Tempo de leitura: < 1 minuto

A TVE Bahia exibe, nesta quinta-feira (14), às 23h30, o documentário Os Magníficos, do diretor francês radicado em Salvador Bernard Attal. Produzido pela Ondina Filmes, o documentário retrata a ascensão, queda e superação da lavoura cacaueira do sul da Bahia por meio do drama de três personagens, que tiveram uma queda vertiginosa em seu padrão social e precisaram se adaptar e reconstruir suas vidas a partir de uma nova realidade.

Os Magníficos foi um dos projetos baianos selecionados pela quarta edição do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro (DocTV), parceria do Ministério da Cultura com TVs públicas de todo o país e a produção audiovisual independente. Informações da Agecom/BA.

5 respostas

  1. Não vi (ainda), mas certamente deve demonstrar bem a falta de visão dos “bem sucedidos” cacauicultores – na verdade, a maoria não passava de “extrativistas” – ao não serem capazes de enxergar a importância de buscar meios para agregar valor aos seus produtos e nem se preocuparem com a diversificação agrícola.

    As amêndoas sempre saíram daqui in natura. Os poucos que ainda industrializavam parte da matéria-prima eram empresários estrangeiros estabelecidos em Ilhéus.

    Violência, desigualdade, exploração, pistolagem, desumanidade, analfabetismo, vinganças, fizeram (e ainda fazem) parte dessa história que vivenciei desde o meu (re)nascimento em uma família que descendia de um dos “coronéis” mais “respeitados” de um município da região. Os capangas do meu bisavô estavam prontos para dar cabo de alguém a um simples sinal de dedos dele.

    O resultado não poderia ser outro! É a Lei de Retorno…

    Hoje, o nosso maior problema é ter uma parte desses sentimentos ainda presentes no subconsciente coletivo dos habitantes daqui, o que gera comportamentos e atitudes dignos dos anos 20 do século passado.

    Nas entrelinhas da maior parte dos conteúdos dos posts que tenho lido nos sites/blogs da região percebe-se claramente uma forte carga de INTOLERÂNCIA, PESSIMISMO, INCOMPREENSÃO, SOBERBA, ATAVISMO, ATRASO…

  2. Ilhéus, a “BELA ANDRAJOSA”, é um bom exemplo. Uma pedra preciosa ainda bruta e a espera de um competente ourives para lapidá-la.

    Ao invés da urgente lapidação exigida, tornam-na cada dia mais andrajosa na medida que os anos passam.

  3. Pena que boa parte dos telespectadores da região cacaueira não terá como assistir ao documentário, uma vez que o sinal da TVE não chega aos nossos lares.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *