WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia




alba



bahiagas





maio 2010
D S T Q Q S S
« abr   jun »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

editorias





itao






O CENTENÁRIO DE ITABUNA

Enquanto Ilhéus inaugura, ainda em 2010, o Atacadão (do francês Carrefour) e o Makro, Itabuna fica só olhando…

Os dois investimentos vão gerar, pelo menos, 600 empregos diretos e terão impacto direto na economia ilheense.

Pergunta-se: há um plano itabunense de atração de investimentos ou nossos tecnocratas querem mais é comprar lenços?

25 respostas para “O CENTENÁRIO DE ITABUNA”

  • Bonstempos says:

    Pena não termos um Federal a exemplo de Ilhéus. Mas neste centenário seremos beneficiados pelo Porto, aeroporto, ferrovia, duplicação de rodovia…

  • lula says:

    Concordo com o comentário, embora ache que Itabuna também ganha com os empreendimentos, que por “azar” não são em solo Itabunense, mas a controversias quanto aos limires dos municípios.
    Na verdade faltam políticos que enxerguem Itabuna em primeiro lugar, na frente da politicagem, onde o que importa é o progresso da cidade e não o fracasso do seu oponente.

  • heraldo says:

    o prefeito capitao azeevedo nao aceitou
    ele gosta é de hbelem abandonado
    povo cqalado nao presta conta do que faz piorou do que nao fazpra ele quanto gerrou :

    A MAL FEITA REFORMA DO RESTAURANTE POPULAR
    A CONTRUÇAO DA PONTE DO SAO ROQUE
    O RELOGIO DA PÇA ADAMY
    QUANTO PAGOUAS BANDAS LOCAIS NA INAUGURAÇAO.
    COLOQUEM AS FOTOS DOS BAIRROS QUE ELE ESTA TRABALHANDO.
    ATE HOJE EU PROCURO NA NET, ALGUMA PRESTAÇAO DE CONTA DO CAPITAO HONESTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO, FICHA LIMPAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    ATE O FINAL DO MANDATO ESPERO.

  • Pedro Thiago says:

    Não sejamos tão cabeças-duras! Sim, é fato que o Atacadão (Carrefour) e a Makro estarão em território ilheense e consequentemente Ilhéus que arrecadará todos os impostos. Mas há quantos Kilômetros esses dois empreendimentos estarão do perímetro urbano de Itabuna? Uns 2 Km, né? Consequentemente (pela proximidade) o fluxo maior será da população itabunense. E outra, atualmente dentro do território de Itabuna não vejo mesmo uma área para abrigar dois grandes empreendimentos desse porte.Queria da a área do aeroporto Tertuliano Guedes para o Carrefour, mas convenhamos, a área às margens da BR-415 é muito maior e melhor para ela. Posso estar enganado, mas ambas as empresas fizeram uma boa escolha em relação à localidade. Itabuna será beneficiada sim por essas duas empresas, a área de influência de uma rede de atacado é gigantesca e tenham certeza que pelo menos empregos diretos e indiretos serão criados pela instalação delas.

  • Ricardo Kriuschewsky says:

    *isenção fiscal

  • Ricardo Kriuschewsky says:

    O Atacadão e a Makro não são de Ilhéus!

    São investimentos da região Metropolitana do cacau!

    E se “Seu pimenta” apurar, será inaugurada em Itabuna, em breve, G. Barbosa. Outro investimento da região Metropolitana!

    O que temos de fazer é acabar com esse bairrismo. Temos que acreditar no desenvolvimento da região, com Itabuna e Ilhéus sempre juntas. Lembrando que dos 600 empregos diretos, sua maioria serão da cidade de Itabuna e o impacto na economia ilheense, devido a isenção fiscal, não será tão grande assim!

    Apesar, agora SIM concordando com “Seu Pimenta”, que nenhuma das duas cidades possuem administrações dignas!

    Itabuna com Azevedo é uma tristeza, abandono GERAL!

    Da Redação:Caríssimo, RK, não é bairrismo. Apenas afirmamos que Ilhéus mostra mais habilidade para atrair empreendimentos. Itabuna, então, fica apenas com o “G”.

  • PT............. says:

    Os empregos são todos nossos,afinal só nos separa por limitação de terras,mas é praticamente dentro de Itabuna e distante de Illhés KKKKK
    E quanto aos impostos eles vão levar muitos anos para pagar…negociações das grndes e sábias empresas…

  • GORLAN says:

    NÃO É BEM ASSIM, A EMPRESA EM QUE EU TRABALHO , FORNEÇE EQUIPAMENTOS PARA AMBOS E NOSSA EMPRESA ESTÁ ESTABLECIDA A 5 ANOS EM ITABUNA ,OU SEJA,OS IMPOSTOS VÃO PRA ONDE?

  • anonimo says:

    SERAO INAGURADOS,PREFEITURA MOVEL,CARTEIRA DE HABILITAÇAO,BOLSA RENDA,SEMENTES E POR AI VAI…..QUE SITUAÇAO O POVAO MERECE;AINDA BEM QUE NOSSO PRESIDENTE JA ENVIOU SEUS PRESENTES PRA NOSSA ITABUNA;4 MILHOES PRA AVENIDA DO CENTENARIO,MILHOES PARA MINHA CASA MINHA VIDA,MAIS DINHEIRO PRA AGRICULTURA FAMILIAR,MAIS REAIS PRO RESTAURANTE POPULAR POR ISSO QUE ELE E O CARA;ASSIM VOTO NA COROA DILMA….SO ALEGRIA!!!!

  • Ilheus com amor says:

    O problema de Itabuna é a falta de locais com boa localização e estrutura para receberem esses empreendimentos. Ao longo dos anos a cidade de Itabuna incha, ao invés de crescer. Em que direção Itabuna crescendo? Não vejo nenhum planejamento urbano digno. Os melhores bairros de Itabuna fazem fronteriras com os bairros pobres numa mistura de mansões com barracos e de luxo com miséria. Quando foi noticiado que Itabuna arrecadou mais ICMS que Ilhéus e Vit. da Conquista, […porém menos que Jequié], só que essa notícia foi equivocada, por sinal,pois Itabuna recebeu um maior repasses do ICMS, foi uma coisa do outro mundo… Itabuna virou até um fenômeno… Mas no final, percebemos que aquela notícia não expressa a realidade. Desculpem-me, mas Itabuna não acompanha o progresso de Feira de Santana, Vitória da Conquista e de Juazeiro que crescem e se desenvolvem atraindo grandes empreendimentos. Acredito que Ilhéus terá um futuro promissor quando o porto, a ferrovia e o aeroporto internacional estiverem funcionando. Espero que seja construido um shopping e que o empresariado (cego e tacanho de Ilhéus), direcionem seus olhos para outras alternativas e melhorem nosso comércio. Dessa forma, não precisaremos vim até Itabuna fazer compras. Mas isso ainda durará algum tempo, mas um dia chegará. Parabéns Ilhéus!!!

  • CARDOSO says:

    Infelizmente vamos demorar para ver a nossa Itabuna mudar o seu habitat vicioso de malandragem e escórias, pois enquanto as cobras que governam não deixarem o egoísmo de lado e atentarem para o crescimento e evolução da cidade (e não dos seus bolsos), estamos fadados a nunca vislumbrar dias melhores, mesmo sempre tendo um pouco de esperança.
    Gostaria de verdade de ver os políticos com apenas UM ÚNICO MANDATO para quem sabe novos sangues entrarem com sede de fazer acontecer o melhor e não ter tempo de vícios escarnecíveis.
    Parabéns Ilhéus! Mesmo estes empreendimentos sendo perto de Itabuna, são os ilheenses quem ganharão os lucros e merecem!

  • É lamentável ver Itabuna fazer 100 anos e não ter nada para inaugurar. Pelo jeito só vamos ter, apenas, a inauguração da Av. Centenário, que vai ficar muito aquém de outras avenidas que conheço, como a Av. Borges de Medeiros na cidade de Gramado-RS. Essa avenida foi toda revitalizada e lá não se vê um fio passando por nemhum poste e com piso nos passeios de excelente qualidade. Assim justificaria o que está sendo gasto por aqui.
    Quanto as grandes redes de mercado que Ilhéus está recebendo, adianto que ainda vai receber muito mais. Itabuna por conta da péssima topografia, onde só temos morro ou buraco, não vai receber nunca esses empeendimentos. Tudo isso por falta de planejamento. É uma pena.

  • eu says:

    é uma vergonha …Lamentável!!!!!!!

  • CARDOSO says:

    O dinheiro liberado dia 14 de maio dá para fazer alguma reforminha para o centenario??

    Número Convênio: 620155
    Objeto: REFORMA E MELHORIA DO ESTADIO LUIZ VIANA FILHO EM ITABUNA
    Órgão Superior: MINISTERIO DO ESPORTE
    Convenente: ITABUNA PREFEITURA
    Valor Total: R$500.000,00
    Data da Última Liberação: 14/05/2010
    Valor da Última Liberação: R$100.000,00

  • Bruno says:

    Que nota mais ordinária.

    Apesar das duas empresas estarem sediadas no município de Ilhéus, me parece óbvio que ambas ambicionam o mercado itabunense, pois senão não haveria motivo de se instalarem a menos de 5 minutos do centro de Itabuna.

    Depois da abertura dos mercados, o Pimenta poderia fazer um levantamento sério e sem interesses ideológicos e procurar saber de onde virá a maioria dos empregos dessas empresas.

    Ao contrário do Pimenta que fz juízo de valor antes de haver certeza, eu ACHO e SUSPEITO que a maioria desses empregos virão da cidade de Itabuna.

    Ao mesmo tempo em que os impostos serão gerados para Ilhéus, os empregos serão gerados para Itabuna.

    Vão ser incoerentes e imparciais lá longe.

    Pelo menos poderiam ser honestos e colocarem o motivo das críticas abertas aos leitores, pois sabemos que são por motivos ideol[ogicos seus petistas.

    Da Redação: O foco é o mercado regional. Pesquisas sérias mostram o ilheense com maior poder de compra do que o povo da terra de Azevedo e Bruno. Os impostos e benefícios vão pra Ilhéus. A ideia é somar, não dividir. Se Itabuna tivesse gestão séria para também atrair recursos, estaríamos aqui falando não apenas de Ilhéus, mas também de Itabuna.

  • ilheense says:

    ITABUNA TÁ CHORANDO DE BARRIGA CHEIA, O DESEMPREGO EM ILHÉUS É GRITANTE, A ARRECADAÇÃO DE ITABUNA COM O COMÉRCIO É FABULOSA. O MACRO E O CARREFOUR ESTÁ DENTRO DA CIDADE DE ITABUNA LÓGICO QUE OS EMPREGOS NÃO SERÃO DE ILHÉUS. SÓ TEM UMA COISA QUE ITABUNA PERDE PRA ILHÉUS: É FEIA E NÃO TEM JEITO.

  • GibaII says:

    O comentarista “Ilhéus com amor” trata do problema como uma questão de matemática (é só somar dois mais dois e Ilhéus a caminho do paraiso) esqueceu de ponderar as variantes, vocações etc. Itabuna, apesar do maltrato e da incompetência administrativa que vem sendo submetida há alguns anos,(e não é só excusividade itabunense) tem vocação para o progresso. Gosto sempre de ouvir as opiniões de pessoas isentas, que visitam nossa região e ficam surpresas com a vitalidade do comércio itabunense, com os belos empreendimentos imobiliários, frutos da iniciativa privada arrojada; não é a toa que sempre tivemos na vanguarda dos grandes empreendimentos da região, tudo que Itabuna conquistou vem do trabalho privado (construção civil forte. 1° shopping da região, 1ª rede de tv local; jornais, rede hospitalar diversificada, clinicas de várias especialidaes, rede educacional em franco crescimento) enfim, tudo que depende da iniciativa privada a cidade está entre as primeiras; não é por acaso que em Ilhéus, quando tem um estabelcimento comercial de porte, geralmente é filial de Itabuna (já viram a nova loja Ekipar Som perto da rodoviária de Ilhéus) como sería Ilhéus sem um empurãozinho do poder público ( imaginem Ilhéus sem a Ceplac, sem o aeroporto, sem a Uesc, sem a Policia Federal,) o que sería?
    Itabuna cresceu sozinha, fruto de empreendedores atuantes, que não ficaram na varanda de seus casarões esperando chegar a época da colheita do cacau. E vai continar sendo assim, porque temos uma localização privilegiada,(não vai fazer diferença puxar a placa limitando os municipios para ali ou para lá)temos estrutura, temos serviços. O progresso não se alcança por “decreto”. Perdemos o bonde em face da crise regional, mais a viagem continua. E para quem vem para região sempre será interessante participar do dinamismo de Itabuna e dar uma esticadinha nos fins de semana para o maravilhoso litoral de Ilhéus; isso Conquista, Feira e Jequié nunca vão ter! Agora nosso “povão de DEus tem de fazer sua parte, chega de colocar no poder administradores “meia boca” na hora de votar, verfiquem como o candidato conduz sua vida particular, sua casa, sua familia. Porque as virtudes ou defeitos vão acompanhar esse cidadão na vida pública. Não quero polemizar, PARTICIPAR E CONTRIBUIR. Quero um futuro melhor para toda nossa região, porque assim como não dá para imaginar “Dodô sem Osmar” “Carnaval da Bahia sem trio elétrico” “São João sem forró” não para para imaginar “Itabuna sem nossa maravilhosa Ilhéus” UM FUTURO MARAVILHOSO PARA AS DUAS, PARA NOSSO FILHOS, NOSSA CIVILIZAÇÃO GRAPIUNA! e tenho dito!!!!!!!!!!!!

  • Sérgio Oliveira says:

    O problema é que o município de Itabuna é peqeueno, mesmo a cidade sendo de porte médio, …!!!

    Os dois empreendimentos sáo localizados em Ilhéus, mas muito próximos a Itabuna, principalmente porque os proprietários querem abranger, geograficamente falando, os demais municípios da região, ao contrário do novo aeroporto – se é que vai ser construído mesmo – por exemplo, que ficará isolado e muito mais distante da maioria das cidades, exceto Itacaré, …!!!

    Ilhéus, inclusive, não oferece serviços àquela área onde os empreendimentos estão sendo construídos, tais como telefonia (os telefones da CEPLAC, por exemplo, pertencem a Itabuna – código 3214), coleta de lixo, energia elétrica, transporte (só há ônibus intermunicipais), os coletivos de Ilhéus só rodam até o Salobrinho. Nao há coletivos de Ilhéus rodando entre o Salobrinho até o atacadão – e por aí vai, …!!!

    Imaginem se a AGERBA resolve apertar o cerco (com “apoio $$$$” da Rota) e os Taxis de Ilhéus – da praça que haverá por lá – não puderem trazer passageiros a Itabuna, por exemplo, pois os alvarás deles são municipais, só servem para trabalhar em Ilhéus (oficialmente, taxis de uma cidade não podem rodar em outras), e vice versa, …?!?!?!

    Para que os limites do município de Itabuna avancem, será necessário a realização de um plebiscito, envolvendo as pessoas que habitam e/ou têm negócio na referida área. Creio que eles escolherão pertencer a Itabuna, por causa dos seviços e da proximidade, pois o município de Ilhéus não tem condições, hoje, de oferecer serviços básicos com eficiência àquela área, …!!!

    Quanto à ênfase dada à notícia que trata do assunto, pelo blog: Foi muito infeliz, lamentável, tendenciosa e por aí vai, …!!!

  • Mendes says:

    Itabuna estar jogada as traças!!!!
    A realidade é que o povo tem que acordar de vez!

  • eu says:

    vc ai que é de Ilhéus..sempre visitando Itabuna porque?? Ilhéus Não TEM NADA!!!!!!pode vir aqui tem coisa que enche os olhos…e aproveite e deixe seu REAl aqui!!!!!(compre bastante)Itabuna pode ser feia !!!mais pra que serve sua Beleza se TU nada TEM!!!!!!!

  • ilheense says:

    ITABUNA FEEEEEIAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!

  • Ilheense de verdade says:

    Eu n entendo esse medo dos itabunenses de que Ilhéus venha a crescer… Atakadão e Makro estarão em solo Ilheense, logo será de Ilhéus…n tem o q discutir!! E estamos falando de uma cidade histórica, es capitania hereditária…cidade conhecida mundialmente!! NÃO TEM O QUE DISCUTIR!!! Ilhéus depende de Itabuna, assim como Itabuna depende de Ilhéus!!
    E Itabuna é feia mesmo… fede a bosta, fato!! Se eu chegar em itabuna com os olhos vendados, saberei q estarei lá… é só respirar!!kkkkk…
    Valeu!!

  • Ilheense de verdade says:

    ex capitania hereditaria*

  • fabio says:

    Briga sem Proposito

    Não Há de negar que é verdade que os empreendimentos estão sendo construidos em territorio pertencente a cidade de Ilheus e que segundo informações veiculada por revista de circulalçao nacional a nossa querida Ilheus foi indicada como a 90ª cidade Brasileira com avanço potencial para o crescimento, mas cabe o questionamento por parte de toda população de Ilheus, porque estas empresas estão sendo construida tão proxima da nossa querida vizinha Itabuna. Temos que fazer uma analise economica dos fatos para que chequemos uma conclusão cristalina da verdade.Na minha simples opinão é que por está mais proxima da br 101 rodovia de maior circulação até mesmo mais que a rio bahia é que a cidade de Itabuna desenvolve mais o seu comercio sem falar tambem que precisariamos repensar nas questões historicas que foram repassada pelos nossos eternos barões do cacau que so nos deixaram legados nos livros do Amado nem tanto pelos ITABUNESES pois sendo filho de lá pouco reporta-se a sua cidade natal nos livros,que trata basicamente da vida de coronelismo, onde resolviam-se as questões na ponta da espingarda e de muita farra. caracteristicas muito bem vista no nosso povo o orgulho e a satisfação em achar que do manque e do mar pode vir muito bem o nosso sustento, pois se for oferecer a um jovem, um emprego para ter que ganhar um salario minimo, este dirá o veho clichê “na praia eu ganho mais” já na nossa vinha itabuna, são milhares de pessoas dispostas a batalhar por um salario minimo famigerado, falo isto por experiência de amigos meus que possuem estabelecimento comercial em Itabuna e que tentam manter suas filias em ilheus e região, por isto talvez sejam um dos legados dos vizinhos itabunenses, desenvolverem mais o seu comercio do que nossa cidade. Este aspecto da Prai criar este clima de marezia fora vista em outras cidades como São Paulo X Rio , Salvador X REgião Metropolitana. Ai pode está mais uma vez a resposta de apesar do Atacadão Carrefour, o macro e Agora o Atacadao Wallmart.serem construidos em torno da cidade de Itabuna.
    Ilheus precisa repensamos a forma de encarrar o desenvolvimento sutentavel fora dos periodos de alta estação ou sempre ficará em torno das novidades que surgem na vinha e querida Itabuna.

  • Tarcisio says:

    O Maxxi Atacado, do Wall Mart, apesar de ser proximo do Atacadão Carrefour e do Makro,que estao em solo ilheense, estara em solo itabunense.

Deixe seu comentário








WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia