Tempo de leitura: 2 minutos

O bate-boca na sala das comissões técnicas da Câmara de Vereadores, do vereador Solon Pinheiro (PSDB) e o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, Jorge Ubirajara Pedreira, gerou um grande mal-estar entre a polícia e o legislativo, hoje à tarde. O encontro seria para debater a segurança pública. Foram tiros para todos os lados. Abaixo, trecho dos mais densos da discussão de ambos:

Comandante – O senhor conhece a Lei Orgânica do munícipio?

Vereador – Tenho procurado conhecer (Solon pede ajuda à secretaria parlamentar).

Comandante – O senhor cumpre com as suas obrigações como cidadão e como edil?

Vereador – Sim.

Comandante – O senhor é candidato a deputado estadual?

Vereador – Isso não vem ao caso. Só a partir de 3 julho e é uma coisa que vai se definir com o partido. O senhor está me desrespeitando. Isso eu não aceito. Eu tenho legitimidade. Fui eleito pelo povo. Respeite esta Casa Legislativa. Estou preocupado com a violência em minha cidade, que estampa, diariamente, os jornais. O senhor foi convidado para debater segurança pública e não para fazer indagações à minha pessoa.

Comandante – O senhor conhece o decreto lei 667?

Vereador – Não.

Comandante – Que formação o senhor tem sobre segurança pública?

Vereador – Nenhuma.

Comandante – Quantas autoridades o senhor convidou para esta sessão?

Vereador – Todas ligadas a àrea de segurança pública.

Comandante – Qual a competência legal que a Câmara tem para debater segurança pública?

Vereador – Fui eleito pelo povo e tenho legitimidade para debater.

Comandante – Não, mas eu quero que o senhor responda.

Vereador – A Câmara está à disposição para ajudar na segurança pública.

Comandante – Agora eu me coloco à disposição para você me fazer a pergunta que quiser.

—–

Àquela altura, a audiência pública já perdia a sua razão de ser. Solon passa a palavra ao defensor público estadual Walter Fonseca Júnior. Este se levanta e diz que não havia condições para discutir sobre segurança pública “naquele clima”. Pediu licença e saiu. O juiz Waldir Viana, da 4ª Vara Cível, também se levantou e bateu em retirada. E, de fato, não houve audiência.

—–

Na saída, o ainda comandante do 15º BPM disse que não aceitava que a segurança pública servisse de “palanque eleitoral”. Era uma referência ao fato de Solon ser pré-candidato a deputado estadual. “Repudio a atitude dele e de qualquer um que queira fazer o que não é de sua alçada”, disse Jorge Ubirajara. Mais que isso: “Ele é um descontrolado. Não sabe o que diz”.

—–

Solon Pinheiro rebateu o comandante. Ao repórter Fábio Roberto, da rádio Nacional, disse que não tirava o chapéu para o algoz. “Não tiro e não me arrependo. Ele já vai tarde [comandar a PM em Vitória da Conquista]“.

Todos que estavam na “quase” audiência deixaram a sala. Mas o tenente-coronel permaneceu no local, de lá saindo apenas quando abordado para uma entrevista ao repórter Fábio Roberto e ao jornalista Domingos Matos, do blog O Trombone.

23 respostas

  1. É, o comandante fez direitinho o dever de casa. Muito esperto fez tudo do jeito que o “Terra de todos nós”, gosta. Aliás o nosso amigo Solon foi muito infeliz nas suas incursões.

  2. SR. PIMENTA:

    Eu não sei se já está passando em sua rua: aquela turma da “segurança pirata”, agora resolveu tirar o sono de todos com um apito: “fi-ui-iiiii”!!!!!
    É estressante!
    “Essa segurança”, foi legalizada mesmo pelo governo do estado, ou por a-z-v-do ?

  3. PSIU, NÃO VOTO EM ITABUNA, MAS NO ESTADO TODO A RESPONSABILIDADE SOBRE A SEGURANÇA PÚBLICA ERA PRA SER DO GOVERNO ESTADUAL. PENA QUE QUEM NOS GOVERNA NÃO TEM QUALIDADES PARA TANTO.

  4. Só houve erro nisso tudo:

    Não é interessante, relevante e/ou sensato, chamar quem já está de saída, que já sabe que irá embora. Melhor seria chamar o outro, logo que assumisse, e questionasse o que ele pretende fazer, além de oferecer apoio, …!!!

    Outra coisa errada é discutir uma coisa que não se tem base, conhecimento, domínio suficiente, …!!!

    Resultado: Cpomeçou errado, terminou errado, …!!!

    Resumindo: Não aingiu o objetivo. Houve apenas desgaste entre Instituições que deveriam caminhar juntas, além de muita perda de tempo, …!!!

    Desnecessário, …!!!

  5. SABE O QUE É ISSO? VEREADOR DESPREPARADO, OLHA DIRETINHO O QUE O POVO COLOCOU NA CAMARA PARA REPRESENTAR ELE.NÃO CONHECE A LEI ORGANICA DO MUNICIPIO,NUNCA FEZ UM PROJETO E AINDA QUER TER RAZÃO.EU SÓ QUERIA QUE ISSO FOSSE COM O WENCESLAU,ROBERTO,GRAMACHO.SE ELE NÃO IRIA SAIR COM O RABINHO ENTRE AS PERNAS.

  6. A arrogância desse coronel é arrepiante.
    Que o político usa tudo como palanque eleitoral, não é novidade. O chefe do coronel, o governador da terra “de todos eles”… é quem dá mais aula disto…mas isto não o autoriza a chegar na câmera e dizer que ela não tem legitimidade para debater segurança pública… se ela não tem, quem mais pode ter?
    Que coisa hein !!!

  7. Rapaz, eu nao entendo de lei nenhuma,so sei que o povo de itabuna ta morrendo por violencia.Entao nenhuma lei ta funcionando.Solon tem razao, quem tem que entender de lei e da segurança a cumunidade sao os responsaveis pela segurança publica.

  8. Amigo Solon

    O governo do Estado já está fazendo sua parte:

    * Entrega de 1.200 viaturas para polícias Civil, Militar e Cientifca;
    * 3.600 coletes a prova de bala para Polícia Militar;
    * 589 coletes a prova de balas para Polícia Civil;
    * Motociletas para Policia Militar e Civil;
    * Reformas de Departamento de Políca Tecnica (Feira de Santana, Ilhéus e outros;
    * Reformas do Quartel Aereo da Policia Militar em Salvador, com investimento em 4 milhões, sendo um dos mais modernos do Brasil;
    * Feira do imóvel para policiais militares, onde disponibiliza casas para policiais militares, dentro de uma parceria com a CEF/CONDER;
    * Ampliou para o interior o direito para os Policiais Militares do
    interior receber o auxilio alimentação ( o que não era pago por Paulo Souto);
    * Wagner reabriu o Hospital da Polícia Militar fechado por Paulo Souto;

    Então veja: O governo do Estado já vem fazendo sua parte, isso que o Coronel Ubirajara apresentaria na Câmara, bem como um projeto social criado por ele “ANJO DA GUARDA”, que é obrigação do municipio (prefeito) que não faz.

    NOTICIAS

    Prefeito de Feira de Santana (DEM), fez doação de 08 (oito) viaturas para Polícia Militar;

    Prefeito de São Carlos -SP, cidade com 200 mil habitantes, fez doações de viaturas para as Polícias MIlitar, Civil, Cientifica, bem como investimentos para reformas de instalações e alimentação.

    EM ITABUNA ACONTECE ISSO!
    NÃO.

    NOTICIAS DE ITABUNA

    * Itabuna perdeu o projeto “SEGUNDO TEMPO”, pois o ex prefeito FG não prestou conta;
    * Cadê o projeto “ALIMENTA ITABUNA”
    * Cadê o projeto “EXPRESSO DO SABER”, que disponibilizava aulas de infromatica nos bairros.
    * Cadê as Praça arrumada;
    * Funcionário morre após contrair leptrospirose dentro de unidade de saúde em Itabuna;
    * Animais são sacrificados sem motivo dentro do centro de zoonozes de Itabuna;
    * Médicos assinam ponto antes de trabalhar;
    * Furto de cloro na Emasa;
    * 80% dos homicidios são causados pelo uso ou trafico de drogas;Nessa linha de pensamento se não houver usuário, não haverá traficante.
    Mais o usuário que pretende deixar o vicio tem apoio do municipio, através do CAPS AD? Não, pois no CAPS AD NA NOVA ITABUNA A SITUAÇÃO É PRECARIA, AS VEZES SÃO SOLICITADOS DE PARENTES DE PACIENTES AJUDA FINACEIRA PARA COMPRAR PÓ DE CAFÉ. ISSO É UMA VERGONHA AZEVEDO.

    UM CENTRO DE RECUPERAÇÃO PARA VICIADOS EM DROGAS, TODO EQUIPADO COM ALOJAMENTO, MÉDICOS, ENFERMEIROS, PSICOLOGOS VALE MAIS DO QUE VIATURAS E ARMAMENTO, POIS A AÇÃO POLICIAL NÃO FAZ COM UM INDIVIDUO DEIXE DE USAR AS DROGAS

  9. Infelicidade foi o vereador Solon convocar uma audiência pública sem estar preparado para discutir tal assunto. Resultado, passou uma vergonha danada porque o Cel Ubirajara mostrou total serenidade e sabedoria. O vereador queria mesmo era se promover. Que pena!!! Itabuna perde uma grande oportunidade de discutir, seriamente, sobre um tema de grande importância e que não depende só de Polícia, mas também de políticas públicas para dirimir a violência da cidade.

  10. Concordo com o Sérgio!
    Entretanto, não posso deixar de expor o meu prazer ao ver um homem de bem, como o Comandante, dizer ao “menudo” coisas q ele precisava escutar.
    Ta mesmo se sentindo o Rei!!! Se achando gente!!!! Era Renato, virou Geraldo, depois, Fernando, Azevedo, Luciana Reis, Adervan….Aff… Acorda Itabuna!!!

  11. O sr comandante nao pode debochar assim de uma audiencia publica, ele foi convidado para discutir sobre a segurança publica, e nao procurar indagar a respeito de politicagem, ele poderia sim comentar qualquer coisa, mais depois de ter encerrado a audiencia.

  12. Gostei da postura do comandante. Quando um vereador desse se preocupa com assuntos da nossa cidade, pode acreditar que por trás tem algum interesse próprio. Vereadores não sabem nada de leis, tudo desinformado.
    PARABÉNS UBIRAJARA.

  13. Nessa História toda: Respeito da decisão do Defensor Público que tem realmente um trabalho sério na cidade.O Juiz é aquele da portaria dos advogados , O vereador realmente não tem conhecimento algum para debater sesurança , mas é representante do povo e o Coronel Ubirajara foi premiado , vai para uma cidade melhor.

  14. Fico triste quando vejo instituicoes que deveriam se ajudar, brigando assim! Estava na seção ontem e percebi o intenso nervosismo do Tenente Coronel, ele ja chegou ao local espumando! e tentou jogar a bomba no colo de Solon, que se saiu muito bem quando indagado!

  15. O Ubirajara compareceu ao local por educação. Não tinha nenhuma obrigação de ir.

    Que autoridade tem um reles vereador?

    A esfera de sua “autoridade” está circunscrita àqueles que recebeeram colchonetes, filtros, tijolos, telhas, cobertores e dentaduras em troca do voto!

  16. o VEREADOR QUER FAZER POLÍTICA, EM CIMA DA SEGURANÇA PUBLICA E NÃO CONHEÇE AS LEIS, FOI INFELIZ, GOSTEI DA POSTURA DO SENHOR CORONEL UBIRAJARA, ESTÁ CERTISSIMO QUEM ELE PENSA QUE É, PARA CONVOCAR UMA REUNIÃO SOBRE SEGURANÇA, TENHO CERTEZA QUE AS AUTORIDADES COMPETENTES ESTÃO SE MOVENDO PARA VER UMA SOLUÇÃO PARA A VIOLÊNCIA EM NOSSA CIDADE, PQ É UM PROBLEMA QUE AFETA TODO O PAÍS. CARTÃO VERMELHO PARA SOLON.

  17. Vereador deveria ganhar um salário minímo, muitos deles nem formação tem e ainda se acham os tais, Solon se deu mal né, vai estudar um pouco amigo as leis do municipio pra depois falar o que sabe, procura outro agora pra poder botar uma bancazinha encima pq com o Coronel Ubirajara não deu, estude.

  18. Trabalho na Campanha p/um Pré-Candidado a Dep. Federal p/ fins de pesquisa peço gentileza se possivel fornecer o nome e o Partido dos vereadores dessa Bancada.

    Certo de ser atendido fica aqui meus agradecimento

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *