Tempo de leitura: < 1 minuto
Itabuna registra queda no emprego em dezembro.
Itabuna registra queda no emprego em dezembro.

A indústria puxou para baixo os indicadores do emprego em Itabuna no último mês de 2009. Levantamento do Pimenta no site do Ministério do Trabalho e Emprego revela que o setor cortou 266 vagas em dezembro, quando contratou 43 trabalhadores e demitiu 314.

Setor que liderou as contratações até meados de 2009, a construção civil fechou o mês de dezembro no vermelho, quando contratou 18 operários e demitiu 59. Quem ‘salvou’ o mês foram os setores de serviços e comércio. Ambos, geraram 41 novas vagas, juntos.

Quando computados todos os setores da economia, o saldo de empregos em dezembro foi negativo, com o corte de 266 postos de trabalho. Apesar do mês “vermelho”, o município fechou 2009 com um saldo de 1.079 novos empregos, puxados pelos setores de serviço e construção civil.

ILHÉUS GERA 255 EMPREGOS

A vizinha Ilhéus caminhou em ritmo contrário ao de Itabuna e registrou abertura de 225 novas vagas no mercado de trabalho no mês passado. Em 2009, a cidade abriu 513 novos postos.

O bom resultado em dezembro teve como principais responsáveis os setores de comércio, serviços e construção civil. Juntos, geraram 259 novos empregos.

Apenas a agropecuária ‘cortou cabeças’, cepando 26 vagas. Quando avaliados todos os setores da economia, foram contratados 734 trabalhadores e demitidos 479 trabalhadores no mês passado.

2 respostas

  1. Itabuna está acompanhando o mesmo rítmo do Brasil, segundo o Ministério do Trabalho, …!!!

    Quanto a Ilhéus, é natural que na época da alta estação haja contratações, …, o pior vem a partir de março, …!!!

    Este ano, principalmente, pelo fato do carnaval ser mais cedo, o retorno às aulas praticamente retira os turistas da cidade, …, dado que a maioria viaja em família, …!!!

  2. Mas a crise é geral,e os muitos empregos até mesmo da prefeitura foram par mãos de poucos com salários e beneficios absurdos.
    S e não tiver incentivo ninguém investe em nossa cidade,já Ilhéus é um pouco melhor só pelo fato de ser cidade turistica nada mais.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *