Tempo de leitura: < 1 minuto

A pista do que resta do aeroporto de Itabuna é das melhores do Nordeste e os investimentos para reabertura do terminal seriam mínimos. É com base nesses dados que o governador Jaques Wagner aposta que o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (DEM), repassará a administração do aeroporto para o Estado e o equipamento volte a funcionar tão logo.

Na última sexta-feira, o petista deixou isso claro em sua entrevista à TV Cabrália. Segundo ele, os estudos necessários para reabertura do terminal estão prontos, finalizados pelo Derba e a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra). Mas o município defende, na justiça, os direitos sobre o aeródromo.

Reabrir o aeroporto, portanto, dependeria do “ok” do município, que não teria nenhum ônus na reabertura. “A decisão é do prefeito”, disse Wagner. O aeroporto é ideal para receber voos de aeronaves de pequeno porte, a exemplo dos chamados jatos executivos e serviços de UTIs aéreas. Há mais de dois anos o governo tenta reassumir a administração do Tertuliano Guedes de Pinho.

Por enquanto, a estrutura do aeroporto é utilizada pela ‘intrusa’ Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran).

Em 1997 a prefeitura recebeu do governo estadual o direito de administrar, em regime de comodato, o aeroporto de Itabuna. O prefeito de então, Fernando Gomes, abandonou o equipamento, mas fez outro tipo de uso, propiciando invasões e até construindo casas populares, irregularmente, na pista do aeroporto.

4 respostas

  1. COMO POR AQUI NADA FUNCIONA, O CERTO É A PREFEITURA ENTREGAR PARA O GOVERNO ESTADUAL TODOS OS ORGÃOS, HBLEM, EMASA E AEROPORTO,SÓ ASSIM NÓS TEREMOS TUDO FUNCIONANDO.

  2. Na verdade, a Bahia deveria fazer o mesmo que Minas Gerais, isto é, incentivar em cidades tais como Itabuna, Conquista, Feira e demais principais municípios, a aviação intra-estadual, ligando as principais cidades entre si e, também, com a capital.

    Além disso, essas cidades poderiam oferecer, também, serviços para quem necessita de helicópteros, …!!!

    No caso de necessitar de aviões maiores, já temos Ilhéus, Porto Seguro e a própria Salvador, além de aeroportos como o de comandatuba, …!!!

  3. O grande problema nao é a construçao das novas casas! E sim a destruiçao de uma pista que segundo informaçoes , para se construir uma desse porte hoje vai gastar mais ou menos uns quatrocentos milhoes! E itabuna já possue
    Acorda prefeito!!!!!Itabuna ja deixou a muito tempo de sr “Tabocas”
    Vá viajar para ver que em toda cidade de pequeno e médio porte tem aeroportos e estao construido mais!Ê assesoriazinha fraca que o Sr tem!!!
    Eu e outos eleitore que nao queriam votar no PT estamos muito tristes da sua infantil maneira de ver Itabuna ! uma pena.

  4. O que me dá medo é este governador dizer que “O PROJETO JÁ ESTÁ PRONTO”.Me faz lembrar do “PROJETO PRONTO” da ponte do Pontal, gerando um esporro do lula no galego.Tudo encenação.Dos dois.Pior é que o cara continua mentindo sem nenhum pudor.Ah!!Tem mais. O projeto e a verba da duplicação da 4l5 já estão engatilhados.Começa depois das eleições.
    Fernando Florencio
    Ilheus/Ba

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *