Tempo de leitura: 2 minutos

Marco Wense

Pelo menos uma vez por semana, uma notinha sobre uma possível reaproximação entre o governador Jaques Wagner e o ministro Geddel aparece em algum jornal, blog ou outro meio de comunicação.

O dia escolhido é segunda feira. A intenção é insinuar que no fim de semana – sexta, sábado e domingo – ocorreu uma reunião, em Brasília, com as cúpulas do PT e do PMDB.

Como o presidente Lula ainda trabalha nos bastidores pela desistência de Geddel, a notícia de que o petista e o peemedebista podem voltar a fumar o cachimbo da paz não é encarada como uma absurda invencionice.

Nos bastidores, longe do povão de Deus e dos holofotes, o comentário é de que o deputado federal Michel Temer (SP), presidente nacional do PMDB, vai tentar convencer Geddel a não disputar o governo da Bahia.

É público e notório que Temer e o seu pragmático PMDB não abrem mão da indicação de um peemedebista como candidato a vice-presidente da República na chapa encabeçada pela petista Dilma Rousseff.

Temer, que é o principal pretendente do PMDB para vice de Dilma, sabe que a missão de dissuadir Geddel da pré-candidatura ao Palácio de Ondina não é fácil. Mas sabe também que seu esforço agrada o presidente Lula, que já deu demonstrações de que prefere um outro nome do peemedebismo.

É evidente que a pretensão de Michel Temer não vai desaparecer em decorrência de um fracasso na tentativa de tirar Geddel da sucessão do governador Jaques Wagner. Mas se o parlamentar conseguir tal proeza, seu nome como vice de Dilma fica consolidado.

O pano de fundo de toda essa articulação palaciana, com o aval do presidente Lula, é evitar dois palanques na Bahia, com Wagner e Geddel criando inevitáveis constrangimentos para a presidenciável Dilma Rousseff.

JUÇARA FEITOSA

.

A expectativa do eleitor e a ansiedade de geraldistas aumentam em relação a ex-primeira dama Juçara Feitosa, esposa de Geraldo Simões, vice-líder do PT na Câmara dos Deputados.

Juçara Feitosa é ou não pré-candidata à Assembleia Legislativa do Estado? Jamais na história política de Itabuna uma pré-candidatura foi cercada por tanto mistério e suspense.

A oposição, tendo a frente democratas e tucanos, aproveita o dilema geraldiano para dizer que a petista não é mais candidata porque despencou nas pesquisas de intenção de voto.

Se as composições são complicadas para quem já se definiu como pré-candidato, imagine para os que chegam de última hora querendo fazer dobradinhas com fulano, cicrano e beltrano.

Essa ansiedade, no entanto, não é só dos geraldistas. Correligionários dos pré-candidatos Renato Costa (PMDB) e Wenceslau Júnior (PC do B) também estão ansiosos.

Marco Wense é articulista do Diário Bahia

21 respostas

  1. “Reputa-se induvidoso que a introdução e a disseminação da doença vassoura-de-bruxa na região sul da Bahia decorreu de ato humano deliberado”, conforme relata a delegada da Polícia Federal, Denise Cavalcante, responsável pela apuração e conclusão do inquérito cujo processo tem o número 2007.01.00.042532-6, página 272. Como pode o cacauicultor pagar por um crime que não cometeu ainda mais se lhe tiraram de forma criminosa a sua moeda de troca (produto cacau)? O cacauicultor é vítima de terrorismo biológico comprovado pela Polícia Federal. Isso é um escândalo mundial incubado. Uma vergonha para a justiça. É como se um inocente estivesse preso, pagando por crime que não cometeu mesmo que a polícia já tenha o inocentado”.
    http://reporterbocao.blogspot.com/

  2. Livrai-me coitado dos idosos, se ela for tão insuportavel como em outrora, essa cidadã cortara todos os beneficios dos nossos velhinhos! sera que o partido não vê que de carisma essa mulher não passa nem no olhar das crianças! livrai-me ô partidino sem noção!!!!!

  3. Governo de Wagner dá calote em veículos de comunicação

    O assunto é tabu para os veículos nas mão$ do Governo Wagner pero que non para o Boca Maledita! Os petistas deram cano nas emissoras de rádio e de televisão e nos jornais da capital e do interior.

    Os veículos de comunicação enfrentam sérias dificuldades financeiras porque o governo de Jaques Wagner não paga o que deve. Campanhas publicitárias veiculadas em agosto, setembro ainda aguardam quitação. Sete meses de calote petista!
    Postado por Reporter Bocão às 14:27

  4. É uma pena Juçara despencar. Também já não era muito simpática. conseguiu chegar aonde chegou por causa do apoio de pessoas que ansiavam por mudança. Ainda se uniu com a trupe da antipatia. Agora bota Dona Miralva Moitinho pra ser deputada estadual, que jeito? agora essa vai que vai de caranguejo. ainda periga derubar wagner por aqui.
    hehehehehehehehehehehehehe

  5. Sabe porque Juçara perdeu a eleição?

    Porque quando seu marido,Geraldo Simões, era um simples funcionário da CEPLAC, vivia fazendo piquetes, greves e sempre com a cara de vítima e pobre coitado… Ah, ah… Mas depois de ganhou a 1ª eleição para prefeito de Itabuna, de lá pra cá, só vive rindo, com a cara mais lisa, e dando banana aos babacas que o elegeram!

  6. É CLARO E NOTÓRIO QUE O PMDB VAI RECUAR, A NÃO SER QUE SEJAM SUICIDAS POLITICOS. O GOVERNADOR WAGNER,ESTÁ NA LIDERANÇA RUMO A RELEIÇÃO E DIFICILMENTE SERÁ ALCANÇADO PELOS OUTROS, CABE AO MINISTRO GEDDEL TOMAR UM POUCO DE JUIZO E FICAR NA DELE,PORQUE SE NÃO SERÁ DERROTADO, E FICARÁ FEIO NA FITA, POR TER FALADO MENTIRAS A RESPEITO DO GOVERNADOR. A POLITICA NÃO PERDOA POLITICOS MENTIROSOS E SEM ESCRUPULOS.

  7. Geraldo e Juçara

    Já estamos mobilizados. Aguardamos a decisão de vocês quanto à pré-candidatura da Juçara.

    Abraços,

    Souza Neto
    Canavieiras)

  8. tomara que essa senhora saia candidata
    ai sera menos uma petista a ser eleita
    sera que essa familia ja não notou que nos itabunenses ja estamos de saco cheio deles
    deixe-nos em paz!

  9. Será um bom nome. A região está carente de representante e Juçara pode ser diferente do marido e brigar pela região cacaueira.Vamos acreditar.

  10. Espero que nao pq se for sou capaz de entrar pra politicagem apenas para fazer camapanha contra. Ela, Geraldo, e outros da mesma laia deveriam ser expulsos definitivamente da politica da cidade, uma vez q quando se pede um simples apoio tao facil de resolver, como no caso de ajudar os concursados da civil a serem nomeados, Geraldo comete o displante de falar no rádio q esse nao é problema do governo atual, qd ele conhece muito a historia e sabe das dificuldades q essas pessoas estão passando por conta do gov atual os terem convocados. Acordem pra vida candidatos, pois daremos resposta nas urnas. Nao somos problemas do governo atual, mas somos eleitores de sempre.

  11. FERRAZ PORQUE VOCE FEZ SEU JUGAMENTO,PRA ESSE DEM DEIXAR ITABUNA CRESCER POIS , NOSSA CIDADE ESTA DESTRUIDA AGRADEÇA A VOCE E MUITOS QUE AINDA NAO SENTIRAM O MARASMO Q ESTA TOMANDO CONTA DE NOSSA CIDADE ACORDA CARA!!O SEU PARTIDO O DEM ESTA ACABANDO SO MESMO OS RAMOS DE ARRUDA PRA SALVAR VOCE,Q E FUNCIONARIO DA VIUVA E MUITOS OUTROS.MAIS A PAZ VAI CHEGAR EM ITABUNA BREVE.A JUSTIÇA TARDA MAIS NAO FALHA.

  12. Já imaginaram o inerte do GS na Câmara Federal e sua Super Chique, e tb inerte, esposa na Assembléia?
    Seria “muito bom”,rsrsrsrs, para Itabuna.
    Oh cidadezinha carente de políticos…

  13. Juçara não soube criar os filhos, pensem como vai legislar: criando leis para se autobeneficiar?????? Chega! Já estão ricos o suficiente para viver…

  14. Geraldo e Jussara são piratas do caribe. Geraldo tem que explicar a população de Itabuna e região como é ter (02) contas rejeitadas pelo TCM por irregularidades e apropriação indébita do erário público em seu (des) governo. Ah, sem falar em uma tal de instituição (AIAS) Associação Itabunense de Apoio a Saúde, que ele repassava mais de 1.000 milhão de reais e que até hoje Badeca (nomeado por ele presidente) responde processo trabalhista, penal e eleitoral. Por hoje é só!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *