Tempo de leitura: 5 minutos
.

Ainda rende – e se depender dele renderá muito mais! – a sessão de fim de ano convocada pelo prefeito Capitão Azevedo para votação da reforma do Código Tributário do Município.

Mesmo com o propalado reconhecimento do prefeito de que o projeto continha vários erros, o vereador Clóvis Loiola, presidente da Câmara, está associando estranhos fenômenos ocorridos à época e que perduram até hoje, à não aprovação daquele texto.

Em outras palavras, Loiola acredita que está sofrendo retaliação do governo por não ter garantido a sessão que prejudicaria a população. “Eu não podia ir de encontro à vontade da sociedade. Mas a retaliação do prefeito está atingindo a população, que por sinal votou nele em 2008”.

Veja as retaliações a que Loiola se refere e ainda outras interessantes declarações do presidente do Legislativo na entrevista a seguir.

Hoje pela manhã o Pimenta publicou uma nota dando conta de que o senhor está sofrendo perseguição do governo, por não ter garantido a sessão do dia 23 de dezembro. O que o senhor tem a dizer?

Eu estranhei muito, quando soube que, naquele dia, o presidente da Emasa, Alfredo Melo, tinha mandado retirar as máquinas e todo o material de uma obra que a prefeitura estava fazendo no Santa Inês. Uma obra que começou de manhã e, se as máquinas continuassem trabalhando estaria pronta às 18 horas. A retirada ocorreu logo quando saiu a notícia que a sessão não ia ser realizada, por volta das 16 horas.

E quanto aos seus cargos, indicados na estrutura do município?

Também tem essa situação. Até hoje não receberam salário e eu soube que iam ser demitidos. Não sei se isso é verdade, mas achei muito estranho. A obra e essas pessoas sofrendo essa retaliação…

E essa obra, de que se tratava? A gente sabe o quanto é difícil até para os vereadores conseguirem a realização de qualquer coisa pela prefeitura…

Até eu estranhei. Pedi num dia, no outro as máquinas chegaram. É um esgoto que eu pedi para que fosse coberto, colocado manilhas. No outro dia pela manhã a máquina já estava lá. À tarde, o presidente da Emasa mandou retirar tudo, prejudicando a população. Isso tem que ficar claro: a perseguição do prefeito prejudica a população.

“Até eu estranhei. Pedi num dia, no outro as máquinas chegaram”

__________

Mas o senhor disse que foi o presidente da Emasa que mandou retirar os equipamentos…

E é verdade. Nem sei se o prefeito ficou ou não sabendo disso. Mas, como a gente sabe que muita gente manda na prefeitura mais do que ele [Azevedo]… É fácil o presidente da Emasa ter feito isso sem que ele soubesse. De qualquer forma, é o governo, e ele é o chefe, deveria estar no comando.

Vamos falar da sessão. O que ocorreu naqueles dias que levaram ao desfecho que resultou nessas retaliações?

O prefeito nos procurou, pedindo a convocação dos vereadores para votar o projeto. Eu disse que tudo bem, desde que estivesse dentro da lei e do regimento. Aconteceu que quando a gente chegou na Câmara já encontrou manifestação do sindicato dos comerciários, depois recebemos manifestação do pessoal do comércio – CDL, ACI, Sindicom – e também ouvimos os vereadores da oposição.

“Muita gente manda na prefeitura mais do que ele [Azevedo]”

__________

O senhor está dizendo que recuou, retirou sua promessa ao prefeito, porque foi pressionado?

Ficou claro que não era uma coisa boa para a população, do jeito que estava sendo encaminhado. Havia ainda a questão da ilegalidade. Assim, achei por bem não realizar. Tudo bem que eu disse que ia fazer, mas se fosse legal. Chegando aqui, com assessoria parlamentar, vereadores e a sociedade apontando as falhas não tinha condição de levar aquilo adiante.

Logo após aquela sessão apareceram informações dando conta de que houve um “mensalinho”, um 13º de R$ 6 mil, por fora, oferecido pelo governo aos vereadores para que esse projeto fosse aprovado. O senhor recebeu ou soube de algo referente a isso?

Não tive conhecimento disso. Nem ouvi falar.

Não que fosse algo novo na política nacional, nem mesmo na de Itabuna. Alguns até acham que não é ilegal. Então, o senhor não recebeu?

Não, nem soube disso.

E quanto à sua assessoria de comunicação? Já achou um profissional que atenda às suas exigências?

Não são exigências…

Corrigindo: suas necessidades…

Pois é. Eu não fico parado. Hoje mesmo já rodei a cidade toda, ouvindo a população e pedindo que a prefeitura realize as obras. Se o prefeito não atender, é outra coisa, mas faço a minha parte. Então, eu preciso de ter essa resposta na mídia, até porque eu estou fazendo aquilo que é para o bem do povo. Se a pessoa que trabalha comigo não conseguir dar esse retorno, fica difícil…

Voltando à obra-relâmpago do Santa Inês. Como vai ficar? O buraco vai ficar aberto, a prefeitura já se manifestou?

Até agora, não. Eu já mandei recado por pessoa de Azevedo, mas não temos nada. Como foi uma coisa que eu pedi e o prefeito logo atendeu, a população também me dá o crédito. Assim, eu também virei responsável. Se nada for feito pela prefeitura, eu mesmo vou ter que alugar uma máquina e mandar fazer. Porque a população não pode sofrer as conseqüências dessa política do governo.

“Se eu for candidato e ganhar, e Wagner se reeleger, tenho que ver o que é melhor para o povo”

__________

Até porque o senhor também é pré-candidato a deputado. Por falar nisso, o senhor se elegeu na coligação de Juçara e logo depois já estava no apoio ao prefeito Capitão Azevedo. Como o senhor iria se comportar, caso fosse eleito deputado, em relação ao governo?

Disso não tem dúvida. Sou de um partido (PPS), que tem seu posicionamento. Mas, e o povo? Se eu ficar só brigando, como consigo ajudar o povo que me elegeu? Se eu for candidato e ganhar, e Wagner se reeleger, eu tenho que ver o que é melhor para o povo. Se o partido não seguir essa linha, eu tenho que fazer. Acho que o político não deve radicalizar contra tudo só porque é de partido A ou B. Primeiro, quem tem que ser atendida é a população.

Uma última pergunta sobre a sessão fatal: o senhor chegou a ouvir que, caso levasse adiante a votação da reforma do código tributário, alguns vereadores iriam pedir seu afastamento…

Isso mostrou muita coisa. Três dos vereadores da base do governo que antes queriam que houvesse a sessão, disseram que garantiriam três votos contra mim. Todos da base do prefeito. E eu é que sou perseguido.

___________

Da Redação: Não podemos deixar de observar, porém, que essa subserviência pretendida pelo Executivo na relação com o Legislativo encontra forças justamente nas armadilhas do jogo político: indicações de cargos, propinas e outras formas de rendição. Vereador que se esbalda, acaba sendo cobrado. Que sirva de alerta!

9 respostas

  1. LOYOLA É PRA MIM O PIOR VEREADOR DE ITABUNA, É UM VASILINA ORIGINAL, UM TONTO, PARECE UM BOBO DA CORTE, NAO SABE O DIZ E NAO SABE O QUE FALA, ESTAR A SERVIÇO DO PREFEITO, ESTAR NA VERDADE FAZENDO CENA.

  2. Só uma opinião para Loiola…mostre agora para o prefeito quem manda na camara, você terá um ano para mostrar isso.Coloque ele no lugar dele…que ao inves de querer tirar os cargos que na verdade algum pai de familia estar empregado deveria é pagar o salario do povo que até hoje não recebeu e passou a virada de ano lisssoooo, diferente dele e dos secretários.

  3. veja bem eu acho que loiola ta bricando de ser vereador ele disse em um trecho da entervista que anda muito pedindo obras e quer que a midia divulgue.
    Axo Loiola que vc tem que fazer mais falar e aparecer menos se dependese de vc nos estariamos ferrados com essa reforma tributaria vamos correr ainda dá tempo de refazer a burrice do 1 ano de mandato

  4. É nisso que dá… Votam em pessoas semi-analfabetas, despreparadas, que dependem de cargos para se manterem no poder, depois ficam chorando pitangas perdidas…

  5. É lamentável, a verdade e que muitas pessoas que votaram em no vereador Loiola, dizem sem pedir segredo que não votam mais hoje no vereador. Loiola não tem respeito, não tem ética, não justifica o que ele anda fazendo coisa que mostra a falta o despreparo de exercer sua função. Vários erros o vereador vem contantimente comentanto. Anda com carro oficial da Camara de vereadores usando nas portas de bares, fazendo do carro para interesse particular. E agora no dia 25 de Dezembro de 2009 ele estava na praia em Ilhéus com o carro oficial, onde várias pessoas de Itabuna preseciaram aquela situação de irresponsabilidade. Isso é o vereador que o povo votou.

  6. Isso mostra aos entendidos na área da política, que os zezinhos que entram assumem o poder são de total incapacidade, e que no Brasil inteiro reina essa desordem, e que estamos simplesmente nas “mãos” de irresponsáveis desde que reinava a Monarquia em nosso Brasil.

    Temos que ser mais inteligentes <>
    Servidores Públicos. Servidores, a palavra Servidor vem da palavra SERVO.
    Temos que acabar com essa idéia que eles tudo podem.

    Ainda caminhamos com passos de formigas e sem vontade, a nossa cidade está abandonada.

    Não Temos Fiscalização ( quem fiscaliza é a a mídia) é preciso você denunciar na mídia para ser atendido)

    Isso é de tamanha vergonha, pois o poder público ficou defasado. Chega Temos que manifestar nosso repúdio de uma forma melhor, pois solicitamos consciência da população na hora do Voto, o cidadão Julga o que é melhor, e outra, em nossa cidade já provamos a esquerda e a direita. Não vamos aqui colocar os feitos de cada um, pois não passa de obrigação dos mesmos, porém Todos deixam crateras Irreparáveis.

    Temos que ir para a rua mostrando que somos importantes e que eles são meros colaboradores, sem querer ofender o direito de expressão de cada um, que tal colocar no para-choque ESTOU COM A E B, colocaríamos ESTOU COM MINHA CIDADE E NÃO ABRO MÃO PARA DESONESTO.

  7. Loiola é um fatoche produzido por uma política do toma lá da cá, da troca do voto pelo favor. Durante a campanha enganou Edson Dantas utilizando-se da estrutura da Cotef, recebeu dinheiro de Geraldo, teve seus pedidos atendidos pelo prefeito Fernando e fez plantão na porta do candidato Azevedo para receber outras benessis, ajuda de combustível, liberação de multas e etc… Quem conhece esse rapaz, sabe do seu potencial de enganar e, da sua falta de honrradez. Sabe também que de humilde ele só tem a aparência, pois, o resto é puro autoritarismo, maledicência e figimento.

  8. se não fosse os movimentos sociais e sindical. a populacão pagaria uma furtuna de inpostos.agora o povo do pt estavan todos em suas salas no ar comendo caviar.a presidente do PT não fez nenhun comentário sobre o asunto.nen o deputado minha pedinha.nen sua esposa que teve um monte de votos que procurou defender o povo de nossa cidade.parabens os movimentos e ao vereadores de oposicão que foran verdadeiros defesores da comunidades.

  9. Esse continua sendo o nosso grande paradigma para 2010. Como acreditar no executivo (prefeito) ingerindo-se sobre o legislativo (vereadores)? O que se vê em ambos os casos é o interesse puramente financeiro! Agora, olhando e analisando o presidente da câmara de vereadores de Itabuna, o cidadão sério, honesto, trabalhador e cumpridor de suas responsabilidades não merece uma figura despreparada e desorientada como ele no comando de uma casa tão respeitável como aquela. Sr. loiola, ta na hora de buscar por uma assessoria e consultoria para que venha a lhe capacitar e te aprumar, direcionando-lhe para o seu real papel na câmara. Chega de palhaçadas e esquisitices, pois, a sua função não é trocar o seu voto por cargos ou qualquer benesses que o prefeito venha a lhe proporcionar, más sim, lutar, legislar e fiscalizar os atos do executivo em benefício do povo, e não, reverter isso para o seu benefício. Conselho de um xará seu. Tome posse disso! As retaliações de qualquer prefeito só atingi aqueles que estão sobre o seu domínio, não é o caso do povo, que é soberano. 2012 está chegando!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *