Tempo de leitura: < 1 minuto

Ailson Oliveira

A tática da oposição de tentar evitar na Justiça a participação do presidente Lula na pré-campanha da ex-ministra Dilma Rousseff, do PT, não vem produzindo o resultado satisfatório.

Dilma vem assumindo a dianteira no Nordeste e vem crescendo na região Sudeste, base do PSDB/DEM nos últimos anos, e tende a crescer ainda mais quando começar a campanha plebiscitária que visa comparar os governos de Lula/Dilma X FHC/Serra, nos seus respectivos mandatos.

Recorrer sempre à Justiça para evitar o crescimento de Dilma tem sido uma prática comum por parte da oposição. Mas tal estratégia parece ter chegado ao seu limite.

A recente pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi antes do último programa do PT, que foi ao ar no rádio e na TV dia 13/05, apresenta pela primeira vez a ex-minista à frente do pré-candidato José Serra.

Na última eleição a oposição recorreu ao artifício do denuncismo e foi derrotada. Nesta pré-campanha recorre à judicialização e não tem surtido efeito.

Em decorrência disso, surge uma pergunta: o que a oposição deverá fazer pra impedir a eleição de Dilma Rousseff à Presidência da República? O próprio PT tem a resposta: apresentando um programa alternativo para contrapor ao do governo Lula.

Mas, será que a oposição tem algo diferente para apresentar à nação?

O medo do debate plebiscitário e da participação do presidente Lula na campanha de Dilma mostra que a oposição não tem coisa alguma de diferente do que está aí para oferecer ao povo brasileiro. Se a entrada do presidente na campanha assusta os opositores, é indicativo de que o governo está no caminho certo.

Conclusão: o tapetão não é a solução.

Ailson Oliveira é professor de Filosofia (Uneb) e da rede municipal de Itabuna.

16 respostas

  1. Prezado Ailson,
    Comparar a gestão de Serra (no estado de SP) e de Lula (no Federal) nas áreas de educação e pesquisa, por exemplo, é até covardia. A maioria dos professores e pesquisadores que conheço tem medo só de pensar na volta do “esquema” do FHC.
    Desta área e de outras, creio que dá para tirar uma lição mais geral para com o PSDB e outros partidos da oposição: se querem que os brasileiros confiem mais em vocês, acreditem mais nos brasileiros. Ao invés de preocuparem-se se há alguém com doutorado na presidência, busquem saídas para o baixo número de doutores, engenheiros, até técnicos na população como um todo. O presidente Dr. baixou decreto proibindo a criação de cursos novos nos CEFETs. O presidente metalúrgico criou várias novas unidades e novas universidades… Revejam também o princípio de demonização do servidor público.
    É preciso saber que menos professores, técnicos, juízes, engenheiros (…) contratados não quer dizer exatamente economia de recursos. Muitas vezes isso gera desperdício e prejuízo, pelo serviço não-feito e oportunidades perdidas.
    É necessário separar o investimento do gasto. E investir nas pessoas. No próprio PSDB havia os que acreditavam nisso, como o Covas. Isso, infelizmente se perdeu e este partido ficou cada vez mais parecido com o PFL, que antes dizia ser um “aliado por necessidade”.
    Há muita coisa para se melhorar no governo que Lula vai deixar, mas como acreditar em um grupo político que esteve lá e, em várias áreas, fez pior. Os juros da SELIC de 10% são muito altos, concordo, mas em sua época a média foi de 23%!
    Não adianta fazer como o FHC, que foi recentemente na BBC dizer que “no governo dele ninguém de sua equipe foi denunciado por corrupção”. Até o entrevistador inglês já sabia do Geraldo Brindeiro (“engavetador geral da união”). Não cola mais!
    Hoje em dia a (des)informação não vem apenas de poucas fontes, e as pessoas estão cada vez aprendendo mais a filtrar…
    Abrahan Lincoln disse: “Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar todas por todo o tempo.”
    Tratem o povo bem, com decência para além da roupa e das palavras.

  2. E quem quiser saber no que dá esta história de “Estado Mínimo”, veja o que aconteceu no Instituto Butantã. O maior acervo para pesquisa na área do planeta se perdeu, para sempre, por falta de investimento em um sistema de segurança contra incêndio. Uma perda incálculável.

  3. O que o ilustre professor escreve, é simplesmente a projeção da vontade dele. Do desejo explícito de sua alma.
    Como estamos em época futebolística, até vale a torcida, mas não
    existe nenhuma base científica nas assertivas dele.
    Os institutos sérios ( Datafolha e Ibope ) mostram que Serra está bem no sudeste e não há perspectiva de mudança. E Serra já deixou claro que a disputa presidencial é entre ele e Dilma.
    Quem vai governar é ele, ou Dilma.
    Bom. no caso,com relação a Dilma, há controversias.
    FHC e Lulla, são ex-presidentes,fazem parte da história, não são candidatos.
    O eleitor vai decidir é quem será o novo presidente. Quem tem maior capacidade de liderar o Brasil.
    Um homem que já governou a Cidade e o Estado mais ricos do Brasil,no caso José Serra, ex-prefeito da Cidade de São Paulo e ex-governador do Estado do mesmo nome( além de ser sido considerado o melhor Ministro da Saúde que o Brasil já teve), ou de ou uma ex-terrorista que apenas “sabe montar e desmontar um fuzil de olhos fechados” como ela já confessou. Que nunca foi eleita nem síndica de prédio?
    Lulla, na eleição passada, teve que ir para um segundo turno. Não conseguiu transformar em votos seu prestígio. Imaginem se transferirá 100% do seu “prestígio” para sua criatura, a ex-terrorista.
    Até prova em contrário, a probabilidade maior é Serra ganhar no primeiro turno.
    E o Nordeste, que segundo a Dilma, ‘não é Brasil”, é que está mudando em favor de Serra e não o sudeste em favor de Dilma.
    E isto é um fato comprovado.
    Como o nobre professor é um torcedor, e não um analista, lembro que esse jogo, Serra X Dilma, está parecendo Seleção Brasileira X Seleção de Cuba.
    Serra veste a camisa canarinho.
    Em sã consciência, você apostaria em quem ?

  4. A 1a. dama tratou de garantir o futuro dos 3 netos, sabendo que
    INSS é para quem está nos andares de baixo e porque será um desastre
    para as futuras gerações. O gabinete de Segurança Institucional se
    empenha na coordenação de abafar o endereço de 600 mil reais que
    sumiram pelas mãos da Sra. Marisa Letícia da Silva, na utilização
    de seu poderoso cartão corporativo. O sigilo sobre o caso é questão
    de ‘segurança nacional’, conforme defesa do Sr. Jorge Armando Felix,
    ministro-chefe do GSI, sabedor que a segurança é muito mais um grau
    de garantia porque é relativa, está sujeita à vulnerabilidades. A
    v erdade é que a esposa do presidente do governo mais corrupto da
    história da República desde D.João VI, desembolsou, em dinheiro
    vivo, nada menos que R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais), que foram
    recolhidos aos cofres da Brasilprev e incorporados ao seu balanço de
    2007, para a aquisição de três planos de ‘previdência junior’ para
    garantir o futuro de seus três netinhos. A senhora Marisa Letícia, a
    que entrou muda e certamente sairá calada do Palácio da Alvorada,
    usufrui a bel prazer das facilidades que a blindagem oficial propicia, mas que é relativa, pois informações vazam. Lamentavelmente, a família da Silva que se tornou patrimonialmente poderosa em tão pouco tempo de reinado, ainda conta com a simpatia de uma legião de brasileiros sem emprego, sem moradia, sem educação, sem saúde, mas portadores do cartão da corporação dos miseráveis do país. (OI/Brasil acima de tudo).
    Vamos pagar o Imposto de Renda corretamente e sem reclamar, pois
    temos que garantir o futuro dos netinhos do LULA, já que a TELEMAR
    garantiu o Biólogo LULINHA. Senão estiver satisfeito, use o seu
    Cartão Corporativo, porém, com parcimônia… Que coisas tão graves
    em seus gastos na Presidência estará Lula procurando esconder da
    opinião pública? Que de tão grave têm as despesas dos palácios do
    Planalto, da Alvorada e da Granja do Torto que possam explicar a
    cortina de fumaça que o governo criou para impedir o controle dos
    cartões corporativos de Lula, Marisa, Lulinha, Lurian etc.? A estas
    alturas, só o governo pode responder a tais perguntas. E como o
    governo não responde a opinião pública, sem os esclarecimentos
    devidos, torna-se presa de dúvidas sobre tudo e todos. É conhecida a
    ojeriza de Lula a qualquer controle sobre gastos. Evidentemente os
    dele, da companheirada do PT, dos sindicatos e do M ST, sem esquecer um sem-número de ONG’s sobre as quais pesam suspeitas clamorosas. Ainda recentemente, ele vetou dispositivo de lei que exigia dos sindicatos, prestação de contas ao TCU dos recursos derivados do imposto sindical (agora ‘contribuição’). Há mais tempo, Lula era contra o imposto em nome da autonomia sindical.

    *Francisco C. Weffort – Jornal O Globo*

  5. Dizem que o presidente Lulla é conivente com a corrupção. É a maior
    mentira que já foi publicada pela imprensa burguesa. O presidente
    llulla nunca foi conivente com a corrupção, elle é o maior corrupto da história deste país. Perto delle, o Collor e o Sarney não passam de trombadinhas. Vejam o novo trambique: Dona Marisa Letícia, aquela que tirou cidadania italiana ainda no primeiro mandato do barbudo, tira agora 600 mil no seu cartão corporativo e compra presidência privada pra os três netinhos.

    Não é um docinho de avó?

  6. O que muitos brasileiros ainda não entenderam que o que está em jogo não é simplesmente a troca de uma pessoa pela outra. Mas, sim um programa, um projeto pensado nos princípios de John Maynard Keynes, adotado pelo PT e Lula, que e que vem dando certo.

    Muitos ainda não perceberam que o grupo FHC/Serra pensa o contrário disso, ou seja, o “estado mínimo”, defendido pelos neoliberais.

    Nas atuais circunstâncias, somente a Dilma pode dar continuidade ao programa em curso – Estado do Bem-Estar Social.

  7. Gostei muito da lucidez do cometário de Gonzalez Pereira. Fico aqui a indagar, quem irá disputar essas eleições Lulla ou FHC? Claro que será Serra e Dilma. Portanto, comparar Serra a FHC e Dilma a Lulla é o que os marqueteiros de plantão mais querem. Serra foi deputado estadual, federal, prefeito, governador e ministro de estado e a Dilma do chefe?! Basta de idiotices, o que está em jogo suas as vidas de mais de 170 milhões de trouxas que vive nesse país de merdas, e não os pelegos de plantão defendendo suas boquinhas. Chega de pústulas!

  8. Sr. Ailson Oliveira nao eh por acaso que o Brasil anda com uma educacao voltada para o sec XIX , V.sa, faz parte dqueles professores que teria receio de ter meus filhos como seu aluno. Aprenda : numa democracia o fato de QUALQUER cidadao ou partido politico de buscar seus direitos na justica e claro demonstracao que vivemos numa democracia e numa ordem legal. Acreditar que buscar a justica seja querer ganhar no tapetao e algo deploravel de sua parte. Vocedeveria assim como eu ficar indignado ao ver o presidente ser multado assim como seu partido e sua candidata , se isto lhe parece normal e porque voce ainda acha que a justica nao vale. O que gostaria de ver uma ditadura de esquerda? Em cuba voce estaria perfeito

  9. GONZALEZ PEREIRA VOCE ESQUECEU DE MOSTRAR SEU VANPIRO CHUCHU;COMO PARTICIPANTES DAS PRIVATIZAÇOES,DOS AROXOS SALARIAS DOS JUROS DE 24% DA DIVIDA EXTERNA DOS EMPRESTIMOS DO FMI.O MELHOR SRRA CHUCHU FOI O QUE MAIS PERTICIPOU DA PASTA DA ECONOMIA DO SEU GOVERNO TUCANO FH.NAO TEM PROBLEMA NAO AGENTA VAI MOSTRAR NA TV;AGUARDEM VAMOS COMPARAR OS 8 ANOS DO PSDB E OS 7 ANOS E 9 MESES DO PT.O POVO NAO QUER PROMESAS E MENTIRAS.QUER AÇOES NISSO TEMOS PRA MOSTRAR.O BRASIL NAO VAI DE PSIU! VIU NO QUE DEU AQUI EM ITABUNA.QUE DECPÇAO!!O POVO BRASILEIRO ESTA MADURO VAI DE DILMA 13.TENHA JUIZO CARA VOTE CERTO.

  10. Engraçado, quer dizer que pros asseclas de Dilma e Lulla recorrer à Justiça quando um partido de oposição se sente agravado por ter sido criticado de forma leviana, irresponsável e em claro desrespeito à lesgislação eleitoral é crime?

    E o que dizer, nobre professor, da utilização de membros de um partido político ou até membros do Estado para a produção de dossiês contra adversários políticos em plena campanha eleitoral (os famigerados “aloprados”), para a quebra do sigilo bancário de um simples caseiro e utilização de recursos públicos para a compra do Congresso, no que o excelente jornalista Reinaldo Azevedo, com muita propriedade, define como o maior atentado à Democracia brasileira em todos os tempos (escândalo este que ficou conhecido como mensalão)?

    Professor, o senhor está precisando estudar mais Ciência Política. Quem sabe estudando mais, não passa a saber que a Democracia tem como preceitos a convivência entre os diferentes, o respeito às minorias e à Constituição de um país, entre tantos outros aspectos.

    Atentado à Democracia não é recorrer à Justiça, mas sim utilizar todos os instrumentos disponíveis do Estado para tentar impor “goela abaixo” uma terrorista para a presidência.

  11. Gonzalez Pereira,

    Parabéns pelo excelente e bastante sensato comentário!

    Os petralhas querem transformar esta eleição, que – isso é bastante importante frisar – se dará entre José Serra (político experiente, competente e que já exerceu as mais diversas funções em mais de trinta anos de vida pública) e Dilma Roussef, uma verdadeira incógnita, que ao contrário do que parece nunca, jamais e em momento algum lutou contra a ditadura (Dilma lutou – isso sim – contra a ditadura militar, uma vez que queria implantar, junto com os seus (arghhhh) companheiros uma sanguinária ditadura comunista no Brasil, semelhante a que o porco fedorento do Che Guevara implantou lá em Cuba), em um plebiscito entre os governos Lulla X FHC.

    Ora, nem Lulla nem FHC serão candidatos nas próximas eleições.

    Aliás, se é pra discutir ex-presidentes aliados, Serra contará no palanque com FHC e Itamar Franco e Dilma, com Lulla, Sarney e Collor.

    Em quem a gente pode confiar mais??

    Serra neles!!

  12. Eu fico meio atordoado em meio tantas palavras agressivas que vejo nestes comentários,sei o seguinte,votei em FHC as 2 eleições o BRASIL (o povo brasileiro) deve muito a ele,por sua ousadia temos hoje uma telefonia avançada e em outros campos também ele foi audacioso,um plano de recuperação da economia fantástico foi ele o idealiza-dor e o que implantou o plano real no nosso país,que por sinal é o que esta até hoje segurando a economia sem altas taxas de inflação.
    Na primeira eleição entre LULA e SERRA votei no SERRA,na segunda votei em LULA,não mim arrependo, pois ele tem se mostrado um presidente ousado, carismático,luta pelo povo mais necessitado.Sendo assim o BRASIL deve muito aos dois presidentes FHC e LULA.
    Agora o que nós temos que saber é que esta em questão o futuro do nosso país,não adianta ficarmos dando alfinetada nem denegrindo a credibilidade de ninguém,cada um tem o direito de se expressar,nós estamos em uma democracia mesmo que seja ela ainda criança más mesmo assim uma democracia,o que eu penso é que o SERRA já mostrou sua capacidade e a DILMA sem falar de seu passado eu não sei quem realmente ela é,não tenho nada contra os dois más tenho a favor do meu país que é aonde moro e crio meus filhos,penso ne um país justo,com menas corrupção dentro e fora do poder.
    SERRA não é o FHC,nem DILMA é o LULA,se erramos teremos 4 anos de arrependimento e se acertarmos 4 anos de alegria,só depende de nós,se o país tiver uma boa conciencia saberá votar no certo para nós brasileiros.

  13. PENSEM O QUANTO QUISEREM! MAS CONTINUO AFIRMANDO QUE EM SP O SERRA ACABOU COM A POLÍCIA, SAÚDE, EDUCAÇÃO E AUMENTOU OS MENDIGOS NAS RUAS, OS CRIMES AUMENTARAM DEVIDO A SUA FALTA DE PULSO, FRACO NAS SUAS DECISÕES, AGORA QUER CAMINHAR NA CINQUENTENÁRIO, SE EU TIVESSE AÍ EM ITABUNA IRIA JOGAR OVO PODRE NELE, FEDORENTO, AIDÉTICO, VOU MANDAR UM VIDEO ONDE OS POLICIAIS DE SP PEDEM AUMENTO E ELE ESTÁ DORMINDO, NÃO DÁ OUVIDO AOS DELEGADOS E POLICIAIS DE SP, COMO AUMENTOU AS MORTES NAS RUAS DE SP, QUEREMOS A VOLTA DO QUÉRCIA, FORA SERRA E SUA CUPULA FHC, ALCKMIN…..

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *