Tempo de leitura: 3 minutos

Ailton Silva

Foi simplesmente genial a idéia do CQC de doar um televisor de plasma para uma escola da rede municipal de Barueri e monitorar o seu destino. Na terceira temporada do programa, os meninos do “Custe o Que Custar”, que é veiculado nas noites de segunda-feira pela TV Bandeirantes, decidiram medir o nível de honestidade dos gestores e servidores públicos do município paulista.

No final do ano passado, a turma do CQC instalou GPS e alarme e doou o aparelho para a Secretaria de Educação de Barueri para que o mesmo fosse utilizado por alunos de uma das escolas da rede municipal. A história terminaria por aí, não fosse a desonestidade de funcionários da Escola Tarso de Castro.

O aparelho de última geração foi levado para a casa por uma funcionária e era utilizado como se lhe pertencesse. No quadro “Proteste Já” desta segunda-feira, 22, o CQC mostrou como o televisor era usado pela família de uma servidora pública. O GPS permitiu que o aparelho fosse monitorado 24 horas.

Constatadas as irregularidades, os meninos do CQC, que por sinal é melhor programa de humor da televisão aberta brasileira, foram até a Secretaria Municipal de Educação saber em que escola estava o aparelho. O secretário Celso Furlan (irmão do prefeito), sem saber que o televisor era monitorado, apressou-se em informar que estava sendo utilizado por alunos de uma das escolas da rede municipal.

No local, na verdade, o aparelho ficou por muito pouco tempo. O engraçado foi a funcionária tentado devolver o produto roubado da escola. Coloca o televisor no carro e é perseguida até a escola; descontrolada, tenta voltar e, no final, encurralada, acaba devolvendo o aparelho de onde nunca deveria ser saído.

Mais interessante ainda foram as desculpas apresentadas para tentar justificar o roubo. A diretora da escola alegou que o televisor foi retirado da escola para que os carnais fossem sintonizados. Isso por um período de mais de quatro meses. Sem explicação. As perguntas dos repórteres Rafinha Bastos e Danilo Gentil, apesar de básicas, foram sensacionais, muito bem casadas com imagens.

Hilário também foi a reação do prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PMDB), ao ser questionado sobre a ação da servidora pública. Ao invés de ficar indignado com o mau exemplo da funcionária desonesta, partiu para o ataque aos integrantes do CQC, os chamando de babacas, entre outros adjetivos peculiares de um político descontrolado.

Depois, ao perceber a merda que havia falado, decidiu fazer média com o programa. Não tinha mais jeito. Ah! Uma semana antes, o mesmo Rubens Furlan ingressou na justiça e uma juíza proibiu e veiculação do “Proteste Já” alegando falta de “direito de resposta”. Isso mesmo, direito de resposta de uma matéria que nunca havia sido veiculada. O Tribunal de Justiça de São Paulo colocou ponto final na aberração jurídica.

Elaborada com muito bom humor, a matéria mostra que a desonestidade está enraizada em quase todos os escalões da administração pública. Ela atinge do simples servidor ao prefeito, ao deputado, ao governador. Fiquei imaginado como seria a colocação de um chip no dinheiro que é pago pela coleta de lixo, pela reforma da escola e a construção do hospital.

Seria uma festa de políticos flagrados levando os seus 10%. Seria uma farra de liminares impedindo a veiculação das matérias?Talvez, no Brasil, quase tudo é possível.

O certo mesmo é a falta punição para políticos corruptos. Muitos semi-analfabetos, que nunca estudaram nem trabalharam na iniciativa privada, mas são ricos porque se tornaram PhDs na roubalheira.

Eles respondem a dezenas de processos por desvio de dinheiro, mas aí a justiça não funciona. O que justifica um pobre, analfabeto, que não ganhou na loteria, não herdou bens, tornar-se um dos homens mais ricos do Brasil? Viva a idéia genial do CQC! Vamos colocar chip no dinheiro público, vamos investigar e condenar. Tá na hora. Brincadeira, não vai acontecer tão cedo. Olha que sou otimista, viu.

Ailton Silva é jornalista, editor de A Região e do Jornal das Sete, da Morena FM.

19 respostas

  1. A singular frase “…Depois, ao perceber a merda que havia falado, decidiu fazer média com o programa…” atesta a desatenção do autor com o que pensa, ala e escreve.
    Sem puritanismos, precismos estar atentos para não publicar aquilo que pode ferir suscetiptibilidades alheias.

    Tome jeito, jornalista.

  2. DESCULPE UTILIZAR ESSE ESPAÇO COM UMA MATERIA TÃO IMPORTANTE PARA COMENTAR OUTRO ASSUNTO! MAIS COMO EU DISSE EM OUTRO COMENTARIO: O PIMENTA É UM MEGAFONE.
    SR PIMENTA:A RUA PAULINO VIEIRA ESTÁ UMA LÁSTIMA!!!
    BURACOS ENORMES,QUE AO RECEBER AGUA DA CHUVA SE TORNAM VERDADEIRAS PISCINAS,MOLHANDO TODOS OS CLIENTES.
    FALTAM TAMBEM TAMPAS NAS “BOCAS DE LOBO” E O PRINCIPAL,FALTA SEGURANÇA NO TRANSITO DA RUA COM AS TRANSVESAIS.
    É BICICLETA E MOTO NO PASSEIO E CARROS EM ALTA VELOCIDADE!!!
    LEMBRANDO QUE A RUA PAULINO VIEIRA É A “MENINA DOS OLHOS” DAS ASSOCIASSÕES E DO SEBRAE,SENDO QUE O ÚLTIMO(SEBRAE)PROMOVE ATÉ EXCURSÕES DE OUTRAS CIDADES PARA CONHECER O “SHOPING A CEU ABERTO”
    É LAMENTAVEL CHEGAR AOS 100 ANOS TRATANDO AS PRINCIPAIS ARTERIAS DO COMERCIO COM TANTO DESCASO.
    SEGUNDO COMERCIANTES O ALVARÁ AUMENTOU RELATIVAMENTE POREM A RUA ESTÁ A MESES SEM A MINIMA ASSISTÊNCIA!!!
    OUTRA PERGUNTA QUE FAÇO É A SEGUINTE:ATÉ QUANDO AS ASSOCIASSÕES LIGADAS AO COMERCIO FICARÃO SE PRESTANDO AO PAPEL DE “CHEGADO DO PREFEITO”? PORQUE O MEDO DE DESAGRADAR A CABEÇA POLITICA DA CIDADE?
    E SE É PRA SER “CUMPADE” PORQUE NÃO VÃO TRABALHAR NA PREFEITURA E DEIXAM AS ASSOCIASSÕES PARA QUEM TEM CORAGEM?
    NÃO QUERO ME IDENTIFICAR NEM COM MEU PSEUDONIMO E CONFIO NO PIMENTA E GRAÇAS A ESSA CONFIANÇA JA VI MUITA COISA MELHORAR

  3. Se fossemos colocar chips no dinheiro da saúde, educação, seneamento, nos impostos pagos…, teríamos, não somente um, más vários casos de furtos e surrupiação do erário público nos bolsos dos Fernandos, Geraldos, Niltons, Clovis, Robertos, Carlos…, e por ai vai…!!!

  4. É ISSO AÍ AILTON, VALEU O COMENTÁRIO, INCLUSIVE ASSISTIR E ACHEI HILÁRIO EM VER O CINISMO DA DIRETORA DO COLÉGIO DO SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO E MAIS AINDA A DO PREFEITO, QUE AO INVÉS DE SE DESCULPAR PERANTE A COMUNIDADE, PARTIU PARA A OFENSA E AINDA SE AUTO INTITULOU UM DOS GRANDES DEFENSOR DA DEMOCRACIA, IMAGINE SE ELE FOSSE DEFENSOR DA DITADURA????

  5. bem que a impresa regional, poderia ter um clik de genialidade e copiar essa ideia… mas uma boa tarde delA tem medo de perder a JABÁ.
    SERIA HIPER INTERESSANTE, PENSE NISSO PIMENTA.

  6. ola a todos!!!

    venho a publico colocar minha trementa insatisfacao com o poder publico em geral.Senhores se nos paramos para pensar o que aconteceu em todo o desenvolver desda materia extraimos uma das maiores lastimas que hoje a socidade brasileira consome a CORRUPCAO. em pleno ano eleitoral os politicos do brasil nao dao a minima para a populacao brasileira que sai com chuva com sol e ate mesmo com alagamentos sem fim ai nas ruas de sao paulo para que possam para suas contas e impostos que os proprios fazem(na maioria para dar mais lucro ao estado e/ou municipio). Vimos o ilustrissimo senhor Rubens Furlan si reportando a um reporte como babaca,imbecil, aquele careca e outras coisas a mais sera mesmo que o reporter em especial o proprama é sensacionalista ou é este meliante que nao merece estar onde estar querendo se promover dizando, que esta a 30 anos numa gestao publica, nossa tenho pena das pessoas que moram em baurueri ja que foram 30 anos de corrupcao mais apenas desvios que o marginal do ilustrissimo senhor causou para essa populacao. Sociedade nao quero mais que a imprensa fala, que nos temos que parar para pensar antes de votar ou que temos a memoria fraca isso todos nos ja sabemos e nao é bem memoria isso e sim uma falta de compromentimento com nos mesmos, todos temos que pensar que, as pessoas que estao no poder, tem que sair que nao ha mais condicoes de aguentar os senadores,debutados,prefeito e tantos outros que ja esta em idade de se aposentar, essas pessoas nao aguentam mais andar com suas proprias pernas sao pessoas sem vontade de fazer mudancas, e estao corretas ja que eles tem 30 anos de vida publica, e mesmo os que falam que vivem da politica temos que pensar um poucos em nos e deixarmos de ter pena de todos como maquiavel dizia OS FINS JUNTIFICAM OS MEIOS.

  7. É por causa de pessoas como esse LC que o país não vai pra frente.
    A gente tem que falar mesmo, que mobilizar o maior número de pessoas possível para denunciar o que está errado, seja da forma que o CQC faz (colocando em rede nacional) ou da forma como nós estamos fazendo (comentando nossa indignação através do pimenta). O que importa é que a gente conheça quem está lá no poder, quem se diz nosso representante.

    Parabéns Ailton. Liga pra pessoas como esse LC não. Ele deve tá querendo um emprego desse com Furlan.

  8. Aqui em Barueri a coisa esta feia. Esta administração Rubens Furlan e Carlos Zicardi está pessima !
    Essas denucias do programa cqc foram a gota dágua.

    Fora Furlan !!! Fora Zicardi !!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *