Tempo de leitura: < 1 minuto
Bahia ganhará mais uma vaga na Câmara Federal.

Os baianos que forem às urnas em outubro vão escolher 40 e não 39 deputados federais, caso seja aprovada minuta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a redefinição do número de vagas na Câmara Federal.

A minuta também eleva o número de parlamentares em 3 no Pará (salta de 17 para 20) e dois em Minas Gerais. A exemplo da Bahia, Amazonas, Rio Grande do Norte, Ceará e Santa Catarina ganham mais uma vaga na Câmara Federal.

De acordo com o TSE, os estados do Rio de Janeiro e da Paraíba perdem duas vagas de deputados federais na próxima legislatura. Goiás, Maranhão, Paraná, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Sul perdem uma cadeira, cada. Os demais estados manterão o número de representantes em Brasília. O total da cadeiras permanece inalterado: 513.

A minuta será votada na quarta-feira da próxima semana, dia 24. A redefinição foi feita de acordo com o que determina a Constituição Federal. Também deve aumentar o número de parlamentares estaduais na Bahia, saltando de 63 para 64.

Para determinar o número de cadeiras, utilizou-se como parâmetro a estimativa populacional de 2009, divulgada pelo IBGE. Caso aprovada, a mudança valerá já para as eleições de 2010. Com informações do TSE e do site Política Etc.

6 respostas

  1. Mais um, Bahia, …!!!

    Mais um ladrão em Brasília, …!!!

    O que já é bom, vai ficar melhor ainda, …, prá uns, …!!!

    E haja imposto, …, para sustentá-los, …!!!

  2. Cuidado com algumas falas, não esqueçemos que é desse combustível que precisam alguns “milicos” de plantão para interpor seus modelos “autoritários”. Nossa democracia ainda é frágil, incipiente e, terá que dá alguns passos para se emancipar. Esse processo dependerá de uma imprensa crítica, de um povo participativo e de uma justiça menos falha. Não joguemos a toalha! Sou daqueles que acreditam em um país possível e que passo a passo as coisas vão sendo depuradas.

  3. Não haverá aumento de despesas, já que neste caso, haverá redução do número de deputados em outros estados da federação. O número de deputados federais continuará os mesmos 513. Quanto aos deputados estaduais, existe um limite fixado na Constituição para o repasse de recursos ao Poder Legislativo. Na Bahia o pedaço do bolo é que vai diminuir para cada deputado, haverá mais um para reparti-lo.
    O TSE está cumprindo o que determina a nossa Constituição sobre a organização do poder legislativo.

  4. por isso q a informação é indispensável antes de se fazer qualquer comentário.
    já ouviram falar numa frase q diz: antes ficar calado do q falar besteira?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *