Tempo de leitura: < 1 minuto

Jogada no Youtube, esta imagem leva mais ingredientes à polêmica proposta de cobertura (encapsulamento) do canal Lava-pés, da Avenida Amélia Amado, em Itabuna. Na segunda-feira, o Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) negou à prefeitura de Itabuna autorização para cobrir e impermeabilizar o leito do canal. O Ingá acredita que a cobertura do córrego aumentará ainda mais o ‘estrago’ que uma inundação pode causar na área central do município.

A imagem foi enviada pelo leitor Lucas Freire.

17 respostas

  1. Com ou sem cobertura terá inundações.

    So que sem cobertura além deunundações temos o mau cheiro.

    Para cobrir e nao ter inundações basta fazer o alargamento do canal e cobrir.

    SIMPLES.

  2. tudo que vêm em contra ao município de Itabuna ou que atrapalhe os planos bons do Prefeito vocês se gloriam né??? cambada de gente sem coração!

  3. Acho que devemos focar na questão técnica. O Ingá tem embasamento técnico. Com certeza existem outras soluções… Cabe aos engenheiros e os órgãos competentes buscá-las. Mas não pode cair no esquecimento. Prefiro comemorar os 100 anos de Itabuna com algo que não venha a tornar-se um arrependimento. Também gostaria de ver esse canal coberto, porque é uma das muitas coisas que dão um aspecto horrível a Itabuna.

  4. Rapaz esse cara do Ingá que proibiu a execução da obra dessa magnitude,so pode ser ou de Ilheus ou de Conquista,pois itabunense com certeza ele não é.

  5. Quem nasceu em Itabuna sabe que o canal sempre inunda em período de chuvas. Aliás, um dia de chuva forte é suficiente para alagar tudo ali perto da entrada da Av Ilhéus. Só cobrir não resolve o problema…Vai criar um outro muito maior… Querem realmente fazer um bom trabalho para o bem da cidade? Estudem realmente uma solução, não adianta fazer mais um “tapa buraco”!

  6. O canal da Amélia Amado, ou lava pés não é mais um córrego e sim uma grande fóssa a céu aberto. Também não me recordo do INGÁ ter sido contra a cobertura do canal do São Caetano ( que desabou! ).
    O que está parecendo é que este orgão ou seu presidente ( ou gestor ) está querendo aparecer.
    Enquanto isso temos que conviver com ratos e mosquitos que proliferam doenças provenientes do dito canal.
    Sem contar o aspecto horrível que está naquela avenida tão importante. Será que esse gestor é Itabunense?

  7. Ainda bem que esta inundaçäo foi antes da construçao da cobertura….
    Pq se esta inundaçao fosse depois…..os contras iriam gostar..

    EU SEI QUE NAO EXISTE SOLUÇAO PARA A REVOLTA DA NATUREZA.

    SE FIZER UMA COBERTURA DUM CANAL COMO QUEREM (NAO SEI O QUE ESTA IMPEDINDO) SE VIER UMA ONDINHA DE ILHEUS ATE AKI EM ITABUNA NAO TERÁ COBERTURA CERTA…

    RSRSRSRS

  8. A verdade é que precisamos da AV. AMÉLIA AMADO reformada e p tudo há um jeito…boa vontande o prefeito está tendo e aliás foi o unico que se preocupou c essa avenida no “centro da cidade”…insista ñ desista Azevedo…

  9. Felizmente temos pessoas de outros municipios que realmente quarem o bem de Itabuna e barram obras eleitoreira que so virao a prejudicar esta cidade, pois nossos itbunenses de nascimento infelizmente nao teem amor por sua terra

  10. Se uma obra dessa for feita sem os estudos necessários, os ratos e baratas que passeiam por este canal, vão sair pelo lado inverso, ou seja, as nossas casas. Fora que pra esse tipo de obra que envolve água, é necessário o uso da engenharia da “tragédia” que tem como base construir a ponto de suportar vazões superiores a chuvas dos últimos 50 anos no mínimo. E como em Itabuna não temos essa série temporal de dados, a obra já começaria capenga.
    Este tipo de obra tem que ser mais bem estudado, pois antes de cobrir o canal, seriam necessários o alargamento e aprofundamento deste, permeabilização do solo, pontos fixos de drenagem além de instalação de no mínimo estações pluviométricas.

  11. Como eu já escrevi anteriormente, tornarei a repetir: Muita gente termina dando palpite sem fundamentação técnica, …!!!

    O encapsulamento, cobertura, ou coisa que o valha, poder-se-ia ocorrer caso a calha do canal fosse aumentada (em profundidade e largura, além de construírem alguns piscinões para conter o excesso de água durante as cheias, o que acabaria com as inundações, …!!!

    Pergunta-se: Alguém já fez algum estudo de vazão do referido córrego? Há alguma série histórica, algum tipo de acompanhamento, a esse respeito?

    O resto é blá, blá, blá, …!!!

  12. Eu acho q a corbrtura deveria ser feita sim so que não uma coisa qualquer e sim bem feita com estudos tecnicos e a opinião de bons profissionais .
    Tem gente que tem mania de fazer as coisas mal feitas so por causa de politica o que adiantar fazer mal feito e depois pode se tornar um problema muito maior do quando ele descorberto………
    Alias é dessa prefeitura fazer as coisas mal feitas………

  13. Sou de Felisburgo(MG), atualmente moro em Ipatinga, aqui mesmo em Minas. Em consideração a meu amigo Itabunense Hugo, filho do velho agente da extinta Varig aí nessa cidade,para quem mando o meu abraço, vou dar o meu parecer sem mesmo conhecer o canal em questão. Vejo pelos comentários acima descritos, que o Sr. Prefeito tem muitas boas intenções. Como alguns já comentaram aí, chamem profissionais da área, façam um estudo que certamente os ajudarão chegar a uma solução. São muitas: Aumento da vazão em profundidade e alargamento, canalização sem cobertura a exemplo do que fizeram aqui em nossa cidade, canalização sem cobertura a exemplo do Rio Arrudas que corta nossa capital e por aí vai.Se a obra ficar muito cara é só financiar. Boa sorte nas decisões.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *