Tempo de leitura: < 1 minuto

As obras do Gasoduto Cacimbas-Catu (Gascac) entram na fase final no sul da Bahia e as demissões começam a ‘pipocar’. Ontem, a GDK Engenharia demitiu 1.254 operários, segundo o Diário Bahia. As demissões ocorreram, em maior número, no município de Coaraci, onde a construtora montou o canteiro central da obra.

Nos próximos dias, outra leva de grandes demissões é esperada nas demais construtoras que integram o consórcio para construção do gasoduto, dentre elas a Bueno, em Itabuna, que emprega cerca de 1.500 trabalhadores. O sindicato dos trabalhadores em construção pesada, o Sintepav, não quis se pronunciar sobre as demissões.

20 respostas

  1. Se huvesse mais agilidade por parte do Governo, esse pessoal poderia ser reaproveitado em outras obras, prometidas para o Sul da Bahia, tais como: A duplicação de Ilhéus – Itabuna, o novo porto, o novo aeroporto, a construção da barragem, pois tudo isso é feito mediante contratação de construtoras, empreiteiras, que, por sua vez, contratam operários de várias categorias, de vários níveis de especialização, …!!!

    Agora eu pergunto: Será que a economia regional irá sentir, …?!?!?! O comércio local também, …?!?!?!

    E a “bolha imobiliária”, será que irá estourar, com tanta gente indo embora, em busca de mercado de trabalho em outros locais, …?!?!?!

    É isso aí, …, um dia a fatura chega, …!!!

  2. Sérgio e suas bobagens !

    Todos sabem que a permanência da Bueno na região era temporária.

    Antes de trabalharem na Bueno, o que essas pessoas faziam?

    Quanto a contratação por parte dos funcionários para outras obras, não é tão simples assim, pois muitas obras nem licitadas foram.

  3. A Petrobras – responsável pela contratação destas “empreiteiras” (sejam contratações diretas ou não, explico: tem até quinterizadas operando nesta obra). Deve, no minimo, fiscalizar a “saída” destas, pois, não são somente os operarios, verifica-se: alugueis; serviços diversos: lava-jatos, mercados, farmacias, restaurantes, hoteis, pousadas, etc…
    O que prevê a lei é uma responsabilidade compartilhada entre as “empreiteiras” e a toda poderosa PETROBRAS.

  4. O sintepav é presidido por Bebeto que foi presidente do sindicacau, se vendeu ao sistema,foi parar na força sindical de Luís Medeiro,traiu os trabalhadores da indústria de cacau,desfila em Ilhéus de carro importado.- O Pelegão foi vereador pelo Pcdob em ILHÉUS e foi expulso do Partido,por conta dessas atitudes.

  5. O Sr. Comunicator jogou contra o pessoal do qual ele puxa o saco, …!!!

    Acabou de admitir, no comentário dele, que algumas obras são apenas promessas, …, nada mais, …!!!

    Pois segundo ele próprio nem sequer foram licitadas, …!!!

    E assim será até o final de 2010, …!!!

    Isto significa que serão quatro anos de promessas, …, de concreto mesmo, …, nada, …!!!

    É o mal de quem desliga o cérebro ao escrever e/ou falar, …!!!

    Que dureza, …!!!

  6. Loucura, toda obra tem data pra inicio e pra terminio, e certo que as incidências após de um fim de uma obra é grande como a economia que altera e tudo a sua volta, o que que o sindicato tem haver com isso enlouqueceram foi?

  7. Este Sindicato da Sintepav é uma estenção do gv federal e estadual q só procura fazer greve qdo têm interesse em receber dinheiro das empresas e funcionários, depois só aparece se tiver uotras obras visando lucros pessoais.

  8. Este Sindicato da Sintepav é uma estenção do gv federal e estadual q só procura fazer greve qdo têm interesse em receber dinheiro das empresas e funcionários, depois só aparece se tiver uotras obras visando lucros pessoais.Nunca fis algum neste sentido.Está com medo de publicar o mesmo?

  9. EU ESTAVA NESSA OBRA DA GDK EM COARAÇI E FOI OTIMA ESTOU ESPERANDO OUTRA POIS PIAÕ DE TRECHO E ASSIM EM OBRA EM OBRA PRA ENCHER O PAPO RSRSR E SOBRE ESSE SINDICATO QUE SO ATRAPALHAVA NOSSO TRABALHO LA´ UMA BANANA PRA ELE VLW FUIIIIIIIIIIIIIII

  10. Todos nós que balhavamos nessa obra sabiamos mais ou menos o tempo de duração. Portanto não vejo motivo para alarde. Ninguém foi enganado. Quem trabalha em obra sabe disso, não é emprego fixo, acabou a obra, fim de contrato. Agora o que poderia existir era uma maior agilidade em novos contratos para que não ficassemos tanto tempo desempregado.

  11. eu trabalho a muito tempo com duto ja to vacinado com entra e sai nas impressa , eu acho para aquelas pessoa que sao da regiao que a maioria nunca teve oportunidade de trabalha numas dessas impressa com boms salario pensa que e para sempre eles precisa de alxilio para sabe investir por que so fica o duto a gente vai para casa

  12. olá gostaria de trabalhar novamente na obra da GDK engenharia novamente, pois já trabalhei 10 meses na obra de coaraci-itabuna 1 mes de meio na obra de minas gerais mais 2 meses aqui em salvador. Sou op. de escavadeira hidraulica e trabalho com terra planagem e dutos tambem

  13. Gostei muito dessa obra em Coaraci,trabalhava no setor almoxarifado foi uma experiença muito bom e agradeço pela oportunidade que a empesa mi deu e espero um dia volta trabalha nela.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *