Tempo de leitura: 2 minutos
Tomógrafo do Calixto estaria quebrado há dois meses.

O drama do aposentado José Ailton do Prado, 71, continua. Dois meses depois do juiz Eros Cavalcanti determinar à direção do Hospital Calixto Midlej Filho, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, que fizesse a cirurgia para extração de tumor no cérebro do paciente, Ailton aguarda reparação do tomógrafo da unidade hospitalar.

A informação repassada a familiares do idoso é de que uma peça teria de ser substituída e a mesma só é comercializada no exterior. “Toda semana eles dão uma previsão diferente”, diz Adailton Prado, filho do paciente. Nesta semana, a informação repassada era a de que a peça chegou, mas faltava técnico habilitado para fazer a substituição.

O filho do aposentado está preocupado com o quadro de saúde do pai. Por conta da demora para a cirurgia, o paciente apresenta-se nervoso, com inchaço e perda parcial da visão direita. A espera pelo procedimento cirúrgico começou em novembro do ano passado.

No dia 16 de dezembro, o juiz Eros Cavalcanti determinou a remoção do paciente do Hospital de Base para o Calixto Midlej e deu três dias para a realização da cirurgia, que não aconteceu até o momento. No último dia 15 de janeiro, o magistrado bloqueou R$ 4.600,00 de uma das contas da prefeitura no Banco do Brasil, para garantir o procedimento.

Embora o bloqueio tenha ocorrido, o paciente ainda aguarda pelo conserto do tomógrafo. A equipe médica desaconselhou uma saída para garantir o exame, que seria fazê-lo em outro hospital da Santa Casa, o Manoel Novaes.

O veto ocorreu porque o paciente terá que ser induzido ao coma para este outro procedimento, necessitando, pois, de internação em uma UTI. A família não perdeu as esperanças, mas está cada vez mais angustiada com a demora.

SANTA CASA FALA

A provedoria da Santa Casa informa que aguardou até a última sexta-feira, 29, para que a prefeitura e a Secretaria de Saúde de Itabuna entregasse o material necessário para a realização da cirurgia.

O procedimento depende, agora, da reativação do tomógrafo. De acordo com a assessoria da instituição, o aparelho estará “em pleno funcionamento” já nesta sexta, 5.

3 respostas

  1. Essa santa casa parece mais com o inferno.
    De santa não tem e nada. Um hospital com completo desrespeito ao ser humano.
    Chegue ao PA com qualquer sintoma e será conduzido para o soro.
    Se seu plano for especial e tiver vaga em quarto compartilhado, a santinha casa coloca vc no compartilhado e o plano paga pelo individual.

  2. È Inacreditável que ainda exista esse jogo de empurra entre a Prefeitura e a Santa Casa, infelizmente a saúde das pessoas está em segundo plano, primeiro as festas (Cem anos de Itabuna, festa de 93 anos da Santa Casa), como se tivéssemos algo para comemorar… E o enroletion em Itabuna continua….

  3. Acho um absurdo oi que está acontecendo com este ser humano, uma grande brincadeira por parte do poder publico e da direção do Hospital Santa cruz.
    Respeitem a vida, amanha poderá ser vc

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *