Tempo de leitura: < 1 minuto

Marco Wense

É evidente que o apoio do ex-prefeito Fernando Gomes ao médico Renato Costa, presidente do PMDB de Itabuna e pré-candidato a deputado estadual, vai criar uma enxurrada de constrangimentos.

Fernando, com toda sua “delicadeza”, dizia horrores de Renato. A língua de Fernando ficou mais afiada quando Renato se aproximou do petista Geraldo Simões, se tornando o seu principal aliado.

Renato Costa, no entanto, não teve outra saída que não fosse a de aceitar o apoio do ainda vivo fernandismo, sob pena de contrariar o ex-ministro Geddel, o responsável direto pela inesperada e inusitada reaproximação.

GEDDEL E SOUTO

O presidente Luis Inácio Lula da Silva só espera o apoio formal do PMDB a Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à presidência da República, para tomar um posicionamento em relação ao imbróglio envolvendo os dois partidos em alguns estados da federação.

Lula, com sua popularidade lá no céu, já admite a presença de Dilma em dois palanques, como vai acontecer na Bahia com as candidaturas do governador Jaques Wagner (reeleição) e do ex-ministro Geddel.

Lula não vai aceitar é que em um segundo turno entre o PT e o DEM, o PMDB, que passou todo o governo usufruindo das benesses do poder, com mais de cinco ministérios, fique com o candidato do DEM, ex-Partido da Frente Liberal (PFL).

Para o presidente Lula, não tem cabimento Dilma subir no palanque de Geddel e, depois, lá na frente, em uma segunda etapa eleitoral, o ex-ministro passe a apoiar o ex-governador Paulo Souto.

Em conversas reservadas, Lula diz que um possível apoio de Geddel a Paulo Souto seria uma inominável e imperdoável traição.

Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

8 respostas

  1. FERNANDO GOMES E RENATO COSTA TEM MUITO EM COMUM:
    -RENATO, SÓ VIVE NA SOMBRA DOS OUTROS, É FRACO SEM OPNIÃO PRÓPRIA E É BAJULADOR.
    -FERNANDO, DURO COM SEUS PARES POIS ACHA QUE GOVERNAR EXIGE IGNÔRANCIA E NÃO INTÊLIGENCIA, TEM ATITUDES DE ACORDO COM AS SUAS CONVÊNIENCIAS E NÃO É DE CUMPRIR O QUE FALA POIS DISSE QUE NÃO SE ENVOLVERIA MAIS EM POLITICA E NESTE EXATO MOMENTO ESTÁ APOIANDO GEDDEL.
    POIS OS DOIS SÃO LIXO DA MESMA LATA.

  2. DESAFIO “PIMENTA”, …!!!

    Gostaria de saber a opinião do articulista a respeito de uma possível – pois em política tudo é possível – disputa de segundo turno entre Geddel e Paulo Souto, com o J.W. ficando em terceiro no primeiro turno, quem ele – e a Dilma – apoiariam, …?!?!?!

    Vamos colocar pimenta nesta muqueca, pois tudo está muito morno, …!!!

    Está lançada a pergunta. Aguardo a resposta, …!!!

    Com a palavra, o Sr. Articulista, …!!!

    Não vale pipocar, …!!!

  3. Antres trair Lula que a Bahia, apoiando Jaques Wagner e seu desgoverno; em Itauna foram quatro mortos até quando vai esse violencia tolerada por Wagner.
    Wagner vem tratando a Policia com chacota;também bardeneiro vcomo ele é não pode gostarde Polícia, a prova no império da insegurança que tomou conta do Estado.

    Se as coisas continuarem assim nas eleitções não se terá eleitores, todos estarão mortos.
    Outra coisa o segundo torno será Gedel X Paulo Souto, Wagner será o quarto colocado; Bassuma terá mais voto que ele.

  4. O DU BETISTA, seu comentário nem merece ser lido todavia, vou mim referir ao mesmo por o imperio do ididota não pode reinar; comparar Renato qué o de mais autentico da Verdadeira politica que devemnos, ter, o melhor da ética que podemos contemplar, comFernando só podria vim de uma mente atrofiada, sou poderia ser um Bes………….

  5. CONVERSAS RESERVADAS? KKKKKKKKKK LULA DIZ ISSO? SÓ VC MESMO WENSE. NUM EVENTUAL SEGUNDO TURNO TALVEZ NÃO TENHA PESO O APOIO DE GEDDEL, O QUE VAI DECIDIR SERÁ A CONSCIÊNCIA DO ELEITOR, SE QUER OU NÃO QUER O GOVERNADOR WAGNER PARA MAIS UM MANDATO. EM RELAÇAO A GEDDEL PODE ESCREVER QUE ELE NÃO VAI DAR APOIO A WAGNER NEM MESMO A PAULO SOUTO. ABRIRÁ A DECISÃO PARA QUE SEUS ELEITORES DECIDA.

  6. Zelão diz: – A política de “prisca eras”

    Wense parece que parou no tempo e no espaço, pois continua vendo e “analisando a política” como a mesma se desenvolvia nos tempos da República Velha, quando os poucos partidos existentes se deferenciavam e se degladiavam frontalmente.

    No período pós redemocratização do país, os tempos da política brasielira são outros. Já não existe ideologia. O pragmatismo de resultados comanda as ações e as alianças entre partidos e candidatos que se assemelham.

    Fernando Gomes construiu a sua trajetória política, fazendo ferrenha oposição a ACM, de quem dizia “cobras & lagartos.” E mais tarde se tornou correligionário dos mais prestigiado. Renato e Fernando, militaram juntos no antigo MDB de Ulysses Guimarães. Talvez o apoio de agora seja apenas uma volta ao passado em que estiveram juntos, como pode ser também parte de um acordo maior, celebrado por Gedel e Fernando.

    Seja qual for o motivo que reuniu novamente Fernando e Renato, naõ tem nada de indecente. Só as “partes diretamente interessadas,” seja em obter o apoio de Fernando ou de querer diminuir o seu potencial político, é que assumem a postura da crítica.

  7. Renato D’costa, está tão assustado e aterrorizado nessas eleições 2010, que para não perder mais uma eleição ele topa receber apoio, incentivo e qualquer tipo de ajuda, até do time do Itabuna. Coitado de Renato, além de vim a perder mais essa disputa, perde também a dignidade, que era uma de suas características. Renato, não perde a vergonha não!!!

  8. Há poucos meses atrás, Marcos “Perde” declarava em alto e bom som que Jaques Wagner ganharia a eleição no primeiro turno. Agora já está falando em segundo turno. Mais na frente vai ter que escolher o candidato em quem vai votar, no segundo turno, se Paulo Souto ou Gedel. Que articulista atrapalhado…não consegue enxergar nem um palmo á sua frente…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *