Tempo de leitura: 2 minutos

Allah Góes | allah.goes@hotmail.com

O sertão sul-baiano, quase que desabitado até o início do século passado, deve seu desenvolvimento à monocultura do cacau, que acabou criando por estas terras, em virtude da diversidade étnica e cultural de seus colonizadores, o que hoje chamamos de civilização grapiúna.

Esta civilização, que se desenvolveu no fausto do cacau, acabou por transformar aqueles outrora simples desbravadores em “Coronéis do Cacau”, que foram eternizados nas obras do também grapiúna Jorge Amado.

Mas, infelizmente, aqueles “Coronéis”, por terem muito dinheiro e por acreditarem que o “El Dourado Grapiúna” seria eterno, nunca se preocuparam em se preparar para a “época das vassouras de bruxa”, deixando de investir na diversificação da lavoura, de investir em candidaturas eletivas que lhes permitisse ter, além do poder econômico, o poder político e, pior, passando este ensinamento para as outras gerações de grapiúnas.

Como resultado desta prática, na última eleição que teve 133 candidatos ao cargo de Deputado Federal, 129 destes postulantes obtiveram votos em Itabuna e Ilhéus, fazendo com que nosso quinhão de mais de 300 mil votos fosse desperdiçado em pessoas que pouco ou nenhum compromisso têm com a nossa região.

E, nesta nova eleição, parece que o ocorrido no pleito passado se repetirá, pois o que assistimos são os mesmos candidatos “copa do mundo”, que nada fizeram, ou fazem, pelo desenvolvimento de nossa Região, uma vez mais, e com as mesmas falsas promessas, por aqui aparecem em busca de voto.

Sim, enquanto outras regiões de nosso Estado se preparam para eleger candidatos comprometidos com seus interesses, nossa “Italhéus”, além de não incentivar o surgimento de outras candidaturas regionais, recebe de braços abertos todo e qualquer forasteiro que por aqui aparece.

E estes candidatos já perceberam que, para terem o voto regional, basta fazer uma “dobradinha” com um candidato a Estadual que, mesmo sem ter o lastro eleitoral necessário, se lança numa aventura que visa tão somente ajudar a eleger o seu “Federal”.

E assim, como o compromisso do “Federal” era apenas com o seu “cabo-eleitoral-candidato”, acabada a eleição e apurados os votos, o já eleito Deputado parte para aqui voltar apenas daqui a mais quatro anos, oportunidade em que aparecerá ao lado de um novo “cabo-eleitoral-candidato”, para reiniciar este círculo vicioso das, tão somente, promessas eleitorais.

Não é de se estranhar que por aqui, enquanto pululam candidaturas regionais a Deputado Estadual (que chegam a mais de 15), ouvimos apenas falar de pouco mais de 05 candidaturas regionais a Deputado Federal, o que deixa patente que estão aparecendo candidatos a Estadual apenas com o intuito de enganar o eleitor, ao iludir este a achar que estão votando em candidatos compromissados com a região.

Claro que no meio desses mais de 15 candidatos a Estadual existem aqueles que são de fato candidatos. E são comprometidos com as causas regionais, devendo o eleitor ter muito cuidado ao analisar as candidaturas postas, pois poderá, por conta de sua escolha, fazer com que, por falta de compromisso político, nossa “Italhéus” permaneça no mundo das promessas e mergulhada no atraso e no desemprego.

Allah Góes é advogado municipalista e consultor jurídico de câmaras muncipais e prefeituras.

4 respostas

  1. Muito bom o texto, …!!!

    Como já me disse, certa época, o Gutembergue, um paraibano que já morou por aqui e frequentava muito o beco do fuxico, chamado por todos de Paraíba: “Aqui o muro é baixo! Qualquer um entra e sai com a maior facilidade, faz o que quer e vai embora”, …!!!

    Historicamente a nossa região sempre foi e continua sendo assim, tanto é que já fomos vítimas de diversos picaretas que chegam prometendo mundos e fundos, nada fazem, dão golpes cinematográficos e caem fora da noite para o dia (não apenas na política, mas até no comércio), …!!!

    Nossas lideranças são muito fracas, inoperantes, refratárias e pífias, pois nada fazem quando têm oportunidades (caso do GS, que mesmo dizendo que contava com o “apoio” do Governador e do Presidente de República, nada fez de concreto por aqui), parte do povo acreditou e depois é capaz de ainda ficar se queixando, …!!!

    Além disso, o nosso povo só dá valor a quem é de fora, …!!!

    Muita gente adora se enganar e ficam “cantando em prosa e verso” as promessas de políticos que nunca se realizam, como acontece agora, e que jamais se concretizam, depois ficam chorando pelos cantos, remoendo as mágoas, até a próxima temporada de eleições, …!!!

    Podem observar que toda época de eleição vem à tona o assunto barragem para Itabuna resolver o problema de água, a duplicação da rodovia Ilhéus/Itabuna, a Universidade Federal para o Sul da Bahia, o novo aeroporto para Ilhéus, ZPE, isso e aquilo, no entanto, passadas as eleições, …, nada de realização das promessas e segue nova e longa temporada de reclamações, choro e tudo que já conhecemos, …!!!

    Por que isso é recorrente, acontece há mais de 20 anos, …?!?!?!

    Certamente o nosso povo gosta de se enganar e/ou ser enganado, de ouvir conversa bonita (como diziam meus avós, de emprenhar pelo ouvido), típica de políticos sem escrúpulos, pois nosso povo é um bando de nefelibatas, que gostam de promessas fáceis, de bravatas, de conversa de estelionatários eleitorais, principalmente quando estão bebendo cerveja, nas mesas dos bares (quando bebem “ficam ricos”, “resolvem os problemas” de tudo e de todos, mas na realidade, ao acordarem do porre, de ressaca, continuam pobres, devendo, mergulhados numa tulha de excrescências, numa draga que faz pena), o que mais aparece por aqui, historicamente, …!!!

    Gostei muito do resultado da distribuição de frequências, que mostrou quantos candidatos tiveram votos por aqui na última eleição para Deputado. Isso demonstra que nosso povo sul baiano não é inteligente, definitivamente (contra fatos, não há argumentos), …!!!

    Triste sul da Bahia, que nunca aprende. O tempo passa, nada muda e as coisas continuam como estão, …!!!

    Até os animais – ditos irracionais – evoluem, no entanto, nosso povo continua praticando as mesmas coisas, cometendo os mesmos erros, ao longo do tempo, …!!!

    Isso mostra que esse nosso povo capicongo, como alguns cientistas querem provar, fazem parte de um grupo cujos espécimes humanos não são descendentes apenas do Homo sapiens, mas de outros seres menos evoluídos, cujo entendimento é muito mais difícil, …, e a evolução, muito mais lenta e penosa, …!!!

    Que dureza, …!!!

  2. Mas o nosso grande problema é que nossos candidatos nativos também são “copa do mundo”. ELES DEVERIAM SE ENVERGONHAR!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *