obra após “indenizar” os italianos pelo valor, conforme o processo, de pouco mais de R$ 1,5 milhão, embora esse valor possa ser maior.

Já “consórcio oculto” seria a introdução das outras empresas, que disputaram a licitação e ficaram em terceiro lugar, com a plena concordância da Companhia de Transportes de Salvador (CTS, órgão da Prefeitura de Salvador que coordena o metrô), apesar da prática ser ilegal.

A Odebrecht nega que tenha feito qualquer contrato desse tipo, mas as autoridades já têm conhecimento de minutas de reuniões para tratar do assunto. Falta o processo que resultou na aceitação formal por parte da CTS (leia-se Prefeitura de Salvador), documento que, pelo que pode apurar, ‘sumiu’. Sumiu das vistas oficiais. Um dos sete executivos acusados na justiça por procuradores federais diz tê-los em mãos.

O texto completo estará na edição que chega às bancas nesta segunda-feira; se você é assinante do jornal, clique aqui e leia antes.

0 resposta

  1. RAPAZ!!!!!!!!!! 10 ANOS EM CONSTRUÇÃO!!!! SÓ PODE SER MESMO, PARA LAVAR DIHEIRO PÚBLICO!!!

    MOREI NO RECIFE E ACOMPANHEI A CONSTRUÇÃO DO METRÔ DE LÁ. NÃO DUROU MAIS QUE 3 ANO. ESSE DE SALVADOR…. AI, AI…

  2. É estremamente stressante ter que lê reportagens soubre o metrô de
    salvador,e o lema principal.[foi descoberto mais inrregularidades]
    enquanto mexer nas descubertas soubre anatemas e saltiadores,a
    população de salvador sofre e fica cada vêz mais difícil este sonho
    ser realidade.A população tem que ir as ruas reinvidicar para as
    próximas obras de expanção uma empresa de respeito e privada,só assim
    não teremos mais que passar por este pesadelo de ver o nosso dinheiro
    ir de ralo abaixo,e não vermos o fruto dos nossos investimentos.

  3. o metrÔ de salvador só vai andar nos trilhos,quando o prefeito joão henrique terminar de pagar a propina ou o famoso mensalão aos partidos que ajudaram a sua reeleição… eu aposto que 90% da populaçao soteropolitana se arrependeu de ter votado no 15 DE JOAOZINHO e gedelzinho

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *