Tempo de leitura: < 1 minuto

Um ‘mamão com mel’ para as empreiteiras Brasil afora, o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida tem gerado muito trabalho sem carteira assinada, como mostramos aqui há uma semana (relembre). Os dramas contados por serventes e pedreiros explorados em um canteiro de obras do programa em Itabuna sensibilizaram leitores, mas pouca resposta foi ouvida de quem pode, de fato, fazer algo para aplacar a sanha destas empreiteiras.

Não são raros os protestos de trabalhadores em obras deste tipo. Na reportagem da semana passada, pais de família arregimentados em outros municípios passavam fome em Itabuna. Vieram para cá construir a casa dos sonhos de mil itabunenses cadastrados no programa.

Na semana passada, e após os protestos de trabalhadores da EMA, a obra no bairro São Roque ficou parada por dois dias e meio, entre a manhã de segunda-feira, 8, e o início da tarde de quarta, 10. Os contratados da FM Construtora protestavam contra a falta de cumprimento de acordos por parte da empresa. Será que o Ministério do Trabalho e Emprego tem passado por lá? E a procuradoria do Ministério Público Federal do Trabalho?

7 respostas

  1. Ai dos Brasil se não fosse a imprensa para divulgar atos inaceitáveis como esse que acontecem neste pais, é com muito pesar que digo que se não fosse os meios de comunicação denúncias como essa nunca seriam levadas ao conhecimento dos órgãos responsáveis, pois QUEM DEVERIA FISCALIZAR FICA INERTE, POIS TEM UM BOM SALÁRIO E ESTÁ EM SUA SALINHA COM AR, O SALÁRIO NÃO ATRASA, ESTABILIDADE NO EMPREGO, E ASSIM VAI.. vão muito se preocupar com “ ZÉ NINGÚEM” que ganham 500.e bolinhas e toma um sol lascado, e que realmente faz andar esse pais..
    Ai dos Brasileiros se não fosse a Imprensa , que as vezes dá uns deslizes, mais TEM ACERTADO muito também.
    Ministérios do Trabalho cadê a Atitude deste Órgão “que é pelo” TRABALHADOR.

  2. A Vaca Profana em que se transformou esse país tem tanto carrapato pongado que um dia ela seca. Imagino o que vai acontecer com a grana que será destinada à Copa de 2014 e às Olimpíadas de 2016.
    Vai falta cueca e meia no mercado.

  3. Esse programa é bom: Mas é bom para quem mesmo; empreiteiras, Governo ou a população: Vir dizer que essas casa que são entregue no valor de vinte e poucos mil, não valem dez mil, ai o governo entrega com o valor bem alto para a população e as empreiteiras ainda não pagam o valor correto para os trabalhadores e o governo ganha ganha e reganha com essas obras sem fiscalização no Brasil afora!

  4. Até onde sei o Governo só tem duas obrigações com esse programa, financiar e fiscalizar,o dinheiro tá sendo liberado e a fiscalização cadê, temos o MINISTERIO PÚBILCO FEDERAL, CAIXA ECONOMICA FEDERAL, MINISTERIO DO TRABALHO, MINISTERIO PÚBLICO ESTADUAS, DELEGACIA REGIONAL DO TRABALHO e ninguém toma uma atitude. Agora lembro um detalhe, a excessão da CAIXA, todos os outros orgãos acima citados tem poder de policia ou seja podem fiscalizar sem que haja uma denúncia formalizada e porque não o fazem, porque sair do ar condicionado pra ir fiscalizar o que as empreiteiras estão fazendo com os trabalhadores da muitor trabalho e acho que não aparece na TV. Que maravilha!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *