Tempo de leitura: < 1 minuto
Paz Lira, o novo comandante do 15º Batalhão (foto Fábio Roberto)

O novo comandante do 15ºBatalhão da PM chegou com um espírito bem diferente do seu antecessor no cargo. Enquanto o ex-líder da corporação saiu “batendo a porta” e passando descompostura em vereador, o novo aparece pregando a harmonia e o entendimento entre polícia e sociedade, para uma ação efetiva de preservação da segurança.

Inácio Paz Lira, tenente-coronel, comandava o batalhão de Vitória da Conquista, para onde foi nomeado ex-comandante do 15º, Jorge Ubirajara Pedreira. Segundo Lira,Itabuna e Conquista têm problemas semelhantes, como  o envolvimento de jovens com o crime e o flagelo das drogas.

Para um combate efetivo a essas mazelas, o oficial prega solução pactuada com a sociedade. Em uma entrevista coletiva concedida na noite desta quinta-feira (29), durante a transmissão de comando, Lira disse que precisa firmar “parcerias” com a imprensa, sindicatos e associações de moradores.

O vereador Solon Pinheiro, que na terça-feira (27) enfrentou a fúria de Ubirajara, comemora os novos ares.

Clique no player e ouça a entrevista:

5 respostas

  1. Itabuna e Vitória da Conquista têm problemas semelhantes,sim, comandante. E não é só de jovens envolvidos com drogas, não. As duas cidades, assim como as demais cidades deste país, guardam semelhanças é nas históricas políticas de exclusão social.

    É lamentável que a polícia cumpra o papel sujo, outorgado pelo Estado, de matar esses jovens. E o que mais confirma minha tese é que a maioria desses jovens mortos são pretos e pobres. Será mera coincidência? É lastimável que não fizeram as reformas sociais que deveriam ter sido feitas, e mais lamentável ainda e querer atribuir às drogas essa realidade.

    Seria leviano querer atribuir ao governo de Jaques Wagner esse quadro dantesco. Não. Estas são carências sociais e papéis atribuidos às polícias que vêm de longo curso histórico.

  2. É incrível com esses vereadoreszinhos tentam crescer as custas da miséria alheia. A segurança em Itabuna não é um problema somente da polícia, a sociedade como um todo tem responsabilidade, acredito que na medida do possível a polícia vem efetuando um ótimo trabalho. Agora eu pergunto qual o projeto da câmera de vereadores de incentivo a cultura, lazer ou educãção, ou qualquer projeto que incentive os jovens e desencentive a “distração” com as drogas. Cada um deve fazer sua parte caro vereador e só devemos questionar aquilo que conhecemos, até porque às vezes nos deparamos com figuras mais espertas como o caro Coronel Ubirajara e ouvimos umas verdades que incomodam!!!

  3. Zelão diz: – É bom não confundir…
    …”Firmeza com intransigência, nem paciência com negligência”

    Comandar, sempre tem um quê da personalidade de quem comanda. Inegavelmente, o Coronel Ubirajara, no pouco tempo que passou no comando do 15º BPM/BA, pois em prática o seu estilo pessoal. Disciplina e ação foram à tônica principal do seu comando, exercido com mão forte. Sempre à frente das ações, exigia dos seus comandados iguais empenhos. Tendo que atuar com as limitações impostas pela atual política de segurança pública praticada pelo governo do estadual buscou a aproximação e a ajuda da sociedade e dos poderes constituídos do município.

    Da mesma maneira firme que exercia o comando, mostrou-se igualmente inflexível no trato com a “politicagem” acostumada a mandar e interferir em outros comandos que passaram por Itabuna. A troca de comando ao que se sabe, se deu por interferência política.

    A vinda do Tenente Coronel Lira, oriundo do batalhão de Vitória da Conquista, também é tida como “política,” depois da chacina praticada por policiais militares sob o seu comando, que vitimou cerca de 15 jovens, após a morte de um policial militar, fato que repercutiu na imprensa nacional.

    O que se espera do novo comandante, é que não permita que o seu estilo “paz e amor,” seja confundido como “neliente”, para júbilo dos “politiqueiros de plantão” e da criminalidade em particular.

  4. O vereador Solon Pinheiro, deveria primeiramente estudar a Constituição federal, em seguida a Lei Orgâsnica do municipio e também respeitar as pessoas de bem. Salientando ainda que a tentativa de se promover politicamente foi frustrado, que pena…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *