Tempo de leitura: < 1 minuto
Itabuna: estagnação do emprego.

Itabuna gerou apenas nove novos empregos nos dois primeiros meses deste ano, enquanto o Brasil bate recorde na contratação de trabalhadores com carteira assinada. É o que revela levantamento feito pelo Pimenta na Muqueca no site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Os números estão entre os piores já obtidos pelo município desde a série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do MTE, em 1992. Os dados de fevereiro são um pouquinho melhores que os de janeiro. No primeiro mês do ano, o município apresentou saldo zero na geração de empregos com carteira assinada.

O maior responsável pela estagnação foi o setor de serviços. Em fevereiro, o setor eliminou 63 postos de trabalho (288 demissões ante  225 contratações). A construção civil puxou as contratações com a abertura de 44 novos empregos no mês passado. No ano, o município contratou 1.616 trabalhadores com carteira assinada e demitiu 1.607.

9 respostas

  1. rapaz que jornalista ruim de conta. Mais de mil casas sendo construida e apenas nove pessoas trabalhando. rsrsrsrsrsr

    Da Redação: Super Sincero, como o Pimenta mostrou há menos de duas semanas, a maioria dessas contratações não é de carteira assinada. É uma sacanagem que isso aconteça com dinheiro nosso, federal… mas acontece!

  2. Não é pessimismo, é realidade.
    Fazendo um raio X e comparativo do desenvolvimento de algumas cidades como Conquista, Feira, Teixeira de Freitas, Jequié e Eunápolis, vemos que Itabuna está ficando para trás.
    É que nos último quinze anos tivemos administradores sem compromisso com o município, mas compromissados com o próprio bolso.
    Pior, caro leitor, é que nos parece que essa situação vai perdurar… pobre Itabuna!

  3. Se Itabuna pertencesse à Região Metropolitana de Salvador, tal qual Camaçari, por exemplo, ou fosse próxima a Salvador, como Feira de Santana, a coisa seria outra, …, mas a Geografia não foi tão boa conosco, …!!!

    Coisas da Bahia, que quer “mudar”, …!!!

  4. Existe alguma coisa errada com as informacoes do caged(se nao me engano e esta a sigla do orgao), em Itabuna 09 empregos, a Bahia 99% dos empregos em todo o Nordeste.Deve haver alguma coisa errada, seria bom uma revisao nestas informacoes por parte de quem passa as informacoes aos jornais.

    Da Redação: Jorge, o Caged computa apenas os empregos com carteira assinada.

  5. Interresante que enquanto cidades como Jequie, Eunapolis, Vitoria da Conquista e Teixiera continua a avançar Itabuna fique a pensamentos tolos como se esperasse o renascer do cacau e nas brigas dos coroneis e agora capitão.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *