Tempo de leitura: 2 minutos

– Empresa alega prejuízo de R$ 200 mil

– Falta de energia deixa Itabuna sem água

Alfredo: ação contra a Coelba.

O presidente da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), Alfredo Melo, entrou em contato com este blog e antecipou que a empresa acionará, judicialmente, a Coelba.

A constante falta de energia elétrica está deixando o itabunense sem água nas torneiras. O dirigente revelou descontentamento com a série de quedas e interrupções no fornecimento de energia elétrica nas estações de captação de Emasa. E não vê outra saída a não ser “imprensar” a Coelba.

Nesta quarta (5), por volta das 23h40min, ocorreu nova interrupção em Rio do Braço. Duas horas depois (à 01h40min), a energia ainda não havia voltado. Alfredo lembra que uma hora sem água significa outras dez horas para que seja novamente regularizado o abastecimento. É só o leitor multiplicar as duas horas sem energia para ver o efeito.

Por que o homem da Emasa está “pê” da vida? É que a interrupção de luz tem sido constante na estação de Rio do Braço. No último final de semana, observa, foram 12 horas sem água. Isso, porque a Coelba reduziu a energia enviada para a região onde a Emasa capta cerca de 80% da água consumida em Itabuna. As máquinas pararam.

Nem no verão enfrentamos situação tão difícil como agora.

A ofensiva judicial contra a Coelba ainda será submetida ao Conselho Administrativo da Emasa. A votação está prevista para a próxima sexta-feira, 7, às 7 horas. É mais provável que a empresa ingresse com a ação judicial. “Essas interrupção nos causaram prejuízos de R$ 200 mil só em abril”, revela Alfredo Melo ao Pimenta.

Engenheiro de formação, Alfredo acredita que as constantes interrupções de energia elétrica têm a ver com a falta de manutenção de todas as linhas de transmissão da Coelba, principalmente naquela região que abastece as estações da Emasa. “Nem no verão, na estiagem [ao final de 2009], enfrentamos situação tão difícil como agora”. E a situação difícil, observa, foi criada pela companhia de energia elétrica.

O dirigente não vê outra saída para reduzir a dependência do sistema de abastecimento de água em relação à Coelba que não seja a construção imediata da barragem no rio Colônia. A obra aumentaria para até 1.400 litros por segundo a capacidade de distribuição de água em Itabuna. Enquanto a obra não sai, o município se vê dependente dos (péssimos) serviços da companhia de eletricidade.

9 respostas

  1. Quando eu digo, …, após a construção da bendita barragem e o enchimento da represa, …, não haverá mais desculpas, …!!!

    Se já foi prometido, então vamos cobrar, …, aproveitando que o Governador é candidato à reeleição, …, a oportunidade é essa, …!!!

    No entanto, se a população não se mobilizar, daqui a quatro anos nós estaremos aqui reclamando e discutindo os mesmos assuntos, sem solução alguma, …!!!

    Quem viver, verá, …!!!

  2. ESTA FOI UMA PRIVATIZAÇÃO QUE NÃO DEU CERTO, A COELBA ERA UMA EMPRESA QUE APESAR DE SER DO ESTADO FUNCIONAVA DE FORMA EFECIENTE, HOJE PRIVATIZADA PARA UMA EMPRESA ESPANHOLA, QUE NENHUM COMPROMISSO TEM COM O POVO BAHIANO A NÃO SER EXPLORAR E EUFERIR LUCROS, VIVE SUCATEADA SEM FAZER NENHUM INVESTIMENTO PARA MELHORAR SUA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, ATÉ OS ESCRITÓRIOS QUE EXISTIAM ONDE SE PODIA FAZER RECLAMAÇÕES A UM FUNCIONÁRIO PESSOALMENTE, ELES FECHARAM PARA SE ESCONDER ATRÁS DE TELEFONES ONDE NÓS OTÁRIOS ÚTEIS FALAMOS COM RÔBOS COMPUTADORIZADOS.
    ME CAUSA ESTRANHEZA O SR.ALFREDO MELO AINDA NÃO TER TOMADO AS MEDIDAS JUDICIAIS CABÍVEIS CONTRA A COELBA,QUE COMO ELE DISSE É A ÚNICA RESPONSÁVEL PELA FALTA D’AGUA JÁ TÃO ROTINEIRA NA CIDADE. MAIS ESTRANHO AINDA É DEPENDER DA AUTORIZAÇÃO DE UM TAL CONSELHO ADMINISTRATIVO, QUE SÓ SERVE PARA SURRUPIAR A EMASA.
    DE UMA COISA EU TENHO CERTEZA NÓS GRAPIUNENSES ESTAMOS LASCADO EM BANDA COM ESTES GESTORES QUE VEM (DES)GOVERNANDO ESTA CIDADE NOS ÚLTIMOS ANOS.

  3. Sr Alfredo,

    Nós consumidores tb da EMASA, temos que entrar contra a EMASA por falta de agua e a conta chega em um valor normal e com atrso de um mês vcs mandam executar o corte,bom este esclarece que nós usuarios teremos que agir da mesma forma vcs foram prejudicados e nós tb e com energia e sem energia Itabuna é um cáos na distribuição do fruto sagrado, vamos mobilizar a população neste assunto reenvidicar os nossos prejuizos no bolso contra a EMASA

  4. Nenhuma das duas empresas está prestando um bom serviço. A Coelba é controlada pela PREVI (BB) e pelo próprio Banco do Brasil, o grupo espanhol tá fora há algum tempo. Alguém já viu banco pensar em outra coisa senão LUCRO? Pois é isso mesmo que eles querem: LUCRAR, mas investir que é bom – NADA. A desculpa da EMASA é sempre a mesma: foi falta de energia. Mas eu penso que é falta de estrutura da empresa municipal. Aproveitamos o momento que a Emasa irá acionar a Coelba, e nós, sofredores, acionaremos a Emasa.

  5. Eu só sei de uma coisa, o povo é que sempre sofre. Com energia ou sem energia, a Emasa é uma empresa que sempre prestou péssimos serviços a população itabunense, a periferia que o diga!!! Vejo cidades muito maiores que Itabuna e não existe esse problema, também aqui o povo não reclama, é acomodado, então é sofrer calado e sem água!

  6. A Emasa tem que responder porque dobrou a tarifa de água… Tem gente que pagava 120 agora tem que pagar 400. Tem cabimento um aumento desses? Já a Coelba é o presente que Paulo Souto deu à Bahia, quando privatizou a empresa. Ambas estão sacaneando a população, bonitinho, ficar sem água 20 dias é bom demais…

  7. Bom dia a todos!

    Entrei na EMASA quinta feira, 01 de julho e vi que a empresa realmente está sucateada sem condições de prestar um ótimo serviço a sociedade. Sinto até os esforço de algumas pessoas em lhe atender bem, mas o fato é que as dívidas, as péssimas gestôes anteriores demonstram essa triste realidade. É melhor privatizar ou passar pro Estado, nesse sentido Itabuna só tem a ganhar.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *