Tempo de leitura: < 1 minuto
Professoras fizeram protesto ontem, contra a saída do secretário (Foto Fábio Roberto/PM)

Fonte da Secretaria de Educação de Itabuna confirma que o secretário Gustavo Lisboa realmente entregou seu pedido de exoneração ao Capitão Azevedo. Foi na conversa que os dois tiveram na noite de quarta-feira (09), a portas fechadas, no gabinete do prefeito.

Azevedo não quer falar sobre o assunto e Lisboa, para evitar buchichos (mas conseguindo exatamente o contrário com seu silêncio “barulhento”), desligou o celular e teria se refugiado em Salvador.

Depois da conversa com o prefeito e antes de viajar, Lisboa falou com pouca gente, mas algumas informações vazaram. Uma delas é a de que o secretário teria confessado ao prefeito que, diante das intromissões e dificuldades criadas por um setor do governo (Fazenda) ao seu trabalho, ele acabou perdendo o estímulo para continuar.

Azevedo apelou ao jovem secretário, pediu paciência, mas ainda assim Lisboa entregou a carta de exoneração. O capitão permaneceu firme e disse que desconsideraria o documento. Foi ideia dele sugerir que o professor tirasse uns dias de folga, para “esfriar a cabeça”.

Lisboa saiu da sala, desligou o celular e sumiu. Há dois dias não é visto em Itabuna, onde um séquito de professoras chorosas lamenta uma saída que muitos têm como irreversível.

25 respostas

  1. Sr. Azevedo, pelo amor da legalidade e da eficiência desta área do seu governo, DESCONSIDERE MESMO o pedido de Gustavo e o reconduza à direção da pasta. Sr. Azevedo: salve o seu governo!

  2. Sobre esse assunto o comentário mais lúcido que observei foi o Radialista/Vereador Roberto de Souza. O secretário Burgos não tem culpa alguma, pois quem o conhece sabe que é de sua natureza ser como é, qual a fábula do sapo e do escorpião…O Prefeito Capitão é que não pode mais permanecer calado, como fez até agora. Não dá pra acender uma vela pro sapo e outra pro escorpião. As pessoas do governo, sem ouvir a voz do comando vão procurando seus times para jogarem. Assim, ou voce é do time A (Azevedo) ou do time B (Burgos). Qualquer que seja o resultado desse jogo quem perde é a população de Itabuna. Prefeito Azevedo, que time voce comanda?

  3. Como demonstrou a manifestação do professorado, o problema não se restringe a quatro ou cinco secretários com interesses e estilos diferentes. Cada um posto de primeiro escalão leva consigo um grupo considerável de servidores de segundos e terceiros escalões, ou seja, ou o Prefeito age de forma rápida e eficaz ou o seu governo estará fadado ao fracasso. E a população de itabuna é que pagará pela sua letargia.

  4. Olha, o secretário Gustavo Lisboa é gente fina, porém, deixe o cara sair dessa panela de pressão, se não é ele que será fritado. Gustavo já expos os seus reais motivos, cabe a ele e ao prefeito dar explicações sobre a sua saída. Se o governo de Azevedo não é um governo sério, é outra coisa. Deixe o homem trabalhar gente!!!!!

  5. Que ele saia, não faço questão. Só quero saber se com ele vai A diretora Andrea da Escola Everaldo Cardoso que muito vem pisando nos seus professores.Que comprou os alunos com doces para ganhar o Data show,que vem desvalorizando o trabalho de seus profissionais,que falta mas do que tudo e muita irregularidade mais.Lembro que quando era aquele diretor as coisas não andavam assim.E lembro ainda que quando fez uma reunião para apresentar o que já tinha fieto pla escola, acabou mostrando que tinha copiado ações da outra gestão e fotos de eventos feitos. Sendo que a mesma comungava do mesmo prato pois era vice do professor Eric e hj esculhamba gestão passada.Infelizmente temos que conviver com pessoas assim.E Azevedo estava indo até bem se não aceitar a exoneração vai começar errando

  6. muito charminho de lisboa viu!

    azevedo tem que respeitar a idéia dele!!!

    ninguém é insubstituível.

    e esse site sabe demais!

    Da Redação: Que nada, “Madeira”. Gostaríamos mesmo de saber o que se passa pela cabeça pensante do prefeito…

  7. Atenção itabunenses e região – quem educou seus filhos, educou. A educação de Itabuna vai sumir se Gustavo sair. Não existe ninguém para substituir este jovem, as escolas serão fechadas, professores não trabalharam, será o apocalipse.
    De quebra o mundo se acaba.
    Pupe-me, esse joguinho ta chato e previsível.

  8. é mentira, trabalho na sec de educação e nada disso aconteceu, ele terá sua resposta após o carnaval, o prefeito deu a ele féééériassssssssssss!

  9. Concordo com Dartanham, peço a Deus que o comentário de professor seja mais que verdadeiro e real.
    Madeira ou madeirada, você é segurança, portanto não se meta com o compromisso de quem quer ver a Educação pelo menos continuar no patamar em que está, comandado pelo Professor Gustavo Joaquim Liboa, senão o barco afunda de vez!
    Caros colegas Professores, vamos lutar por uma eleição para gestores escolares, não somos nós qe elegemos os políticos que aí estão? Portanto vamos desvincular Educação da politicagem e sim nos comprometermos com Política para a Educação, não nos esqueçamos que estamos formando futuros cidadãos. Será que queremos mais políticos corruptos? Mais crianças, adolescentes no crake? Na protituição? poxa passou da hora da consiência dos 03 Poderes e nos Educadores, Formadores termos concisência do País que estamos construindo pra nossos filhos, netos!
    Parece discurso feito, demagogia, mas é o que quero e vou pedir muita força a Deus pra conseguir. Nossos filhos e netos podem estudar numa escola particular, mas não estará livre de todas as violências atríbuidas só a rede pública, Portanto com meu pedido e desejo, vamos arregaçar as mangas e fazer valer a Educação com Formação de Deveres e Direitos de cada um cidadão de qualquer cor, raça, credo ou condição social! Um dia podemos ler nesse ou em outro site qualquer comentàrios de pessoas Alfabetizadas na mais completa extensão da palavra, não alguns Analfabetos funcionaism sabem ler e escrever, mas vão conseguem interpretar!
    Obrigada pelo espaço!

  10. Sou professor do campo na cidade de Itabuna, aprovado no último concurso municipal. Lecionar na escola do campo em Itabuna, tem sido um ato de amor, amor a profissão, amor a nosso país, por acreditar que nossas crianças possam amanhã mudar o rumo de nosso país.
    Leciono na escola Corbiniano Freira localizada entre os municipios de Itabuna/Itajuípe, todos os dias temos que pagar do nosso próprio bolso a quantia de R$ 6,00 porque a secretária de educação do nosso municipio não fornece transporte, além do mais o transporte coletivo que nos conduz deixa-nos as margens da rodovia, após isso temos que caminhar cerca de 10 km até chegar ao destino final, no que eles chamam de sala de aula, uma sala que fica embaixo de uma barcaça sem as minimas condições de higiene. Ainda quando vamos reclamar, sobre a situação da escola e de nós professores, intimidam-nos alegando que estamos em estágio probatório. Creio que essa situação não é exceção na escola Corbiniano Freire, demais colegas também sofrem dia-a-dia sacrifiios até piores para chegar ao seu local de trabalho e ainda por cima não encontrar as minimas condições de trabalho.

    Peço encarecidamente que possam verificar a situação que vivemos e acionar os órgão competentes para as devidas providências, a educação de Itabuna merece mais respeito.

    Esse secretário já vai tarde. É bom que se faço uma auditoria nas contas da educação antes de sua saída, para o próximo que entrar não venha fazer que nem o da saúde vem fazendo: “A culpa é de Jesuíno”.

  11. Estou começando achar que o movimento “fica Gustavo” come~çou neste blog.
    ^Não existe razão para tanta propaganda. Será que é o pré lançamento de Gustavo a uma vaga no legislativo?
    Esse blog sabe alguma coisa?

  12. profa,

    Falando em Maderada, parece que ele tava tendo a oportunidade de se redimi, saiu da tutela de cuma e estava sendo guarda- costa do secretario Gustavo. E agora com sua saida maderada vai passar chuva aonde?

  13. Zelão diz: – A quem interessar!

    Considerado o mais eficiente secretário do governo do “capitão prefeito” (se não o único), o professor Gustavo Lisboa, sob vários argumentos, ditos de apoio, vem sendo extimulado a deixar o governo.

    A essa altura do campeonato, com o time do capitão perdendo todas as disputas, a saída de Gustavo, seria, como a saída do técnico competente, deixando o “time de pernas de pau,” completamente atônito.

    Se o verdadeiro argumento do secretário Lisboa, para deixar o governo, é mesmo divergências administrativas com o seu colega de governo, o Secretário da Fazenda, Carlos Burgos, o problema é de fácil solução para o “capitão prefeito”, que no uso da sua autoridade, pode chamar às falas os seus dois secretários, em nome do bom desempenho do seu até então fracassado governo.

    Existe porém, uma outra vertente para o problema: – Comenta-se, que Gustavo Lisboa, é apenas ( por ser o melhor avaliado no governo) o portavoz de um grupo formado por outros secretários que querem ver Carlos Burgos fora do governo.

  14. Querer nao é poder,se nao tiraria 10desses secretarios e substituiria por Lisboas.Com certeza nosso perfil de secretarios transformaria nossa cidade em centenario com descencia, ordem e moral.Fico muito triste em saber que pessoa honesta nao tem poder para estar ao lado do povo(professores,pais e alunos…

  15. no governo de azevedo só fica quem nao presta,porq quem presta nao consegue ver os erros e ficar errando,como no caso de burgos mandar na prefeitura,pois o povo colocou vc azevedor,e vc estar desepcionando o povo.2012 vem ai,vamos te dar o troco

  16. Acho que atitude do secretário Gustavo Lisboa deveria ser irreversível, até porque, o assunto que ele levantou é de suma importância para as pessoas sérias e honestas desta cidade. Burgos, segundo Lisboa, estaria desviando recursos (dinheiro – bufunfa – money – capiléu), da sua secretaria (educação). Portanto, voltar ou rever a sua exoneração seria suicídio moral, político e administrativo. Gustavo siga bem e em paz companheiro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  17. Zelão diz: – Tá mais parecendo com novela mexicana.

    Se existe mesmo a vontade de sair do governo, por parte do Secretário Gustavo Lisboa, que seja atendido, respeitando-se à sua vontade ou a sua insastifação em permanecer no cargo.

    Se o “capitão,” é de fato e de direito o prefeito de Itabuna, não pode se deixar chantagear, porque qualquer um dos seus auxiliares.

    Encere-se logo esse capítulo de novela mexicana.

  18. Professor Gustavo nada tem nem de longe o perfil do atual governo,Cuma não foi honesto em nada mas,era prefeito da cidade assumia e mandava.sabendo reconhecer a capacidade dos seus.
    A cabou a cidade,mas nem de longe o capitão se compara a ele nas suas escolhas e liberdade de trabalho para determinadas pessoas.
    A equipe dele é uma vergonha como sua postura como prefeito,mas não vai nem chegar aos quatro anos….

  19. Azevedo meu filho acordaaaaaaaaaa….vc vai perder um Secretario como Gustavo, por causa de uma raposa veia como Burgos? Burgos = Burguesia, preciso dizer mais?????????????

  20. Quando,secretários,ministros,chefes de um governo deixam seus postos,pedem exoneração,sinal que tudo vai de mal a pior…Os boatos sobre a suposta saída do tão competente “PROFESSOR GUSTAVO”revela o que realmente os itabunenses já sabem:Capitão Azevedo não é o prefeito.A prefeitura hoje tem vários prefeitos.Inclusive dois podemos citar o nome:Gilson e Carlos Burgos.Azevedo,assuma o cargo que o povo te deu.Que seja esta única vez,mas que seja você.Abra a boca,mude estes homens.Você é capaz.Lute,você é o capitão.Assuma!!!Caso aconteça esta desgraça:A saída do professor Gustavo Lisboa,nós, não só da educação estaremos perdidos.Afundados.

  21. Alô professor Gustavo:

    Aproveite bastante este carnaval,dance muito o “rebolation” e não esqueça de voltar para itabuna.Se não é no momento o lugar merecedor da sua estadia,é pelo menos um lugar hipernessecitado do seu trabalho,da sua honestidade,da sua franqueza.A educação espera pelo seu retorno.Você deixou,lá na Uesc,um pedido para que fizéssemos sempre o bem.Que receberíamos sempre o bem.Agora eu te digo:”QUEREMOS,NÓS DA EDUCAÇÃO,PERMANECER FAZENDO O BEM”…FAÇA AGORA VOCÊ,PROFESSOR,O BEM TAMBÉM.VOLTE E REASSUMA.ESQUEÇA ESTA ONDA DE EXONERAÇÃO.PENSE NA CIDADE,NA EDUCAÇÃO.SÓ A EDUCAÇÃO CORRIGE.VAMOS JUNTOS CORRIGIR ESTE GOVERNO!!!VOCÊ PROFESSOR É REAL.É NOSSO BROTHER.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *