Tempo de leitura: 2 minutos
Fontes: queixas contra sistema de notas fiscais.

A mudança de sistema de nota fiscal eletrônica gerou prejuízos à economia itabunense e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (Acei), Eduardo Fontes, antecipou ao Pimenta na Muqueca que cobrará explicações à prefeitura.

De acordo com Fontes, os secretários Maurício Athayde (Planejamento) e Carlos Burgos (Fazenda) e o diretor de Tributos, Emerson Carvalho, serão convidados a participar da reunião da entidade, na próxima segunda-feira, 26. “Colocaram um sistema para economizar, mas está gerando prejuízo para nós e para a prefeitura”, observa o presidente da Acei.

As empresas que necessitam emitir as notas fiscais eletrônicas acumulam prejuízos desde a quarta-feira da semana passada, segundo o presidente da Associação Comercial. Simplesmente, não se consegue emitir notas. Quando consegue, o próprio sistema altera dados como endereço, por exemplo, e a nota tem de ser cancelada.

“Se a gente emite nota contra uma empresa do Rio de Janeiro, o sistema apresenta como endereço uma outra cidade. O sistema troca nomes de cidades, bairros. As notas estão acumulando”. O presidente da Acei relata que as queixas são enormes por parte de empresas e de contadores.

Outro problema citado é que o novo sistema que a prefeitura adotou não gera “link” para que a nota fiscal seja enviada pela internet. No sistema anterior utilizado pelo município, a nota poderia ser encaminhada por e-mail. Agora, se a empresa for de uma cidade mais distante, é preciso recorrer aos serviços dos Correios. Enfim, houve um retrocesso.

Eduardo defende que a prefeitura, para evitar maiores prejuízos às empresas, retome o sistema da empresa E-maiss e faça os testes necessários até que o software criado pelo município esteja operando sem problemas. O soft para emissão de notas eletrônicas foi implementado ao final de fevereiro. Na quarta da semana passada, passou a ser o único oferecido pela prefeitura às empresas. Gerou o caos.

10 respostas

  1. Olha, se a prefeitura quer ter um sistema proprio, otimo. Mas PRIMEIRO desenvolve o sistema, testa ele, faz a transferencia da base de dados e DEPOIS faz a troca.

    E como sempre, quem sai perdendo é o povo!

    Acho que se fez tudo errado. Eles nao pagam ao Emaiss tem quase um ano! Ai depois cancela o contrato, nao paga a empresa e substitui um sistema que funcionava por um que nem terminou de ser desenvolvido, nunca foi testado, nao tem a base de dados.

    É uma grande palhaçada e alguem tem que ser responsabilizado por isso. Alias, esta aí uma boa pergunta. As empresas estao acumulando prejuizos. QUEM É O RESPONSÁVEL? O pimenta bem que poderia descobrir isso!

  2. Respondendo ao Comunicator

    Não é de obrigação nossa ter que instalar uma impressora virtual, o sistema dever conter as ferramentas adequadas para os contribuintes.

    Coisa de louco é esse sistema só roda no Mozilla Firefox isso é uma tremenda sacanagem com os contribuintes ter que instalar o programa. Tem gente que malmente sabe acessar a internet, Nós temos que reivindicar direitos é nós que damos dinheiro à prefeitura eles devem ter mais respeito com os contribuintes nós somos o poder.

    A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR…………..

    ONDE ESTÁ O CAPITÃO AZEVEDO?

  3. Gente pelo amor de Deus!!!!
    Parem de resistir ao novo!!!!!Esse moço está pedindo pra retomar o sistema antigo pra repassar mais dinheiro a empresa????? No minimo deve receber uma porcentagem pela propaganda!!!!
    kkkkkkkkkkkk

  4. Almeida

    Dei apenas uma sugestão, entendo que o sistema ainda precisa de muitos ajustes.

    Minha ideia, é para que os contribuintes não paguem tarifas postais. So isso.

  5. A associação comercial está fazendo a sua parte, que é defender os interesses da classe, parabéns ao nosso presidente.
    Existem muitos pontos a serem esclarecidos, como a questão das senhas que foram geradas pela própria prefeitura e não por nós contribuintes, onde fica a segurança nesse caso. O que me garante que qualquer um altere minhas informações. Quando aderimos ao sistema anterior foi realizada uma autorização no setor de tributos e agora se recebe uma senha no email. A prefeitura começou com um servidor e não deu conta, agora já são quatro e está péssimo, quantos mais serão necessários? Isso é que é economia? Os problemas estão só começando e quando nós tivermos que prestar contas com a receita federal, supersimples e os demais órgãos. Esse sistema sequer consegue emitir as notas e as outras funções que ele deveria fazer.

  6. Caro contribuinte,
    Toda migração de algum sistema tem seu impacto por mínimo que seja nos usuários (por estarem acostumados a usar o sistema antigo). Um processo de migração desse porte deveria ter sido feito aos poucos e conduzida pacientemente, além de ter outro sistema em paralelo ( da emaiss) rodando concorrentemente.
    Em cada fase da migração deveriam ser mensuradas as necessidades dos comerciários. Satisfeitas, o sistema poderia ser colocado em produção.
    A coisa não aconteceu assim, todos sabem. Não aconteceu esse período de testes.
    Mas.. Por quê? Essa é a grande pergunta que você deve responder para concluir tudo.
    Você há de convir que na prefeitura de Itabuna existem muitos interesses internos, e, quando um “parceiro” de uma secretaria quer uma coisa, e outro “parceiro” da outra secretaria quer outra, a parceria não dá certo. Qual o interesse por trás disso tudo? pense um pouco nas partes envolvidas e você descobrirá.

  7. A Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (Acei) está cobrando explicações da prefeitura da cidade por conta da mudança de sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas. O novo sistema, implementado no final de fevereiro, está gerando diversos problemas para as empresas, como a impossibilidade de emitir notas fiscais, a alteração de dados nas notas já emitidas e a falta de um link para envio das notas por e-mail. sketchup pro download

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *