Tempo de leitura: < 1 minuto

Um clima de horror e violência tomou conta da cidade de Barro Preto neste fim de semana, em momentos que coincidiram com o início e o término dos festejos comemorativos à emancipação política do município.

Na sexta-feira (16), Juarez Borges da Silva, de 23 anos, utilizou uma garrafa quebrada para ferir outro jovem, Joabson Santos da Silva, de 18 anos. A vítima foi levada para o hospital, onde já chegou sem vida.

A violência continuou, culminando na madrugada deste domingo (18), quando dois homens foram assassinados na Praça Getúlio Vargas, onde acontecia a festa de Barro Preto. Segundo as primeiras informações, um homem não identificado, que ocupava a garupa de uma moto, passou pela praça atirando a esmo.  

As balas atingiram Ricardo Souza Santos, o “Gagui”, e outro identificado como “Pedrinho”. Parentes e amigos asseguram que nenhum dos dois tinha envolvimento com o crime.

Várias pessoas criticaram o prefeito Adriano Clementino por não ter pedido reforço policial para a festa, visto que o clima já estava pesado desde dexta-feira. Apesar de ser uma cidade pequena e de poucos habitantes, Barro Preto enfrenta um período atípico e é identificada como uma das rotas do tráfico de drogas no sul da Bahia.

Na quarta-feira (14), o policial civil Heider Cruz, que atuava em Barro Preto, foi preso, acusado de associação ao tráfico, extorsão e assassinatos.

32 respostas

  1. As mortes não podem ser atribuídas ao policiamento deficitário. É óbvio que pode inibir a generalização da violência, mas não pode evitar. Os dois casos foram pontuais. O primeiro foi briga entre irmãos, um deles adotivo, em conseqüência do excesso de bebidas alcoólicas. O segundo caso, o desconhecido desentendeu-se com Ricardo e, além de assassiná-lo, terminou por vitimar o outro jovem que tentava apaziguar. A questão importante, e não diz respeito somente a Barro Preto, é rediscutir a realização das festas abertas, nos logradouros públicos, em que é difícil a ação policial. Talvez o importante agora seja analisar a viabilidade de realizar eventos desse tipo em locais fechados, tipo estádio de futebol, onde é possível se utilizar detector de metais na entrada e, dessa forma, coibir a entrada de potenciais criminosos. Infelizmente a morte tem se constituído na triste realidade de toda festa aberta, seja em Barro Preto, Itapé, Itabuna, Salvador, etc.

  2. Só perde para Itapé, onde o Prefeito ouba, não paga a funcionários, paga a rádio pra dizer que está tubo bem. O povo é quem sabe.

  3. o prefeito adrino pra mim e cupado por uma pequena cidade dessa nao conduzir reforsos,por pequena cidade na noite do crime nao havia policia na hora isso e feio para um prefeito.

  4. morei em barro preto até meus 20 anos,resido hoje em são aulo,desde 2000, e hoje com tanta desgraça igual essa penso, até quando vai essa violência, numa cidade que antes se destacava por ser pequena e ter varias modalidades de esporte hoje acho que nem exite tal, vamos salva a nossa cidade.Descanse em pais e com DEUS……….

  5. meus amigos, dizer que o pefeito é culpado no minimo deve ser comentarios dos Bonfizinhos que até hoje choram a derrota nas urnas, isto poderia aconteçer numa feira, num bar , ou até mesmo dentro de casa. é uma fatalidade , estamos vivendo no mundõ cão onde estão matanto até mesmo por R$2.00, essa é a questão.

  6. É muito triste V dois amigos q nasceram e se criaram em Barro Preto ter um fim deste. Duas pessoas queridas e amadas por todos da cidade, é msm uma pena. Q a justiça seja feita.

  7. a policia só prende maconheioo nessa hora sabe onde eles tavão, la em baixoo batendo papoo , o boka de prata , valdemir i outros, ki vegonha pra uma cidade ki se dis ter um prefeitoo jovem , como foii ricardo ”cagui” pedrinho , pudia ter sido um da familia dele ..

  8. Pior só em Floresta Azul que até a Delegacia fechou, houve varios assaltos no comércio e a população sofre com a falta de segurança, tudo isso por que a Prefeita, não quer segurança para os seus municipes, também além de não morar no municipio e alheia aos problemas locais.

  9. esse sait esta muito mal informado sobre o acontecimento pois o animal sem sentimentos matou ,e nao estava em uma moto .
    e o prefeito Adriano Clementino pidiu puliciamento mas o batalhao nao enviou polissiais suficientes para conter a brutalide de um assassino forasteiro.
    A prefeitura ja esta processando o estado pela falta de policiamento.

  10. a morte foi muito triste,porque foram duas vidas que se foram,mais eu acho que tenhe que haver justiça ,pois quem
    fez isso nao tenhe consciencia que tira uma vida e uma coisa ruim para todos as pessoas que tenhe familia.

  11. TECER COMENTÁRIOS SOBRE OS CULPADOS DA TRAGÊDIA QUE ASSOLOU ESTA PACATA CIDADE NUM DIA TÃO FESTIVO,É MUITO FÁCIL, POR QUE NÃO COLABORAR ENTÃO COM A POLÍCIA, DANDO INFORMAÇÕES SOBRE OS AUTORES COVARDES DESTE DUPLO DELITO??? GOSTARIA DE PEDIR ENCARECIDAMENTE A QUALQUER PESSOA QUE TENHA VISTO ALGO,OU QUE CONHECE ESSES MARGINAIS DE ALGUM LUGAR, QUE REPASSEM ESSAS INFORMAÇÕES PARA A POLÍCIA LOCAL E QUE A MESMA VENHA EM BREVE PRENDÊ-LOS. NÃO PODEMOS DEIXAR QUE ISSO PASSE IMPUNE, NÃO PODEMOS DEIXAR QUE O MEDO NOS IMPEÇA DE PUNIR OS VERDADEIROS ASSASSINOS. A MORTE DE PEDRINHO E DE CAGUI, DOIS JOVENS QUERIDOS, COM UM FUTURO BRILHANTE PELA FRENTE,NÃO PODE PASSAR EM BRANCO, PENSEM NISSO…

  12. Olá meu povo ,eu fiquei muito comovido com esta tragédia , pois eu vivo aqui e conheço muitas pessoas aqui inclusive os familiares dO FINADO João Mamão e Dé e Marialva ambos evangelicos . isso é um absurdo esses assassinatos que estão acontecendo nesta cidade .Meus pais moram aí bem pertinho e são pessoas conhecidas por muitos da cidade e outra a mais de 30anos .Eu hoje não estou morando aí mais sei muito bem como as famílás estão arrasadas .vou rezar para isso não valtar acontecer porque isso é um caso muito sério viu senhor Mario Sérgio não querer tapar o céu com o dedo não PORQUE VC Também tem culpa no cartório viu.

  13. A HORA É DE AGIR O PREFEITO SE DEFENDE MAIS NAO EXPLICA A POPULAÇAO PORQUE AO NOTAR QUE NAO TINHA POLICIAMENTO, DEU SEQUENCIA A FESTA JA NO DIA DO ENTERRO DO JOVEM RICARDO COLOCOU UM CARRO NA RUA PARA EXPLICAR QUE A CULPA NAO ERA SUA ENTAO ERA DE QUEM.POIS O SR. ADRIANO PERMITIU QUE A FESTA CONTINUASSE, MES,O SEM NENHUM POLICIAL NA PRAÇA, CARRO A PREFEITURA TEM, OS CARROS ALUGADOS PODERIAM SE O SENHOR TIVESSE INTERESSE DE SERVIR PARA OS POLICIAIS ALIAS MESMO APOS OS ASSASSINATOS NENHUM CARRO FICOU A DISPOSIÇÃO DOS FAMILIARES DAS VITIMAS E A CULPA ERA DE QUEM NA PRAÇA COM MAIS DE 5.000 PESSOAS NENHUMA PESSOA DA SAUDE PARA PRESTAR OS PRIMEIROS SOCORROS. BASTA DE INCOMPETENCIA REAGE BARRO PRETO.

  14. vejo Barro Preto cidade que nasci e que amo,como uma grande família.e,como faço parte dessa família estou emocionalmente abalada por msis essa tragédia que por coincidencia no dia do seu aniversário.só me resta pedir á DEUS conforto para esses pais,e que os culpados sejam encontrados e punidos .esses jovens, pessoas do bem não mereciam um final desse;

  15. gente vamos para de culpar o prefeito foi um fatalidade podia acontecer em qualquer lugar com muitas policias ,temos que procurar é o assasino ,e pedir justiça.a familia de pedrinho e gagui meus sinceros sentimentos.e meus amigos que perderam a suas vidas bruscralmente sentiremos muito a falta de vcs .a cidade de berro preto se unu com os seus para chorrar sua perda.digo ainda########
    não sei porque vc se foi tantas saudades vou sentir e de tristeza vou vivendo aquele a deus não pude dar vc marcou a minha vida viveu morreu no meu passado ………. e eu eu gosto tanto de vc eu gosto tanto de vc.é isso que a alma de gagui e de pedrinho descansse em paz amém!

  16. Visito barro preto constantimente, uma cidade pequena de pessoas mansas e receptivas não pode ficar entregue nas mão de marginais deste tipo.
    A população tem que abrir os olhos e assumir seu papel de vigia na intenção de indentificar os suspeitos.
    Por outro lado tem a questão da amizade,carinho,paz eu conhecia o gagui um rapaz bastante legal que com certeza vai fazer muita falta a quela cidade que tem um clima maravilhoso.
    Que as pessoas que organizam as festas aprendam com essa fatalidade para que outras não venham a ocorrer.

  17. CARAMBA! MEU TRABALHEI COM GAGUI O CARA GENTE BOA DE MAIS NÃO MERECIA JAMAIAS UMA BARBÁRIE DESSAS, E ESSES DEMÔNIOS ESTÃO SOLTOS AINDA!CADE O PREFEITO INCOMPETENTE QUE FAZ FESTA SEM POLICIAMENTO MAS E UM INÚTIL MESMO TINHA QUE SER PREFEITO DE UMA CIDADE TAO PACATA MESMO.ISSO E UM ABSURDO TO CHOCADO! SÓ DEUS PRA TIRAR TANTA RAIVA E REVOLTA DE MEU CORAÇÃO,QUE DEUS ILUMINE O CAMINHO DELES E CONFORTEM OS AMIGOS E FAMILIARES. ESSA E MINHA HOMENAGEM A GAGUI E PEDRINHO FCS

    UF SP

  18. E ESSE PREFEITINHO DE MEIA TIJELA PENSA QUE É QUEM PRA MANDA FAX PRA POLÍCIA COM 3 DIAS DE ANTECEDÊNCIA A OBRIGAÇÃO DELE ERA IR NO BATALHÃO E SE AJUELHA E IMPLORAA LÁ PQ NEM MORAL E MTO MENOS CARISMA PRA ISSO ELE NAUM TEM DE ESTALA OS DEDOS PRA POLÍCIA VIM NA HORA QUE ELE QUISER…

  19. cara o povo sem instrução para cargos aproveitam o caso para se elegerem e um dia procurar estar em cargos como os de secretário e outros que estão sim com pessoas competentes agora queimam p prefeito porq

  20. ñ estão nem ai para o acontecido so queriam estar nos cargos que hoje estão com pessoa competentes de fora: desempregados e imcompetentes para tal,comcursos publicos não fazem porq não pasam o de policia que pagam bem não fazem por q é perigoso desculpa” imcompetentes sos querem fumar e beber as custas dos pais, a prefeitura n~é fabrica de emprego, estudem como o prefeito estudou e hoje vive sem precisão desssa esnmola de salario de prefeito acordenmmmmmmmmmmmm

  21. kd a policia que fala que ta na pista dos assassinos de pedrinho e ricardo, e nos naõ ver resutado nem um,quem perdeu foi nos ums boms amigos …..

  22. ESTOU DEIXANDO MAIS UMA VEZ MEU COMENTÁRIO A RESPEITO DO BRUTAL ACONTECIMENTO, OCORRIDO EM BARRO PRETO DURANTE A COMEMORAÇÃO DE MAIS UM ANO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DA MESMA. PENA QUE PESSOAS SEM NENHUM CONHECIMENTO DE FATOS,SEM NENHUM PREPARO, VENHA TECER COMENTÁRIOS MALDOSOS A MEU RESPEITO.QUANDO FIZ MEU PRIMEIRO COMENTÁRIO NESTE SITE, O FIZ SEM QUERER OFENDER NINGUÉM, APENAS COMENTEI O QUE SE PASSOU COM AMIGOS MEUS DE LONGAS DATAS. TENHO PROFUNDO RESPEITO PELA COMUNIDADE BARROPRETENSE E ESTA MESMA COMUNIDADE ME CONHECE A BASTANTE TEMPO. NÃO PRECISO DE INTERLOCUTORES MEDÍOCRES,ANALFABETOS E IMBECÍS TIPO ESSE SR.BRUNO PEREIRA SOUSA, SE É QUE É VERDADEIRO ESTE NOME,PARA FAZER JULGAMENTOS A MEU RESPEITO. LEMBRE-SE DE UMA COISA, APESAR DE NÃO SER FILHO DESTA TERRA AMADA, TENHA CERTEZA QUE FAMÍLIAS INTEIRAS ME AMAM DE VERDADE, E QUE EU TENHO ESTE MESMO SENTIMENTO POR CADA UM DELES, DO MAIS NOVO, AO MAIS IDOSO. NÃO VENHA TRANSFORMAR UM COMENTÁRIO SÉRIO EM POLITICAGEM BARATA, POIS NÃO SOU POLÍTICO. TEMOS DE SER AUTÊNTICOS, VC SABE O SIGNIFICADO DE SER “AUTÊNTICO”? UM GRANDE BEIJO AOS MEUS QUERIDOS AMIGOS LEAIS DE BARRO PRETO, E AOS MEDÍOCRES, QUE CONTINUEM NA SUA MEDIOCRIDADE.

  23. eu acho isso um abisurdo
    de um lado eu acho culpa do prefeito e de outro lado ñ!
    pq se caso ñ tivesse festa as pessoa iriam falar pro resto da vida
    mais é assim msm quando tem de aconteçer aconteçe
    mais tomare ke acabe por ai
    e ke deus de um bom lugar pra esse meninos
    PEDRINHO E GAGUI uns dos queridos de BARRO PRETO
    e GAGUI tão amigoo,trabalhador tinha tudo pela a frente mas é assim msm DEUS protege esses meninos…
    pois é galera ñ temos ke culpar o PREFEITO ñ
    pois ele tem culpa e ñ tem ao msm tempo…

  24. Que susto, pensei que fosse no meu Barro Preto em Minas Gerais. Só na Bahia mesmo que acontece essas barbaridades. No meu Barro Preto há anos nem tem assassinatos. Isso que é ser uma cidade sem violência, mandem o povo desse Barro Preto ir lá aprender com o Barro Preto, de Minas Gerais.

  25. no meu entendimento ate mesmo e uma questão de um entendimennto do prefeito da cidade, o prefeito foi sincero ele enviou uma folha para a policia da bahia estava tudo certo mais nao foi somente culpá do prefeito adriando, antes pensei q tinha sido o prefeito da cidade mais para falar tem que escutar, eu soube que adriano tinha ate mesmo tipo contratado policiais mais como a crise e no mundo inteiro os culpado de isso tudo foi ate mesmo os policiais que nao compriram seu objetivo de proteja a cidade, por uma cidade pequena tinha que haver segurança, mais tambem essa mortes teve alggo com que envolvimento? ninguem sabe muitos dizem que eles nao tinha envolvimento com o trafico mais ninguem sabe porque foi? e porque eles so matarao eles doi no mei de uma mutidao de pessoa, e tambem ningeum morre atoa algo de coisa tem acontecido, entao isso foi um caso em ate mesmo eu nao sei.

  26. ate mesmo lhe digo novamente mais agora sobre locai para festejo em barro preto, para mim e nao sei para outros que concordam os fetejos em barro preto deveria ser bem mais realizado no estadio de futebol, porque la tem ate mesmo uma grande estrutura e tambem pode a protege muitas pessos de perigos, no estadio o prefeito pode colocar policiais na porta com detectores de metais e tambem e um luga otimo para fazer festejos de emancipação política do município. e tambem e um local apropriado para isso, as mortes que acontecerao sei que todos de barro preto ficarao triste ate mesmo eu porque foi dois jovem que eu gostava muito e eles pra mim era uma boa pessoa, tambem feiquei muito triste com isso mais eles agora estao realmemte com deus…

  27. É MUITO TRISTES VER DOIS CONTERRÂNEOS MEUS , DE FAMÍLIAS TÃO QUERIDAS ACABAREM ASSIM.LAMENTO TANTO O OCORRIDO, E DESEJO DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO QUE DEUS CONFORTE ESSAS FAMÍLIAS.

  28. eu tava em são paulo quando receber a noticia da morte não acreditei em primeiro momento mais foi triste em saber qui era verdade eu min pergunto onde as policia tava nesse momento de pura tristeza para as duas familias

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *