Tempo de leitura: < 1 minuto
Sinuoso, o Cachoeira banha Itabuna, que lhe retribui com esgoto.

Hoje, 22 de março, é o Dia Mundial da Água, momento para refletirmos o que nós, de qualquer parte, andamos fazendo para preservar os nossos mananciais hídricos (ou o pouco que resta deles!). Acima, foto do rio Cachoeira, trecho urbano de Itabuna. Aproximadamente 60% dos lares itabunenses têm rede de esgotamento sanitário. O município tem população estimada em 211 mil habitantes. Todo o esgoto produzido na zona urbana é lançado no Cachoeira – sem tratamento. A bela imagem acima foi extraída do site ImageShack.

14 respostas

  1. A região não poderá abir mão da revitalização do Rio Cachoeira, que passa por tratamento de esgoto em cidades como Itabuna, …, mas quando será, …?!?!?!

    Com a palavra, os Governos Federal e Estadual, …!!!

  2. Eu fui há pouco tempo na Emasa reclamar que, em meu domicílio, eu pago 70% de taxa de esgoto; a justificativa foi que o esgoto (da Av. Amélia Amado) era bombeado para uma estação de tratamento no bairro São Judas. Eu pensei que era jogado no canal e em seguida no rio, mas não é!! (Informação dada pela própria Emasa). Então não há porque se preocupar, pois o esgoto de Itabuna é TRATADO!! KKK

  3. Uma pena… Pelo que fazemos com a água!

    Pior mesmo será para os paulistas… Estes não terão o que comemorar!

    Pois o Zé Alagão Serra privatizou as águas de São Paulo. Vendeu toda as represas e as Estações de Tratamento de Água (ETA) do sistema Cantareira para a Empresa Queiroz Galvão.

    ÁGUA é patrimônio Universal, NÃO SE VENDE! Mas, o Serra vendeu!

    São Paulo, talvez, seja o único Estado brasileiro onde a ÁGUA não é mais patrimônio público.

    Além do que FHC vendeu, o que esse Serra vai vender mais no Brasil? Imaginem se a Petrobras fosse também vendida como eles desejavam!?

    Contudo, o Serra Alagão só venderá o Brasil se o brasileiro deixar!

  4. O Cachoeira dá um charme especial à paisagem urbana. Daqui, fico imaginando quantos milhões de litros de esgoto são diariamente despejados no agonizante Cachoeira. Se fosse possível fazer um raio-x do sub-solo veríamos a quantidade de canos e dutos saíndo dos prédios e levando bosta para suas águas.

  5. .Pois é hoje esta sendo o dia mundial da aua pois nos sabemos que ajente disperdiça mais que tudo lava o carro de mangueira e deixa aberta lava louça de torneira aberta e etc.bom nos podemos ajudar na falta de agua economise o maximo que puder por que se noão vai acabar a agu no planeta….

    obrigada pela atenção e faça isso para ver como funssiona!!!!!!

  6. Amigo Souza Neto, Saudações com alguma pimenta.
    Determinados serviços devem ser executados com elevados padrões de qualidade e o fornecimento de àgua para uma gigantesca área metropolitana como a Grande São Paulo não e trivial , assim uma empresa privada, auditada continuamente pelo Governo, irá prestar serviços com alta qualidade, eficiência e custos inferiores aos praticados pelas públicas.

    Com relação aos alagamentos em São Paulo podemos esclarecer que desde 1920 aproximadamente, as áreas que hoje submergem com chuvas fortes igualmente alagavam, porque são áreas baixas em relação ao restante da cidade. Naqueles anos começaram os grandes projetos de urbanização e a construção era proibida nesses locais, mas com o passar dos tempos…São Paulo já gastou os tubos com inúmeras soluções, algumas ótimas outras nem tanto e os problemas se repetem anualmente. Soluciona aqui, repete lá…Não tem jeito.

    Com relação ao Governador Serra podemos afirmar que é um cidadão respeitável, sério, bom administrador, que não se envolveu com atos irregulares e se eleito irá governar sem escândalos e outros atos que nos deixam envergonhados.

    Com um abraço de São Paulo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *