Tempo de leitura: < 1 minuto
Unidade onde o servidor contraiu a leptospirose.

O funcionário público Dermival Campos Silva, “Tonho Careca”, está internado na UTI do Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna. Ele contraiu leptospirose enquanto fazia a limpeza do prédio onde funciona a central de regulação e a unidade DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, na avenida Inácio Tosta Filho, centro.

Tonho Careca passou mal. Levado para o Hospital São Lucas, teve de ser transferido ainda ontem à noite para a UTI do Calixto Midlej Filho. De acordo com diagnóstico médico, os rins de Tonho “trancaram”. Um boletim com a situação do paciente deve ser liberado às 14h.

De acordo com familiares, Tonho Careca desempenhava suas funções sem equipamento de proteção, pois não são fornecidos pela secretaria. No prédio da regulação, afirmam funcionários, ocorrem constantes infiltrações e alagamentos, além da presença de ratos (transmissores da leptospirose). A família se queixa da falta de atenção da prefeitura de Itabuna.

7 respostas

  1. Gente é inacreditável tudo o que vem acontecendo na saúde de Itabuna, remédios vencidos sendo guardados, morte por gripe suína, casos de leptospirose dentro do próprio setor da saúde.
    O que Vieira tem quem ñ pode ser trocado???????? Gente por coisa fúteis já vi secretários caírem pioro cm casos de morte, Azevedo deve ter o rabo todo preso com esse secretario que ñ tem outra justificativa, ele ñ ter sido trocado ainda.
    O povo tem que se reunir e do mesmo jeito que elegeu essa corja de incompetente, tira da prefeitura, arranca mesmo da cadeira e pedir outra eleição pq ñ podemos esquecer que Vieira e o vice, e tendo ele com prefeito, morre a cidade todo menos ele afinal já esqueceram que ele e discípulo de Fernando que Pro criou a Dengue e foi embora pra Conquista onde a Dengue é controlada.
    Eu sugiro a união do povo e fora Azevedo impitimam nele.

  2. GILSON NASCIMENTO SECRETARIO DE ADMINISTRAÇÃO DEVE ESTAR SATISFEITO.RETIROU A PERICULOSIDADE E A INSALUBRIDADE DOS SERVIDORES QUE CONVIVEM COM VÁRIOS PERIGOS Á VIDA E A SAUDE ,É LAMENTÁVEL QUE TEM DE ACONTECER COM UM SERVIDOR PARA ELE SABER QUE TANTOS OUTROS MIL ESTÃO ESPOSTOS TODO DIA Á ESSA SITUAÇÃO, E OS FAMIMIARES COMO FICAM?

  3. É DIFICIL, É DIFICÍLIMO RESOLVER O PROLEMA DO CAOS DA SAUDE PÚBLICA DE ITABUNA, ANTES DIZIAM UNS QUE CONTADOR NAO RESOLVIA, QUE O ASSUNTO ERA PRA MÉDICO RESOLVER, HOJE TOU VENDO QUE O CONTADOR RESOLVIA NA PRÁTICA E NA TEORIA E O MÉDICO QUE DEVERIA SABER RESOLVER, SOMENTE PIORA A SITUAÇÃO, É O CASO DA CONTAMINAÇÃO DE URINA DE RATO NO TONHO CARECA. ESSA FOI DE LASCAR A BOCA DA GARRAFA, É INACREDITÁVEL, ALEM DA DENGUE QUE ELES NAO SABEM CONTROLAR, REME´DIOS VENCIDOS E ESCONDIDOS,POSTOS SEM MÉDICOS, SEM REMEDIOS, SEM VERGONHA NA CARA,SEM FISCALIZAÇÃO DESSE CONSELHO QUE DE SAUDE NAO TEM NADA, É UM BANDO DE BABACAS, PIOR POR PIOR, CHAMA EDSON DANTSS, CHAMA ZÉ HENRIQUE, ELES ACABARAM COM A SAUDE DE ITABUNA E DEIXARAM A MERDA PARA O CONTADOR RESOLVER E PELO QUE VEJO RESOLVEU ATÉ QUANDO PODE. VAMOS NOS REUNIR E EXIGIR MUDANÇAS, O GOVERNO DE AZEVEDO TÁ MAIS PERDIDO QUE FUMO NA BOCA DE BÊBADO, SOCOOORRRRO.

  4. Um absurdo essa situação, o Sr que foi contaminado tem direito ao uso dos Equipamentos de Proteção Invidual – EPI’s, assim como todo e qualquer trabalhador. Cadê as Leis trabalhistas? Se essa Sr, estivesse usando, botas, luvas… não estaria hoje em uma UTI correndo risco de morte, já que segundo informações seus rins trancaram, ou seja, não estão funcionando.

    A Lei Trabalhista em seu Artigo 166 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), afirma que a EMPRESA é obrigada a fornecer os Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s.

    ART 166 – A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre q

  5. Vejo como um absurdo essa situação, a prefeitura teria que dar exemplo. Deveria cumprir as Leis Trabalhistas. Pois conforme o Artigo 166 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas): a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamentos de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados.(Redação conforme a Lei n. 6.514, de 22.12.1977).

    Diante do exposto entende-se que se o Sr. Tonho poderia estar livre hoje dessa situação se a prefeitura cumprisse com suas obrigações. Mas sem fornecer o EPI fica difícil. O funcionário tem o dever apensa de usá-lo e conservá-lo (EPI), mas a obrigação de fornecer é da prefeitura (empregador).

    Cadê o juiz do trabalho? Vamos atuar…

    Sr. Tonho corre risco de morte, já que seus rins tracaram, ou seja, deixaram de funcionar, devido a irresponsabilidade de seu empregador (prefeitura de Itabuna).

    Isso é uma vergonha!!!

  6. O SR. prefeito (Gilson) tirou a INSALUBREDADE dos funcinários , este DITADOR DE QUINTA!!!!!!!!cadê o juiz do trabalho??Será que O AZEDO sabe disso???Vieira (qual sua função)???vou jogar todos dentro de uma privada e dar descarga!!!!!!!!porque ELES FEDEM!!!!!

  7. “GILSON NASCIMENTO SECRETARIO DE ADMINISTRAÇÃO DEVE ESTAR SATISFEITO.RETIROU A PERICULOSIDADE E A INSALUBRIDADE DOS SERVIDORES QUE CONVIVEM COM VÁRIOS PERIGOS Á VIDA E A SAUDE ,É LAMENTÁVEL QUE TEM DE ACONTECER COM UM SERVIDOR PARA ELE SABER QUE TANTOS OUTROS MIL ESTÃO ESPOSTOS TODO DIA Á ESSA SITUAÇÃO”

    Realmente é uma grande vergonha a situação que os funcionários enfrentam na regulação, não há abastecimento se quer das nessecidades básicas para limpeza como: água sanitária, alcool, papel higiênico, etc…
    Há muitos insetos, ratos, tabém problemas como infiltração, mofo, tacos soltos e podres, banheiros com defeito, sem descarga, sem encanamento, má iluminação, fiação precária, móveis dignos do lixo, bebedouro destruido( totalment ssem higiene, mas ainda em uso), enfim, são muitos os problemas.
    Não há duvidas de que o ambiente é totalmente insalubre, mas como o dinheiro “precisa” ser tirado dos que pouco tem para ir para os bolsos dos marajás…

    Por fim, tudo que tento expressar é a minha vergonha e indignação com toda essa situação.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *